Google Nexus 4 — Lollipop: SoftKeys travaram!

  • Respostas:45
MvlinsBR
  • Posts no fórum: 2

12/12/2014, 23:23:30 via Web

Olá pessoal!

Tenho um Nexus 4 faz 2 anos, nunca tive maiores problemas com o SO, e faz umas duas semanas que atualizei via OTA para o Android Lollipop 5.0. Estava indo tudo bem, porém, do nada, as teclas SoftKey (aqueles três botões de voltar, home e alternar apps) travou, e não respondem mais ao toque!

Já tentei reiniciar em modo de segurança, depois fiz uma restauração de fábrica e não funcionou.

Até fiz a wipe cache partition, porém MESMO ASSIM NÃO RESOLVEU.

E agora? O que posso fazer? Alguém está tendo o mesmo problema?

Por favor me ajudem, meu celular já saiu da garantia...

Obrigado!

Responder
Priscila Toledo
  • Posts no fórum: 2

18/12/2014, 02:46:36 via Web

Tive o mesmo problema dois dias atrás, as softkeys começaram a piscar sozinhas e travaram meu aparelho. Realizei os mesmo procedimentos que você, mas sem sucesso. Estou viajando e não tem uma assistência autorizada da LG por perto e já passou a garantia.
A única solução que encontrei foi o aplicativo Handy Soft Keys, com ele eu consigo utilizar meu aparelho novamente.
Pretendo levar o aparelho na assistência assim que puder, e posto aqui qual foi o problema.

Responder
MvlinsBR
  • Posts no fórum: 2

21/12/2014, 21:02:55 via Web

Olá Priscila.

Já formatei o celular usando o Nexus Root Toolkit com várias versões do Android (tentei a 4.4.3, a 5.0, a 5.0.1 e até a CyanogenMod) mas nenhuma deu certo!!

Após isto, levei na Assistência Autorizada da minha cidade, que me informou que é um problema no hardware e deverá ser trocado toda a parte frontal do aparelho (o que custa R$ 450,00 por aqui)....

O que me resta é achar um bom app que resolva meu problema, vou testar esse handy soft keys....

Obrigado!

Responder
Vinicius Marques
  • Posts no fórum: 1

11/02/2015, 22:02:35 via Web

Olá pessoal,

estou com o mesmo problema. Começou faz uma semana e não creio que seja hardware por que na tela inicial de desbloqueio de tela e gesto para o google now funcionam perfeitamente.

Volta e meia os botoes do softkey começam a se auto pressionarem e a unica maneira de parar é bloquear a tela e voltar.

Acredito que seja um bug no Android 5.0.1 pois nas versoes 4.4.4 e 5.0.0 nao acontecia isso. ou quem sabe o calor. Eu morei um ano fora do brasil em lugares com clima bem gelado, voltei neste verao de 2015 e essas coisas começaram a acontecer. Antes de viajar eu tinha o KitKat 4.0.0 e tive eventuais quedas de baterias, mas sempre voltava ai normal.

Eu estava pensando fazer um downgrade para o kitkat 4.4.4 que so me deu problema duas vez nestas tipicas quedas de bateria, mas com led vermelho.

atualmete uso o handy softkey para contornar o problema.

vou pesquisar mais e se achar algo eu posto aqui.

Valeu.

Responder
Vinicius Tedesque
  • Posts no fórum: 1

16/02/2015, 15:11:30 via Web

Galera estava com o mesmo problema e esse tutorial resolveu as teclas voltaram a funcionar perfeitamente, basta fazer o flash do arquivo update.zip, nao se esqueça ver a versão correta do seu sistema, e faça o flash por custom recovery e pronto voltara a funcionar

Fonte: Github

Nexus 4 navigation buttons fix
Fix making Nexus 4 navigation buttons alive after enigmatic hardware issue

Prebuilts

LRX22C (Android 5.0.1)
LRX21T (Android 5.0)
See Releases to download UPDATE.zip. Verify your build number carefully! Wrong builds will not work.

