[TUTORIAL] HABILITAR QUALQUER BANDA 4G (LTE) NO ANDROID.

  • Respostas:10
Fred Monteiro
  • Posts no fórum: 89

11/07/2017, 23:46:56 via Web

[TUTORIAL] HABILITAR QUALQUER BANDA 4G (LTE) NO ANDROID.

OBSERVAÇÃO: Debatam a vontade nos comentários. Talvez eu não esteja aqui para sanar suas dúvidas.
No mais, quem se aventura neste tipo de procedimento não é bobo.
Pesquisem soluções. :) :) :)
Todo procedimento é arriscado, como vocês bem sabem. :)

OBS 2: Até o presente momento, não há nada referente em português. Pesquisem em inglês.

OBS 3: Se o seu aparelho é um HTC, instale o drive abaixo, antes de qualquer procedimento.
DRIVE HTC

OBS 4: Se o seu aparelho é um ONEPLUS ONE, não siga este tutorial, siga este abaixo:
TUTORIAL PARA ONEPLUS ONE

-

-> REQUISITOS:

A. Aparelho Android com processador Qualcomm;
B. Aparelho com 4G (LTE);
C. Kernel customizado (Não funciona com o kernel nativo do aparelho!);
D. ROM customizada**
(OBS: Na IMENSA maioria das vezes só é necessário um kernel customizado, não é necessário uma ROM);
E.
Bootloader desbloqueado
(Se você instala ROMs customizadas no seu aparelho, o Bootloader já está desbloqueado.);
F. Acesso Root;
G. Recovery customizado;

H. Aplicativo "LTE BAND CALCULATOR";
DOWNLOAD LTE BAND CALCULATOR

I. Aplicativo "NETWORK SIGNAL GURU";
DOWNLOAD NETWORK SIGNAL GURU
(OBS: Na opção "LOCK BANDS" -> "LTE" desse aplicativo, verifique e tire um Screenshot das bandas suportadas atualmente no seu aparelho. Para no final do Tutorial você poder verificar se conseguiu habilitar novas bandas.

OBSERVAÇÃO GERAL: Procure saber como se faz os procedimentos acima. (Não é o foco deste Tutorial).

-

-> PROCEDIMENTOS NO COMPUTADOR (WINDOWS):

1. Instale o ADB e Fastboot;
DOWNLOAD ADB e Fastboot

2. Instale o programa QPST (Primeiro instale o arquivo 'SETUP', depois o MSI.);
DOWNLOAD QPST

** OBS: caso o Windows apresente uma mensagem de erro na instalação do QPST, você terá que desinstalá-lo completamente com o programa "REVO UNINSTALLER" na opção "MSI FORÇADO" do REVO.
Depois, ainda no REVO, marque "AVANÇADO" e exclua todas as "sobras" do QPST.
Reinicie seu computador e procure outra versão do QPST para instalar.
Caso você tente algumas versões ou, ainda sim, a instalação do QPST apresente alguma mensagem de erro, então apenas verifique se o QPST foi instalado, se sim, siga o tutorial. (Nessas condições, não é garantido que tudo vai funcionar)

3. Instale o programa QXDM (Instale somente o arquivo MSI, não execute/instale o arquivo 'SETUP');
DOWNLOAD QXDM

4. Instale os drives USB do seu aparelho no computador de forma manual. Ou seja, baixe no site do fabricante e instale.
Depois, conecte o seu aparelho ao computador de 4 formas diferente, para que o Windows instale todos os Drives que julgar necessário.

-> As 4 formas são:

a. Aparelho ligado normalmente na opção de transferência MTP;
b. Aparelho em modo de recuperação;
c. Aparelho em modo Bootloader/Fastboot;
d. Aparelho em modo BP Tools (Ignore se o seu aparelho não tem essa opção);

-> Tenha paciência, o Windows as vezes demora uns 10 minutos para instalar seus drives. Ao final de cada instalação, alguns drives talvez não serão instalados, siga em frente assim mesmo. Porém pode ser que o tutorial não dê certo.

-> Ao final reinicie seu aparelho em modo bootloader/fastboot.
(Atenção! Reinicie em modo BP Tools, se o seu aparelho possui esta opção.)

5. Vá até a Unidade 'C' do Windows, abra a pasta onde estão os executáveis (.exe) ADB e FastBoot. Mantenha pressionada a tecla 'Shift', clique com o botão direito do mouse em um local em branco dentro da pasta, então selecione "ABRIR JANELA DE COMANDO AQUI";

6. Na janela de comando, copie e cole os comandos abaixo; (Copiar e colar só vão funcionar com o mouse);

OBSERVAÇÕES IMPORTANTE PARA O TÓPICO 6:

-> Aparelhos LG e Sony, utilizam comandos diferentes.

