Google Nexus 4 — Lollipop: SoftKeys travaram!

• Respostas:45
  • AbertoNão stickySem resposta
  • Posts no fórum: 2

12/dez/2014 23:23:30 via Web

Olá pessoal!

Tenho um Nexus 4 faz 2 anos, nunca tive maiores problemas com o SO, e faz umas duas semanas que atualizei via OTA para o Android Lollipop 5.0. Estava indo tudo bem, porém, do nada, as teclas SoftKey (aqueles três botões de voltar, home e alternar apps) travou, e não respondem mais ao toque!

Já tentei reiniciar em modo de segurança, depois fiz uma restauração de fábrica e não funcionou.

Até fiz a wipe cache partition, porém MESMO ASSIM NÃO RESOLVEU.

E agora? O que posso fazer? Alguém está tendo o mesmo problema?

Por favor me ajudem, meu celular já saiu da garantia...

Obrigado!

18/dez/2014 2:46:36 via Web

Tive o mesmo problema dois dias atrás, as softkeys começaram a piscar sozinhas e travaram meu aparelho. Realizei os mesmo procedimentos que você, mas sem sucesso. Estou viajando e não tem uma assistência autorizada da LG por perto e já passou a garantia.
A única solução que encontrei foi o aplicativo Handy Soft Keys, com ele eu consigo utilizar meu aparelho novamente.
Pretendo levar o aparelho na assistência assim que puder, e posto aqui qual foi o problema.

21/dez/2014 21:02:55 via Web

Olá Priscila.

Já formatei o celular usando o Nexus Root Toolkit com várias versões do Android (tentei a 4.4.3, a 5.0, a 5.0.1 e até a CyanogenMod) mas nenhuma deu certo!!

Após isto, levei na Assistência Autorizada da minha cidade, que me informou que é um problema no hardware e deverá ser trocado toda a parte frontal do aparelho (o que custa R$ 450,00 por aqui)....

O que me resta é achar um bom app que resolva meu problema, vou testar esse handy soft keys....

Obrigado!

• Posts no fórum: 1

11/fev/2015 22:02:35 via Web

Olá pessoal,

estou com o mesmo problema. Começou faz uma semana e não creio que seja hardware por que na tela inicial de desbloqueio de tela e gesto para o google now funcionam perfeitamente.

Volta e meia os botoes do softkey começam a se auto pressionarem e a unica maneira de parar é bloquear a tela e voltar.

Acredito que seja um bug no Android 5.0.1 pois nas versoes 4.4.4 e 5.0.0 nao acontecia isso. ou quem sabe o calor. Eu morei um ano fora do brasil em lugares com clima bem gelado, voltei neste verao de 2015 e essas coisas começaram a acontecer. Antes de viajar eu tinha o KitKat 4.0.0 e tive eventuais quedas de baterias, mas sempre voltava ai normal.

Eu estava pensando fazer um downgrade para o kitkat 4.4.4 que so me deu problema duas vez nestas tipicas quedas de bateria, mas com led vermelho.

atualmete uso o handy softkey para contornar o problema.

vou pesquisar mais e se achar algo eu posto aqui.

Valeu.

16/fev/2015 15:11:30 via Web

Galera estava com o mesmo problema e esse tutorial resolveu as teclas voltaram a funcionar perfeitamente, basta fazer o flash do arquivo update.zip, nao se esqueça ver a versão correta do seu sistema, e faça o flash por custom recovery e pronto voltara a funcionar

Fonte: Github

Nexus 4 navigation buttons fix
Fix making Nexus 4 navigation buttons alive after enigmatic hardware issue

Prebuilts

LRX22C (Android 5.0.1)
LRX21T (Android 5.0)
See Releases to download UPDATE.zip. Verify your build number carefully! Wrong builds will not work.

If you are not familiar with flashing zips on you phone, there is comprehensive Tutuorial, thanks RavanH.

The root of issue

I had no believe on hardware-only root of issue. During digging inside touchscreen driver inside AOSP I've found deadzone processing. What does it mean? Immagine that you're typing a message and accidentialy clicks on navigation bar. This click could cause undesirable experience, but deadzone have some timeout after your last action and accidential touches should be ignored.

Unfortunately, Nexus 4 touchscreen could process deadzone in a wrong way after enigmatic hardware issue. This cause that deadzone locking locks same touch region forever. The easiest way to overcome this damn is disabling deadzone at all. It's exactly my script does!