If you are not familiar with flashing zips on you phone, there is comprehensive Tutuorial, thanks RavanH.

The root of issue

I had no believe on hardware-only root of issue. During digging inside touchscreen driver inside AOSP I've found deadzone processing. What does it mean? Immagine that you're typing a message and accidentialy clicks on navigation bar. This click could cause undesirable experience, but deadzone have some timeout after your last action and accidential touches should be ignored.

Unfortunately, Nexus 4 touchscreen could process deadzone in a wrong way after enigmatic hardware issue. This cause that deadzone locking locks same touch region forever. The easiest way to overcome this damn is disabling deadzone at all. It's exactly my script does!

I think that no deadzone is better than permanent dead area :D

Automated solution

To fix your phone, just connect it via ADB (Developer Options - USB debugging) and

Flash UPDATE.zip via custom recovery. Enjoy!

Don't forget to save UPDATE_ROLLBACK.zip in a safe place. Once you see OTA update alert, flash rollback, update and repeat. Never try to apply OTA for patched files, rollback first!

Responder
Rodrigo Abreu
  • Posts no fórum: 1

18/02/2015, 19:37:43 via Web

Vinicius Tedesque

Qual o link para o tutorial em questão? Onde baixo o update.zip.

Obrigado.

Responder
André
  • Posts no fórum: 1

20/04/2015, 22:51:45 via Web

Olá pessoal!

Depois de muito tentar consegui arrumar o problema a partir da dica que o Vinicius mencionou, e com a solução que o Gkraynov desenvolveu.

Após procura na internet encontrei o site com o UPDATE mencionado.

Está em github.com/gkraynov/nexus-4-navfix/releases , porém o site do Androidpit não deixa postar link.

Nesse link tem o arquivo para correção das seguintes versões do Android:
LMY47O (Android 5.1)
LRX22C (Android 5.0.1)
LRX21T (Android 5.0)

Você deve baixar o arquivo UPDATE.ZIP conforme sua versão do android no seu Nexus 4.

Após isso eu utilizei o Nexus Root Toolkit v2.0.5 para instalar o update.

Atravéz do Nexus Root Toolkit eu instalei a versão 5.1 do Android pois o meu era uma anterior, e em seguida fiz o desbloqueio do root.
(O root deve estar desbloqueado para aplicar a solução)
(Só atualizando a versão do Android não arruma o problema dos botões)
(Lembre-se, atualizando a versão do Android, todo o aparelho é limpo, deixando ele como de fabrica novamente)

Após tudo estar atualizado e o root desbloqueado, fui no Nexus Root Toolkit e cliquei no botão Advanced Utilities.
Escolhi a opção Flash Zip com a opção File is on this computer marcada.
Selecionei o arquivo do Update.zip baixado no site do GitHub (do primeiro link) e segui as instruções do programa Nexus Root Toolkit

Após isso os botões voltaram a funcionar normalmente.

Pelo que eu entendi nas informações do desenvolvedor da solução, existe uma função chamada deadzone que o android utiliza para separar o teclado ou os programas da barra dos botões, para que quando você toca acidentalmente nos botões ele não crie uma experiencia chata de ficar saindo do programa ou teclado a toda hora, e pelo que eu entendi, essa deadzone fica travada, desabilitando os botões, assim a solução dele foi rever esse código da deadzone e ajusta-la.

Espero que ajude a quem estiver com esse mesmo problema.

