Sony Xperia ZL — [TUTORIAL] Atualização do Sony Xperia ZQ

  • Respostas:34
  • Sticky
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

20/01/2014, 05:11:06 via Web

Allan L.
Bom gente como prometido aqui vai o tutorial pra quem tem aparelho vinculado a operadora e não ta recebendo atualizações de software!

OBS 1: Esse tutorial é para o SONY XPERIA ZQ
OBS 2: Para fazer o processo, carregue seu aparelho pelo menos até uns 80% no mínimo, retirem o microsd se possuir.
OBS 3: Esse procedimento não invalida a garantia do aparelho caso o mesmo ainda possua, entrei em contato com a sony antes de fazer o procedimento com o meu e a Sony me garantiu que não perderia minha garantia. (Meu aparelho não tem nem 1 mês ainda)
OBS 4: A ROM disponibilizada só serve para quem estiver com a versão do android 4.2.2 (10.3.A.0.423), quem estiver com a versão do android 4.2.2 (10.3.1.A.2.67), terá que baixar direto a rom 4.3 no site do flashtool. Logo Logo disponibilizarei ela aqui também.

~> Preparação

Vá em configurações e veja se em seu celular tem a opção Opções do Desenvolvedor ou Opções do Programador (Tanto faz), se não tiver terá que ativar, se já tiver a opção pule a parte “1)”.

1) Ativar Opções do Desenvolvedor no Celular (Se não tiver ativado): Configurações / Sobre o Telefone / número da versão
(Clique 7 vezes em número da versão até aparecer uma mensagem confirmando que agora você é um desenvolvedor)

2) Ativar Depuração USB: Configurações / Opções do Desenvolvedor / Depuração USB

3) Ativar Fontes Desconhecidas: Configurações / Segurança / Fontes Desconhecidas

4) Baixe o PC Companion

5) Baixe o FlashTool - Flashtool 0.9.13.0 (Para Windows).exe

~> FlashTool, PC Companion e Firmware (ROM)

1) Após baixar o flashtool instale no seu computador.

2) Após baixar o Pc Companion instale no seu computador.
Conecte seu celular ao pc companion e verifique se ele vai dizer que seu aparelho já está atualizado, se não tiver, atualize, e depois desconecte do computador. (Não conecte o celular ao PC até chegar no passo 8)



3) Baixe a ROM da Sony Original - C6503_10.3.A.0.423_ORIGINAL SONY BR.ftf

4) Coloque a ROM no local certo: Vá na pasta do flashtool que você acabou de instalar, (Geralmente fica em C: arquivos de programa\flashtool) procure a pasta “firmwares” e copie a ROM para essa pasta.

5) Feche tudo e inicie o FlashTool



~~> Cliquem no símbolo do relâmpago



~~> Selecionem "Flashmode" e cliquem em OK.



6) Selecionando o Firmware
Selecionem o firmware que você colocaram na pasta do flashtool, como na imagem.



Nota: Se não quiserem apagar os seus dados e aplicativos em Wipe: deixem a caixa "DATA" desmarcada.

Nota: Aconselho a deixar tudo marcado do jeito que estar, foi assim que eu fiz, ou façam backup de suas coisas, pois o xperia zq tem o armazenamento interno e armazenamento de dados na mesma partição.



7) Clique em flash (O flashtool vai preparar os arquivos para atualizar seu aparelho)



~~> O Flashtool começará a preparar os arquivos



8) Quando aparecer a imagem abaixo, desligue seu aparelho (o aparelho não deve estar conectado ao pc) e aguarde uns 40 segundos, após isso:

Primeiro fique com o botão do volume – (menos) apertado e depois conecte o cabo usb.



9) O processo Irá começar, assim que começar pode soltar o botão do volume – (menos)
Aguarde o processo completo não mexa no aparelho

Pessoal se der uma mensagem de erro e não iniciar, desconecte o aparelho do pc, feche o programa e repita o processo. Se o erro persistir é pq o pc companion diz que o aparelho está atualizado mais falta algum driver, então feche tudo, desconecte o aparelho, va na pasta de instalação do programa, procure a pasta drivers e execute o que estiver lá dentro, depois repita todo o processo que dará certo.



10) Quando aparecer a mensagem “Device connected in flash mode”, aguarde uns 10 segundos e retire o cabo USB do seu aparelho.



11) Ligue o aparelho o processo foi concluído (Quando você ligar o aparelho vai demorar alguns minutos para iniciar, isso é normal não se assustem)

12) Pronto, assim que iniciar você irá receber algumas atualizações de software no seu telefone até chegar no Android 4.3.

