Sony Xperia SP — Resetando Versão Inicial do seu Xperia SP (Android 4.1.2)

• Respostas:151
  • AbertoNão stickySem resposta
  • Posts no fórum: 88

17/mar/2014 14:32:26 via Web

Galera, percebi que muita gente ficou insatisfeito com a atualização para 4.3 por motivos diversos, venho aqui colocar um tutorial para fazer o downgrade da versão sem problemas e sem perder a garantia.

Se seguir o tutorial ao pé da letra, não terá problemas e caso tenha, não hesite em entrar em contato comigo respondendo a este post.

Primeiro: Habilite a depuração USB
Vá em CONFIGURACOES > SOBRE O TELEFONE > NÚMERO DA VERSÃO

Fique apertando nessa opção até ele te avisar que estará no modo desenvolvedor. Depois volte para configurações e veja a opção OPÇÕES DO DESENVOLVEDOR, habilite-a e marque a opção depuração USB.
Segundo: Siga estes passos com calma para não ter erro!
Você vai precisar de um computador com Windows em versão 32 Bits para fazer isso (esse modo é o mesmo que o pessoal da assistência está usando para voltar as versões.
Se seguir passo a passo não tem muita dificuldade, mas caso tenha me informe.
Estou enviando o tutorial por e-mail e em anexo com imagens para não ficar muito difícil.

Se seguir os passos, não terá problemas para voltar a versão do seu Xperia SP

1º Baixe o firmware oficial da versão .254 (Android 4.1.2) nestes links > "Link Bloqueado"

2º Baixe o Programa flashtool nestes links > "Link Bloqueado"

3º Depois de baixar os dois arquivos, instale o flashtool no seu computador.

4º Vá para a unidade C do computador, dentro dele procure a pasta FLASHTOOL e dentro dela haverá uma pasta chamada DRIVERS, instale e quando pedir opção de drivers, marque apenas as DUAS ULTIMAS.

A instalação pode ser demorada um pouco.

5º Depois de instalar os drivers, desligue seu celular, copie a firmware (1º Etapa) e cole dentro de C:\Flashtool\Firmwares\

6º Abra o programa Flashtool e clique no desenho do RAIO que aparece acima no programa, dentro da tela que aparecer deixe marcado a primeira opção FLASHMODE.

7º Na tela que aparecer posteriormente, veja se na lista estará o arquivo FTF que você baixou (FIRMWARE VERSÃO 254). Selecione-a e clique em OK (botão abaixo na janela do aplicativo)

8º Aguarde até ele pedir para conectar o celular, quando ele pedir isso, conecte o usb (Dê preferencia ao cabo usb original da SONY que vem junto com o celular e caso necessário, FECHE O APLICATIVO DA SONY (Sony Companion pois ele pode trazer interferência dos drivers)) do celular no computador e fique segurando a tecla de volume - e o LED ficará verde.

9º Cheque que no painel do aplicativo ele irá trazer informações sobre o descarregar do firmware, aguarde até a barra ficar completa (verde) e no painel ele pedirá para desconectar o celular e ligá-lo (em inglês infelizmente)

10º Quando você ligar seu celular pela primeira vez VAI DEMORAR, tenha paciência, dura em torno de 5 minutos (ele fica repetindo a animação da sony colorida) e quando iniciar já estará na tela de configuração inicial.

PS: Caso tenha algum problema, me informe, utilizo esta forma que é a MESMA que os técnicos da SONY utilizam e não tem falha, já fiz várias vezes no meu celular (trocando para a versão 256 (Android 4.3 em teste), versão 266 (4.3 final Europeia) e para esta versão (Android 4.2.1)).

Update: Lembrando que este mesmo processo pode ser feito para fazer o processo de Upgrade também.
Caso deseje também saber como instalar outras roms para o Xperia SP, só responder ao forúm que eu explico como fazer (Segue a base este mesmo processo de início caso você tenha a rom stock (original)).

— alterado em 23/jul/2015 1:34:59

17/mar/2014 14:41:44 via Web

GALERA, pelo fato dos links serem bloqueados, segue a dica:

COPIEM O ENDEREÇO E APENAS TIRE O UNDERLINE DO HTTPS, TUTORIAL COM IMAGENS E LINKS FUNCIONANDO!

FIRMWARE: https_://docs.google.com/file/d/0B2Qi14KlPWiyZk5xZXlMRG5xdWs/edit?usp=sharing
OU
FIRMWARE: https_://mega.co.nz/#!RoIjRKob!QSeGMwqixjccH_bMMYMPkcKPKmVJy4EYTkekIjXEyl

FLASHTOOL (32 E 64 BITS): https_://drive.google.com/file/d/0B2Qi14KlPWiyYWpHSjZMRHE5ak0/edit?usp=sharing
OU
FLASHTOOL (32 E 64 BITS): http_://www.flashtool.net/download.php

Várias pessoas já fizeram e dá certo, eu mesmo já fiz várias vezes e se fizer exatamente como está descrito não tem erro!

— alterado em 14/mai/2014 18:20:38

31/mar/2014 21:43:39 via Web

Sim, só abrir o FLASHTOOL64, ele já está no pacote, apenas utilizá-lo ao invés do padrão
  • Posts no fórum: 1

1/abr/2014 14:22:39 via Web

O meu não sei que diabos deu, formatei do jeito que tava o tutorial do root, não sei se eu peguei uma firmware corrompida, o smart rodava o logo da sony e parava na passagem de cores e reiniciava novamente.

