Descriptografar Cartão SD que o Android 6.0 fez

  • Respostas:31
Hikaro Pacheco
  • Posts no fórum: 3

09/04/2016, 01:35:34 via Web

Olá galera, sou novo na área...
Eu queria saber se tem como Descriptografar o cartão sd que eu criptografei no android 6.0
Formatei o celular e o mesmo cartão sd não pega mais no celular, queria usar ele para armazenamento de dados comum, como antes !
Agradeço desde já

Responder
Joel S.
  • Posts no fórum: 26

09/04/2016, 01:58:14 via Web

tenta abrir ele pelo notebook, formatar ele, fazer backup antes se tiver alguma coisa importante, ou se nao conseguir fazer backup formate o cartão depois recupere os arquivos do cartão

Responder
Hikaro Pacheco
  • Posts no fórum: 3

09/04/2016, 02:19:54 via Web

Cara, o problema é que não aparece o sd criptografado no notebook ou computador, já testei em vários

Responder
Joel S.
  • Posts no fórum: 26

09/04/2016, 03:00:03 via Web

então nao da mais, não será possível ler os dados do cartão em outro aparelho ou no PC, so no aparelho que usou pra criptografar era possivel ler

Responder
Hikaro Pacheco
  • Posts no fórum: 3

09/04/2016, 03:15:24 via Web

eu abri ele em uma maquina que tem linux, consigo ver o que tem dentro porem não consigo formatar

Responder
RICARDO DE MELO AMARAL
  • Posts no fórum: 9

09/04/2016, 19:58:48 via Web

Verifique primeiro se o pen drive ou cartão possui trava manual
A primeira coisa que você deve fazer é verificar se o seu cartão ou pen drive tem uma trava manual que ativa/desativa as gravações. Caso você ache um botãozinho ou alavanca pequena, mude ela de posição e teste o dispositivo no computador.

Usando o programa Unlock Disk
Pois bem, seu pen drive não tem trava nenhuma e a dica acima não resolveu o seu problema, você pode então tentar usar o programa Unlock Disk.
Faça download do programa aqui: [Download Unlock Disk][1]

Faça o seguinte para usar o programa:
1- Coloque o seu pen drive ou cartão no computador e veja qual letra o sistema dá a ele. Ex: E:, F: etc.
2- Execute o programa como administrador, escolha a letra correspondente ao seu dispositivo e clique em “Desbloquear”.
Para executar como Administrador é simples: Clique com o botão direito em cima do arquivo e escolha a opção “Executar como Administrador”.

Responder
RICARDO DE MELO AMARAL
  • Posts no fórum: 9

09/04/2016, 20:00:23 via Web

sites.google.com/

site/recuperardatosdiscoduro/

recuperardatos/

unlockdisk.zip?

attredirects=0

Responder
RICARDO DE MELO AMARAL
  • Posts no fórum: 9

09/04/2016, 20:00:54 via Web

Junta o link esta pagina não deixa colocar links externos

Responder
RICARDO DE MELO AMARAL
  • Posts no fórum: 9

09/04/2016, 20:08:44 via Web

Após inserir um pendrive na porta USB para transferir alguns arquivos surge um aviso do Windows na tela: “O disco está protegido contra gravação. Remova a proteção ou insira outro disco”.

Você tenta formatá-lo e a mensagem continua a ser exibida, como se houvesse uma trava física impedindo que seu pendrive possa ser alterado. Essa mensagem também pode ser exibida quando estamos utilizando outros tipos de unidades removíveis como cartões SD, iPods, iPhones, MP3/MP4 Players, etc.

Como resolver essa situação?

Siga o tutorial abaixo para retirar essa proteção possibilitando assim a transferência de arquivos para unidades removíveis.

1ª etapa
Insira o dispositivo na porta USB do seu computador e tenha certeza de que ele foi reconhecido com sucesso. Uma mensagem no canto inferior direito da tela costuma confirmar esse reconhecimento.

2ª etapa
Baixe e execute este arquivo.

Se preferir execute o seguinte comando em seu Prompt com permissão de administrador.

No prompt digite o seguinte comando:

cd\reg add "HKLM\System\CurrentControlSet\Control\StorageDevicePolicies" /t Reg_dword /v WriteProtect /f /d 1

3ª etapa
Abra a janela Executar no "Menu Iniciar” e digite o comando regedit. Ao fazer isso, será aberto o Editor do Registro do Windows.