-> Na janela de comando, se, ao digitar qualquer comando, surgir a mensagem: "DEVICE NOT FOUND", desconecte e reconecte o aparelho na entrada USB, e inicie todos os comandos novamente.

-> Caso a mensagem persista, desista deste tutorial, não terá sucesso. Isso ocorre porque um determinado drive específico não foi instalado no seu computador. Ocorre também por outros motivos.**

ENFIM! VAMOS AOS COMANDOS!

-> Para aparelhos SONY:

adb start-server
adb shell
su
setprop persist.usb.eng 1
setprop usb.rndis.enable 1
echo 1 > /sys/class/usb_composite/modem/enable
setprop sys.usb.config diag,adb

-> Para aparelhos LG:

adb shell
su
echo 1 > /sys/devices/platform/lg_diag_cmd/diag_enable
setprop sys.usb.config diag,adb

-> Para os demais aparelhos:

adb shell
su
setprop sys.usb.config diag,adb

-

Atualização:

-> Segundo o amigo Octávio Gomes em um comentário na primeira página, os comandos para o aparelho Lenovo Zuk Z2 são os seguintes:

adb shell
su
setprop sys.usb.config diag,rmnet,adb
setprop sys.usb.config diag,acm_smd,acm_tty,rmnet_bam,mass_storage,adb

-

Obs: Após executar os comandos apenas minimize a janela de comando.

7. Vá em "COMPUTADOR", clique com o botão direito do mouse, então: -> PROPRIEDADES -> GERENCIADOR DE DISPOSITIVOS.
Na opção "PORTAS", anote a porta em que seu aparelho está sendo reconhecido, (COM1, COM2, COM3... etc.);

8. No seu computador, execute o programa 'QPST Configuration';
Na guia "PORTS", verifique se sua porta aparece. Se não, clique em "ADD NEW PORT";
Desmarque a caixa "Show Serial and USB/QC Diagnostic Ports only";
Selecione a Porta que você anotou e clique em "OK";
Minimize o programa;

9. Execute com permissões de administrador o programa "QXDM Professional";
Navegue para "OPTIONS" -> "COMUNICATIONS";
Marque a caixa em que aparece sua porta;
Selecione sua porta em "TARGET PORT" e Dê OK;

10. No menu principal do programa "QXDM PROFESSIONAL" há duas opções "VIEW". Na "VIEW" de baixo, selecione "NV BROWSER";
Em "CATEGORY FILTER" selecione "LTE";

11. Agora vamos lidar apenas com os IDs "06828" e "06829";
Selecione o ID 06828. Irá aparecer duas linhas abaixo, no campo "FIELDS";
Agora vamos editar o ID do primeira linha. SOMENTE A PRIMEIRA LINHA! JAMAIS EDITE A LINHA QUE TERMINA COM "_EXT";
Ao selecionar a primeira linha, clique em "READ";
Agora vamos editar o número que está em "INPUT" nesta linha. As vezes é um pouco difícil conseguir editá-la, insista com duplos cliques sobre a linha;
Agora vai substituir esse número que está em "INPUT";
Para saber qual número usar, inicie o aplicativo "LTE BAND CALCULATOR" no seu Android. Selecione as bandas que você deseja incluir,
anote o número gerado;
Insira o número anotado no "INPUT" e clique em "WRITE";

-> Nota: o número 17592185995263, adiciona todas as bandas 4G/LTE existentes. (Mesmo assim verifique isso no app "LTE BAND CALCULATOR", pois esse número é alterado de vez em quando.

12. Faça exatamente, EXATAMENTE! O mesmo com o ID 06829;

13. Desconecte seu aparelho da entrada USB.

14. Reinicie o aparelho.

15. Inicie o aplicativo "Network Signal Guru" e verifique as bandas foram adicionadas.

NOTA IMPORTANTE: HÁ RUMORES DE QUE ESSE TIPO DE TUTORIAL É IMPOSSÍVEL EM ALGUNS APARELHOS, POIS ESTES POSSUEM LIMITAÇÕES DE HARDWARE!
SENDO ASSIM, A ÚNICA FORMA DE CONFERIR SE REALMENTE DEU CERTO, SERIA ESTAR EM UMA ÁREA QUE VOCÊ TEM CERTEZA QUE DETERMINADA BANDA LTE FUNCIONA;
AÍ SIM, VOCÊ INICIA O "Network Signal Guru", Vá em "Lock bands", marca todas as bandas que você quer e dê OK. NÃO FECHE O APLICATIVO!
Tente com o símbolo "CADEADO" aberto e fechado;
Verifique nas telas principais do "Network Signal Guru", em qual banda (BAND) o aparelho está conectado;
Se tudo der certo, você pode tentar com o aplicativo fechado também;

FIM!!!