Vai pra ass. técnica cedinho rsrsrs

2/abr/2014 17:02:48 via Web

Faça o processo novamente, provavelmente o celular não formatou os dados antigos (wipe data e wipe cache)

— alterado em 14/mai/2014 18:21:58

• Posts no fórum: 5

11/abr/2014 14:12:09 via Web

Bom dia Eider, tentei baixar os 2 programas mas não tive sucesso, 1 baixou e o outro nada, enfim, to me convencendo a ficar mesmo com essa versão!

abraço

11/abr/2014 15:26:01 via Web

Calma.

Os links são do mesmo programa (apenas em servidores diferentes) e do firmware (apenas em servidores diferentes)

A questão é ter o Flashtool (independente de qual dos 2 links) e a Firmware da versão 4.1.2
  • Posts no fórum: 1

4/mai/2014 2:57:46 via Web

Olá, estou tendo dificuldades com o meu, fiz tudo conforme o procedimento, mas meu xperia após eu ligar novamente ele fica apenas reiniciando.... aparece a logo da sony, depois xperia e por fim a animação, porém depois de um certo tempo para tudo e reinicia de volta, como posso resolver isso? Obrigado!

5/mai/2014 11:52:47 via Web

Isso acontece quando o flashtool não consegue apagar os dados do sistema antigo (wipe data e wipe cache).
Pode refazer o processo novamente que os dados serão zerados de vez.

• Posts no fórum: 2

14/mai/2014 2:03:34 via Web

Opa Eider, cara instalei a Cyanogen kitkat 4.4.2 no meu SP... Mas ela tem se mostrado muito instavel e muitos APPS estão tendo problema de incompatibilidade com ela, e acaba travando o celular, tendo que constantemente tirar a tampa traseira e reinicia-lo com o auxilio do botão de reset.
Tenho interesse em voltar pra stock rom, qual seria o precedimento a se fazer? Tinha um S3 e constantemente fazia esse processo, mas percebi que o processo é diferente para os celulares da sony.

Fico no aguardo!

Conta desativada
  • Posts no fórum: 12.402

14/mai/2014 17:45:06 via Web

olá, se não for para esclarecer as duvidas aqui no forum, vou fechar o post, não vejo motivo para ficar pedindo para fazer contato particular, o fórum não é para ser utilizado para autopromoção.ou esclarece as duvidas do pessoal aqui ou vou fechar o post, e pde preferencia colocar links direto para os arquivos necessários e náo para outros foruns.conto com a compreensão do autor do post.

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

14/mai/2014 18:18:31 via Web

Eu entendo e respeito a sua colocação.

Em questão, o tutorial está bem simples, a única diferença é que não pude acrescentar as imagens necessárias para os leitores. E os links que foram bloqueados também constam, mas todas as dúvidas que aparecem aqui eu respondo por aqui mesmo.
Todos os links são diretos e não há nenhum que leve para outro forum. :D

Conta desativada
  • Posts no fórum: 12.402

14/mai/2014 18:20:13 via Web

logo com um pouco mais de participações tua no forum , vai ser libarado para ti colocar imagens e links .

Quando você for seguir um tutorial,primeiro leia atentamente o passo a passo,em seguida leia os relatos das duvidas e dificuldades que outros tiveram ao fazer o tutorial, assim você terá toda a confiança para prosseguir com o tutorial sem problemas.
Se alguém lhe ajudou, não esqueça de agradecer, clicando no icone de positivo,isso incentiva quem está aqui disposto a ajudar .

• Posts no fórum: 4

14/mai/2014 22:43:51 via App

opa amigo boa tarde , entao cara tenho um xperia sp com android 4.3 cara ta um lixo isso aqui . gostaria de saber se posso voltar as configuraçoes do 4.1 tipo se eu voltar o android vai ficar melhor? desculpa ai e pq eu ja peguei esse aparelho com essa verçao e nao gostei mt mt travamento e lentidoes e queria saber se eu fizer esse tutorial ele vai melhorar abraços cara

14/mai/2014 22:52:22 via Web

affer nascimento

opa amigo boa tarde , entao cara tenho um xperia sp com android 4.3 cara ta um lixo isso aqui . gostaria de saber se posso voltar as configuraçoes do 4.1 tipo se eu voltar o android vai ficar melhor? desculpa ai e pq eu ja peguei esse aparelho com essa verçao e nao gostei mt mt travamento e lentidoes e queria saber se eu fizer esse tutorial ele vai melhorar abraços cara

Caro Affer Nascimento

A Versão 4.1.2 só tem um ponto ruim, o sinal de Wi-Fi é baixo demais.
Caso não se importe tanto com isso, creio que seguindo o tutorial acima e baixando conforme os links, você não terá problemas para resetar a versão.

15/mai/2014 0:08:21 via App

obrigado amigo irei fazer o tutorial acima e volto pra postar os resultados sabe dizer se ele perde algum aplicativo ou alguma funçao existente na 4.3 ?

15/mai/2014 0:15:11 via App

desculpa imcomodar maia uma vez mais a duraçao da bateria continua a mesma ou ela fica mais pq aqui esta descaregando mt rapdio

15/mai/2014 15:24:38 via Web

affer nascimento

obrigado amigo irei fazer o tutorial acima e volto pra postar os resultados sabe dizer se ele perde algum aplicativo ou alguma funçao existente na 4.3 ?

Bem, os aplicativos (como os dados do celular são perdidos), por isso, faça um backup dos programas no cartão sd para poder volta-los depois.
As funções são praticamente as mesmas, apenas a captura de tela que ficou mais simples na versão antiga.