[TUTORIAL][RESOLVENDO] Bootloop - Loop Infinito (Celular não sai do logo da fabricante - operadora)

• Respostas:62
  • AbertoNão stickySem resposta
  • Posts no fórum: 2.066

12/mar/2015 19:51:53 via Web

Oq é??

Primeiramente vamos esclarecer do q se trata; varios usuários (principalmente os q "mechem" mais com o aparelho) já sofreram com o problema, e varios nomes já existem para o mesmo (Loop Infinito, Bootloop, LoopingLogo...), q tbm pode ser ocasionado por diversas coisas, desde um aplicativo, até um 'Mod', Root ou a instalação de uma Custom ROM.

Atualmente existe uma infinidade de Aplicativos, Mods e ROM's disponíveis para instalação no seu aparelho, e dentre essa infinidade de Aplicativos, Mods e ROM's vc provavelmente vai encontrar diversos incompatíveis com o seu dispositivo, seja uma questão de hardware ou software existem varios tipos de incompatibilidade, e principalmente nos dispositivos Android grande parte destas incompatibilidades podem causar o temido (até agr kk) bootloop :'( (danger)

O objetivo é começar com a solução mais simples, q lógicamente foi provocado por algo mais simples, até a mais complexa delas.

Não existem requisitos ou downloads específicos, já q a solução dependerá do seu caso

image

1. Bootloop causado por Aplicativo

(Sem perder arquivos ou aplicativos)

Se vc acbou de instalar um aplicativo e ao seu aparelho reiniciar "entrou" em bootloop, e vc sabe ao menos o nome do aplicativo (Ex: Módulo do Xposed), a solução é relativamente simples, basta seguir os seguintes passos:

1. Baixe um Recovery q possua um Gerenciador de Arquivos (TWRP) correspondente ao seu aparelho
  2. Instale o Recovery (a instalação varia de acordo com cada aparelho, então basta procurar o processo para o seu modelo)
  3. Reinicie em Modo Recovery (o reinicio em modo recovery tbm varia de acordo com seu aparelho)
  4. Selecione a opção 'Advanced'
  5. Selecione a opção 'File Manager'
  6. Navegue até o diretório data/app
  7. A pasta correspondente ao Aplicativo vai estar neste formato

xxx.xxxxxx.nome_do_aplicatico

8. Selecione a Pasta

9. Selecione a opção 'Select'
  10. Exclua
  11. Volte ao Menu Inical
  12. Siga os passos de 1 à 10 agora com o diretório data/data
  13. Volte ao Menu Inicial
  14. Selecione a opção 'Wipe'
  15. Selecione a opção 'Advanced Wipe'
  16. Selecione as opções 'Cache - Dalvik Cache'
  17. 'Swipe to Wipe' (Deslize o dedo da direita para a esquerda na parte inferior da tela)
  18. Selecione a opção 'Reboot'
  19. Selecione a opção 'System'

(cool)

2. Bootloop causado por "Desconhecido"

Neste caso existem duas possíveis soluções, uma limpeza dos caches do aparelho, ou uma limpeza completa (reset), os dois são realizados por meio do Recovery. (Em dispositivos Motorola pode ser realizado via Prompt de Comando)

1. Reinicie em Modo Recovery (o reinicio em modo recovery varia de acordo com seu aparelho)
  2. Siga as insteuções para o seu Recovery

Stock (original do Aparelho)

• Limpeza dos Caches

1. Na maioria dos Recovery's Stock a Opção será 'Wipe Cache' ou algo do tipo
  2. Reinicie

• Limpeza Completa (reset)
  3. Na maioria dos Recovery's Stock a Opção será 'Wipe Data', 'Factory Reset' ou algo do tipo

4. Reinicie

TWRP

• Limpeza dos Caches

1. Selecione a opção 'Wipe'
  2. Selecione a opção 'Advanced Wipe'
  3. Selecione as opções 'Cache - Dalvik Cache'
  4. 'Swipe to Wipe' (Deslize o dedo da direita para a esquerda na parte inferior da tela)
  5. Volte ao Menu Inicial
  6. Selecione a opção 'Reboot'
  7. Selecione a opção 'System'

