Posso fazer essa atualização via OTA?

  • Respostas:23
  • Respondido
Magno A.
  • Posts no fórum: 15

06/10/2016, 19:58:11 via Web

Prezados boa tarde,

Tenho um moto g2 com android 6.0, tempos atrás usava uma rom custom nele, porém depois acabei não gostando muito e voltei para a ROM Stock e também para o recovery stock. Essa semana meu celular começou aparecer mensagem de uma nova atualização de software disponível e sinceramente eu preferia não fazê-la mas fico irritado com o celular todo dia avisando de atualização disponível e como não consigo desativar essas notificações de atualização fico querendo atualizar para parar de ficar me notificando disso.
Minha dúvida é a seguinte:
Se eu fizer essa atualização via OTA meu celular corre o risco de brickar ou posso fazer sem medo por estar com a rom e recovery stock?
Tenho esse medo porque já vi em alguns lugares o pessoal falando que se atualizasse via OTA depois de trocar a rom poderia brickar. Não sei se entendi errado, mas o risco realmente existe ou posso fazer sem medo?

Agradeço desde já!

image

Responder
Matheus L.
  • Posts no fórum: 668

06/10/2016, 20:55:11 via Web

isso depende. qd você voltou da custom rom para a stock, você fez downgrade ou apenas instalou a stock da mesma versão da custom? se for isso, pode atualizar. o que da brick é você fazer o downgrade e dps atualizar via ota.
ex.: joão atualizou seu moto g do 5.1 para o 6.0, porém não gostou e voltou para o 5.1, nesse caso se atualizar via ota ocorre o hard brick, e não tem solução até o momento

SRN

Magno A.

Responder
Magno A.
  • Posts no fórum: 15

06/10/2016, 21:21:03 via Web

Matheus Lourenço

isso depende. qd você voltou da custom rom para a stock, você fez downgrade ou apenas instalou a stock da mesma versão da custom? se for isso, pode atualizar. o que da brick é você fazer o downgrade e dps atualizar via ota.
ex.: joão atualizou seu moto g do 5.1 para o 6.0, porém não gostou e voltou para o 5.1, nesse caso se atualizar via ota ocorre o hard brick, e não tem solução até o momento

Olá Matheus, obrigado por responder.
Bom ele estava inicialmente com a stock 6.0, daí eu mudei para uma rom custom AICP também 6.0 . Por último instalei novamente a stock 6.0, no caso acredito que não fiz downgrade então, troquei de stock para custom e depois de custom para stock porém sem sair da 6.0. Pode atualizar sem medo então né no meu caso?

Responder
Matheus L.
  • Posts no fórum: 668

06/10/2016, 21:37:38 via Web

pode sim. sem problemas. e essa atualização provavelmente é algum patch de segurança do android, não deve alterar muitas coisas no dispositivo

SRN

Magno A.

Responder
Magno A.
  • Posts no fórum: 15

06/10/2016, 21:46:00 via Web

ah sim, tranquilo então. Muito obrigado pela ajuda.

Matheus L.

Responder
HG Tutors
  • Posts no fórum: 4

07/10/2016, 03:27:39 via Web

estou precisando de ajuda também quanto a isso, to com um Moto G 2ª (XT1078) e queria instalar a custom rom RR 6.0.1, só que caso eu queira voltar para stock 6.0, tem como eu voltar e fazer atualizações via OTA normalmente? sem correr riscos

Responder
Claudio Silva
  • Posts no fórum: 132

07/10/2016, 13:12:57 via Web

Você não pode voltar para o KitKat...

Claudio Silva Id de usuário 4690177 Moto G

Responder
Matheus L.
  • Posts no fórum: 668

07/10/2016, 14:24:27 via Web

não pode voltar para uma versão p 4.4 ou 5.0

SRN

Responder
HG Tutors
  • Posts no fórum: 4

07/10/2016, 15:36:39 via Web

fiz um backup, no twrp é só eu restaurar e desistalar o twrp e fazer normalmente?

Responder
Magno A.
  • Posts no fórum: 15

07/10/2016, 17:49:39 via Web

Matheus Lourenço

pode sim. sem problemas. e essa atualização provavelmente é algum patch de segurança do android, não deve alterar muitas coisas no dispositivo

Matheus, uma última dúvida. Olhando aqui antes de fazer, vi que a rom custom que eu usava era versão 6.0.1. A stock que estou usando aparece que é somente 6.0, nesse caso fica como downgrade e se eu colocar para atualizar pode dar hard brick ou o risco de dar era só se eu estivesse com uma das versões anteriores como a kitkat?

— alterado em 07/10/2016, 17:51:15

Responder
Matheus L.
  • Posts no fórum: 668

07/10/2016, 18:22:23 via Web

tipo, se voce tava no 6.0.1 e voltar p 4.4.4 é certo dar brick ao atualizar via ota, agr se voce voltar do 6.0.1 para o 6.0 não tem risco algum

SRN

Responder
Magno A.
  • Posts no fórum: 15

07/10/2016, 20:10:08 via Web

ah sim ,agora entendi. obrigado mais uma vez

Responder
Magno A.
  • Posts no fórum: 15

14/10/2016, 13:48:59 via Web

Fala pessoal blz?

