Motorola Moto X (2014) — [DEBATE] Firmware do moto x com vínculo é o mesmo do moto x retail

  • Respostas:16
Caio Perez
  • Posts no fórum: 88

02/11/2014, 01:59:28 via Web

Posso estar errado, mas observando as firmwares disponivéis para download, cheguei a conclusão que a rom que está vindo no moto x de operadora é a mesma dos retail. A única que tem uma rom diferente é a nextel.
image

Todas as firmwares de operadoras brasileiras assim como as retail, tem a mesma nomenclatura na versão do sistema 21.31.47.victara_retbr.retbr.en.BR,apenas com o nome da operadora ao final mas separado do restante do nome. Inclusive minha firmware veio com a versão KXE21.187-30.3 e eu atualizei para KXE21.187-47 usando uma firmware stock que baixei nesse site e atualizou normalmente porém continuando com nome timbr na versão do sistema.

image

Algumas pessoas que tinham a firmware da nextel instalada, instalaram a retail e continuou com o nome nextel ao final.

Firmware nextel antes:
image

Firmware nextel depois:
image

Olhando no site da motorola minhas suspeitas só aumentam, porque como pode ver na imagem abaixo no campo operadora meu aparelho está registrado na motorola como sendo retbr (retail) e não tim.

image

Com isso cheguei a conclusão que poderemos receber a atualização junto com os retail ou que ao menos poderemos instalar rom retail do lollipop quando sair, porém continuará com esse vinculo com a operadora na versão do sistema. Mas enfim posso estar equivocado e gostaria da opinião de vocês sobre a minha teoria.

— alterado em 01/12/2014, 15:15:21

Responder
Ciro F.
  • Posts no fórum: 2 056

02/11/2014, 17:31:52 via App

Pode ser algum trave, o boot é bloqueado né?

Estou aqui para ajudar, duvidas só perguntar

Responder
Caio Perez
  • Posts no fórum: 88

02/11/2014, 17:58:57 via Web

O bootloader do meu é bloqueado, mas o que eu estou contestando é o fato da versão do sistema ser a mesma tanto nos retail quanto nos de operadora. Diferente dos mot x 2013 em que nos retail vinha "ghost_row.Brasil.en.BR" e nos de operadora vinham como o nome da operadora já no nome da versão "ghost_row.TIM.en.BR". Já no moto x 2014 o nome da operadora vem ao final mas separado do nome da versão.

Responder
Junior Passos
  • Posts no fórum: 36

03/11/2014, 18:47:12 via Web

Teoria interessante, porém eu tenho a resposta pra isso.

Eu já confirmei que o vínculo da operadora fica em outra partição do sistema que não está presente na firmware e nem em suas partições principais. Por isso que mesmo atualizando o aparelho, o vínculo continua.

Essa é a partição onde fica os vínculos de todas as operadoras.

image

A Motorola identifica que o sistema que está instalado no aparelho é uma versão Retail, o vínculo só aparece nas informações do sistema do aparelho porque ele lê a partição do vínculo, mas o site da Motorola não lê isso, ele verifica somente a partição principal como mencionei antes.

No sistema de partição do X1 é diferente, o vínculo fica dentro da partição principal e pra remover tem que colocar uma Retail.
Mas no X2 não tem mais isso, acredito eu que fizeram isso até pra facilitar as atualizações dos aparelhos vinculados sem dependerem das operadoras liberarem suas respectivas atualização individuais.
Portanto todos os X2 (vinculados ou não) receberão futuras atualizações ao mesmo tempo de acordo com o lote que for liberado.
Exceto os que são da Nextel, pois mesmo com a partição do vínculo separada, a partição principal do sistema da Nextel é diferente da Retail.

— alterado em 10/12/2014, 04:28:50

IgorCaio Perez

Responder
Ciro F.
  • Posts no fórum: 2 056

03/11/2014, 20:34:34 via Web

Teoria muito interresante essa sua Jr, tomara que seja isso mesmo

Estou aqui para ajudar, duvidas só perguntar

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 2

16/11/2014, 21:01:03 via Web

Pera ai! Ru consigo atualizar para essa ultima versão sem perder a minha garantia? Atualmente a minha versão é a 21.27.3 e pelo que eu vi a versão que estão usando é a 21.31.47

Abs

Responder
Junior Passos
  • Posts no fórum: 36

17/11/2014, 00:48:44 via Web

Não perde a garantia pois se trata de uma atualização oficial da Motorola.
O que faz perder a garantia é desbloquear o bootloader, o que não precisa fazer nesse caso.

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 2

17/11/2014, 01:48:14 via Web

Junior Passos

Não perde a garantia pois se trata de uma atualização oficial da Motorola.
O que faz perder a garantia é desbloquear o bootloader, o que não precisa fazer nesse caso.