8. Selecione a opção 'Wipe'

9. Selecione a opção 'Advanced Wipe'
  10. Selecione as opções 'Data - Cache - Dalvik Cache'
  11. 'Swipe to Wipe' (Deslize o dedo da direita para a esquerda na parte inferior da tela)
  12. Volte ao Menu Inicial
  13. Selecione a opção 'Reboot'
  14. Selecione a opção 'System'

CWM (foi mal se as instruções à respeito do CWM estiverem erradas, tem mt tempo q não o uso)

• Limpeza dos Caches

1. A opção será 'Wipe Cache' ou algo do tipo
  2. Volte ao Menu Inicial
  3. Reinicie

4. A opção será 'Wipe Data', 'Factory Reset' ou algo do tipo

5. Volte ao Menu Inicial
  6. Reinicie

(cool)

3. Bootloop causado por Instalação de ROM

Este é o mais "grave" tipo de bootloop, logo solucioná-lo será um pouco mais complicado, dependendo do aparelho... algmas ROM's embora para o seu aparelho, podem ser para outro modelo, ou de alguma outra forma apresentar algum outro tipo de incompatibilidade, oq pode gerar o "pior" dos bootloop's, no qual a única solução será reinstalar a ROM Stock do seu aparelho.

Oq é "ROM Stock": ROM Stock é aquela liberada pela fabricante do seu aparelho, sem vínculos com operadoras, seria uma espécie de ROM "virgem"

Para Reinstalar a ROM Stock do seu aparelho vc vai precisar:

1. ROM q provavelmente será um arquivo .zip
  2. Aplicativo para instalação da ROM, seja Odin ou Prompt de Comando vc vai precisar de um programa q "envie" sua ROM para seu aparelho e à faça funcionar
  3. Tutoria vc provavelmente vai precisar de um tutorial específico para reinstalação da ROM Stock do seu aparelho, eles podem ser encontrados tanto aqui no AndroidPit quanto no YouTube ou outros sites

Obs: No caso da Instalação de Custom's ROM's oq pode resolver é a reinstalação do arquivo .zip... ROM's como CyanogenMod por exemplo, podem ter build's q causam bootloop's, ou o arquivo .zip pode estar corrompido... então baixe e instale a ROM novamente, e fique atento aos comentários do tópico ou página em q pegar o tutorial.

image

image

Se vc percebeu a falta de algum "tipo" de Bootloop no tutorial deixe nos comentários

Nem eu nem o AndroidPIT nos responsabilizamos por eventuais erros ou danos q possam ocorrer em seu aparelho.

Deixe seu Feedback

(cool)

— alterado em 4/out/2016 20:31:34 alterado por moderador

Novo no fórum?antes de postar qualquer coisa leia as regras Aqui
Sempre leia o tutorial varias vezes e só faça se tiver certeza do que esta fazendo

• Posts no fórum: 2.976

12/mar/2015 19:56:22 via App

Bom tópico, parabéns :D

Smartphone: Moto G 2014 (XT1069) - Codinome: Titan
Sistema: Marshmallow STOCK
Kernel: Stock M
Versão do Android: 6.0

• Posts no fórum: 520

13/mar/2015 6:04:57 via App

mt bom seu post, tava observando sobre bootloop de apps, pra isso vc deve ter dado permissoes root pra poder dar bootloop no smartphone mas ok, indo junto na idéia do tópico, aqui msm no AndroidPit, quando começaram a falar do XPosed beta para Lollipop, muita gente fico com o smartphone em bootloop, vc poderia escrever sobre isso.
repetindo seu topico esta mt bom

— alterado em 13/mar/2015 6:05:29

Conhecimento vem do seu professor, sabedoria do seu interior - Bruce lee

24
Conta desativada
  • Posts no fórum: 1.287

15/mar/2015 2:21:02 via Web

Lukas Andrade

mt bom seu post, tava observando sobre bootloop de apps, pra isso vc deve ter dado permissoes root pra poder dar bootloop no smartphone mas ok, indo junto na idéia do tópico, aqui msm no AndroidPit, quando começaram a falar do XPosed beta para Lollipop, muita gente fico com o smartphone em bootloop, vc poderia escrever sobre isso.
repetindo seu topico esta mt bom

o problema com o Xposed pode ser resolvido com a "opção" apps excluindo os data's do Xposed

ROM¹: CyanogenMod 12
ROM²: MIUI 5
MOD: MultiROM

• Posts no fórum: 1.002

15/mar/2015 3:11:03 via App

Pra instalar suave o Xposed no lollipop basta você primeiro instalar o apk, depois dar flash no zip ai dar wipe nos caches, e pronto, fiz assim mo meu Moto E que sempre dava esse loop maldito antes de dar wipe nos caches. Dica dada pelo Emerson pra mim em outro tópico.

