É necessário desbloquear o bootloader para instalar o Android 5.1 no Moto G 4G XT1040?

  • Respostas:1
Luiz Filipe
  • Posts no fórum: 7

07/06/2015, 16:46:33 via Web

Bom dia pessoal, gostaria de relatar um acontecido que me deixou com essa dúvida.
Fui instalar o Android 5.1 em meu Moto G 4G XT-1040, com bootloader bloqueado, e nada feito. A instalação iniciava, mas na metade abortava. Segui em minhas tentativas, tentei reinstalar a 4.4.4 KitKat e assim fiz, mas não resolveu.
Então decidi que retornaria a 4.4.3, e o fiz. A instalação prosseguiu normalmente, o aparelho iniciou mas não conseguia o atualizar para a 4.4.4. Aí a vaca torceu o rabo, fui tentar instalar a 4.4.4 via Fastboot, porém errei a pasta de arquivos e acabei fazendo o flash com a 5.1.
Aí fodeu porque como todos sabemos não há como voltar da Lollipop para a KitKat, e a instalção foi mal sucedida, pois foi da 4.4.3 direto para a 5.1 e o aparelho só iniciava em fastboot eu com o aparelho na Lollipop segundo quem entende do assunto só teria uma saída:
Assistência técnica.
Mas a ideia de pagar cerca de R$300,00 para arrumar uma bobeira assim, em dois segundos, não me agradava nada.
Tentei o dia todo fazer o flash da 4.4.4 e 4.4.3, porém sempre sem sucesso, a instalação sempre falhava em alguns pontos e o celular só iniciava em fastboot.
Aí fiz oque não havia pensado em fazer antes, me arrisquei perdendo a garantia e desbloqueei o bootloader.
Pronto. Como havia feito o Flash da 4.4.4 antes do desbloqueio, e de alguns pontos da instalação (que creio serem relacionados ao bootloader), o aparelho iniciou na mesma, com tudo funcionando.
A partir desse ponto consegui passar a 5.1 novamente para a memória e instalar normalmente.
Alguém pode me falar se esse relato tem alguma lógica?

Responder