Motorola Moto G — [Guia] Como Reinstalar a ROM Stock no Moto G e/ou trocar por uma ROM com o bootloader desbloqueável.

• Respostas:733
  • AbertoStickySem resposta
  • Posts no fórum: 25

5/mar/2014 5:08:28 via Web

jefferson h.

Esse guia é para usuários que já tem uma certa experiencia com comandos em DOS e/ou linux, pois ainda não temos um método simples de reinstalar uma rom no MOTO G, visto que o RDS LITE não reconhece ele.

Para fazer todo o processo , vamos precisar fazer o seguinte:

- Fazer o download e instalação dos drivers usb:

- Fazer o download e descompactar a rom stock, cuide para baixar a versão compativel com seu aparelho:

Os arquivos de firmware foi atualizado a maioria dos arquivos de firmware estão agora em. Arquivos tar.gz que incluem Motorola fastboot e scripts de piscando para OSX, Linux e Windows.

Os firmwares com '_umtsds' no nome do arquivo são para as versões "dual-sim 'do Moto G, provavelmente não é uma boa idéia para piscar os em simples telefones SIM ou vice-versa.

No windows os arquivos. Tar.gz precisam ser abertos ou extraídos utilizando um gerenciador de arquivos terceira parte. por exemplo , o Windows não pode extrair esses arquivos de forma nativa, Linux e OSX sim.
de preferencia extraia o arquivo em c:

- Se o arquivo de firmware que você baixou é um arquivo xml.zip. então baixar Motorola Fastboot (anexado a este post) e extrair o arquivo. exe na mesma pasta que os arquivos de firmware de ações (a mesma pasta que o . bin e. img). Se o seu firmware é um arquivo tar.gz. Então pule esta etapa.

- Faça o download do ADB e FASTBOOT, caso não tenha :

Passos para restaurar a firmware stock:

1) Ativar o modo de desenvolvedor na Moto G (Configurações-> "Sobre o telefone". Toque 7 vezes em "Construir Number ')
2) Ativar a depuração USB. (Configurações -> 'Opções de Desenvolvimento "->" Depuração USB' -> cheque)
3) Ligue o telefone ao computador via USB, você deve ver um novo dispositivo ADB detectados e drivers instalados.
4) Reinicie o bootloader. Abra "ADB Minimal e Fastboot" e digite o seguinte comando:

adb reboot-bootloader

Você deverá ver a tela do bootloader Moto G com as seguintes opções:

- Abra um prompt de comando / terminal (Iniciar -> cmd.exe no Win7) e navegue até a pasta com o firmware extraído.

No meu caso:
cd C:\falcon_retgb_user_4.3_14.10.0Q3.X-76-LGG-8_54_release-keys-cid7-Retail_GB

*** Nesse comando é o local e nome da rom que tu baixou, o comando acima é só um exemplo.

- Se você baixar e extrair um firmware em formato tar.gz ,Execute o script 'flashall.bat' no Windows ou '. / Flashall.sh' em Linux / OSX

- Se você baixar e extrair um firmware em formato xml.zip, faça o seguinte:
Instale cada uma das partições em seqüência usando mfastboot, você precisa digitar os seguintes comandos, um por um, verificando que cada um retorna um [OKAY]
mfastboot flash partition gpt.bin
mfastboot flash motoboot motoboot.img
mfastboot flash logo logo.bin
mfastboot flash boot boot.img
mfastboot flash recovery recovery.img
mfastboot flash system system.img_sparsechunk1
mfastboot flash system system.img_sparsechunk2
mfastboot flash system system.img_sparsechunk3
mfastboot flash modem NON-HLOS.bin
mfastboot erase modemst1
mfastboot erase modemst2
mfastboot flash fsg fsg.mbn
mfastboot erase cache
mfastboot erase userdata
mfastboot reboot
****Para cada linha tecle enter.

- Agore reinicie seu aparelho e se deu tudo certo ele estará totalmente stock novamente.

OBS.:Esse método foi testado em um aparelho com o bootloader desbloqueado, mas há relato no XDA que conseguiram fazer em aparelhos totalmente bloqueados, faça por sua conta e risco.

ROM COM BOOTLOADER DESBLOQUEÁVEL BRASILEIRA.