Navegando pelas pastas, encontre o seguinte caminho: KEY_LOCAL_MACHINE > SYSTEM > CurrentControlSet > Control > StorageDevicePolicies.

ATENÇÃO: Caso não exista a pasta StorageDevicePolicies você deverá criá-la.

4ª etapa
Clique duas vezes na chave WriteProtect, no Editor do Registro, e, na janela que surge, digite “0” (zero sem aspas) no campo Value data. Em seguida clique em “OK”.

ATENÇÃO: Se não houver uma chave chamada WriteProtect você poderá criá-la. Na hora de criar a chave escolha o tipo DWORD (32 bits).

Feche o editor e reinicie o computador. Insira o pen drive novamente e teste se a proteção foi removida com sucesso.

Segui os procedimentos, e agora, o que devo fazer?
Se seguir esse procedimento e mesmo assim ele continuar bloqueado é possível que ele esteja infectado por vírus ou que tenha sido feito em seu computador alguma restrição nas permissões de acesso ao pen drive.

Normalmente nas empresas são definidas políticas de uso do pen drive, e por decisão delas os computadores não irão reconhecer esse dispositivo em ambientes corporativos.

Outra possibilidade é de o defeito não estar em seu pen drive mas sim na porta USB do seu computador, plugue outros pen drives em seu computador e verifique se ocorre o mesmo problema, se persistir possivelmente o defeito está em seu computador e não na unidade removível.

Mas ainda há solução para tentar recuperar seu pen drive ! Continue lendo este artigo ! Cool

Tenho um artigo que ensina a recuperar os arquivos caso eles tenham apenas desaparecidos. Leia: Meus arquivos do Pen Drive sumiram e outros viraram links.

Os passos abaixo ensinam como recuperar um pen drive defeituoso.

Deste passo em diante os dados contidos no seu pen drive serão apagados! O foco agora está em recuperar o pen drive e não as informações contidas nele.

Atenção: Deixe apenas plugado em seu computador o pen drive que apresenta problemas.

5ª etapa
Abra o prompt de comando no modo administrador.

Para quem usa Windows XP acesse: Menu iniar > Programas > Acessórios > Prompt de comando

Para quem usa Windows 7: Menu iniciar> No campo busca digite: CMD (clique com o botão direito sobre o programa CMD e clique sobre a opção "Executar como administrador" como mostra a figura abaixo)

No prompt digite: Diskpart

6ª etapa
Digite: List disk

Será exibida uma lista com todos os discos ligados ao computador, ou seja, é listado não só o pen drive como também o disco do computador. Para diferenciar é simples, pelo tamanho do disco você consegue identificar qual é o pen drive e quais são os discos do computador.

No meu caso o computador tem um disco interno de 1TB (931GB) e um pen drive de 32GB (29GB). A diferença de tamanho entre o disco do computador e o pen drive é gritante.

No meu caso o pen drive é representado pelo Disco 1

Para selecionar qual é o disco que vamos trabalhar (no caso o pen drive ) digite o comando seguido do número que representa o pen drive: Select disk

No meu caso o comando fica assim: Select disk 1

Verifique se selecionou o disco corretamente. Caso selecione o disco errado poderá perder todas as informações do disco selecionado equivocadamente.

7ª etapa
Agora vamos executar a limpeza completa do pen drive. Caso exista setores defeituosos eles passarão a não ser mais utilizados.

Digite o comando: Clean

Agora vamos criar uma partição primária. Digite o comando: Creat partition primary

Agora vamos formatar o pen drive. O tipo de formatação depende do tamanho do seu pen drive.

Se seu pen drive for igual ou menor que 2GB execute o seguinte comando: Format fs=fat32 quick

Se seu pen drive for maior que 2GB execute o seguinte comando: Format fs=ntfs quick

No meu caso o pen drive é maior que 2GB, então vou executar o comando descrito acima.

Observação: Caso tenha um erro informando que o disco não pode ser formatado porque está sendo usando por outra instância será necessário sair do prompt, ejetar o pen drive e pluga-lo em outra porta USB. Execute todos os comandos apresentados na 5ª etapa em diante.

Após concluir com êxito a formatação vamos listar as partições criadas. Execute o comando: List partition

Agora só resta ativar essa partição nova criada. Execute o comando: Active

Para encerrar digite o comando: Exit

Feche o prompt de comando e veja se o pen drive está funcionando normalmente.

