Samsung Galaxy Tab — Galaxy Tab E 9.6 Wi-Fi (SM-T560) com problemas de gerenciamento de bateria

• Respostas:13
  • AbertoNão stickySem resposta
  • Posts no fórum: 16

10/fev/2016 23:32:36 via Web

Olá. Tenho um Samsung Galaxy Tab E 9.6 Wi-Fi (SM-T560) que ainda está no Android 4.4.4 KitKat embora seja um tablet intermediário lançado em Junho de 2015 (o Android 5.1 Lollipop já estava rolando nessa época). O curioso é que três meses depois, a Samsung lançou nos Estados Unidos o mesmo modelo mas com 7200mAh de bateria, suporte a conexão 4G, processador Qualcomm Snapdragon 410 (o meu é processador Spreadstrum) e Android 5.1.1 Lollipop, e veio com o código SM-T567 e é exclusivo da operadora Verizon. E em Janeiro de 2016, a Samsung trouxe mais um integrante da família, o Galaxy Tab E 8.0 (SM-T375 (Wi-Fi) e SM-T377 (4G)) já com o Android 5.1.1 Lollipop (e recebeu uma atualização que o levou para a versão 6.0.1 Marshmallow).
O meu modelo sequer tem previsão de atualização para outra versão do Android, indicando que ele ficará preso na versão atual (vai ver, essa sempre foi a ideia).

Mas enfim. Não sei se é generalizado ou se só a minha unidade que está sendo afetada, mas o tablet quando você o deixa ligado a bateria até que se comporta bem. Contudo, quando eu resolvo desligar o dispositivo, se por um acaso o tablet está com 60% de bateria ou menos e ele fica poucas horas desligado, quando resolvo religá-lo eis a surpresa: o tablet não inicia. Supondo que seja a bateria, o ponho na tomada e o que eu descubro? Que a bateria estava zerada, vazia. Isso mesmo, ele drena a bateria mesmo desligado. São 5000mAh sendo que mais da metade se esvai em pouco tempo sendo que ligado cada porcento cai em um ritmo aceitável.

Não sei se é falha de hardware ou falha de software. Prefiro acreditar na segunda opção.

O que vocês me dizem?
image
image

— alterado em 16/dez/2016 18:15:32

11/fev/2016 22:29:22 via Web

Eu não acredito que seja questão de resetá-lo, já que isso foi feito recentemente e o aparelho se comporta bem quando ligado.

• Posts no fórum: 1

16/dez/2016 10:20:32 via Web

Olá! Comprei no Black Friday este mesmo tablet e estou muito irritada porque ele passa a noite toda na tomada e de manhã simplesmente não está carregado! Encontro ele com somente 50% de bateria...

16/dez/2016 18:18:52 via Web

A Samsung finalmente mandou uma atualização de software para ele, depois de mais ou menos 1 ano na mesma.
Vamos ver se agora o tablet se comporta melhor.
Ainda na esperança de que, pelo menos, o Android 5.0.2 Lollipop seja distribuído para ele, mas nessa "altura do campeonato" e como o chipset dele não tem boa reputação nesse quesito, já nem crio muito expectativa à respeito.

• Posts no fórum: 2

13/jun/2017 21:20:56 via Web

Olá, CAV. Queria saber se o problema da bateria com o Galaxy Tab E 9.6 foi corrigido? E se você acha que vale a pena comprar ainda hoje nessa faixa de preço. Valeu.

14/jun/2017 5:33:06 via Web

É o seguinte, Tiago.

Depois da minha postagem, a Samsung mandou duas atualizações de software pra ele. Uma em Dezembro de 2016 (1 ano depois da última atualização que ele tinha recebido), com o patch mensal da Google de Novembro de 2016, e outra em Março de 2017, com o patch de Dezembro de 2016.

Mas na minha unidade, continua do mesmo jeito.

Daí se levanta a hipótese: ou os patches realmente não resolveram o problema, ou é um defeito do meu próprio aparelho, restrito no máximo a um pequeno lote. Sem relatos de outros usuários desse modelo, fica difícil chegar numa conclusão.

Agora, sobre se vale a pena comprá-lo em 2017 ou não, eu digo que depende. Ele está com Android defasado, com patch defasado (e não deve receber mais nada), mas tem um tamanho de tela interessante, pode servir para jogos casuais e visualização de vídeos (não esperando algo excelente nesse caso). Ah! E é melhor sempre garantir que o carregador original dele funcione, porque ele é bem exigente com carregador e cabo USB (mais uma vez, não sei se isso é restrito a meu aparelho, ou ao lote do meu aparelho, ou se é geral), isto é, se você colocar outro tipo de carregador, ele vai mostrar um "X" no ícone da bateria, e isso pode atrapalhar na hora de plugá-lo no computador, por exemplo.

Se você quer um tablet, eu ainda acho que você deveria investir um pouco mais e garantir um Galaxy Tab A ou, melhor ainda, um Galaxy Tab S.

— alterado em 15/jun/2017 5:51:13

• Posts no fórum: 2

14/jun/2017 18:26:15 via Web

Valeu pela resposta, ajudou bastante.
Pode ser que esse problema da bateria seja restrito apenas a um lote realmente, mas mesmo que exista, não afetará muito caso não desligue o aparelho, correto?
No caso a necessidade de uso seria para aplicativos básicos de streaming e redes sociais, e reprodução de vídeos, não precisa ser algo muito bom. Não necessitando de um hardware melhor. Não encontrei opção melhor disponível nessa faixa de preço para dispositivos vendidos aqui no Brasil, infelizmente. Então acho que vou investir.
Muito obrigado pela ajuda.

15/jun/2017 5:50:37 via Web

Ligado, você não deve ter problemas com ele.
E é como eu falei, pra uso não hardcore, ele tá valendo.

17/jul/2017 19:59:47 via Web

Opa, valeu pelo link.
Outra coisa, tem alguma rom para esse tablet?
O mais próximo que cheguei foi o Lineage OS, mas apenas para o SM-T560NU.

18/jul/2017 1:57:14 via Web

Pra falar a verdade, eu nunca corri atrás disso também (a verdade é que quem usa mais o dispositivo é o meu irmão).
E acho até justificável essa dificuldade em encontrar ROMs pra ele, já que não é tanta gente que tem esse modelo especificamente.

— alterado em 18/jul/2017 2:01:49

22/jul/2017 17:26:20 via Web

Prezado Cav, tenho esse mesmo tablet. Apesar de acha-lo bom pra navegação e leitura, principalmente por conta do tamanho da tela, tenho problemas com vídeos no YT.
Vídeos em 720p@60 fps ficam travando. O som continua a ser reproduzido e o vídeo trava.
Vc tem esse problema também? Será por conta de pouca memória?