TWRP e Root no Sony M4 Aqua Dual E2363

  • Respostas:22
Léo Walk
  • Posts no fórum: 663

03/09/2016, 20:17:23 via Web

Pré-requisitos:

1) Bootloader desbloqueado (Link aqui: https://www.nextpit.com.br/forum/722114/desbloqueio-do-bootloader-sony-xperia-m4-aqua-todas-as-variantes)

2) Estar no Lollipop 5.0 versão 26.1.B.1.85 (Link do kit com a ROM, TWRP e SuperSU: http://www.4shared.com/rar/04G-VfhVba/ROM_TWRP_e_SuperSU.html)

3) Kit Sony com o instalador ADB Setup, Flashtool e Xperia Companion. (Disponível no link de desbloqueio do bootloader)

4) Link para assistir o vídeo de como instalar a ROM usando o Flashtool: https://www.youtube.com/watch?v=J2Fjb0NT_8M

Aviso Importante: Faça por sua conta e risco!!! Eu não me responsabilizo por problemas relacionados a hard brick causados por falta de atenção na hora de aplicar as ações descritas aqui. Tutorial testado e aprovado por mim!!!

Instalando o TWRP

1) Plug o seu smartphone na porta USB do seu PC e copie para a memoria interna o arquivo UPDATE-SuperSU-v2.46.zip. Em seguida desligue o aparelho;

2) Instale no seu PC o ADB Setup;

3) Copie o arquivo recovery.img;

4) Vá até o disco local do seu PC, abra a pasta ADB e cole o recovery.img dentro desta pasta;
image
image

5) precione Shifit e click com o botão direito do mouse para escolher a opção "Abrir janela de comando aqui.";
image

6) Com o botão de volume up(para cima) pressionado, plug o seu smartphone na porta USB (o Led indicador vai ficar na cor azul avisando que você está no modo fastboot);

7) Na janela de comando do seu PC digite: fastboot devices (se os drivers do seu smartphone estiverem instalados corretamente, após esse comando vai aparecer o número do seu dispositivo);
image

8) Agora basta dar o comando para instalar o recovery TWRP: fastboot flash recovery recovery.img

9) Feito isso desplug o seu smartphone da porta USB e precione botão Power + Volume Down(para baixo). Seu aparelho vai vibrar, então click repetidamente o Volume Down;

10) O logo da Sony vai desaparecer e a tela vai ficar preta em seguida, mas não entre em desespero, porque essa é a tela do TWRP;

11) Conecte novamente o seu smartphone no cabo USB e abra uma nova janela de comando (atenção: Não é a mesma janela do ADB. Abra o Prompot de comando normal do Windows);

12) Feito isso digite o seguinte comando: adb shell

13) Seu prompot ira reportar algo semelhante a isto: ~#

14) Agora digite esses comandos um por um:

mount -w /dev/block/platform/7824900.sdhci/by-name/system /system
mount -w /dev/block/platform/7824900.sdhci/by-name/userdata /data
mount -w /dev/block/platform/7824900.sdhci/by-name/cache /cache

15) Pronto!!! Você acaba de montar as partições nescessárias para inserir os comandos de acesso interno do seu aparelho pra inserir arquivos ZIP no sistema Android;

16) Pra finalizar digite esse comando: twrp install /data/media/0/UPDATE-SuperSU-v2.46.zip

17) E aguarde a instalação do SuperSU pra só então digitar o comando de reinicio que é esse aqui: twrp reboot (Se apresentar uma mensagem de erro, basta desplugar o aparelho e manter a tecla power precionada até ele reiniciar, se não funcionar leia a observação no final deste tutorial);

18) Pronto, seu smartphone está rooteado com sucesso!!!

Observação: Caso o seu smartphone fique preso na tela preta do TWRP, insira os seguintes comandos novamente:

adb shell

mount -w /dev/block/platform/7824900.sdhci/by-name/system /system
mount -w /dev/block/platform/7824900.sdhci/by-name/userdata /data
mount -w /dev/block/platform/7824900.sdhci/by-name/cache /cache

twrp sideload

adb reboot

Smartphone: Quantum Muv Up
Sistema: Nougat (Rom Stock)
Kernel: Stock 3.18.35+
Versão do Android: 7.0

Responder
Leandro Angeli
  • Posts no fórum: 1

01/03/2017, 20:45:05 via Web

boa tarde léo, meu m4 aqua esta reiniciando sozinho quando uso o wifi, ao reiniciar ele mostra o logo SONY, depois ANDROID, e por ultimo o plano de fundo animado azul, e repete isso entre 5 a 10 vezes atéligar de novo. Procurando uma solução, achei esse tutorial, e segui ele até reinstalar o android 5.0 do link do tutorial, mas o problema continua, voce tem alguma solução para este problema? att...

Responder
Léo Walk
  • Posts no fórum: 663

01/03/2017, 20:51:55 via Web

Leandro Angeli

boa tarde léo, meu m4 aqua esta reiniciando sozinho quando uso o wifi, ao reiniciar ele mostra o logo SONY, depois ANDROID, e por ultimo o plano de fundo animado azul, e repete isso entre 5 a 10 vezes atéligar de novo. Procurando uma solução, achei esse tutorial, e segui ele até reinstalar o android 5.0 do link do tutorial, mas o problema continua, voce tem alguma solução para este problema? att...

