Motorola Moto G (2014) — Estranho: Sinal GPS cai quando ativo 3G no chip da TIM

• Respostas:116
  • AbertoNão stickyRespondido
  • Posts no fórum: 3

5/ago/2016 23:58:17 via Web

Usando o chip 4G e a conexão 4G funcionou. Caso ele alterne mt para a conexão 3G, procure no google como travar o 4G na rede.

• Posts no fórum: 1

8/ago/2016 22:31:53 via Web

PRO PESSOAL QUE TA COM O PROBLEMA NO GPS PARA USAR POKEMON GO OU QUALQUER OUTRO APP Q UTILIZE O SINAL:

No meu caso, estava com problema na hora de utilizar minha rede 2g/3g juntamente com o GPS (No wi fi pega normalmente), após procurar em muitos sites e fóruns percebi que o erro está definitivamente na versão do Android Lollipop principalmente na primeira versão.

SOLUÇÃO ( que no meu caso resolveu ) :

-Depois de ter feito todos os procedimentos comuns como : desabilitar localização fictícias, usar o "agps" na parte de configuração da rede móvel e etc e mesmo assim não resolver baixem o aplicativo STATUS DO GPS e calibrem e configure todo seu gps novamente e exclui as configurações do gps e baixe-as novamente ( o app fornece todas essas opções), caso não saiba como procure em um tutorial de como mexer no app. Feito isso o gps rodará normalmente!

• Posts no fórum: 8

18/ago/2016 16:30:10 via Web

Também estou com o mesmo problema no Moto X Style. Tentei alteração c/ root, gps.conf e tal, nada melhorou.

Ele sempre falha quando troca pra 3G. No 3G, funciona 50% do tempo, caindo de 10 em 10 segundos.

Eu achei que era hardware (pois deixei o telefone cair no chão as vezes - com capa de TPU) mas depois de ler entendi que tem a ver com interferência. Quando 4G ou 2G, funciona normalmente, 100% fixado, na minha viagem diária entre cidades (40km). O celular permite deixar apenas 2G, mas isto é ruim, pois quando o Waze precisa da internet pra recalcular algo, demora minutos. E quando paramos de dirigir precisamos voltar pro 4G pra usar com velocidade, etc.

Se tivesse como "saltar" o 3G seria perfeito (4G pra 2G direto).

Agora o que achei bem estranho, é que o problema começou quando troquei da operadora Vivo pra operadora Tim.
Não sei se isto tem a ver com a frequência da operadora em si, ou porque, por ter cobertura 4G melhor na minha região, a Vivo acabava não trocando pro 3G tanto...

--edit--

Tive uma ideia que vou testar hoje: colocar um lock em 4G. Aí o meu celular pode até perder a conexão por uns tempos, mas não perde GPS - e a rota normalmente já esta salva no começo da viagem aonde tenho 4G/wifi. Vamos ver se funciona... :)

— alterado em 18/ago/2016 17:21:32

19/ago/2016 13:53:32 via Web

Continuando então... pra mim, o lock em 4G melhorou bastante a minha situação.
Claro eu não faria pra um usuário não técnico, porque ele vai ficar sem telefone em alguns lugares. No meu trecho fico uns 5km (de 40km) sem 4G. Ou seja: troquei o "procurando GPS" por "procurando rede", mas pra mim fica melhor.

(Em viagens mais distantes vou ter que botar "apenas 2G" mesmo.)

No futuro, vou considerar voltar pra Vivo devido a este problema.

• Posts no fórum: 7

21/ago/2016 0:29:22 via Web

Boa Noite Bruno,

Então, fiz o root no Nexus 5, reinstalei e segui esse tópico de suporte relacionado ao problema:
code.google.com/p/android/issues/detail?id=81140

Apos algumas tentativas de mudar o gps.config, deu certo com essa configuração: docs.google.com/document/d/12JGuF553-Yswh7IRhAZ77I0tpfyuTb0N9SpJ7_GygGE/edit#!

Esta funcionando ate o momento, fiz isso dia 16/08 e todas as vezes que usei o GPS + 3G ou 4G o sinal do gps estabilizou, não esta 100% ainda, acho que tem algum problema, mas nao tive oportunidade de mexer mais nisso, moro em uma região que não tem sinal celular(interior) e so a trabalho para a cidade.

Se eu tiver alguma problema novo irei relatar.

