Como instalar o Android 4.3 no Nexus 7 versão 2012

• Respostas:5
  • AbertoStickySem resposta
Camila Rinaldi
  • Admin
  • Equipe
  • Posts no fórum: 387

1/ago/2013 13:19:18 via Web

E aí, Pessoal, tudo bem?

Assim como muitos aqui, sou uma fã do Android e passo boa parte do meu tempo fazendo peripécias com meus gadgets afim de entender melhor as possibilidades do sistema operacional da Google. Na semana passada, o Big G colocou no mercado uma versão mais recente da Jelly Bean, o Android 4.3 e eu resolvi testar a atualização no meu tablet de 2012. Como não recebi a atualização via OTA, ontem tentei forçar o dispositivo a receber o pop up informando sobre a atualização, que é bem fácil, mas que, por algum motivo, deu erro no meu dispositivo.

Por causa deste erro, tive que realizar um procedimento de recuperação do meu Nexus 7 e, para isso, precisei "flashear" a ROM Android 4.3. Assim, fiz este tutorial pensando em você, que também teve algum problema e vai precisar reinstalar o sistema. Lembrando que este procedimento também pode ser feito por aqueles que ainda não receberam a atualização via OTA.

Antes de tentar "flashear" a ROM, por favor, tente o método simples descrito aqui no fórum pelo membro da nossa comunidade, Gyuber August, forçando o seu aparelho a receber o update!

Se o método simples não funcionou ou se você precisa "flashear" a ROM oficial de qualquer forma, siga o procedimento abaixo.

Atenção! Fazer o flash de uma ROM, mesmo que oficial, envolve riscos. Se você não seguir o procedimento corretamente, você pode acabar com um dispositivo inutilizável. Nem eu, nem o AndroidPIT poderemos ser ser responsabilizados por qualquer consequência negativa que venha a acontecer com o seu aparelho.

Este método resulta na perda de todos os seus dados!

Arquivos necessários:

Firmware Android 4.3 para Nexus 7 WiFi (nakasi)

Firmware Android 4.3 para Nexus 7 3G (nakasig)

Fastboot + ABD drivers

Pré-requisitos:

• Carregar o Nexus 7 a, pelo menos, 80% da capacidade de bateria;
  • Verifique se os drivers estão instalados antes de "flashear" (veja como verificar isso no passo-a-passo a seguir);
  • Faça um backup dos seus dados.

Flash do Android 4.3 no Nexus 7 via Fastboot

1. Faça o download do firmware para o seu modelo (Wi-Fi ou 3G), não se engane!

2. Descompacte o conteúdo do firmware em uma pasta chamada, por exemplo, "AndroidNexus7";

3. Baixe o Fastboot + ADB drives e descompacte o conteúdo para Windows na mesma pasta;

4. Posicione o seu Nexus 7 em Fastboot Mode, para fazer isso desligue o aparelho e pressione o botão de volume (+) e volume (-) simultaneamente, e depois de três segundo, pressione o botão de ligar (Power);

5. Conecte o seu Nexus 7 em Fastboot Mode via USB ao seu PC. Neste ponto, o Windows irá perguntar-lhe sobre a localização dos drivers, especifique a pasta onde você descompactou o Fastboot + ADB;

Caso você tenha algum problema de reconhecimento do seu dispositivo pelo windows, saiba como fazer o reconhecimento manual do dispositivo.

Assim deve se parecer a sua pasta:

6. Se você não tiver o bootloader destravado (se você nunca "flasheou" qualquer coisa em seu Nexus 7), quando estiver na pasta que você criou lá no início, mantenha pressionada a tecla Shift e clique com botão direito. Clique em "Abrir o prompt de comando" e digite nele o seguinte comando:

fastboot oem unlock

Depois feche o prompt.

7. Na pasta AndroidNexus7, lançar "flash-all";

8. Neste momento, uma janela se abrirá na tela do seu PC. Não desligue seu tablet. Por vezes, pode sentir que o sistema está bloqueado, mas não será este o caso. Algumas fases são longas mesmo.

Caso você queira fazer o flash do Android 4.3 em outro dispositivo Nexus, aqui você encontra o tutorial realizado pelo Philipe Cella, membro da Comunidade AndoridPIT, com o mesmo processo no Nexus 4.

Imagens:

— alterado em 2/ago/2013 16:46:55

Camila Rinaldi

• Posts no fórum: 3

25/set/2013 15:37:56 via Web

Camila,

Parabéns pelo tutorial, está muito bem explicado, porem eu tenho o seguinte problema:

Um amigo meu, tentou atualizar o nexus 7 dele e deu algum problema na inicialização. Tenho acesso ao fastboot porem o menu "Recovery mode" não me da nenhuma opção, aparece a imagem do android com a exclamação vermelha, mas sem aparecer as opções de wipe.
Quando dou o comando para desbloquear o bootloader e seleciono a opção "yes", apareçe a seguinte mensagem no prompt de comando:
(bootloader) erasing userdata...
(bootloader) erasing userdata done
(bootloader) erasing cache...
(bootloader) erasing cache done
(bootloader) unlocking...
FAILED (remote: (Unknown error code))

Tentei pelo linux e recebo o mesmo erro, li em vários fóruns e em todos mandam ativar a opção USB debugging, só que eu não tenho acesso ao sistema para poder fazer isso. Estou fazendo algo de errado ???
Por favor me da uma luz se possível.
  • Posts no fórum: 5

15/jul/2017 1:37:17 via Web

Boa noite, Camila! Velho, vc brocou! rsrsrsrs....já estava chamando meu tablet de "peso de papel"! Eu tentei fazer um upgrade para o Android 7, mas não deu certo. Tentei corrigir, mas no final o Nexus só ficava no fastboot, nem no recovery mode entrava! rsrsrs... Quando vc falou que se ainda acessava o fastboot, tinha jeito...pqp! Chega bateu uma felicidade! rsrsrsrsrs. Enfim, parabéns e muito obrigado! A Androidpit broca!