Observação: Pode ocorrer do pen drive ficar menor, isso se deve ao setores defeituosos que passaram a ser ignorados pelo sistema. Setores defeituosos em uma unidade de disco flash (como é o pen drive) são normais de ocorrer após muitas utilizações, tempo de vida útil expirado, defeitos de fabricação, tempo em que ele ficou em uso ser demasiadamente longo, etc.

Executei todos os passos (ou parte deles) e o erro persiste
Durante a execução dos passos poderá ser apresentada mensagens de erro.

Se após executar todos os passos (ou parte deles) e o pen drive continuar não acessível provavelmente a falha é mais grave. Você poderá tentar baixar uma ferramenta da Mini Tool e executar os procedimentos descritos neste artigo.

Caso queira utilizar seu pen drive em locais não seguros (como faculdades, casa de amigos, LAN House, etc) apenas para ler arquivos a dica que posso dar está nesse artigo: Proteja seu pen drive contra vírus.

Responder
RICARDO DE MELO AMARAL
  • Posts no fórum: 9

09/04/2016, 20:10:34 via Web

Ou envie para meu endereço eu faço este tipo de concerto.

Responder
Vinicius Barrios
  • Posts no fórum: 1

27/10/2016, 15:49:10 via Web

Ricardo, eu tenho um pen drive com 32GB que eu utilizei como memória do celular e meu android criptografou o cartao, porem quando formatei o celular o cartao não é mais reconhecido, quando coloco o cartão no celular ele nem formata o cartão, quando coloco no PC ele não aparece nenhuma letra, porem quando entro em Computer manegement ele aparece, porem todas as opções ficam desbilitadas, nao da para formatar, segui todos os seus procedimentos porem não deu certo, vc poderia me ajudar?

Responder
Kenji Tago
  • Posts no fórum: 2

07/01/2017, 15:34:28 via Web

Fala amigo conseguiu resolver o problema?
Estou com o mesmo problema aqui

Responder
Kenji Tago
  • Posts no fórum: 2

07/01/2017, 15:35:46 via Web

Deu certo?
To com mesmo problema

Responder
Berenice Fernandes
  • Posts no fórum: 1

21/01/2017, 03:25:42 via Web

Por favor, estou com o mesmo problema... :(

Responder
Armando Corrêa
  • Posts no fórum: 3

17/04/2017, 21:34:53 via Web

Hikaro Pacheco

Cara, o problema é que não aparece o sd criptografado no notebook ou computador, já testei em vários

Eu tmbm já realizei essa operação em várias máquinas diferentes e não consigo acessar os dados no cartão?
Como recuperar os dados do cartão após a formatação?

Responder
Armando Corrêa
  • Posts no fórum: 3

17/04/2017, 21:38:06 via Web

Vinicius Barrios

Ricardo, eu tenho um pen drive com 32GB que eu utilizei como memória do celular e meu android criptografou o cartao, porem quando formatei o celular o cartao não é mais reconhecido, quando coloco o cartão no celular ele nem formata o cartão, quando coloco no PC ele não aparece nenhuma letra, porem quando entro em Computer manegement ele aparece, porem todas as opções ficam desbilitadas, nao da para formatar, segui todos os seus procedimentos porem não deu certo, vc poderia me ajudar?

Estou passando por essa mesma dificuldade e o que é pior, não possuo mais o aparelho da qual eu usava o meu cartão sd.

Responder
Marlon Walter
  • Posts no fórum: 1

08/06/2017, 07:29:02 via Web

Boa Noite eu consegui descriptografar meu cartão SD! que usei ele como memoria interna do cel Moto G3

A única forma foi inserindo o cartão no mesmo celular, entra em Armazenamento e USB, Clica na opção do cartão SD, em seguida no canto superior tem 3 pontos. (FORMATAR COMO PORTÁTIL) única solução que achei.
Quanto aos arquivos esquece, espero ter ajudado.

image
image
image
image

Responder
Giugleumo Bezerra
  • Posts no fórum: 1

29/07/2017, 02:38:49 via Web

Boa noite meus amigos. Tive o mesmo problema que vcs. Tinha um Lg G4 que acabei configurando o microsd de 32 GB como memoria interna. Tive a mesma infelicidade de retirar o cartão e dar um reset no aparelho para venda posterior.
Fazendo inúmeras pesquisas tive a ideia de usar um app de descriptografia: Crypt4All Lite (AES) juntamente com es file explorer app. Só que eu utilizei um otg leitor de micro sd. E voilá: o app es file começou a reconhecê-lo, daí foi só recuperar meus arquivos e depois formatar o cartão para não correr mais nenhum risco. Quando tiver um tempinho tentarei fazer um tutorial.