Junior QueirozJonatas ReinertThiago LimaWallef Henrique Costa Lima

Responder
Wallef Henrique Costa Lima
  • Posts no fórum: 2

21/04/2015, 15:38:46 via Web

Cara, muito obrigado, resolveu meu problema, tinha que desembolsar 450$ reais pra trocar o touch, obrigado mesmo!👏👏👏

— alterado em 21/04/2015, 15:39:14

Responder
Fábio Kasperowicz
  • Posts no fórum: 1

21/04/2015, 23:30:56 via Web

Segui os passos, mas nao consegui root, o SuperSU nao baixa os binarios! Fiz sem root e nao deu certo, sabe o que pode ser?

edit: dei um wipe/factory e voltou e deu certo, Muito Obrigado, agora lollipop 5.1 com root :D

— alterado em 22/04/2015, 00:26:22

Responder
Danilo Cavalcanti
  • Posts no fórum: 1

26/04/2015, 14:14:39 via Web

Amigo, o celular tem que estar rooteado para fazer esse tutorial?

Responder
Marcus Vinicius
  • Posts no fórum: 3

04/05/2015, 00:48:16 via Web

boa noite...fiz o procedimento aqui não volto a funcionar

Responder
Lucas Oliveira
  • Posts no fórum: 434

07/05/2015, 03:29:12 via Web

Amanha vou testar aqui.

Motorola Moto G6 ▶ (XT1925-3)

Se eu te ajudei, ou meu comentário/tutorial foi útil, dá um 👍 aí, não custa nada ;)

Responder
Thiago Lima
  • Posts no fórum: 1

17/05/2015, 16:57:40 via Web

Realmente funcionou. Muito obrigado, salvou meu dia!

Responder
Guilherme
  • Posts no fórum: 1

29/05/2015, 21:36:45 via Web

Galera, ja conseguiu para a versão: LMY47V (Android 5.1.1) ??? Meus botões pararam... HELP!!

Responder
Jonatas Reinert
  • Posts no fórum: 3

05/06/2015, 03:52:51 via Web

André,

Deu muito certo.. Parabéns e Obrigado.

:)

Responder
Daniel Resende
  • Posts no fórum: 1

19/06/2015, 17:24:52 via Web

Jonatas Reinert

André,

Deu muito certo.. Parabéns e Obrigado.

:)

Cara, quando utilizou o side upload, diz q o arquivo é unsigned.

O rot está OK, Android 5.1 tudo certo.... Se puder ajudar blz??

Responder
Tardelli Aguiar Moura
  • Posts no fórum: 20

16/07/2015, 04:10:17 via Web

Funcionou aqui pra mim! muito obrigado!

Responder
Jonatas Reinert
  • Posts no fórum: 3

16/07/2015, 14:17:31 via Web

Daniel Resende

Jonatas Reinert

André,

Deu muito certo.. Parabéns e Obrigado.

:)

Cara, quando utilizou o side upload, diz q o arquivo é unsigned.

O rot está OK, Android 5.1 tudo certo.... Se puder ajudar blz??

Mano,

No meu celular funcionou por um tempo e já deu problema de novo.. :(

Responder
Jonatas Reinert
  • Posts no fórum: 3

16/07/2015, 14:18:18 via Web

Tardelli Aguiar Moura

Funcionou aqui pra mim! muito obrigado!

Mano,

No meu também funcionou mas já deu problema novamente.

Qual versão do seu Android?

Abraço!

Responder
Tardelli Aguiar Moura
  • Posts no fórum: 20

03/08/2015, 15:36:40 via Web

voltou a dar o problema denovo no meu essa porcaria, parece de propósito pra comprar outro celular...

não é problema na tela pq outros aplicativos que utilizam este pedaço da tela funcionam, arrumei com esse fix ai que o parceiro falou mas só durou 2 semanas =/

acho q vou instalar um CM

Responder
Igor Avelar Ribeiro
  • Posts no fórum: 1

27/08/2015, 15:01:35 via Web

mano deu certo!!!!
eu tinha feito tudo desse jeito, mas hoje consegui!!!!
valeu!!!!

