Como Ativar o suporte USB OTG no Galaxy Win Duos

  • Respostas:9
Hedmilton Almo
  • Posts no fórum: 3

21/05/2015, 05:53:25 via Web

Caros usuários,

Este é um desafio aos desenvolvedores.

Tenho um samsung Galaxy Win Duos
Versão android: 4.1.2
Número do modelo: GT-I8552B
Versão de banda de base:I8552BUBUANH1
kernel: 3.4.0-1565445

e sou superusuário (root)

Eu gostaria muito de poder utilizar o meu HD externo neste aparelho.

O problema é que aparentemente há uma incompatibilidade na saída usb que não reconhece o drive externo.

A simples utilização do cabo usb otg não é suficiente.

Fiz algumas pesquisas e descobri que alguns aparelhos não possuem a alimentação necessária, e por isso utilizam o cabo otg junto
com um cabo otg y, que permite uma alimentação energética que supre a falha.(Ex: Os aparelhos da motorola)

Também fiquei sabendo que para um celular se tornar um host é preciso uma atulisação para uma versão superior a Jelly Bean e um kernel que o habilite para isso.

Na pior das hipóteses, e eu não quero acreditar que seja, que meu aparelho tenha deficiência física que o impossibilita de executar a leitura de drives externos.

Por isso gostaria de saber se alguém faz ideia de como resolver essa questão. Seja utilizando um cabo para garantir a energia ou kernel pra que os drives da usb permitam a utilização da tecnologia otg (On-the-go, ou ambos.

Agradeço qualquer informação relevante

— alterado em 21/05/2015, 05:55:13

Responder
Lukas A.
  • Posts no fórum: 515

21/05/2015, 07:09:33 via App

bom primeiro, não existe muitos desenvolvedores para seu smartphone, segundo geralmente o smartphone sai de fabrica já com a conexão OTG,

Conhecimento vem do seu professor, sabedoria do seu interior - Bruce lee

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 6 881

21/05/2015, 11:48:23 via App

Lukas Andrade

bom primeiro, não existe muitos desenvolvedores para seu smartphone, segundo geralmente o smartphone sai de fabrica já com a conexão OTG,

Geralmente não, a conexão OTG vem de fábrica, como o aparelho não tem não há o que fazer.

Responder
Hedmilton Almo
  • Posts no fórum: 3

21/05/2015, 19:20:59 via Web

Praticamente o problema está ligado ao hardware do smartphone. Isso significa que nem utilizando uma voltagem extra com o auxilio de um cabo otg y eu solucionarei o problema?

Algum de vocês fizeram este teste?

Eu citei o exemplo dos celulares motorola que aparentemente não possuem a função devido ao hardware não possuir uma saída de voltagem suficiente para a ativação da função on-the-go e isso foi solucionado com a utilização de um cabo otg Y.

Analisem o vídeo que cito abaixo. A solução dada é bem clara e ilustra o que eu quero dizer. Além de reforça minha tese que o problema pode sim ser solucionado.

Pesquisem no YouTube: Cabo OTG USB para tablets e smartphone #ResterTECH S04E07 do canal ResterInternet

Observem as imagens:

image image

Outro fato curioso é que, segundo o manual do fabricante, o aparelho pode se comunicar via usb com impressoras, desde que sejam da mesmo fabricante, ou seja, é possível que o aparelho assuma o papel host tendo a impressora como periférico. Se isso pode acontecer apenas entre aparelhos do mesmo fabricante, a tese de que o problema está na forma de alimentação energética entre os aparelhos se confirma se levarmos em conta essa informação.

Após analisar os termos desta postagem, vocês ainda estão convictos de que não há realmente nada que possa ser feito?

— alterado em 21/05/2015, 19:46:51

Responder
amauri damico
  • Posts no fórum: 1

22/05/2015, 21:04:26 via Web

Já chegou a ver este cabo OTG Y?

Tive uma dificuldade pra achar o OTG normal... baita decepção quando não funcionou. (angry)

Responder
Hedmilton Almo
  • Posts no fórum: 3

23/05/2015, 01:06:32 via Web

Ainda não fiz o teste Amauri. Tenho o otg y, mas para fazer igual ao esquema ilustrado no post anterior, vou ter que esperar a encomenda do meu cabo otg normal chegar (com micro usb e usb fêmea) . Acredito que somente com a associação dos 2 cabos terei êxito, isso claro, se o problema estiver na alimentação energética como alguns relatam. Só depois do teste terei a resposta. Até lá só nos resta esperar. Wlw (cool)

— alterado em 23/05/2015, 01:07:43

Responder
Guilherme Gomes
  • Posts no fórum: 1

23/11/2015, 20:06:07 via Web

Eae cara deu certo o cabo otg Y?
Tbm tenho esse celular e fiquei desepsionado quando comprei o cabo otg normal e não funcionou (angry)

Responder
Roberto Casseli
  • Posts no fórum: 1

21/02/2016, 21:59:09 via Web

Opa tudo bem? Tenho um celular desse tambem e ja fiz trstes com cabo otg normal e y tambem nada reconheceu minha interface de audio usb! bom devido a alimentacao a interface ligou e o celular comecou carregar mais nao reconheceu o usb

Responder
Adriano Almeida Andrade
  • Posts no fórum: 1

17/05/2016, 00:42:12 via Web

Acho que todo Android com kernel 3.4+ tem suporte para OTG.
Ter suporte para OTG não quer dizer que esteja ativo.
O kernel deve habilitar toda a seção do OTG, em seguida o Android precisa ser alterado e por último, se necessário, o cabo OTG com alimentação externa deve ser feito.
Eu fiz duas dessas etapas. Ainda bem que meu kernel já veio preparado.
Posso ajudar vocês.
Email: a3*_adriano@*hotm*ail.*com (tire os *)

Responder
Américo Jurca
  • Posts no fórum: 1

26/06/2016, 18:12:29 via Web

Comprei um OTG USB Flash EAGET. Não funcionou no meu GT-l8552B. Então baixei um programa que checa a compatibilidade entre o aparelho e esse dispositivo. Pois tal programa confirma que o aparelho é compatível. O que acontece então?

Responder