I think that no deadzone is better than permanent dead area :D

Automated solution

To fix your phone, just connect it via ADB (Developer Options - USB debugging) and

Flash UPDATE.zip via custom recovery. Enjoy!

Don't forget to save UPDATE_ROLLBACK.zip in a safe place. Once you see OTA update alert, flash rollback, update and repeat. Never try to apply OTA for patched files, rollback first!

20/abr/2015 22:51:45 via Web

Olá pessoal!

Depois de muito tentar consegui arrumar o problema a partir da dica que o Vinicius mencionou, e com a solução que o Gkraynov desenvolveu.

Após procura na internet encontrei o site com o UPDATE mencionado.

Está em github.com/gkraynov/nexus-4-navfix/releases , porém o site do Androidpit não deixa postar link.

Nesse link tem o arquivo para correção das seguintes versões do Android:
LMY47O (Android 5.1)
LRX22C (Android 5.0.1)
LRX21T (Android 5.0)

Você deve baixar o arquivo UPDATE.ZIP conforme sua versão do android no seu Nexus 4.

Após isso eu utilizei o Nexus Root Toolkit v2.0.5 para instalar o update.

Atravéz do Nexus Root Toolkit eu instalei a versão 5.1 do Android pois o meu era uma anterior, e em seguida fiz o desbloqueio do root.
(O root deve estar desbloqueado para aplicar a solução)
(Só atualizando a versão do Android não arruma o problema dos botões)
(Lembre-se, atualizando a versão do Android, todo o aparelho é limpo, deixando ele como de fabrica novamente)

Após tudo estar atualizado e o root desbloqueado, fui no Nexus Root Toolkit e cliquei no botão Advanced Utilities.
Escolhi a opção Flash Zip com a opção File is on this computer marcada.
Selecionei o arquivo do Update.zip baixado no site do GitHub (do primeiro link) e segui as instruções do programa Nexus Root Toolkit

Após isso os botões voltaram a funcionar normalmente.

Pelo que eu entendi nas informações do desenvolvedor da solução, existe uma função chamada deadzone que o android utiliza para separar o teclado ou os programas da barra dos botões, para que quando você toca acidentalmente nos botões ele não crie uma experiencia chata de ficar saindo do programa ou teclado a toda hora, e pelo que eu entendi, essa deadzone fica travada, desabilitando os botões, assim a solução dele foi rever esse código da deadzone e ajusta-la.

Espero que ajude a quem estiver com esse mesmo problema.

21/abr/2015 15:38:46 via Web

Cara, muito obrigado, resolveu meu problema, tinha que desembolsar 450$ reais pra trocar o touch, obrigado mesmo!👏👏👏

— alterado em 21/abr/2015 15:39:14

21/abr/2015 23:30:56 via Web

Segui os passos, mas nao consegui root, o SuperSU nao baixa os binarios! Fiz sem root e nao deu certo, sabe o que pode ser?

edit: dei um wipe/factory e voltou e deu certo, Muito Obrigado, agora lollipop 5.1 com root :D

— alterado em 22/abr/2015 0:26:22

29/mai/2015 21:36:45 via Web

Galera, ja conseguiu para a versão: LMY47V (Android 5.1.1) ??? Meus botões pararam... HELP!!

19/jun/2015 17:24:52 via Web

Jonatas Reinert

André,

Deu muito certo.. Parabéns e Obrigado.

:)

Cara, quando utilizou o side upload, diz q o arquivo é unsigned.

O rot está OK, Android 5.1 tudo certo.... Se puder ajudar blz??

• Posts no fórum: 3

16/jul/2015 14:17:31 via Web

Daniel Resende

Jonatas Reinert

André,

Deu muito certo.. Parabéns e Obrigado.

:)

Cara, quando utilizou o side upload, diz q o arquivo é unsigned.

O rot está OK, Android 5.1 tudo certo.... Se puder ajudar blz??

Mano,

No meu celular funcionou por um tempo e já deu problema de novo.. :(

• Posts no fórum: 3

16/jul/2015 14:18:18 via Web

Tardelli Aguiar Moura

Funcionou aqui pra mim! muito obrigado!

Mano,

No meu também funcionou mas já deu problema novamente.

Qual versão do seu Android?

Abraço!

• Posts no fórum: 20

3/ago/2015 15:36:40 via Web

voltou a dar o problema denovo no meu essa porcaria, parece de propósito pra comprar outro celular...

não é problema na tela pq outros aplicativos que utilizam este pedaço da tela funcionam, arrumei com esse fix ai que o parceiro falou mas só durou 2 semanas =/

acho q vou instalar um CM