Responder
Tardelli Aguiar Moura
  • Posts no fórum: 20

27/08/2015, 16:34:21 via Web

o meu nem com Cyanogen mod foi... continuo com problema nessa porcaria

Responder
H Biasi
  • Posts no fórum: 1

22/10/2015, 22:29:40 via Web

Hoje minhas soft keys pararam de funcionar de repente. Sem o celular cair, atualizar nem nada do tipo. Li bastante já e a unica possivel solução que encontrei foi essa ai do amigo acima, mas somente para celular com outra Build diferente da minha. A minha é LMY48T...
Alguem sabe como fazer para essa build minha!?
PS. Ativando nas opções de desenvolvedor: para mostrar o clique e a posição do clique, da pra ver certinho que é apenas nos botoes que ele não aceita ser clicado. Como uma configuração de propósito que o Google lançou, agora que foi para a Motorola deve estar querendo fuder com a LG...
Qualquer ajuda é muito bem vinda!
Grato desde já galera!

— alterado em 22/10/2015, 22:33:59

Responder
Andreyson Jambersi
  • Posts no fórum: 2

24/10/2015, 01:26:10 via Web

Pelo Nexus Root Toolkit instale versão anterior, correspondente à LMY48M, é simples, só ir seguindo os passos.

Aqui funcionou fazendo desta forma, 2 dias sem botões virtuais e agora resolveu. Vamos ver por quanto tempo!

Responder
Tardelli Aguiar Moura
  • Posts no fórum: 20

26/10/2015, 09:27:46 via Web

Fiz o procedimento acima mas so funcionou durante algumas horas...
Comprei uma tela pelo AliExpress, assim que chegar vou instalar pra ver se fica bom...

Responder
Andreyson Jambersi
  • Posts no fórum: 2

27/10/2015, 22:12:08 via Web

Tardelli Aguiar Moura

Fiz o procedimento acima mas so funcionou durante algumas horas...
Comprei uma tela pelo AliExpress, assim que chegar vou instalar pra ver se fica bom...

O meu também voltou a dar problema após alguns dias. Redefini as bordas da tela como solução paliativa. Com o dolar no valor que tá... Vou esperar mais um pouco antes de arrumar o celular.

Não consegui engolir até agora a ideia de isso ser um problema de hardware e a Google/LG terem ignorado.

Responder
Tardelli Aguiar Moura
  • Posts no fórum: 20

28/10/2015, 10:13:16 via Web

Andreyson Jambersi

Tardelli Aguiar Moura

Fiz o procedimento acima mas so funcionou durante algumas horas...
Comprei uma tela pelo AliExpress, assim que chegar vou instalar pra ver se fica bom...

O meu também voltou a dar problema após alguns dias. Redefini as bordas da tela como solução paliativa. Com o dolar no valor que tá... Vou esperar mais um pouco antes de arrumar o celular.

Não consegui engolir até agora a ideia de isso ser um problema de hardware e a Google/LG terem ignorado.

É cara, pra mim isso foi de propósito, pois o aparelho é muito bom, já tem alguns anos que foi lançado e na minha opinião desbanca varios outros modelos atuais inclusive os XIAOMI da vida (comprei um e o desempenho é muito abaixo do esperado), funciona com a penultima versão do android e ainda digo mais, tem hardware pra rodar android M facil facil... Logo logo aparece as CM em cima do android M pra ele... Isso pra mim não passa de uma atualização pra quebrar o aparelho e forçar os usuários a comprar outro...

Responder
Daniel Souza
  • Posts no fórum: 1

06/11/2015, 20:57:55 via Web

como vc fez pra mexer no tamanho das bordas da tela? tenho procurado isso a muito tempo e nao encontro nada a respeito...

Responder
Welison Luiz
  • Posts no fórum: 1

09/11/2015, 19:42:45 via Web

Funcionou no meu! Valeu brother
Aliviou meu bolso kkkk

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 41

17/11/2015, 20:47:55 via Web

O meu também deu este mesmo problema. Reiniciei, duas vezes pelo botão ligar/volume e voltou ao normal, pelo menos até agora. Vou continuar testando e ver até quando fica assim, se será definitivo ou se voltará de novo.

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 41

19/11/2015, 11:59:16 via Web

Até agora, feito o procedimento de reiniciar pelos botões liga/desliga/volume e está funcionando.