Bom, antes de tudo, o meu moto g é um XT1032 e estava com uma rom da americamovil br (claro brasil), se mais alguém não está conseguindo desbloquear o bootloader, e é de outra operadora, não posso garantir que o processo vá funcionar, e o risco de perder o imei é grande, por isso pensem bem antes de fazer.
a rom que utilizei no meu aparelho foi esta
Seguindo a lógica, rom , que é para dual chip, pode ser com bootloader desbloqueável, mas como só tenho um single, vamos esperar que algum corajoso faça o processo e nos deixe o resultado para podermos confirmar.
Mais uma vez , pensem bem se vale o risco antes de fazerem e algo der errado, dificelmente vamos poder trazer de volta o aparelho sem levar na assistencia.façam por sua conta e risco.
Como sempre estarei a disposição para esclarecer duvidas , sempre que possivel.:grin:

PARA QUEM ESTÁ PRECISANDO FAZER O DOWNGRADE E ESTÁ ENFRENTAO ERRO DO FLASHALL

Henrique Andrade
No tutorial que está aqui no forum, primeiro você precisa instalar a ROM 4.3 da Malasia.
Como foi no meu caso, já estava com uma versão 4.4.2, então precisava fazer o downgrade devolta para a 4.3 malasia e depois o OTA 4.4.2, só que lá não fala sobre o downgrade.

Na hora de executar o arquivo "flashall.bat" apresenta o erro na tela do celular "version downgraded for primary-gpt"

Não entre em pânico...faça o procedimento abrindo com um editor de texto os arquivos "flashall.bat" e "flashall.sh" excluindo os trechos:

Linhas 89-90 no arquivo flashall.bat
Código: CALL :fastboot_flash partition gpt.bin
IF %errorlevel% NEQ 0 EXIT /b 1

Linhas 120-121 no arquivo flashall.sh:
Código: run $fastboot -s "$serial_number" flash partition gpt.bin
if [ $? -ne 0 ]; then echo "ERROR: fastboot failed."; exit -1; fi

Para facilitar, aperte ctrl + f e pesquise os trechos.

Depois de deletados, salve e execute novamente o procedimento.

SEGUINTE MENSAGEM: error: device not found
O que eu faço?
  • Posts no fórum: 148

5/mar/2014 6:55:46 via App

George Cruz
Agradeço tua ajuda mais já fiz tudo isso, senão não estaria nem pedindo a ajuda e já vasculhei toda a internet

teve um cara que disse que trocou a stock claro pra sem operadora sem fazer bootloader, vc chegou a fazer isso? Se vc fez tenta voltar.

R.I.P.
Motorola Moto G XT1033 16gb - placa trocada após Hardbrick com downgrade do Lollipop, porem foi morto novamente após conexão com equipamento em curto.

Sony/SonyEricsson Mini Pro 2011 SK17a

Nokia 5530

• Posts no fórum: 9

6/mar/2014 3:51:30 via Web

Olá Jefferson h. Eu achei uma vantagem. Pra quem tem a ROM da claro " era a minha" eu usei seu tutorial para trocar a minha ROM stock por uma retail.
Mau terminei e já chegou a notificação do 4.4.2.
O meu moto g não é com bootloader desbloqueado nem root .

Mas acho que deve funcionar para trocar a ROM de qual quer operadora.
  • Posts no fórum: 19

6/mar/2014 14:55:19 via Web

Bom dia pessoal.

Seguinte, meu moto g com a nova att feita pela motorola ta apresentando uns bugs estranhos. Como travando o celular as vezes. O indicador da rede fica laranja. Sem contar que o próprio hangout da erro as vezes. Eu jogo no celular e mando SMS faco ligações tudo normal. Eu gostaria de saber como reverter o Android para versão de fabrica original 4.3 jellybean.

Agradeço a todos

Obs: meu moto g n tem roots n tem nada desbloqueado nem nada.
  • Posts no fórum: 9

6/mar/2014 17:58:49 via Web

Rafael De Faria
Você ja reverteu pro 4.3 o meu é 4.4.2 e não trava .
talvez vc ta usando o art que era pra ser mais rapido no meutrava ai eu troquei pro dalvik e melhorou.
  • Posts no fórum: 8

6/mar/2014 20:02:05 via Web

Não entendi esse tutorial... :/ fiz um downgrade para voltar ao 4.3 e me ferrei, quero colocar o 4.4 mais da erro ao atualizar o android, baixa, pede para instalar e desliga, quando ele inicia novamente começa a instalar e fala que deu um erro e não atualiza, ja fiz reset, limpei cache e não sei o que faço, arrependido aqui de ter feito esse procedimento. Gente ajuda aê... não entendi esse tutorial, não tem um vídeo mostrando como se faz isso não? Preciso instalar a rom stock retail portugues com o 4.3 para ver se consigo atualizar para o 4.4. :(