— alterado em 29/07/2017, 02:46:25

Ricardo Cunha

Responder
Ricardo Cunha
  • Posts no fórum: 2

15/08/2017, 00:36:13 via Web

Por favor me ensina, preciso muito, tentei o que vc falou e não consegui. nem que for maiso ou menos o tutorial.

Responder
Marcel Cesar
  • Posts no fórum: 1

18/08/2017, 21:45:13 via Web

Mesmo problema aqui. Usei como memória interna. Criptografei. Depois tive que fazer hard reset e voilá... nenhum celular le ou formata o cartão...

Ricardo Cunha

Responder
Henrique Ramos
  • Posts no fórum: 1

24/08/2017, 18:53:20 via Web

Olá Giugleumo Bezerra.
Pode descrever os passos que fez para recuperar os dados utilizando esses dois apps.
Obrigado.

Ricardo Cunha

Responder
Ricardo Cunha
  • Posts no fórum: 2

24/08/2017, 19:15:25 via Web

Henrique Ramos

Olá Giugleumo Bezerra.
Pode descrever os passos que fez para recuperar os dados utilizando esses dois apps.
Obrigado.

Eu também gostaria Giugleumo Bezerra.

Responder
george kuriqui
  • Posts no fórum: 1

07/12/2017, 00:05:21 via Web

Parceiro, para salvar o cartão eu coloquei ele em outro celular motorola e o formatei como dispositivo portátil
perdi os dados, mas recuperei meu cartão.

Ricardo Silvino da Cunha

Responder
Ricardo Silvino da Cunha
  • Posts no fórum: 1

07/12/2017, 03:52:16 via Web

Coloquei em um motorola. Ele começou a formatar mas travou nas duas vezes que tentei isso. E não consegui mais usar. Quando eu reinicio, ele diz que precisa formatar mas sempre trava e fica em 20%. Obrigado a atenção.

Responder
Marcia S Teles
  • Posts no fórum: 1

22/01/2018, 15:32:45 via Web

e como vc fez? Poderia explicar melhor,pq já tô louca e não consigo recuperar minhas fotos

Responder
jose abdias
  • Posts no fórum: 1

17/02/2018, 19:29:09 via Web

Eu irei fazer a formataçao com meu outro celular lenovo A7010 eu fiz essa merda e so conseguir resolver voltando o android pra 5.1 o meu ta com um amigo irei testar so não volto no moto g5 splus pq ta na garantia

Responder
Diego Brenha Ribeiro
  • Posts no fórum: 3

01/10/2018, 17:58:10 via Web

Boa tarde Ricardo,
Pode me ajudar? Na sétima etapa, quando tento criar a partição primária ele diz que não há espaço, e quando tento realizar a formatação ele pede para selecionar um volume. O cartão de memória está em GPT e foi criptografado por um motorola g4 play. É um cartão de 16GB que eu gostaria de recuperar. Tem alguma idéia de qual comando eu poderia usar no Diskpart?

Responder
Rodrigues M
  • Posts no fórum: 1

27/12/2018, 17:01:19 via Web

Amiigoooo cadê seu tutorial!! 2018 e eu precisando decodificar o cartão!! Ajuda pelo amooor!!

Responder
Joaopaulo
  • Posts no fórum: 1

22/05/2020, 14:08:00 via Web

Opa Giugleumo, gostaria de tirar uma dúvida contigo. Pode me passar teu whatsapp?
É sobre o uso destes 02 app que vc mencionou.

Responder
Leonel Neto
  • Posts no fórum: 1

25/08/2020, 19:26:12 via Web

Obrigado a dica de Giugleumo Bezerra, funcionou comigo, não da exata forma descrita, mas funcionou. Tentei com o OTG e não consegui, utilizando a combinatividade da idéia passada e a necessidade, apenas baixei o Crypt4All Lite (AES) juntamente com ES file explorer app com o cartão de memória no próprio celular, abrindo o cartão de memória pelo ES, creio que o APP tem alguma afinidade com o Crypt4All Lite que, de forma automática, os arquivos, fotos e vídeos, começaram a ser visualizados pelo app ES file explorer. image e image Desprezem a versão!