Responder
David Pinheiro
  • Posts no fórum: 1

20/11/2015, 08:02:54 via Web

Tbm estou com o problema e da erro ao fazer o procedimento :'(

Responder
Amanda Azevedo
  • Posts no fórum: 2

27/01/2016, 22:10:21 via Web

David Pinheiro

Tbm estou com o problema e da erro ao fazer o procedimento :'(

Boa noite pessoal,

Por favor, poderiam me ajudar, pois meu Nexus 4, está com o android 5.1.1, e do nada as teclas SoftKey (aqueles três botões de voltar, home e alternar apps) travou, e não respondem mais ao toque!
Tentei fazer o procedimento sugerido, mas não consigo instalar o arquivo UPDATE.zip.
E nem consigo instalar o programa para ler esse arquivo.
Resumindo, não consigo arrumar isso para fazer as teclas voltarem a funcionar. Teria uma maneira mais simples?
Agradeço muito a atenção.

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 41

28/01/2016, 01:12:28 via Web

Boa Noite Amanda;
É o seguinte eu havia feito o procedimento de reiniciar pelas teclas mas o problema voltou, então a alternativa que encontrei foi instalar um programa que faz o serviço dos três botões o Handy Soft Keys, baixa ele do google play. Gostei deste, foi um meio paleativo. Tomara que o seu seja somente isto, porque o meu deu problema de vez no touch ficou abrindo vários aplicativos e já não podia fazer mais nada. Até para uma ligação estava dando problema, deixei ele de lado e agora vou comprar outro. Mas segue aí baixa o aplicativo que vai resolver.

Amanda Azevedo

Responder
Amanda Azevedo
  • Posts no fórum: 2

28/01/2016, 02:11:21 via Web

Clayton C.

Boa Noite Amanda;
É o seguinte eu havia feito o procedimento de reiniciar pelas teclas mas o problema voltou, então a alternativa que encontrei foi instalar um programa que faz o serviço dos três botões o Handy Soft Keys, baixa ele do google play. Gostei deste, foi um meio paleativo. Tomara que o seu seja somente isto, porque o meu deu problema de vez no touch ficou abrindo vários aplicativos e já não podia fazer mais nada. Até para uma ligação estava dando problema, deixei ele de lado e agora vou comprar outro. Mas segue aí baixa o aplicativo que vai resolver.

Boa noite Clayton,

Muito obrigada pela orientação, mas eu já instalei esse programa! Ele é muito bom, mas sinto falta das teclas mesmo!
O meu cel travou as teclas do nada, e tem uns poucos momentos em que elas voltam a funcionar, mas aí para novamente! E elas não funcionam em nenhum aplicativo!
E agora para piorar mais um pouco, a tecla que liga e desliga o cel tb está ruim, quando ele trava eu tenho que apertar ela umas 3 ou 4 x para então funcionar!
Acho isso uma puta sacanagem, pois meu cel tem 2 anos e funciona super bem na internet e a bateria dura bem, mas ai essas teclas param de funcionar do nada! São essas porcarias de atualizações do Android! E o pior é que o google não resolve nada!
Se souberem de outra forma de resolver isso, por favor, me avisem! Não posso e nem quero trocar de cel por agora!

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 41

28/01/2016, 03:51:48 via Web

Tudo indica que seja problema no Touch, o meu estava assim também, funcionava e depois travava. Até aí ainda dava para usar, o problema foi que piorou de vez e vi que o problema era mesmo do touch, e o pior é que tem que trocar todo com o display que fica em torno de R$ 250 mais uns R$ 100 de mão de obra o que não compensa mais porque se encontra Nexus 4 até por R$ 300 a R$ 350 reais. Tomara que o seu não seja isto, mais é bom estar preparada porque eu vi na internet muita gente reclamando deste problema. É um bom aparelho, mas a LG deixou a desejar em algum aspecto. Estou com receio de comprar outro e dar o mesmo problema, vou esperar (estou sem celular) e ver se compro um novo de outra marca.