— alterado em 6/mar/2014 20:03:50

6/mar/2014 21:09:08 via Web

Fera quero os 2 chips funcionando, e esse tutorial o dual sim n funciona. :/

— alterado em 6/mar/2014 21:09:33

• Posts no fórum: 1.239

6/mar/2014 21:16:52 via Web

Guilherme Leite

Claro que funciona. Se você ler com atenção verá que tem duas roms. Uma para o single, uma para o dual e uma single européia. Só baixar a certa e executar o tutorial, cara.

▂ ▃ ▅ ▆ █
-- Nexus 5 / D821
-- AOSPA 4+
--- SoundCloud
--- YouTube

Leia o tutorial por inteiro duas vezes antes de executá-lo, atento a qualquer mínimo detalhe e aos arquivos baixados!

7/mar/2014 0:23:00 via Web

Ainda não entendi porque abrir o prompt de comando como vc disse:
- Abra um prompt de comando / terminal (Iniciar -> cmd.exe no Win7) e navegue até a pasta com o firmware extraído.

No meu caso:
cd C:\falcon_retgb_user_4.3_14.10.0Q3.X-76-LGG-8_54_release-keys-cid7-Retail_GB

*** Nesse comando é o local e nome da rom que tu baixou, o comando acima é só um exemplo.

Para que vou abrir? tenho q digitar algum comando?? Se eu vou usar o script 'flashall.bat' para abrir o cmd!! Estou com dúvidas, ajuda aê...

7/mar/2014 0:25:14 via Web

Gildásio Z.
Guilherme Leite

Claro que funciona. Se você ler com atenção verá que tem duas roms. Uma para o single, uma para o dual e uma single européia. Só baixar a certa e executar o tutorial, cara.

Mais tinha escrito lá que era só para Single, vc mudou o post kkk :)

7/mar/2014 19:48:49 via Web

Fera fiz o download de tudo e como vc disse: - Se você baixar e extrair um firmware em formato tar.gz ,Execute o script 'flashall.bat' no Windows eu fiz esse procedimento mais olha o que apareceu.
  • Posts no fórum: 4

10/mar/2014 17:18:51 via Web

oi pessoal, sou usuario novo e ..no meu moto g 2 chips , 16gb consegui com exito instalar a versão falcon_gpe_KOT49H.M004-7b4828,sabia que funcionaria só 1 chip,,,, depois de uns dias tentei reinstalar a versão anterior e não consegui ,,, pelo flashall da versão . falcon_retbr_ds_user_4.3_14.10.0Q3.X-76-LCG-9_61_release-keys-cid12-Brasil_BR.foi feito todo o processo de instalação pelo flashall e finalizado .porém o aparelho mostra a tela inicial do bootloader desbloqueado e em seguida o aparelho não inicia .(não aparece o logo da motorola só fica tela preta)...alguem ai se puder me ajudar como eu reinstalar com exito ....aguardando resposta ..

10/mar/2014 19:06:44 via Web

adriano da silva lima
oi pessoal, sou usuario novo e ..no meu moto g 2 chips , 16gb consegui com exito instalar a versão falcon_gpe_KOT49H.M004-7b4828,sabia que funcionaria só 1 chip,,,, depois de uns dias tentei reinstalar a versão anterior e não consegui ,,, pelo flashall da versão . falcon_retbr_ds_user_4.3_14.10.0Q3.X-76-LCG-9_61_release-keys-cid12-Brasil_BR.foi feito todo o processo de instalação pelo flashall e finalizado .porém o aparelho mostra a tela inicial do bootloader desbloqueado e em seguida o aparelho não inicia .(não aparece o logo da motorola só fica tela preta)...alguem ai se puder me ajudar como eu reinstalar com exito ....aguardando resposta ..

Execute o procedimento manual. Digitando cada comando por vez. Está explicado nesse tutorial mesmo.

▂ ▃ ▅ ▆ █
-- Nexus 5 / D821
-- AOSPA 4+
--- SoundCloud
--- YouTube

Leia o tutorial por inteiro duas vezes antes de executá-lo, atento a qualquer mínimo detalhe e aos arquivos baixados!

