Motorola Moto X — Fui atualizar e 'brickei' meu Moto X

• Respostas:18
  • AbertoNão stickySem resposta
  • Posts no fórum: 6

9/ago/2016 22:45:22 via Web

Olá pessoal, sou novo aqui e preciso muito da ajuda de vocês.

Recentemente por um problema na instalação do Xposed, meu Moto X não iniciava -ficava preso na tela do logo da motorola. Desta forma resolvi reinstalar a stock rom 4.4.4 no dispositivo novamente. Depois de uma instalação bem sucedida eu fui atualizar para o 5.1 Lollipop via OTA só que no fim da instalação em vez de ser levado para o sistema fui levado para a o bootloader com as seguintes linhas de erro:

downgraded security version
update gpt_main version failed
Failed to hab check for gpt_backup: 0x35
CID Read Failure
Invalid CID status 0x69
CustomerID error. Contact Dealer: 0xdead
Fastboot Reason: Invalid CID

Já baixei todo tipo de versão, segui todo tipo de tutorial (inclusive de alguns usuários daqui), tentei reinstalar esse gpt.bin manualmente via RSD mas continua dando erros do tipo:

downgraded security version
update gpt_main version failed
preflash validation failed for GPT

ou no prompt de comando dá FAILED (remote failure)

Por favor me ajudem!

11/ago/2016 20:32:00 via Web

Depois de quase uma semana e noites sem dormir finalmente consegui resolver.

Como o problema estava no gpt.bin - responsável pelas partições do sistema - eu procurei o último gpt.bin compatível com meu bootloader (v30.BE) que foi lançado através da atualização ATT_XT1058_5.1.0_LPAS23.12-21-1_CID1_CFC datado do dia 31/05/16.

O que eu fiz foi pegar o gpt.bin dessa atualização e fazer o flash manualmente.... ok vamos passo a passo.

1. Tudo o que eu utilizei (ADB + fastboot + gpt.bin) disponibilizei neste link (mega.nz/#!IIVxmQYB!UkweSFzgHOgH_1vVVJbJuadnL6gjURntbuKovnQwOGs)
  2. Baixe também a firmware 5.1 para utilizar com RSDLite (mega.nz#F!ZE81jLDQ!dnMvm4OWAF4xSI3RkLE8Lw)
  3. Conecte seu o Moto X via fastboot
  4. Descompacte o primeiro arquivo e dentro da pasta segure SHIFT +Mouse Direito e escolha a opção "abrir janela de comando aqui..."
  5. Em seguida realize os seguintes comandos:

mfastboot devices
mfastboot oem fb_mode_set
mfastboot flash partition gpt.bin

Se tudo der certo, espero que sim, pode partir para o RSDLite com a firmware Retail 5.1. Só lembre de apagar as linhas:

• < step operation="getvar" var="max-sparse-size"/>
  • < step MD5="3e8836a120a564338f472f0895c947c8" filename="gpt.bin" operation="flash" partition="partition"/>

Obs¹: Para não correr o risco de brickar seu aparelho novamente evite flashear o gpt.bin e o motoboot.img
Obs²: Talvez depois de digitar os comandos no prompt seja necessário desligar e religar o aparelho em modo fastboot novamente - comigo precisou pois dava FAIL ao instalar os outros arquivos.

Créditos:
1. forum.xda-developers.com/moto-x/moto-x-qa/help-rogers-xt1058-ota-brick-t3430929
2. motox-brasil.blogspot.com.br/2015/08/repositorio-todas-as-firmwares.html
...

Espero de verdade ter ajudado alguém, foram dias de tentativa e erro e por uma ultima deu certo. Não sei quanto a estabilidade do sistema após isto, mas só de poder ligar o celular e mexer está bom demais.

UPDATE: Depois de realizar esse tutorial NÃO atualize seu sistema. Em alguns casos (inclusive o meu) deu hard brick ao atualizar. Caso queira fazê-lo faça por sua conta e risco.

— alterado em 25/ago/2016 17:20:01

• Posts no fórum: 11

12/ago/2016 16:21:57 via Web

Eu consegui fazer algo assim em um 1068, mas tenho mais 3 aqui pra fazer, nunca apanhei tanto pra um SO, fazer upgrade até vai, mas downgrade eu gostaria de saber qual é o segredo...

13/ago/2016 3:13:57 via Web

Velho, tu salvou minha vida... três dias tentando já e nada, vi seu post por ultimo pensando em desistir resolvi fazer o seu tutorial... nenhum dos arquivos gpt funcionava, o unico foi esse teu ai, muito obg cara parabéns mesmo!

13/ago/2016 5:38:13 via Web

Walber Gouveia

Velho, tu salvou minha vida... três dias tentando já e nada, vi seu post por ultimo pensando em desistir resolvi fazer o seu tutorial... nenhum dos arquivos gpt funcionava, o unico foi esse teu ai, muito obg cara parabéns mesmo!

Fico feliz em ter ajudado. Foi tbm minha ultima alternativa e que felizmente deu certo.