Obrigado pela resposta. Como eu consigo baixar essa versão? O meu está dando algumas travadas e queria ver se melhora em algo!

Abs

Responder
Junior Passos
  • Posts no fórum: 36

17/11/2014, 01:49:56 via Web

Ygor Soares

Junior Passos

Não perde a garantia pois se trata de uma atualização oficial da Motorola.
O que faz perder a garantia é desbloquear o bootloader, o que não precisa fazer nesse caso.

Obrigado pela resposta. Como eu consigo baixar essa versão? O meu está dando algumas travadas e queria ver se melhora em algo!

link indevido deletado.

— alterado em 18/12/2014, 23:14:13 alterado por moderador

Responder
Guto Nobre
  • Posts no fórum: 1

17/11/2014, 17:57:23 via Web

Será que se alterar as permissões do arquivo dentro da pasta FSG conseguiríamos tornar o aparelho retail?

Responder
Aline Cruz
  • Posts no fórum: 1

01/12/2014, 10:55:17 via Web

Sério Junior??? Eu tinha comentado algo do tipo logo que comprei o meu... Na ROM não ha nenhum indicio aparente de customização de operadora, eu citei a possibilidade da atualização sair junto, mas disseram que de forma alguma...agora estou mais confiante 😀

Responder
Luiz Mofati
  • Posts no fórum: 37

18/12/2014, 13:56:43 via Web

Junior Passos

Teoria interessante, porém eu tenho a resposta pra isso.

Eu já confirmei que o vínculo da operadora fica em outra partição do sistema que não está presente na firmware e nem em suas partições principais. Por isso que mesmo atualizando o aparelho, o vínculo continua.

Essa é a partição onde fica os vínculos de todas as operadoras.

![image][1]

[1]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/2876360/image/uploadedImage1415036733423.png

A Motorola identifica que o sistema que está instalado no aparelho é uma versão Retail, o vínculo só aparece nas informações do sistema do aparelho porque ele lê a partição do vínculo, mas o site da Motorola não lê isso, ele verifica somente a partição principal como mencionei antes.

No sistema de partição do X1 é diferente, o vínculo fica dentro da partição principal e pra remover tem que colocar uma Retail.
Mas no X2 não tem mais isso, acredito eu que fizeram isso até pra facilitar as atualizações dos aparelhos vinculados sem dependerem das operadoras liberarem suas respectivas atualização individuais.
Portanto todos os X2 (vinculados ou não) receberão futuras atualizações ao mesmo tempo de acordo com o lote que for liberado.
Exceto os que são da Nextel, pois mesmo com a partição do vínculo separada, a partição principal do sistema da Nextel é diferente da Retail.

Junior Passos, agradeço a você por esclarecer essa dúvida que eu tinha, pois antes de ler esse post, havia instalado por duas vezes a retail, e nas duas, continuou a OI como operadora vinculada. Mas ainda tenho dúvidas quanto ao procedimento e vou te fazer duas perguntas:
1 - Para chegar nessa tela, tem de fazer root no X2?
2 - Caso a resposta seja sim, depois que conseguir chegar nessa tela, basta desmarcar a operadora vinculada ou tem de marcar algum item?

Responder
Junior Passos
  • Posts no fórum: 36

18/12/2014, 19:49:25 via Web

Não tem como remover o vínculo dessa partição.
Essa captura de tela que tirei foi somente para explicar como funciona o vínculo de operadoras no X2.
Estando com a ROM Retail instalada no aparelho não há necessidade de alterar essa partição para remover o vínculo.

Responder
Jeferson Pessanha
  • Posts no fórum: 2

06/01/2015, 08:59:49 via Web

ou seja, nao existe ainda jeito de transformar um aparelho da timbr em Retail puro??
é isso??

Responder
Lucas Giovane Wolf
  • Posts no fórum: 715

10/01/2015, 01:51:34 via App

Jeferson Pessanha

ou seja, nao existe ainda jeito de transformar um aparelho da timbr em Retail puro??
é isso??

Pelo menos por enquanto não.

📱Moto X 2014
ℹAndroid 5.1.1
📲Nexus Xperience 9.6.4

Responder
Reginaldo S.
  • Posts no fórum: 1 724

10/01/2015, 02:00:56 via Web

com root e alguns apps rsrs

Responder
Mônica Ferhun
  • Posts no fórum: 3

14/04/2015, 03:08:42 via Web

Boa Noite !

E como fica os que tem vinculo com a NEXTEL ?

Não consigo atualizar a minha de jeito maneiro...

SO vou conseguir atualizar via OTA ?

Responder