• Posts no fórum: 64

10/mar/2014 20:58:41 via Web

Olá, Jeferson. Essa é a minha primeira postagem no fórum. Confesso que não li todo o tópico, mas se alguém puder me dar uma luz, ou mostrar onde procurar, agradeço.

É o seguinte: instalei a rom GPE, que está lá nos firmwares oficiais (sbf.droid-developers.org/phone.php?device=14), mas o Moto G não reconheceu o chip. Já tinha feito isto antes, mas com outra rom, também GPE, também sem reconhecer o chip, mas voltei ao normal sem problemas.

Só que desta vez tentei retornar com um backup que tinha feito pelo ClockWorkMod anteriormente. Aí começaram meus problemas: o clockwork não conseguiu montar a unidade "E", aonde estavam meus backups. Reinstalei o CWM com o MotoTool, mas usando a aba de "ROM GPE".

Bom, daí em diante consegui recuperar o backup, porém o aparelho, que é XT1033, não reconhece mais nenhum dos chips.

Seria o problema. citado no início, de perder os IMEIs do celular? Se for, têm como resolver?

Tentei fazer downgrade, como já tinha feito, mas aconteceu o mesmo que o usuário "adriano" comentou mais acima: não sai da tela do "Bootloader Desbloqueado". Já fiz Hard Reset pelo CMD e nada.Vou tentar o modo manual, com cada comando digitado um por vez, como já foi aconselhado. Mas não estou em casa agora. Vou fazer quando chegar do trabalho.

Porém a minha preocupação maior é com o sinal dos chips. Lembro que no meu antigo Galaxy 5 eu precisava colocar a Baseband correta para funcionar os chips e o wi-fi. Poderia ser algo semelhante?

Sei lá! Tô ficando preocupado!

10/mar/2014 21:20:37 via Web

Cara, tem um procedimento bastante simples. Você pode instalar a 4.4.2 normal, instalar seu respectivo CWM e de lá, formatar tudo. System, data e etc. Em seguida vá em avançados, dê reboot bootloader e repita a instalação da stock rom. Eu tive esse mesmo problema e isso resolveu.

▂ ▃ ▅ ▆ █
-- Nexus 5 / D821
-- AOSPA 4+
--- SoundCloud
--- YouTube

10/mar/2014 22:22:01 via Web

Gildásio Z.
Cara, tem um procedimento bastante simples. Você pode instalar a 4.4.2 normal, instalar seu respectivo CWM e de lá, formatar tudo. System, data e etc. Em seguida vá em avançados, dê reboot bootloader e repita a instalação da stock rom. Eu tive esse mesmo problema e isso resolveu.

Oi amigo, fiz o procedimento citado, mas continuo sem resolver o problema.

Primeiro que, como o celular não inicia (está travado na tela do "Bootloader Unlocked", não consigo habilitar o modo de depuração USB.

Segundo que, e talvez por causa do primeiro ponto, ao instalar a stock rom, várias vezes no celular aparece a mensagem "image is too large".

Ao finalizar a instalação, novamente estou preso na tela do "Bootloader Unlocked".

11/mar/2014 1:51:10 via Web

Enfim, resolvi o meu problema: instalei outra rom GPE e tudo voltou ao normal.

Acredito que o problema era a ROM que está no site dos firmwares oficiais que não funciona com as operadoras do Brasil e desconfigura algo. Coma que instalei de outro fórum, ficou tudo beleza!!

FICA AQUI O MEU CONSELHO ENTÃO: NÃO TENTE INSTALAR A ROM GPE DO SITE DE FIRMWARES DA MOTOROLA (sbf.droid-developers.org/phone.php?device=14) PELO MENOS POR ENQUANTO...
30
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1.976

11/mar/2014 4:39:51 via App

alguem sabe me dizer se em questao de desempenho em jogo a GPE tem diferenca pra stock singke br ? pq tava usando a gpe e fui testa a paranodroid, ae voltei pra stock e fui pra gpe de novo mas agora toda vez q eu coloco a gpe o cel trava quando vo copiar meus documentos pro cel, ja instalei a gpe uma 20 vezs e ainda da o memso erro, ae to com a stock br e queria saber se tem diferenca com a gpe ? pq se n tiver vo fica na stock mesmo

Moto X 2ª Geração / Moto 1ª Geração G 16gb