Motorola Moto G (2015) — CyanogemMod no Moto G para liberar RAM, vale realmente a pena?

  • Respostas:10
Gabriel Rezende
  • Posts no fórum: 4

21/03/2016, 15:39:00 via Web

Olá,

Eu acabo de comprar um Moto G 2015( 1Gb de ram), e eu gosto muito da ROM (quase) pura e tudo mais.
Mas a versão fiquei um pouco chateado com o performance. Pela faixa de preço eu ainda acho o celular mais em conta, o problema é que eu tinha um Nexus 4, celular de 2012, 2 Gb de RAM e mais processador. A princípio eu pensei que não iria ver muita diferença, mas estou sentindo bastante na troca de app, nada que me arrependido de ter comprado um novo, a camera do Moto G 2015 é muito melhor, e tem 4G. Mas gostaria de otimizar o celular o tanto quanto possível.

Percebi que cada MB de RAM conta, porque com poucos Apps abertos ele já usa quase tudo.

Fiz a soma de todos os Apps da Motorola, eles usam +/- 60 Mb, parece pouco, mas normalmente tem uns 22 MB livres, eu imagino que ele ainda precisou jogar muita coisa na memória virtual.

Agora, alguém sabe se o CyanogenMod, como não vai rodar esses Apps, terá alguma vantagem? Ele otimiza mais a memória, tem recursos melhores para liberar espaço? Ou as customizações pesariam até mais na RAM?

Eu sei que algumas coisas da ROM originais eu conseguiria pegar de volta com alguns Apps, mas nem penso nisso agora.

Obrigado.

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

21/03/2016, 17:47:05 via App

Gabriel Rezende

Olá,

Eu acabo de comprar um Moto G 2015( 1Gb de ram), e eu gosto muito da ROM (quase) pura e tudo mais.
Mas a versão fiquei um pouco chateado com o performance. Pela faixa de preço eu ainda acho o celular mais em conta, o problema é que eu tinha um Nexus 4, celular de 2012, 2 Gb de RAM e mais processador. A princípio eu pensei que não iria ver muita diferença, mas estou sentindo bastante na troca de app, nada que me arrependido de ter comprado um novo, a camera do Moto G 2015 é muito melhor, e tem 4G. Mas gostaria de otimizar o celular o tanto quanto possível.

Percebi que cada MB de RAM conta, porque com poucos Apps abertos ele já usa quase tudo.

Fiz a soma de todos os Apps da Motorola, eles usam +/- 60 Mb, parece pouco, mas normalmente tem uns 22 MB livres, eu imagino que ele ainda precisou jogar muita coisa na memória virtual.

Agora, alguém sabe se o CyanogenMod, como não vai rodar esses Apps, terá alguma vantagem? Ele otimiza mais a memória, tem recursos melhores para liberar espaço? Ou as customizações pesariam até mais na RAM?

Eu sei que algumas coisas da ROM originais eu conseguiria pegar de volta com alguns Apps, mas nem penso nisso agora.

Obrigado.

Minha mãe ganhou um Moto G3 e eu possuo um Nexus 4 no Marshmallow pela Fake Rom (6.0.1 de Março) e dificilmente o Snapdragon 410 com 1gb de RAM iria ser quase a mesma coisa, mas chega perto, lembre-se que o Moto G é um intermediário e não um gama alta como o antigo Nexus que ainda tem boa força, enfim, sobre CyanogenMod eu recomendaria usar apenas quando acabar o suporte do aparelho pois há tempos atrás vi pessoas aqui no fórum reclamando do desempenho de ROMs customizadas para os Motorolas, reclamando que perderam desempenho, sem contar que o aparelho é novo e você já vai perder uma das coisas que é interessante nele, como as futuras atualizações oficiais, mas vai de cada um.
Sobre RAM até onde eu sei os Android não possuem memória virtual e também lembre-se que no Android quanto mais memória cheia, melhor será o multi-tarefas e se mesmo assim você não gostar, desabilite alguns apps e use, só não dá pra você querer o desempenho do Nexus 4 em um Moto G. Pra você ter uma ideia, o Nexus 4 ainda tem um desempenho bem próximo do Moto X Play e seu Snapdragon 615. Espero ter te ajudado.

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Gabriel Rezende
  • Posts no fórum: 4

21/03/2016, 17:58:23 via Web

Obrigado Ader,

Eu não esperava mesmo desempenho melhor, eu ficaria com o meu Nexus 4 até o final da vida dele, e aconteceu, haha, a camera estava ruim e e tela parou de funcionar porque fiz a besteira de deixar cair no chão haha. O Nexus ainda é meu backup de celular, caso aconteça alguma coisa eu levo ele para consertar, até tentei, mas estava muito caro. Principalmente porque peguei o Nexus 4 em uma promoção de 750 reais, haha.