Bom pessoal tá aí o modo de retirar a ROM de operadoras e colocar a ROM original da SONY.
Fiz desse modo no meu aparelho e ele está funcionando perfeitamente.
Tentei fazer um tutorial mais detalhado possível, para que atenta as expectativas de todos.

Depois comenta ai se deu tudo OK.

Um grande abraço, qualquer dúvida só perguntar. Fiquem com Deus.

Creditos totais pelo tutorial para o membro allan-l

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Lucas PereiraPedro Pereira

Responder
André Storari
  • Posts no fórum: 5

24/01/2014, 18:48:04 via Web

Fazendo deste modo eu perco o root?

Responder
Leonardo
  • Posts no fórum: 1

26/01/2014, 02:06:32 via Web

Muito obrigado, funcionou direitinho no meu Sony ZQ, fiz conforme a instrução.
e graças a vc, me livrei da porcaria da operadora.

sem contar, que celular parece bem mais rápido e leve, com certeza bem mais leve.

Obrigado.

Pedro Pereira

Responder
maycon brussula
  • Posts no fórum: 1

30/01/2014, 01:49:03 via Web

Obrigado, funcionou certinho!

Responder
Allan Diego Santos Lopes
  • Posts no fórum: 48

04/02/2014, 04:12:50 via Web

André Storari
Fazendo deste modo eu perco o root?

Não sei ao certo, mas acredito que sim!

Leonardo
Muito obrigado, funcionou direitinho no meu Sony ZQ, fiz conforme a instrução.
e graças a vc, me livrei da porcaria da operadora.

sem contar, que celular parece bem mais rápido e leve, com certeza bem mais leve.

Obrigado.

É isso ai, também tive essa impressão do aparelho ficar muito mais leve! Abraço

maycon brussula
Obrigado, funcionou certinho!

Bom ter ajudado. Abraço.

Responder
João Souza
  • Posts no fórum: 2

06/02/2014, 03:22:03 via Web

Obrigado Allan, Funcionou perfeitamente!!!!!

Responder
oibj52
  • Posts no fórum: 1

04/03/2014, 02:08:32 via Web

Boa Noite,

Não estou conseguindo, segui passo a passo mais ele da erro de drivers atualizei e nada baixei o rom (C6503)_4.3 - 10.4.B.0.569.FTF.Devido me já está atualizado para 4.3.
Por favor tem alguma solução?

Obrigado

Responder
Gabriel Nasario
  • Posts no fórum: 1

06/03/2014, 20:22:45 via Web

olá, tenho uma dúvida:

Meu aparelho já foi roteado e instalei a cyannogem mod mas fiz wipe e voltei para a versão stock 4.2.2 - 10.3.1.A.2.67 e recebi a notificação de uma nova atualização...porém quando vou atualizar surge uma mensagem de que meu aparelho tem uma versão modificada e por isso não pode ser atualizada..já tentei via OTA, PC companion e o Update Service... gostaria de saber se por esse motivo tem algum risco de dar errado e inutilizar o telefone caso eu tente fazer esse processo...

Responder
Júnior Guimarães
  • Posts no fórum: 2

14/03/2014, 16:44:34 via Web

Esse procedimento funciona com a versão 4.3 (10.4.1.B.0.101)?

Responder
Pedro Pereira
  • Posts no fórum: 2

30/04/2014, 04:40:36 via Web

Para todos que tenham interesse, é possível realizar esse procedimento já com o Android estando atualizado para a versão 4.3 Jelly Bean, sem a necessidade de nenhum procedimento prévio como acesso root ou bootloader. Esse recado vai para aqueles que quererem apenas remover as configurações da operadora, fiz com o meu já estando atualizado e deu tudo certo. Basta seguir atentamente os passos do tutorial que você terá em mãos a versão bem mais limpa do sistema operacional do seu aparelho. Logo após re-atualizar meu aparelho irei realizar o procedimento para que os aplicativos sejam instalados diretamente no sd e o ZQ estará perfeito. Meus agradecimentos ao criador do post!

Responder
Pedro Pereira
  • Posts no fórum: 2

30/04/2014, 04:42:59 via Web

Sim, no meu deu certo!

Responder
Alessandro Lagares
  • Posts no fórum: 6

23/05/2014, 23:05:12 via App

Alan onde faço download do 4.4.2 Xperia zq c6503_10.5.A.0.230 original.

— alterado em 23/05/2014, 23:05:55

Responder
Alessandro Lagares
  • Posts no fórum: 6

25/05/2014, 19:27:09 via App

obrigado desde já agradeço.