¬ Aparelho: Moto X - 1ª geração
¬ Modelo: XT1058 / Ghost
¬ ROM: Stock 5.1 Otimizada
¬ Recovery: TWRP 2.8.7.0
¬ Root: SuperSU 2.46
¬ Kernel: Stock
¬ Android: 5.1

• Posts no fórum: 7

16/mar/2015 14:04:03 via Web

E quando não da pra reiniciar para fastboot ou recovery mode?
Estou com problema no meu Raze D3, consigo entrar na tela do bootloader, sendo que as opções não funcionam, qualquer opção que seleciono ele reinicia e desliga...já tentei fazer restauração por prompt, mas um dos comandos é reiniciar em modo fastboot, e o modo fastboot não entra, dispositivo foi reconhecido em gerenciamento de dispositivos, mas parece não ser reconhecido via prompt adb pra fazer o flash....

— alterado em 16/mar/2015 14:04:38

24
Conta desativada

16/mar/2015 15:56:38 via Web

Lucas Caminha

Estou com problema no meu Raze D3, consigo entrar na tela do bootloader, sendo que as opções não funcionam, qualquer opção que seleciono ele reinicia e desliga...já tentei fazer restauração por prompt, mas um dos comandos é reiniciar em modo fastboot, e o modo fastboot não entra, dispositivo foi reconhecido em gerenciamento de dispositivos, mas parece não ser reconhecido via prompt adb pra fazer o flash....

se o aparelho é reconhecido e entra em modo fastboot é bem provável q vc consiga restaurar... entretando se não é possível fazer flash de nada via prompt de comando o nome é Hard Brick, e as soluções são mais avançadas e especificas para cada aparelho

• Posts no fórum: 7

16/mar/2015 17:30:11 via Web

Thiago Matos

Lucas Caminha

se o aparelho é reconhecido e entra em modo fastboot é bem provável q vc consiga restaurar... entretando se não é possível fazer flash de nada via prompt de comando o nome é Hard Brick, e as soluções são mais avançadas e especificas para cada aparelho

Bom, sendo assim, não tem solução?
Olha o meu post por gentileza, lá tem detalhes do meu caso...(post do adroidpit mesmo)...link abaixo.
O aparelho não sai da tela de logo do fabricante...

Link do post:
http://www.androidpit.com.br/forum/642337/motorola-razr-d3-ajuda-celular-nao-passa-da-logo-da-motorola

Desde já agradeço!
Estou desesperado com esse problema, celular do meu lado sem poder usar...=(

24
Conta desativada

16/mar/2015 19:14:35 via Web

Lucas Caminha

Thiago Matos

Lucas Caminha

Bom, sendo assim, não tem solução?
Olha o meu post por gentileza, lá tem detalhes do meu caso...(post do adroidpit mesmo)...link abaixo.
O aparelho não sai da tela de logo do fabricante...

Link do post:
http://www.androidpit.com.br/forum/642337/motorola-razr-d3-ajuda-celular-nao-passa-da-logo-da-motorola

Desde já agradeço!
Estou desesperado com esse problema, celular do meu lado sem poder usar...=(

eu li o seu post... recomendaria msm mandar para a autorizada... a partir do momento q não entra em modo fastboot é Hard Brick, pode haver soluções, entretanto vai ser dificial achar...

Obs: não instale arquivos ou aplicativos específicos para um aparelho em outro, recovery's, ROM's, Mod's, a maioria são específicos, e se instalados em outros aparelhos podem gerar complicações... maiores ou menores, q foi oq aconteceu com vc (cool)

• Posts no fórum: 638

23/mar/2015 0:37:31 via Web

Excelente post Thiago toma like, vamos criar um costume pessoal quando alguém faz algo que te ajuda ou passa alguma informação nova por parte de tópico, tutorial vamos ajudar dando like isso incentiva, ficou ótimo (cool)

A pressa é inimiga da perfeição e concubina da imperfeição... Ômega tester.