Boa tarde!!! Sou o criador deste tutorial e pelo que notei o seu problema é de hardware e não software, porque a reinstalação do sistema era pra ter corrigido isso!!! Infelizmente só assistência técnica no seu caso.

Smartphone: Quantum Muv Up
Sistema: Nougat (Rom Stock)
Kernel: Stock 3.18.35+
Versão do Android: 7.0

Leandro Angeli

Responder
Cauê Coelho
  • Posts no fórum: 2

19/04/2017, 18:52:35 via Web

Se eu fizer o root no 5.0, se eu atualizar pro 6.0.1 ainda vai ter o root?

Responder
Léo Walk
  • Posts no fórum: 663

19/04/2017, 19:12:04 via Web

Cauê Coelho

Se eu fizer o root no 5.0, se eu atualizar pro 6.0.1 ainda vai ter o root?

Não

Smartphone: Quantum Muv Up
Sistema: Nougat (Rom Stock)
Kernel: Stock 3.18.35+
Versão do Android: 7.0

Responder
Cycle SP
  • Posts no fórum: 1

01/07/2017, 00:08:09 via Web

image Fiz o processo como descrito no tutorial, o ultimo comando TWRP reboot constou como no value, o smart desligou e ficou com a tela logo Sony e não saiu mais, o que eu faço?
strong text

Responder
Thiago Siqueira
  • Posts no fórum: 1

26/07/2017, 08:02:56 via Web

Boa noite tentei instalar TWRP no meu m4 aqua e quando clico para dar flash no arquivo img aparece o seguinte:
error: cannot load 'recovery.img'
Sabe me dizer o que é e como resolvo
Agradeço muito...

Responder
Léo Walk
  • Posts no fórum: 663

26/07/2017, 12:44:08 via Web

Thiago Siqueira

Boa noite tentei instalar TWRP no meu m4 aqua e quando clico para dar flash no arquivo img aparece o seguinte:
error: cannot load 'recovery.img'
Sabe me dizer o que é e como resolvo
Agradeço muito...

Bom dia. Esse tutorial eu peguei lá no XDA e como esse problema não aconteceu comigo não tenho como saber o que aconteceu. Recomendo você pesquisar no Google usando como base essa resposta de erro.

Smartphone: Quantum Muv Up
Sistema: Nougat (Rom Stock)
Kernel: Stock 3.18.35+
Versão do Android: 7.0

Thiago Siqueira

Responder
Giovanni Caetano
  • Posts no fórum: 7

18/12/2017, 21:18:53 via Web

Funciona no android 6.0.1?

Responder
Léo Walk
  • Posts no fórum: 663

18/12/2017, 21:20:39 via Web

Giovanni Caetano

Funciona no android 6.0.1?

Não!!!

Smartphone: Quantum Muv Up
Sistema: Nougat (Rom Stock)
Kernel: Stock 3.18.35+
Versão do Android: 7.0

Responder
Giovanni Caetano
  • Posts no fórum: 7

18/12/2017, 21:23:17 via Web

sabe algum tutorial pra ele? e2363

Responder
Léo Walk
  • Posts no fórum: 663

18/12/2017, 21:27:28 via Web

Cycle SP

![image][1] Fiz o processo como descrito no tutorial, o ultimo comando TWRP reboot constou como no value, o smart desligou e ficou com a tela logo Sony e não saiu mais, o que eu faço?
strong text

[1]: https://fscl01.fonpit.de/userfiles/7507649/image/forum/TWRP.jpg

Tente reinstalar a rom stock e refaça o procedimento prestando atenção aos requisitos exigidos pelo tutorial.

Smartphone: Quantum Muv Up
Sistema: Nougat (Rom Stock)
Kernel: Stock 3.18.35+
Versão do Android: 7.0

Responder
Léo Walk
  • Posts no fórum: 663

18/12/2017, 21:27:49 via Web

Giovanni Caetano

sabe algum tutorial pra ele? e2363

Infelizmente não!!!

Smartphone: Quantum Muv Up
Sistema: Nougat (Rom Stock)
Kernel: Stock 3.18.35+
Versão do Android: 7.0

Responder
Giovanni Caetano
  • Posts no fórum: 7

18/12/2017, 21:28:49 via Web

posso voltar pra rom 5.0 versão 26.1.B.1.85 sem dar loop? e depois q seguir esse tutorial seu, instalar a aosp 7.1 de boa ?

Responder
Léo Walk
  • Posts no fórum: 663

18/12/2017, 21:31:20 via Web

Giovanni Caetano

posso voltar pra rom 5.0 versão 26.1.B.1.85 sem dar loop? e depois q seguir esse tutorial seu, instalar a aosp 7.1 de boa ?

Não tenho certeza, até porque não tenho mais esse smartphone aqui comigo!!! Esse procedimento foi elaborado apenas pra funcionar na rom disponibilizada pelo tutorial. Se você tentar outra versão, pode danificar seu aparelho.