Espero ter sido útil e ajudado ao maior número de pessoas possível! Solução bem rara nos tutoriais!

Responder
robra
  • Posts no fórum: 3

12/11/2021, 20:48:20 via Web

Leonel Neto

Obrigado a dica de Giugleumo Bezerra, funcionou comigo, não da exata forma descrita, mas funcionou. Tentei com o OTG e não consegui, utilizando a combinatividade da idéia passada e a necessidade, apenas baixei o Crypt4All Lite (AES) juntamente com ES file explorer app com o cartão de memória no próprio celular, abrindo o cartão de memória pelo ES, creio que o APP tem alguma afinidade com o Crypt4All Lite que, de forma automática, os arquivos, fotos e vídeos, começaram a ser visualizados pelo app ES file explorer. ![image][1] e ![image][2] Desprezem a versão!

Espero ter sido útil e ajudado ao maior número de pessoas possível! Solução bem rara nos tutoriais!

[1]: AES.png
[2]: ES-1598376289163.png

Não deu certo comigo. :'(
Você fez algum procedimento no app Crypt4All Lite para o ES File Explorer reconhecer o micro SD ??
Meu problema é o seguinte:
Já tinha um Samsung J5 com um micro SD ADATA 32GB classe 10 formatado como memória interna, mas o celular começou a ficar muito lento pra abrir os aplicativos e navegar neles. Aí resolvi substituir o micro SD por um da KODAK 32GB V30 U3. Aí começou TODA a M#$&A.
O problema é que cada cartão que é formatada como memória interna recebe uma criptografia diferente e fica registrado no "ARMAZENAMENTO" do celular como um "cartão SD", ficando "ligado" com os ícones e atalhos dos app que estão dentro do cartão. Quando o micro SD é retirado, tais ícones, ou atalhos, dos apps ficam com uma imagem "padrão" transparente e ao clicar neles, os apps não abrem porque estão dentro do micro SD que foi retirado. Ao recolocar o microSD, os ícones (ou atalhos) voltam ao original de cada app e ao clicar neles, os respectivos apps abrem normal.
Acontece que se você remover o micro SD que está como memória interna e for lá no "ARMAZENAMENTO" do celular e tocar sobre "cartão SD", vai aparecer uma mensagem informando que se escolher "continuar" as "informações serão perdidas".
Mas que informações serão perdidas ??
Justamente as informações que "ligam" os ícones (atalhos) aos apps que estão no micro SD, como a visualização das fotos, videos e tudo mais que está no micro SD... e foi o eu fiz. :'( :'(
CONCLUSÃO:
Quando coloco o micro SD no smartphone, ele não o reconhece nem como memória interna e nem como portátil, pedindo para formatá-lo.
Procurei uma forma de "remontar" o micro SD como memória interna e restaurar todas "ligações" anteriores entre o smartphone o micro SD mas não consegui achar nada a respeito.
Li em um artigo (inglês) que pelo fato do micro SD estar encriptografado como memória interna, a única forma de desencriptografá-lo seria formatá-lo como mídia portátil pelo próprio smartphone e depois conectar o micro SD ao PC (por adaptador USB ou de cartão SD) e usar o programa EaseUS Data Recovery (ou qualquer outro de recuperação de dados) para recuperar os dados apagados.
Pois é... primeiro é preciso formatar o micro SD para depois recuperar os dados. Tudo por conta da criptografia pela formatação do micro SD como memória interna.
Não fiz ainda o procedimento citado no artigo na esperança de conseguir "remontar" o micro SD como memória interna, sem ter de formatá-lo.

— alterado em 12/11/2021, 20:55:19

Responder
robra
  • Posts no fórum: 3

12/11/2021, 23:40:10 via Web

NÃO FUNCIONOU !!
Acabei de fazer o procedimento descrito no artigo que citei em minha mensagem anterior, o de formatar o micro SD pelo smartphone como mídia portátil, levá-lo ao PC e rodar um programa pra recuperar dados, incluindo o EaseUS Data Recovery, e NÃO FUNCIONOU.

Responder