24
Conta desativada

23/mar/2015 17:18:50 via Web

Bira Rdf

Excelente post Thiago toma like, vamos criar um costume pessoal quando alguém faz algo que te ajuda ou passa alguma informação nova por parte de tópico, tutorial vamos ajudar dando like isso incentiva, ficou ótimo (cool)

realmente aqui no fórum nós não temos o costume de agradecer com like kkk é um bom costume, ajuda mt msm... (cool)

• Posts no fórum: 2

23/jun/2015 17:36:36 via Web

E quando vc sabe q foi causado pelo xplosed mas ñ encontra a pasta do aplicativo no data :(

9
Conta desativada
  • Posts no fórum: 133

23/jun/2015 17:53:14 via Web

Tarcio Cruz

E quando vc sabe q foi causado pelo xplosed mas ñ encontra a pasta do aplicativo no data :(

tem certeza q não encontrou a pasta do Xposed parceiro... procura direitinho man, já rolou comigo tbm...

Aparelho: Moto G 2013 -falcon-
ROM: MIUI 6
Kernel: Stock MIUI 6
Recovery: TWRP

• Posts no fórum: 2

16/out/2015 13:53:20 via Web

Boa tarde galera, a uns dias eu tava usando normalmente meu celular, quando do nada ele desligou, quando fui ligar iniciou o loop infinito, enquanto a bateria tem carga ele faz o loop incessantemente, além disso não entra em Modo Recovery, e no Modo Download apenas na primeira tela, quando pede pra eu clicar Volume Up pra confirmar que quero entrar no Modo Download ou Volume Down pra reiniciar o telefone, independente do que eu escolha ele volta a dar loop e não entra no Modo Download, e quando ponho o carregador o que fica dando loop é aquele ícone que aparece quando se carrega o celular desligado, sem mostra porcentagem de bateria nem nada.

• Posts no fórum: 153

16/out/2015 19:30:58 via Web

Gente, meu Moto G 2014 tá em bootloop. Eu vo tentar fazer os procedimentos aqui do tópico, mas ele ainda tá na tela de boot da Logo da Motorola (óbvio), então, como eu vou entrar em Recovery Mode com o celular em boot? Vlw

Aparelho: Moto G 2014 (XT1069)
ROM: CyanogenMod 14.1 (Oficial)
Android: 7.1 Nougat
Kernel: Stock

• Posts no fórum: 153

16/out/2015 21:37:48 via Web

Silvio Bervian

Boa tarde Miguel, a principio não consegue acessar o modo RECOVERY..só por ODIN MODE!!

Então, eu já consegui entrar no recovery de boas, eu segui um tutorial no YouTube (eu tava desesperado, hehe) e consegui (bastava ter segurado o power por 10seg...'-') ai eu consegui fazer tudo de boas, ja saiu do fastboot. mesmo assim, obrigado! ;)

Aparelho: Moto G 2014 (XT1069)
ROM: CyanogenMod 14.1 (Oficial)
Android: 7.1 Nougat
Kernel: Stock

• Posts no fórum: 1

30/nov/2015 16:02:38 via Web

fiz roof com cfauto root e fica no bootloop inifito tem como reculperar sem perder os dados do aparelho?

• Posts no fórum: 4

28/dez/2015 1:38:43 via Web

muito bom esse teu tutorial, mas será que tu pode me dar uma ajudinha aqui, ou alguém que entende disso também, pode? é que eu tenho um moto x 1ª geração e ele tá fazendo looping eternamente.. eu desbloqueei o bootloader dele, fiz root, instalei a CM12.1 e até então tava tudo muito que bem, mas foi quando eu fui inventar de instalar o xposed nele, que ele começou com essa bobagem de looping; eu não sei mais oque fazer, já apaguei as pastas como tu falou, fiz esse tal de wipe cache e dalvik seguido de reboot, e nada, nem sinal de vida, só o que eu ainda não fiz, foi esse último aí que tu disse, o tal de stock rom, até porque eu quero tentar de tudo antes de perder meus arquivos, fotos, videos, etc.. por favor me ajudem!!!