Atualização de ROM

  • Respostas:6
teclesoft
  • Posts no fórum: 4

16/02/2016, 18:24:56 via Web

Eu sou novo nesta área...Comprei um aparelho vinculado com a operadora, e vem lotado de coisas ref. a ela, só que nem cliente desta operadora eu sou, comprei o celular sem plano sem nada.. mas vem com o logo da operadora quando ligo, dentro dele tem muitos aplicativos da operadora e isso estou achando que faz com que o celular consuma mais memória do que o normal. Eu não entendo muito de celular mas sou da área de tecnologia.. Lendo vi que dá para subir uma ROM CUSTOMIZADA que a fabricante disponibiliza, sem essas customizações das operadoras, minha dúvida é:
Se eu baixar essa ROM ORIGINAL DO APARELHO sem o vinculo com a operadora e subir no meu aparelho, depois eu conseguirei por exemplo baixar as atualizações automaticamente como faço hoje, indo lá em configurações, sobre o aparelho e clicar para verificar se existem atualizações? Entendo que hoje por conta da minha ROM sem vinculada com a operadora, eu tenho que esperar a operadora customizar a nova versão do android ou da atualização e disponibilizar para "seus" clientes, e uma ROM sem esse vínculo com a operadora a atualização vem do google mesmo.. Então se minha linha de raciocínio está correta, se eu atualizar a minha ROM para uma padrão de fábrica, eu passarei a receber as atualização da google e nao mais da minha operadora a qual o celular tá "vinculado".. É isso? Outra dúvida é... Se eu subir essa ROM original da samsung eu estarei fazer o tal de Root? ou uma coisa não tem nada haver com a outra, pois como o celular é novinho tenho receio de depois precisar de acionar a garantia e por conta destes processos eu ter perdido o direito a garantia.
Obrigado.

Responder
Eduardo Henrique
  • Posts no fórum: 2

09/04/2016, 07:36:02 via App

Achei o tópico que eu queria! Minhas dúvidas são exatamente essas. Alguém poderia nos ajudar?

Responder
teclesoft
  • Posts no fórum: 4

09/04/2016, 15:05:12 via Web

Eduardo, essa minha dúvida é um tanto antiga e veja que NINGUÉM até o momento sequer respondeu parte dela. Mas como eu disse sou de tecnologia e mesmo sem ter experiência com celulares resolvi por conta e risco fazer o procedimento, e vai aí meu relato.
1 - Quando eu comprei o aparelho ele veio de fábrica com a versão lollipop do Android.
2 - Peguei a ROM customizada e apliquei no meu aparelho por conta e risco e acabou dando certo.
3 - Saiu o logo da operadora, os aplicativos dela e todo o resto que eu queria remover saiu com a atualização da ROM.
4 - Minha preocupação depois que atualizei o Lollipop usando a ROM customizada foi de não receber mais a atualização automática e sempre ter que atualizar usando ROM customizada.
5 - Como eu já havia atualizado com a ROM customizada, passei a ficar quase todos os dias vendo se existia atualização automática disponível pelo aparelho e nada.
6 - Depois de uns 25 ou mais dias não lembro ao certo eu já havia meio que esquecido de ficar tentando.
7 - Comecei então a procurar a nova versão 6 do Android para subir no meu aparelho e não achava nada para ele e nada da atualização automática.
8 - Com isso uns 20 dias atrás entrei meio que desacreditado nas atualizações automáticas e apareceu que havia uma atualização disponível para o meu aparelho de mais de 1Gb. Na hora peguei o caregador e coloquei para baixar.
9 - Neste momento eu estou com a versão 6.0.1 Marshmallow que veio de forma automática para o meu aparelho.
Agora da onde veio a atualização eu não sei te responder se da Google ou da operadora ou algum repositório na Internet que já estava configurado na ROM customizada que baixei na Internet não. Sei se é possível alguém customizada a ROM para disponibilizar atualizações de um outro repositório (servidor de terceiros) por exemplo o que seria perigoso.
Enfim, espero que alguém com mais conhecimento nesse assunto do que nos dois possa esclarecer as dúvidas que restam. E espero que isso te ajude.
Abraço.
Teclesoft

Responder
Conta desativada
  • Posts no fórum: 267

09/04/2016, 15:50:38 via App

Qual o modelo do seu celular?

Responder
teclesoft
  • Posts no fórum: 4

09/04/2016, 16:45:21 via Web

S6 G920I

Responder
Eduardo Henrique
  • Posts no fórum: 2

10/04/2016, 09:50:28 via App

Que coincidência Teclesoft, meu celular é o mesmo! Ajudou sim esse seu relato, obrigado! Vou tentar instalar no meu celular pra "desvinculá-lo" da operadora.
Sobre o root, saiu um artigo esses dias aqui mesmo no AndroidPit sobre isso. Pelo que eu entendi, instalar uma ROM dessa forma é sim fazer root, e infelizmente perdemos a garantia ao fazer isso (com exceção de algumas fabricantes como a Xiaomi, por exemplo, como comentou um leitor nesse artigo).

Responder
teclesoft
  • Posts no fórum: 4

10/04/2016, 14:14:40 via Web

É fazer o que... nao se pode ter tudo ao mesmo tempo.. boa sorte aí... depois volta para contar a sua experiência se fizer o procedimento pois ajudará os demais.
Abraço
Teclesoft

Responder