Você tem argumentos bons, melhor mesmo esperar acabar o suporte oficial, que deve ir até o meio do ano que vem mais ou menos eu imagino.
Ele não tem memória virtual? Mas de qualquer forma ele mata os apps, e nem os antigos, eu estou em um App, vou para o email, quando eu volto para o App anterior ele já tem que carregar de novo, isso que irritou um pouco.

Valeu ai pelas dicas Ader. Abraço!

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

21/03/2016, 18:20:09 via App

Gabriel Rezende

Obrigado Ader,

Eu não esperava mesmo desempenho melhor, eu ficaria com o meu Nexus 4 até o final da vida dele, e aconteceu, haha, a camera estava ruim e e tela parou de funcionar porque fiz a besteira de deixar cair no chão haha. O Nexus ainda é meu backup de celular, caso aconteça alguma coisa eu levo ele para consertar, até tentei, mas estava muito caro. Principalmente porque peguei o Nexus 4 em uma promoção de 750 reais, haha.

Você tem argumentos bons, melhor mesmo esperar acabar o suporte oficial, que deve ir até o meio do ano que vem mais ou menos eu imagino.
Ele não tem memória virtual? Mas de qualquer forma ele mata os apps, e nem os antigos, eu estou em um App, vou para o email, quando eu volto para o App anterior ele já tem que carregar de novo, isso que irritou um pouco.

Valeu ai pelas dicas Ader. Abraço!

Mas jovem, essa história do APP recarregar ou ser fechado é a carência da RAM, 1gb de RAM para os apps de hoje com um uso um pouco acima da média já faz falta, essa recarregada não é o aparelho e nem o sistema, é a pouca quantidade de RAM para manter vários processos abertos.

Uma explicação, o Android não tem memória virtual, ele tem memória cache que é de longe parecida mas não é a mesma coisa.

Sobre o G3 você pode fazer o seguinte, vá em Configurações ~> Sobre o Telefone ~> Toque 7 vezes em Número da Versão, a opção Programador vai aparecer, dentro dela, lá embaixo você pode escolher apps para entrar em modo inativo e diminuir o número de processos em segundo plano, o que agilizaria o aparelho como um todo, outra opção é diminuir o tempo das transições de tela que geralmente fica configurado como 1x você pode baixar pra 0.5x algumas pessoas e em certos aparelhos há diferenças, eu particularmente não vi muitas mas enfim, pode ser questão de gosto vai saber kkk.

Sobre a CyanogenMod, é fato que como ela não tem todos os apps da Motorola ou os outros da Google você teria na teoria um desempenho melhor, mas desde que li aqui sobre as custom ROMs não terem desempenho legal nos motorolas, em meu futuro Moto X Style eu só usarei nos últimos, últimos casos ela. Talvez isso seja nos motorolas antigos e que hoje com o passar do tempo já tenha sido corrigido mas temos que ver que as vezes as ROMs são feitas sem os drivers originais ou quando são, levam tempo até atingir uma maturidade e convenhamos, o Moto G3 ainda é novo, quase um bebê kkkk perto de um Nexus 4 ou Moto X 2014

Pra finalizar, em minha visão acho algo bobo e um tanto radical (Se é que me entende) que ao comprar um aparelho novo a pessoa já saia colocando custom ROMs, acho desnecessário pois o aparelho ainda terá praticamente um pouco mais de 2 anos de vida até a empresa anunciar que não haverá mais atualização, e nesse tempo meu amigo, muita coisa pode acontecer como vícios ocultos aparecerem, falhas de hardware e outras coisas que você não pagaria pra uma assistência autorizada arrumar. Lembro de um caso que seria engraçado se não fosse triste que aconteceu aqui no fórum e virou um exemplo que vez por outra eu conto.

Um moço comprou o Moto X Play no lançamento e nos primeiros dias (primeiro ou segundo) ele desbloqueou o bootloader (Lembrando que o da Motorola não é igual do Nexus que você pode "reviver" a garantia travando o bootloader quando quiser) e ao colocar o TWRP ele acabou apagando o sistema inteiro (todas as partições) e ao vir procurar a Stock Rom da Motorola ninguém tinha ainda, nem mesmo a motorola tinha liberado e ele ficou uns dias ou meses sem o aparelho funcionar se não me engano por não ter outro sistema para instalar @.@. Caso bem doido.