Smartphone: Quantum Muv Up
Sistema: Nougat (Rom Stock)
Kernel: Stock 3.18.35+
Versão do Android: 7.0

Responder
Giovanni Caetano
  • Posts no fórum: 7

18/12/2017, 21:39:53 via Web

ah sim, eu achei um no site android info tec é so por no google Root Sony Xperia M4 Aqua E2363 android info tec que é o primeiro, sabe me dizer se é confiável ?

Responder
Léo Walk
  • Posts no fórum: 663

18/12/2017, 21:43:16 via Web

Giovanni Caetano

ah sim, eu achei um no site android info tec é so por no google Root Sony Xperia M4 Aqua E2363 android info tec que é o primeiro, sabe me dizer se é confiável ?

Recomendo que veja os comentários dos usuários que frequentam esse site e se existir alguém que tenha feito o procedimento que vc procura para o M4 e se eles relatarem que conseguiram fazer tudo sem grandes problemas, então sinal verde, caso contrário, sai fora que é cilada, bino...rrsrsrsrsrs...

Smartphone: Quantum Muv Up
Sistema: Nougat (Rom Stock)
Kernel: Stock 3.18.35+
Versão do Android: 7.0

Responder
Giovanni Caetano
  • Posts no fórum: 7

18/12/2017, 21:46:51 via Web

n tem nenhum comentário :/.. tbm achei um no youtube só q n especifica qual o número do modelo e estou com medo de fazer rsrs

Responder
Léo Walk
  • Posts no fórum: 663

18/12/2017, 21:51:13 via Web

Giovanni Caetano

n tem nenhum comentário :/.. tbm achei um no youtube só q n especifica qual o número do modelo e estou com medo de fazer rsrs

Só tente fazer procedimentos que sejam voltados exclusivamente para o modelo do seu dispositivo. Sobre o caso de instalar uma rom 7.1.2, você tem que saber se existe uma rom customizada voltada para o M4 e que funcione nele. Através do TWRP com certeza dá pra instalar qualquer versão do Android, desde que exista pra o modelo em questão.

Quando tinha esse aparelho, eu apenas fiz root e fiquei no Lollipop 5.0, só que esse aparelho me deu muita raiva no uso e por isso vendi ele. Rsrsrsrsrs...

Smartphone: Quantum Muv Up
Sistema: Nougat (Rom Stock)
Kernel: Stock 3.18.35+
Versão do Android: 7.0

Responder
Giovanni Caetano
  • Posts no fórum: 7

18/12/2017, 21:57:56 via Web

Tem a aosp 7.1 pra ele.. mas pra por ela tenho q instalar o twrp certo? mas n acho nenhum tuto só do twrp sabe alguma forma de instalar só o twrp? ja tenho o bootloader desbloqueado

— alterado em 18/12/2017, 21:58:20

Responder
Léo Walk
  • Posts no fórum: 663

18/12/2017, 22:01:18 via Web

Giovanni Caetano

Tem a aosp 7.1 pra ele.. mas pra por ela tenho q instalar o twrp certo? mas n acho nenhum tuto só do twrp sabe alguma forma de instalar só o twrp? ja tenho o bootloader desbloqueado

Esse tutorial eu traduzi lá do fórum XDA. E como vc pode notar, após voltar para o Android 5.0 fornecido aqui, você tem direito ao TWRP e Root. Acredito que através do TWRP instalado nessa Rom, você consiga intalar essa versão que vc tem, mas repito: Quando eu tinha esse smartphone não tentei instalar outra versão do Android pelo TWRP. Isso você irá fazer por sua conta e risco. Boa sorte!!!

Smartphone: Quantum Muv Up
Sistema: Nougat (Rom Stock)
Kernel: Stock 3.18.35+
Versão do Android: 7.0

Responder
Giovanni Caetano
  • Posts no fórum: 7

18/12/2017, 22:09:56 via Web

vou tentar voltar pra essa rom então, mas n tem nenhuma forma de instalar so o twrp nessa versão q estou ?

Responder
Léo Walk
  • Posts no fórum: 663

18/12/2017, 22:17:24 via Web

Giovanni Caetano

vou tentar voltar pra essa rom então, mas n tem nenhuma forma de instalar so o twrp nessa versão q estou ?

Se você está no Lollipop 5.0 versão 26.1.B.1.85 e instalou o TWRP desse tutorial, a partir daqui não posso te ajudar, até porque o TWRP desse smartphone é totalmente diferente do que é usado nos aparelhos da Motorola, por exemplo. Todos os comandos usados nele são feitos pelo prompot de comando. Se o outro tutorial que vc está vendo sobre a instalação da rom 7.1.2 também usar esse mesmo TWRP com comandos do prompot, existe uma grande possibilidade de dar certo. Mas lembrando que eu não garanto nada e caso aconteça alguma coisa, não poderei te ajudar.

Smartphone: Quantum Muv Up
Sistema: Nougat (Rom Stock)
Kernel: Stock 3.18.35+
Versão do Android: 7.0

Responder