[TUTORIAL] Desbloquear bootloader, instalar custom recovery e fazer root

• Respostas:147
  • AbertoStickySem resposta
  • Posts no fórum: 1.073

6/jul/2014 15:10:51 via Web

image

🔽PRÉ-REQUISITOS🔽
1. Drivers da Motorola instalados.

🔽DOWNLOADS🔽
1. ADB e Fastboot.rar (Mirror)
2. recoverytwrp2-8-7.img (Mirror - XDA)
3. UPDATE-SuperSU-vx.xx.zip

🔽DESBLOQUEANDO O BOOTLOADER🔽
Entre neste link, e siga os passos que irão lhe apresentar. A Motorola irá disponibilizar o SDK para download, mas você não precisa baixar, pois o arquivo “ADB e Fastboot.rar” pula esta etapa. ;)

Pronto! Seu Moto G está com o bootloader desbloqueado.

🔽INSTALANDO O CUSTOM RECOVERY🔽
1. Instale os Drivers da Motorola;
2. Crie uma pasta na Área de Trabalho com um nome qualquer;
3. Mova os arquivos “recoverytwrp2-8-3.img” e “ADB e Fastboot.rar” para dentro da pasta;
4. Aperte com o botão direito do mouse sobre o arquivo “ADB e Fastboot.rar” e selecione “Extrair Aqui”;
5. Renomeie o “recoverytwrp2-8-3.img” para “twrp.img”;
6. Inicie seu Moto G LTE em fastboot (Power e Volume -) e conecte no seu computador;
7. Entre na pasta criada, segure “Shift” e aperte com o botão direito do mouse, na janela que abrir, clique em “Abrir janela de comando aqui”;
8. No prompt de comando digite (sempre com um enter ao final de cada frase):

fastboot flash recovery twrp.img
fastboot reboot

Pronto! Pra iniciar em modo recovery basta iniciar em modo fastboot e selecionar “Recovery”. :D

🔽FAZENDO ROOT🔽
1. Passe o arquivo “UPDATE-SuperSU-vx.xx.zip” para a memória interna do seu Moto G LTE;
2. Entre em modo recovery;
3. Selecione “Install”;
4. Encontre o arquivo e deslize para iniciar a instalação;
5. Após concluir, aperte em “Reboot System”.

Pronto! Seu Moto G LTE está rooteado. :)

🔽NOTAS🔽

Além da perda da garantia, esse procedimento apagará todos seus dados! Nem eu, nem o AndroidPIT, nos responsabilizamos por qualquer dano ao seu dispositivo! Faça por conta própria! (cool)

— alterado em 20/fev/2016 19:46:35

Atenciosamente,
Eric Romero - Moderador do AndroidPIT Brasil.

• Posts no fórum: 501

17/jul/2014 23:16:10 via Web

Parabéns Eric, aqui deu tudo certo.

Conheça o AutoMoto GEX.
image

— alterado em 21/fev/2016 3:28:58

📱 Aparelho: Moto G
🔖 Modelo: XT1040
🔄 Android: Nougat
ROM: CM14
Kernel: Stock
-----------//-----------//-----------
Dúvidas sobre Android?
💻 Conheça o AutoMoto v1.4.5 Clique: AQUI!
💻Página Oficial do AutoMoto: AQUI
📖 Veja! Qualquer APK em ZIP Tópico

18/jul/2014 18:54:09 via Web

Obrigado pelo retorno! :D

Att.,
Eric Romero.

— alterado em 20/fev/2016 17:37:52

Atenciosamente,

• Posts no fórum: 4

2/ago/2014 1:34:17 via Web

Corro o risco de brickar o aparelho com esses procedimentos? Quero fazer o root mas sou iniciante nessa aréa
ainda.

2/ago/2014 3:13:02 via App

Pedro Henrique

Corro o risco de brickar o aparelho com esses procedimentos? Quero fazer o root mas sou iniciante nessa aréa
ainda.

Bom, na parte do bootloader n, mas no root pode acontecer. Leia o tutorial com atenção e faça o q pede, assim vai sair tudo certo.

Dúvidas sobre Android?

• Posts no fórum: 947

2/ago/2014 23:11:08 via Web

Frogniziz

Pedro Henrique

ainda.

Bom, na parte do bootloader n, mas no root pode acontecer. Leia o tutorial com atenção e faça o q pede, assim vai sair tudo certo.

Que eu saiba é o contrário, o maior "perigo" está no desbloqueio da bootloader, o root só modifica a partição /system.

3/ago/2014 14:41:04 via App

hugo.gabriel999

Frogniziz

Pedro Henrique

ainda.

Que eu saiba é o contrário, o maior "perigo" está no desbloqueio da bootloader, o root só modifica a partição /system.

Acredito q n, pois é no próprio site da motorola que retira o bootloader.

Dúvidas sobre Android?

3/ago/2014 14:43:53 via App

Pedro Henrique

Vlw vou ver se tento aki e já antecipando tem como recuperar o aparelho se brickado?

Existe vários métodos, apenas n sei se dar certo. Mas se vc fizer tudo como está no tutorial, vai da certo.