• Posts no fórum: 1

22/ago/2016 9:24:47 via Web

Estou com o mesmo problema, porém gostaria de fazer uma observação.

Trabalho com carro e utilizo um Roteador 4G com WIFI com chip apenas de dados da VIVO. No telefone uso um chip da TIM.

O que percebi logo de início é que a rede 4G por ter menor cobertura, derrubava o modem para o 3G, e durante essa troca o GPS caia momentaneamente.

Travei o modem em 3G e as quedas reduziram absurdamente.

Já usando o chip da TIM na cidade, notei que quando estava conectado no 4G e recebia uma ligação, o GPS também ficava off. Justamente porque a rede de voz ainda é 3G, então há essa comutação.

Hoje, em um outro carro, peguei a estrada apenas com chip da TIM, já travado no 3G, e onde o sinal de dados era ruim (praticamente toda estrada) o GPS ficava off. Na volta, resolvi desligar os dados móveis e o GPS não falhou 1 vez sequer.

Minha conclusão é a seguinte:

Existe uma falha do Google (Maps/Waze) que quando a conexão é nula (com ping infinito), trava o GPS. Ou seja, onde a cobertura 4G/3G/2G da operadora for ruim o GPS travará.

A maioria do pessoal muda a rede pra 2G e funciona justamente porque além de maior alcance, tem mais estabilidade na latência.

Esse é um problema grave que pela data do post já deveria ter sido corrigido.

22/ago/2016 12:47:48 via Web

Existe uma falha do Google (Maps/Waze) que quando a conexão é nula (com ping infinito), trava o GPS. Ou seja, onde a cobertura 4G/3G/2G da operadora for ruim o GPS travará.

Se fosse problema de dados, os aplicativos offline (ex Here Maps) funcionariam sem problema com o 3G ligado, concorda?

Por isso que me parece ser, sim, interferência. Mas, talvez tenha mais de um problema diferente..

• Posts no fórum: 18

22/ago/2016 17:55:21 via Web

hugows

Se fosse problema de dados, os aplicativos offline (ex Here Maps) funcionariam sem problema com o 3G ligado, concorda?

Por isso que me parece ser, sim, interferência. Mas, talvez tenha mais de um problema diferente..

Também acho que não seja problema de dados. Por que mesmo colocando para usar apenas o sinal do GPS, porém com o 3G ligado, o erro continua.
E mesmo se ficar parado onde tem cobertura 3G, também perde o sinal do GPS.

22/ago/2016 18:17:24 via Web

E mesmo se ficar parado onde tem cobertura 3G, também perde o sinal do GPS.

Exatamente. E isto pode ser verificado com softwares de testes como GPS Status (não posso colar links) - e não apenas os softwares gigantes de navegação.

— alterado em 22/ago/2016 18:17:43

• Posts no fórum: 18

23/ago/2016 5:05:44 via App

Dalmir Ribas

Boa Noite Bruno,

Então, fiz o root no Nexus 5, reinstalei e segui esse tópico de suporte relacionado ao problema:

Apos algumas tentativas de mudar o gps.config, deu certo com essa configuração: docs.google.com/document/d/12JGuF553-Yswh7IRhAZ77I0tpfyuTb0N9SpJ7_GygGE/edit#!

Esta funcionando ate o momento, fiz isso dia 16/08 e todas as vezes que usei o GPS + 3G ou 4G o sinal do gps estabilizou, não esta 100% ainda, acho que tem algum problema, mas nao tive oportunidade de mexer mais nisso, moro em uma região que não tem sinal celular(interior) e so a trabalho para a cidade.

Parece que essa é a solução. Por enquanto resolveu no meu.

23/ago/2016 14:19:46 via Web

Bruno G.

Dalmir Ribas

Boa Noite Bruno,

Parece que essa é a solução. Por enquanto resolveu no meu.

Poxa, eu acho que tentei essa config e nao funcionou. Depois removi o root novamente pra poder receber os updates...

24/ago/2016 18:36:53 via Web

Pra mim nao resolveu nada... única solução que vejo é mudar de operadora. (meu telefone é praticamente novo..)

25/ago/2016 1:27:48 via Web

Olha, hoje fiz algumas operacoes bem mais simples (principalmente resetar os dados no app Gps status) e não ocorreu o problema. Estranho que funfou no mesmo dia que a Tim retornou dizendo que verificou minha linha e tal...

Teste continua amanha.. abs

— alterado em 25/ago/2016 1:28:23