Responder
Felipe de Paula
  • Posts no fórum: 1

05/02/2016, 17:38:27 via Web

Estou com as teclas travadas.
não encontrei nenhum solução para o caso.
minha versão é a LMY48T.
alguem sabe se existe o UPDATE.zip para corrigir?

Responder
Caue Braga
  • Posts no fórum: 3

08/03/2016, 22:41:12 via Web

Consegui resolver com essa dica que encontrei em foruns: One workaround is to use xda-developer "Xposed" framework, then install the "dimensions editor" module: the navigation icons at the bottom of the screen can have their size increased to 54. That's what I use and it's a correct workaround, at least for me.

Responder
Felipe Ribeiro Tanso
  • Posts no fórum: 2

11/03/2016, 04:50:42 via Web

Você conseguiu encontrar a solução para o LMY48T?

Outra pergunta galera, fazendo o procedimento perco os dados que estiverem no celular?

Abraços!

Responder
Hery Oliva
  • Posts no fórum: 2

01/04/2016, 13:47:34 via Web

Olá Vinicius Tedesque! sua dica é muito legal resolveu meu problema... Obrigado por compartilhar seu conhecimento.

Responder
Hery Oliva
  • Posts no fórum: 2

01/04/2016, 13:49:35 via Web

Felipe de Paula,
é só seguir as instruções do Vinicius Tedesque.... não tem erro!

Responder
Matheus Lippe
  • Posts no fórum: 1

12/04/2016, 18:32:05 via Web

Cara, tenho um Nexus 4 com Cm 13, como poderia destravar as Soft keys?

Responder
William Mota
  • Posts no fórum: 4

01/06/2016, 01:45:20 via Web

+Hery Oliva, o meu apresentou o problema agora em 05/2016. Pode por gentileza me enviar o link com as instruções do Vinicius Tedesque. Mesmo depois de um tempo o problema não volta? Vi em alguns tópicos alguns reclamando disso, que definitivamente só trocando a tela. Obrigado

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

01/06/2016, 12:46:56 via App

William Mota

+Hery Oliva, o meu apresentou o problema agora em 05/2016. Pode por gentileza me enviar o link com as instruções do Vinicius Tedesque. Mesmo depois de um tempo o problema não volta? Vi em alguns tópicos alguns reclamando disso, que definitivamente só trocando a tela. Obrigado

O meu Nexus 4 parou de funcionar a parte de baixo da tela cerca de 6 meses depois da compra, passou anos e agora na penúltima semana de maio voltou a aparecer. No primeiro caso, levei na assistência e resolveram, tela. No segundo caso com certeza é tela também pois já instalei CyanogenMod e continua. Eu acho que isso acontece quando o aparelho aquece muito e permanece por muito tempo, enfim. Preço fora da garantia sai por 350 a 450 reais.

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Rosaldo Alves
  • Posts no fórum: 1

11/06/2016, 23:55:58 via App

Olá pessoas...

possuo um Nexus 4 com Android 5.1.1 e há dois dias atrás ele travou as softkeys ...

observei que quando elas travaram a tela inteira congelou ...

uso o celular como despertador e, portanto, deixo ao lado da cama, mas ... coloco no modo avião. Quando acordei ontem, as softkeys estavam funcionando. Tirei do modo avião e logo a tela congelou e as softkeys morreram.

conclusão óbvia: dependia da rede. Como uso um firewall para limitar o uso da rede pelos apps, desativei o uso da rede pelo app de sistema Interface do Sistema.

as softkeys voltaram, e até agora estão funcionando.

— alterado em 11/06/2016, 23:56:36

Responder
Danielle Gaspar
  • Posts no fórum: 1

04/07/2016, 17:06:29 via Web

Você poderia me passar o passo a passo depois que seleciona o update.zip não consegui fazer o restante do processo.

Responder