Mas agora estou com um outro problema ainda mais grave. Fui me arriscar em atualizar novamente e agora meu aparelho nem chega a ligar. O máximo que faz é piscar o led verde quando conectado no PC. Acho que perdi definitivamente meu Moto X. Cansei de arrumar um problema e aparecer outro... não sei se volto para a Motorola. Mas deixo aqui meu alerta: evite atualizar!

• Posts no fórum: 13

14/ago/2016 23:45:58 via Web

(thinking)nao entra nem em modo dowload bruno /?? seu smartphone nn esta com problema de hardware mas sim de software

deve estar fazendo algo errado (danger) (silly)

— alterado em 14/ago/2016 23:46:19

15/ago/2016 14:27:19 via Web

João j.

(thinking)nao entra nem em modo dowload bruno /?? seu smartphone nn esta com problema de hardware mas sim de software

deve estar fazendo algo errado (danger) (silly)

Não sei o que fiz de errado. Simplesmente baixei a atualização e deixei instalando na tomada, quando voltei ele estava desligado e não ligava mais. Quando conecto na USB do computador e aperto o botão Power por 10s ele pisca uma vez o led do auto falante mas não acontece nada.

Hj vou levar na autorizada e ver se é a bateria. Mas creio que seja algo pior :(

• Posts no fórum: 4

23/ago/2016 19:01:55 via Web

Caraca!!!!! to chocada!!!
Aconteceu a mesma coisa com meu cel! Vc me salvou cara! muito obrigado!
Tbem era minha ultima chance, ia mandar pra assistencia!!
Valeu!!! Vc é o Cara!!!Aplausos!!!!!

25/ago/2016 15:35:17 via Web

Analiny Goiano Penker

Olá então.... O Android ta pedindo pra atualizar! Estou com medo de bloquear o bootloader denovo, o que eu faço ?

Eu aconselho não atualizar. Fiz isso e nunca mais ligou. Fui em uma autorizada e o preço ficou em R$400 (substituição da placa). Pode ter sido só comigo, mas mesmo assim... fica a seu risco

25/ago/2016 15:56:44 via Web

ola bruno, estava dando erro quando saia de algum aplicativo, então resolvi atualizar!
POIS ENTÃO NÃO LIGA MAIS!!!
To ferrada!!!

25/ago/2016 16:13:10 via Web

Bruno Borret

Analiny Goiano Penker

Olá então.... O Android ta pedindo pra atualizar! Estou com medo de bloquear o bootloader denovo, o que eu faço ?

Eu aconselho não atualizar. Fiz isso e nunca mais ligou. Fui em uma autorizada e o preço ficou em R$400 (substituição da placa). Pode ter sido só comigo, mas mesmo assim... fica a seu risco

Que pena, estou muito triste....ele morreu mesmo!!!

25/ago/2016 17:16:48 via Web

Analiny Goiano Penker

Bruno Borret

Analiny Goiano Penker

Que pena, estou muito triste....ele morreu mesmo!!!

Puxa. Comigo ocorreu a mesma coisa. Depois de muito "estraga e resolve" o meu não ligou mais. Vou esperar e comprar outro mais pra frente, mas não quero saber mais de desbloquear bootloader ou mexer com custom ROM. Melhor deixar como está. Me arrependo até hoje. :'(

• Posts no fórum: 3

28/ago/2016 23:58:41 via Web

Meu moto x esta assim, você poderia me passar seu Email pra contato, tenho umas duvidas, estou querendo muito recuperar meu celular ?

• Posts no fórum: 3

29/ago/2016 0:16:41 via Web

É normal ficar assim quando faz o flash do arquivo gpt.bin ?

C:\Users\marts\Desktop\Repair>mfastboot devices
e0b8e208 fastboot

C:\Users\marts\Desktop\Repair>mfastboot oem fb_mode_set
...
OKAY [ 0.576s]
finished. total time: 0.592s

C:\Users\marts\Desktop\Repair>mfastboot flash partition gpt.bin
sending 'partition' (32 KB)...
OKAY [ 1.425s]
writing 'partition'...
Battery Low!!
FAILED (remote failure)
finished. total time: 2.376s

• Posts no fórum: 1

29/ago/2016 15:26:00 via Web

Muito obrigado. Já estava desistindo, tentei tudo e somente você nos explicou a logica e a solução, então não basta pegar qualquer gpt e flashear deve der a correta. Obrigado.
Se não for pedir muito pode me ajudar a instalar o 5.1.
Não entendi essa parte:
"Obs¹: Para não correr o risco de brickar seu aparelho novamente evite flashear o gpt.bin e o motoboot.img"
Como faço para não flashear esses dois? Apago as linhas de comando? Se sim apago essas duas e as outras citadas no post certo?
Ate +.

• Posts no fórum: 1

29/ago/2016 18:57:32 via Web

Giselle você pode passar o link de onde baixou o arquivo certo fazer o flash, o meu moto x é o xt1058 ?

Pelo amor de Deus me ajuda por favor kkk