Responder
Luiz Paulo
  • Posts no fórum: 1

29/05/2014, 23:14:55 via Web

Eu segui esse tutorial e funcionou certinho. Depois apareceram varias atualizações e fui fazendo até acabar. Ate que nao tem mais atualização, mas ainda estou na 4.3. A versão 4.4 já não foi liberada? Porque ela não aparece para mim? Detalhe que já tem 3 dias que reinstalei ele.

Responder
Alex Rodrigues
  • Posts no fórum: 3

10/06/2014, 14:13:41 via Web

E quem está com a 4.4.2 e quer voltar para a 4.3, é esse mesmo processo?

Responder
Janierle Mendes
  • Posts no fórum: 2

28/06/2014, 06:48:37 via Web

Me ajudem eu queria a ROM da TIM, meu xperia ZQ deu defeito agora preciso volta para levar na assistência tecnica

Responder
Reinaldo Ribeiro
  • Posts no fórum: 1

17/08/2014, 21:00:39 via Web

Quero agradece pelo esse tutorial ficou muito bem explicado.

Então ontem eu recebi um pedido de atualização do meu Sony Xperia ZQ, pensei que fosse a nova versão do Android 4.4.4 e fiz na verdade era a atualização da operadora OI colocando seu logo tipo no inicio da tela e no final do desligamento... Fiquei P da vida! Achei esse site e vi nosso amigo Allan, lembrei-me do SAMSUNG OMNIA que o Allan já nos ajudava pelo Orkut.

Obrigado e funcionou.

Conta desativada

Responder
Marcelo Alves de Oliveira
  • Posts no fórum: 12

27/08/2014, 06:32:39 via Web

Pessoal se der uma mensagem de erro e não iniciar, desconecte o aparelho do pc, feche o programa e repita o processo. Se o erro persistir é pq o pc companion diz que o aparelho está atualizado mais falta algum driver, então feche tudo, desconecte o aparelho, va na pasta de instalação do programa, procure a pasta drivers e execute o que estiver lá dentro, depois repita todo o processo que dará certo.

o meu deu erro, ai to na pasta pra instalar os drivers, porem nao aparece o ZQ aparece varios outros modelos inclusive o Z, eu seleciono qual pelo amor de Deus rsrs

Responder
Marcelo Alves de Oliveira
  • Posts no fórum: 12

29/08/2014, 04:08:03 via Web

precisa mais nao, ja consegui --' #xatooos

Responder
Rodrigo Albuquerque
  • Posts no fórum: 4

01/09/2014, 22:51:47 via Web

Quero agradecer ao amigo pelo ótimo tutorial, salvou minha vida e meu aparelho, pois eu estava com aqueles programas da TIM, comendo memória e deixando meu sistema lento e feio, deu tudo certo, basta fazer e ler com calma, realmente, parece que dispositivo ficou mais rápido e está atualizando tudo normalmente.
Obrigado

Responder
Marcus Amorim
  • Posts no fórum: 3

20/09/2014, 07:06:33 via Web

Fiz tudo que estava prescrito. Deu tudo certo, mais continua apresentando o mesmo problema. falha no motor de atualização sony (erro 2003). Nao consigo atualizar ele de jeito nenhum. Pode me ajudar por favor?

Responder
Mayrton Sussenkend
  • Posts no fórum: 1

03/11/2014, 11:20:08 via Web

Uso uma rom cyannogem mod, posso trocar por essa stock diretamente?

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

03/11/2014, 11:34:58 via Web

Mayrton Sussenkend

Uso uma rom cyannogem mod, posso trocar por essa stock diretamente?

olá, fazendo o que está escrito no tutorial sim.

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 12 371

03/11/2014, 11:35:54 via Web

Marcus Amorim

Fiz tudo que estava prescrito. Deu tudo certo, mais continua apresentando o mesmo problema. falha no motor de atualização sony (erro 2003). Nao consigo atualizar ele de jeito nenhum. Pode me ajudar por favor?

olá , já tentou repetir o procedimento , dessa vez formatando a memória interna?

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

Responder
Kaio Ruiz
  • Posts no fórum: 1

04/11/2014, 01:38:53 via Web

Aqui quando estou na última fase do sony mobile flasher aparece o seguinte erro, ERRO - ERR_SEVERITY = "MAJOR"; ERR_CODE = "0019"; ERR_DYNAMIC = "verificação cabeçalho SIN falhou"; como resolver?

Responder
Guto Medeiros
  • Posts no fórum: 1

20/11/2014, 18:36:31 via Web

Olá amigo,
Boa tarde.

Estou com um ZQ/ZL completamente parado, ele só acende o led vermelho, e quando liga fica reiniciando sempre que chega no logo da SONY.