Vindo aqui só para atualizar o resultado. Estava sem tempo pra tentar, porém ontem resolvi fazer a atualização via OTA. Ocorreu tudo perfeito, fez o download de 45mb +- , reiniciou e instalou a atualização perfeitamente sem nenhum tipo de problema, só demorou bastante naquela parte de otimizando apps, mas foi bem sucedida a atualização. Mudanças em interface não percebi nenhuma não, a única mudança que consegui perceber foi que o aparelho está esquentando beeeeem menos em jogos, inclusive vi relatos de outras pessoas nas redes sociais que receberam essa atualização que no aparelho delas também foi percebida uma melhora considerável nessa questão de aquecimento. O meu ficava muito quente depois de uns 10 minutos jogando e já testei hoje e vi que não houve aquecimento que pudesse ser comparado a antes de eu atualizar. Nas redes sociais vi algumas pessoas falando que deu erro na atualização, mas pelo menos aqui deu tudo certo. Caso apareça para vocês desejo sorte e que dê tudo certo.
O engraçado é que eu e minha noiva temos moto g 2 e essa atualização apareceu só no meu. Me parece que ela não está aparecendo pra todo mundo ou está aparecendo aos poucos.

Responder
Davi Ferreira
  • Posts no fórum: 11

14/10/2016, 15:15:34 via App

O seu tem root ?

Responder
Alexandre Suárez
  • Posts no fórum: 10

14/10/2016, 16:02:18 via Web

Bom dia Magno, blz?! Seu aparelho está com root?

Responder
Magno A.
  • Posts no fórum: 15

14/10/2016, 18:00:34 via Web

Davi Ferreira

O seu tem root ?

opa blz, não tenho mais root. quando voltei para a rom stock e recovery stock não fiz root novamente, a atualização foi sem root.

Responder
Magno A.
  • Posts no fórum: 15

14/10/2016, 18:02:13 via Web

Alexandre Suárez

Bom dia Magno, blz?! Seu aparelho está com root?

opa blz,

No momento não , depois que voltei para a stock não fiz root novamente. Atualizei ele sem root ou qualquer tipo de alteração, tudo stock.

Alexandre Suárez

Responder
Alexandre Suárez
  • Posts no fórum: 10

14/10/2016, 18:22:56 via Web

Blz. Tentei com root, mas cai na tela do TWRP. Tentei fazer o flash por lá, mas em vão. Vou instalar a ROM Stock 6.0.
Vlw cara!

Responder
Magno A.
  • Posts no fórum: 15

14/10/2016, 19:02:32 via Web

Alexandre Suárez

Blz. Tentei com root, mas cai na tela do TWRP. Tentei fazer o flash por lá, mas em vão. Vou instalar a ROM Stock 6.0.
Vlw cara!

isso, instala a stock e depois instala o recovery stock tbm, acredito que vai dar certinho que nem no meu. Só certifique-se de não fazer downgrade de versão, pois segundo o colega Matheus Lourenço informou, se fizer downgrade e tentar atualizar via OTA o aparelho da hard brick.

Responder
Carlos Arrais
  • Posts no fórum: 3

14/10/2016, 19:29:39 via Web

Então, eu também tive várias Customs ROMs e inclusive usei uma baseada no Lollipop 5.1. Depois de tudo eu voltei pra Stock 6.0 Marshmallow que instalei pelo PC. Posso instalar essa atualização sem problema ou ter usado uma Custom ROM baseada no android 5 e depois instalado o android 6, com o recovery original inclusive, configura downgrade e pode brickar o celular instalando essa atualização?

Responder
Alexandre Suárez
  • Posts no fórum: 10

14/10/2016, 22:02:14 via Web

Perdi o IP :'(. E agora?!

Responder
Rafael Rodrigues
  • Posts no fórum: 1

20/02/2017, 02:10:09 via Web

Gente fiz downgrade do Android 7.0 para o 6.0.1 aí me apareceu uma atualização de melhorias (câmera, desempenho, etc...) posso atualizar? Meu celular é o Moto G4 16GB.

Responder
Fernando F.
  • Posts no fórum: 9

26/04/2017, 15:50:24 via Web

Rafael Rodrigues

Gente fiz downgrade do Android 7.0 para o 6.0.1 aí me apareceu uma atualização de melhorias (câmera, desempenho, etc...) posso atualizar? Meu celular é o Moto G4 16GB.

Também quero saber a mesma coisa. Estou recebendo, via OTA, a atualização 24.81.3.en.BR. Eu estava usando a LineageOS 14.1 (Nougat 7.1) no meu Moto G 2014 DTV (XT1069) e voltei para a Rom Stock e Recovery Stock 6.0 (Marshmallow). Queria saber se posso aplicar essa atualização ou se eu aplicar terei Hard Brick. Mais um detalhe, meu Bootloader está na versão 48.86.

Obrigado.

Responder
Fernando F.
  • Posts no fórum: 9

02/05/2017, 12:50:15 via Web

Já fiz a atualização e deu certo. Funcionando perfeitamente.

Responder