Claro que isso foi no lançamento mas enfim. Acredito que você tenha entendido meu ponto de vista sobre o assunto de custom Rom ao comprar o aparelho que ainda tem tempo de vida pela frente.

Pra fechar (De novo. Desculpe!), antes de decidir correr atrás do Moto X Style, eu tava pensando no Moto X 2014 e mesmo ele já não tendo tempo de vida com relação a atualização, eu iria ficar com ele original por 6 meses a 1 ano pra garantir que ele não teria nenhum problema e aí sim fazer modificações.

— alterado em 21/03/2016, 18:23:47

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Gabriel Rezende
  • Posts no fórum: 4

21/03/2016, 18:24:50 via Web

Sim, eu sei que é pela falta de RAM, por isso senti a diferença do Nexus para ele. Eu já desativei tudo que poderia de animação, nem reduzi o tempo, desliguei mesmo, haha.
Eu não iria instalar agora, esperaria uns meses, pra ficar de boa com a garantia e os problemas que podem dar, principalmente no começo.

Valeu pelas dicas!

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

21/03/2016, 18:27:41 via App

Gabriel Rezende

Sim, eu sei que é pela falta de RAM, por isso senti a diferença do Nexus para ele. Eu já desativei tudo que poderia de animação, nem reduzi o tempo, desliguei mesmo, haha.
Eu não iria instalar agora, esperaria uns meses, pra ficar de boa com a garantia e os problemas que podem dar, principalmente no começo.

Valeu pelas dicas!

De nada. =)

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Josenildo
  • Posts no fórum: 25

22/03/2016, 12:39:36 via Web

fez mau ter saído do nexus pra um moto G, 1gb de RAM hoje em Dia não da

e sim o Android usa Memória virtual, e se chama "Zram" que basicamente não é memória virtual, mais serve como

— alterado em 22/03/2016, 12:44:25

Responder
Josenildo
  • Posts no fórum: 25

22/03/2016, 12:41:01 via Web

eu tenho um moto X 2014, o celular não apresenta problema nenhum no uso, suave em tudo

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

22/03/2016, 12:50:07 via Web

Josenildo

fez mau ter saído do nexus pra um moto G, 1gb de RAM hoje em Dia não da

e sim o Android usa Memória virtual, e se chama "Zram" que basicamente não é memória virtual, mais serve como

Curioso, vou procurar sobre a comparação entre a tal Zram e a memória cache pois fiquei curioso quando li isso aqui ~> "compcache" e o android usa desde a 4.4

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Ader Marcelo
  • Posts no fórum: 1 099

22/03/2016, 16:45:48 via Web

Ader Marcelo

Josenildo

fez mau ter saído do nexus pra um moto G, 1gb de RAM hoje em Dia não da

e sim o Android usa Memória virtual, e se chama "Zram" que basicamente não é memória virtual, mais serve como

Curioso, vou procurar sobre a comparação entre a tal Zram e a memória cache pois fiquei curioso quando li isso aqui ~> "compcache" e o android usa desde a 4.4

Rapaz, não descansei enquanto não li sobre e procurei entender melhor, então vamos lá.

O Android tem a zram ou compcache desde o android 4.4

Ela é uma ESPÉCIE de memória virtual, ou seja, não é de fato uma ;)
A zRam aloca um pedaço da memória Ram física e comprime dados da própria memória Ram (E não da memória de armazenamento como acontece com o Windows ;) )
Então ela descomprime o dado e consegue processar rapidamente usando a própria Ram.

Uma coisa que adorei saber e obrigado por me fazer correr atrás desse novo conhecimento, adoro demais!
Por fim fica uma coisa que eu sempre falo, até hoje as pessoas confundem/querem ou pensam que o Android é como o Windows sobre a questão RAM, onde ela precisa ficar vazia pra ser rápida, coisa que no android basicamente ela cheia temos benefícios por causa da multi-tarefa coisa que no windows não, e não podemos esquecer também que uma memória vazia no android permite a gente abrir mais processos para ficarem em espera para um próximo uso ;) então é quase um misto dos dois, mas dizer que ela vazia vai resolver todos os problemas de desempenho como no windows não procede =D

Não Diga Coisas Sem Nexus!

Responder
Gabriel Rezende
  • Posts no fórum: 4

22/03/2016, 23:43:07 via Web

Josenildo

fez mau ter saído do nexus pra um moto G, 1gb de RAM hoje em Dia não da

e sim o Android usa Memória virtual, e se chama "Zram" que basicamente não é memória virtual, mais serve como

O problema é que eu não migrei por opção, a tela quebrou (caro demais para consertar) e a camera já estava ruim, uma tristeza, haha.

Responder