Tem como eu usar esse tutorial para reinstalar o software nele? Será que funciona?

O que vocês me indicam fazer?

Grato

Responder
Audra R.
  • Posts no fórum: 1

25/11/2014, 20:12:32 via Web

Boa tarde, Jeferson e Guto , estou com o mesmo problema no zq . Somente liga depois de um dia inteiro no carregador e permanecendo na tomada. Depois de ligar se retiro o mesmo da tomada já apaga e é necessário mais um dia no carregador.. Só que nao consigo nem tentar fazer o procedimento sugerido pois tenho mac entao precisaria de um flash compativel com mac e estou na versao 4.4.2 original. Nossa que canseira, e isto foi acontecer após vencer a garantia. Precisaria de alguem que possua mac para me auxiliar. Inclusive procurei donwload do S.U.S. mas nao achei para o mac. Agradeço por uma luz. Grata, Audra.> [[cite Guto Medeiros]]
>

Olá amigo,
Boa tarde.

Estou com um ZQ/ZL completamente parado, ele só acende o led vermelho, e quando liga fica reiniciando sempre que chega no logo da SONY.

Tem como eu usar esse tutorial para reinstalar o software nele? Será que funciona?

O que vocês me indicam fazer?

Grato

Responder
Lucas Pereira
  • Posts no fórum: 1

24/12/2014, 10:23:19 via Web

muito obrigado amigao vc me salvou meu tel ja tinha virado um peso para papel

Responder
Neto Mu
  • Posts no fórum: 1

03/01/2015, 14:37:50 via Web

Pow Brother - Obrigado ai, Deu tudo certo aqui no meu tambem !!!
Será que com este procedimento ele ficará desbloqueado para outras operadoras ?
o meu estava bloqueado pela Claro !

Obrigado - Parabéns

Responder
Bruno
  • Posts no fórum: 2

25/03/2015, 17:52:27 via App

parabéns pelo tutorial cara muito simples e bem explicado fiz no meu e esta exelente se tornou outro aparelho., esse mesmo procedimento funciona para instalação de uma outra Rom como a CWM12

Responder
Frederic Macêdo
  • Posts no fórum: 2

14/05/2015, 15:39:01 via Web

Obrigado ao criador do tópico.
Foi seguindo o tutorial que consigui reparar meu Xperia ZL.

Responder
Allan Diego Santos Lopes
  • Posts no fórum: 48

23/07/2015, 20:44:48 via Web

Audra R.

Este problema está me parecendo problema de bateria! O ZQ tem um problema crônico de bateria e acontece isso aí que você está comentando. Vá numa assistencia de celular e peça pro cara testar a bateria, ou já compra uma e troca!

— alterado em 23/07/2015, 20:47:50

Responder
Allan Diego Santos Lopes
  • Posts no fórum: 48

23/07/2015, 20:48:03 via Web

Audra R.

Boa tarde, Jeferson e Guto , estou com o mesmo problema no zq . Somente liga depois de um dia inteiro no carregador e permanecendo na tomada. Depois de ligar se retiro o mesmo da tomada já apaga e é necessário mais um dia no carregador.. Só que nao consigo nem tentar fazer o procedimento sugerido pois tenho mac entao precisaria de um flash compativel com mac e estou na versao 4.4.2 original. Nossa que canseira, e isto foi acontecer após vencer a garantia. Precisaria de alguem que possua mac para me auxiliar. Inclusive procurei donwload do S.U.S. mas nao achei para o mac. Agradeço por uma luz. Grata, Audra.> [[cite Guto Medeiros]]
>

Olá amigo,
Boa tarde.

Estou com um ZQ/ZL completamente parado, ele só acende o led vermelho, e quando liga fica reiniciando sempre que chega no logo da SONY.

Tem como eu usar esse tutorial para reinstalar o software nele? Será que funciona?

O que vocês me indicam fazer?

Grato

Este problema está me parecendo problema de bateria! O ZQ tem um problema crônico de bateria e acontece isso aí que você está comentando. Vá numa assistencia de celular e peça pro cara testar a bateria, ou já compra uma e troca!

Responder
Allan Diego Santos Lopes
  • Posts no fórum: 48

23/07/2015, 20:49:31 via Web

Bruno

parabéns pelo tutorial cara muito simples e bem explicado fiz no meu e esta exelente se tornou outro aparelho., esse mesmo procedimento funciona para instalação de uma outra Rom como a CWM12

Não funciona para cyanogenmod, para esse sistema o procedimento é outro, um pouco mais complicado.
Depois vou tirar um tempo pra fazer um tutorial para as cyanogen, isso se já não tiver aqui.

Responder