Dúvidas sobre Android?

• Posts no fórum: 4

9/ago/2014 14:29:10 via Web

Jeconias Santos

Pedro Henrique

Vlw vou ver se tento aki e já antecipando tem como recuperar o aparelho se brickado?

Existe vários métodos, apenas n sei se dar certo. Mas se vc fizer tudo como está no tutorial, vai da certo.

Obrigado pela resposta! Fiz o root e deu tudo certo seguindo os passos do tutorial. Ótimo Fórum!

• Posts no fórum: 1

9/ago/2014 18:40:18 via Web

boa tarde pessoal.
Possuo um Motorola Moto G 4G (modelo xt1040), hj iniciei o processo para fazer root, tenho um conhecimento mediano em android, informática e programação e como já havia feito root em celulares de outras marcas (samsung e lg) iniciei o processo sem exitar e consegui até a parte de desbloquear o bootloader e remover a marca de warning da motorola, porém empaquei na parte de instalar uma custom recovery... consigo fazer, porém ao selecionar a opção recovery no menu boot do moto g ele da erro "Boot up failed", alguém dá uma luz por favor, revirei a net e n achei nada que me ajudasse please!

• Posts no fórum: 2.077

9/ago/2014 21:21:48 via App

Instale só o recovery como se tivesse instalando uma ROM stock. mas veja se é compatível pois não sei se o do 3G pega no 4G

Estou aqui para ajudar, duvidas só perguntar

10/ago/2014 5:08:00 via App

Pedro Henrique

Jeconias Santos

Pedro Henrique

Obrigado pela resposta! Fiz o root e deu tudo certo seguindo os passos do tutorial. Ótimo Fórum!

Opa, fico feliz! xD

Dúvidas sobre Android?

18/ago/2014 10:56:33 via Web

Guilherme Souza

boa tarde pessoal.
Possuo um Motorola Moto G 4G (modelo xt1040), hj iniciei o processo para fazer root, tenho um conhecimento mediano em android, informática e programação e como já havia feito root em celulares de outras marcas (samsung e lg) iniciei o processo sem exitar e consegui até a parte de desbloquear o bootloader e remover a marca de warning da motorola, porém empaquei na parte de instalar uma custom recovery... consigo fazer, porém ao selecionar a opção recovery no menu boot do moto g ele da erro "Boot up failed", alguém dá uma luz por favor, revirei a net e n achei nada que me ajudasse please!

Ufa! :OAinda bem que você não prosseguir com o tutorial, pois teria brickado o aparelho por não ter feito o processo certo.

Att.,
Eric Romero.

— alterado em 20/fev/2016 17:45:22

Atenciosamente,

• Posts no fórum: 51

20/ago/2014 2:38:23 via Web

to com um probleminha aqui: toda vez que eu entro no modo recovery ele pede pra fixa o root, isso nao interfere nas permissoes de superusuario quando eu uso ele, mais e chato toda vez que eu entro no modo recovery ele pgt isso. to usando o CWM v6.0.5.0

• Posts no fórum: 51

20/ago/2014 2:50:37 via Web

Eric Romero

Guilherme Souza

boa tarde pessoal.

Ufa! :OAinda bem que você não prosseguir com o tutorial, pois teria brickado o aparelho por não ter feito o processo certo.

Att.,
Eric Romero.

voce deve ter corrompido o recovery original, mais isso tem soluçao amigo, baixe o firmware original do moto g( no caso o do xt1040)extraia ele e copie o arquivo recovery.img para a pasta do minimal adb,execute o comando para flashear, voce so vai conseguir trocar de recovery se flashear o de fabrica dele, pra depois substituir por um personalizado, resolvi meu problema dessa forma. Espero ter ajudado:D.

— alterado em 20/fev/2016 17:46:23 alterado por moderador

• Posts no fórum: 32

23/ago/2014 23:50:00 via App

não tem um procedimento pro root sem fazer o desbloqueio do bootloader ?

— alterado em 23/ago/2014 23:50:27

24/ago/2014 12:10:53 via App

Jhonattan F.

não tem um procedimento pro root sem fazer o desbloqueio do bootloader ?

Infelizmente, não há. :(

Att.,
Eric Romero.

— alterado em 20/fev/2016 17:42:27

Atenciosamente,

24/ago/2014 12:13:43 via App

gabriel s98

to com um probleminha aqui: toda vez que eu entro no modo recovery ele pede pra fixa o root, isso nao interfere nas permissoes de superusuario quando eu uso ele, mais e chato toda vez que eu entro no modo recovery ele pgt isso. to usando o CWM v6.0.5.0

Olá, Gabriel! Isso normalmente acontece quando houve algum tipo de erro na hora de instalar o root, como a "depuração desativada". :(

Att.,
Eric Romero.

— alterado em 20/fev/2016 17:43:35

Atenciosamente,

• Posts no fórum: 60

3/set/2014 2:00:06 via App

tenho o celular a menos de um mês, vale a pena perder a garantia e fazer isso ou devo esperar mais ?