— alterado em 22/02/2018, 18:41:42

Wisney Ferreira

Responder
Demetrius Silva
  • Posts no fórum: 2

22/08/2017, 07:47:34 via Web

Olá Fred, primeiramente parabéns pelo post, ficou ótimo seu tutorial. Bom, segui todo o passo a passo, mas chegando no passo 10 no QXDM (que diga-se de passagem sofri muito para dar certo a instalação tanto do QPST quanto do QXDM) onde informa que "QXDM PROFESSIONAL" há duas opções "VIEW". Na "VIEW" de baixo, selecione "NV BROWSER";
Em "CATEGORY FILTER" selecione "LTE";
Neste momento as opções do ID estão bloqueadas (cinza) , e não consigo alterar fazer nada. Acredito que possa ser drivers, reinstalei todos,mas o problema persiste. image

Tanto que na informação do qpst diz lá no phone, na aba phone e nos tutoriais em video que vi circulando por ai, percebo que tanto na conexão no reconhecimento da porta COM aparece o nome Qualcomm, enquanto no meu aparece assim como na imagem abaixo:
image

Gostaria de saber com vc o que seria o problema, se realmente é driver e se for qual e como devo instalar para que os programas reconheçam meu smartphone, possuo um htc one m8 sprint e o aparelho não tem banda de frequência brasileira.

Desde já obrigado, espero poder ter sua atenção para que eu possa receber essa ajuda valiosa e também espero ter explicado minha situação. Obg.

Responder
Demetrius Silva
  • Posts no fórum: 2

24/08/2017, 06:23:43 via Web

Olá Fred, novamente estou aqui pra dizer que pesquisando mais encontrei uma forma de instalar o driver da qualcomm para o qpst reconhecer o dispositivoimage

Porém de forma implacável tento descobrir o motivo que o aparelho não esteja conversando com o qpst e o qxdm. Repare na imagem que o QPST mostra no phone enquanto o QXDM mostra disconectado, e na aba NV browser onde preciso para acrescentar bandas para o aparelho poder receber sinal 4g aparece desabilitado.

image

image

Ainda aparece desconectado. Suponho que seja o modo diag que com o comando que vc informa em seu texto adb shell - su - vão beleza, quando chega no setprop sys.usb.config diag,adb no cmd não acontece nada.
Preciso de uma luz paar entender isso. Desde já obrigado.

Responder
Fred Monteiro
  • Posts no fórum: 89

02/09/2017, 03:17:03 via Web

Olá amigo, desculpa pela demora. Você clicou em "Add new port" e adicionou sua porta "Qualcomm" que aparece no seu Gerenciador de Dispositivos?

Como descrito no passo 8.

Responder
Octávio Gomes
  • Posts no fórum: 1

06/11/2017, 20:05:48 via Web

Aparentemente funcionou aqui no meu Lenovo Zuk Z2, estou tentando fazer 4g+ funcionar nele, nada de 4g+ ainda mas acho que é falta de cobertura mesmo aqui da Vivo em Belo Horizonte. Só modifiquei os comandos do passo 6, pois no Zuk Z2 eram outros comandos, segue a lista de comandos do passso 6 para o Zuk Z2:

adb shell
su
setprop sys.usb.config diag,rmnet,adb
setprop sys.usb.config diag,acm_smd,acm_tty,rmnet_bam,mass_storage,adb

E Segue as screens do app NetWork Signal Guru, com as bandas LTE ativadas "pelo menos em teoria pois eu não testei a banda 28 pois a mesma não está ativa em Belo Horizonte"

User uploaded photo
User uploaded photo
User uploaded photo
User uploaded photo

Responder
Fred Monteiro
  • Posts no fórum: 89

04/02/2018, 19:07:24 via Web

Octávio Gomes

Valeu brother! Atualizei o tópico com suas informações.

Responder
Wisney Ferreira
  • Posts no fórum: 1

15/07/2019, 21:53:39 via Web

Olá Fred,
sabe informar se esse Tutorial serve tbm para os aparelhos da Xiaomi?
Tenho um Redmi K20 Pro, essa versão é CN/EN e não tem a banda 28, sendo que o mesmo aparelho Mi 9T Pro, que é versão global, tem a banda 28 ativada.

Quero realizar esse procedimento para ativar a banda 28!

Aguardo resposta e parabéns pelo tutorial

Lucas B

Responder
Lucas B
  • Posts no fórum: 1

19/08/2019, 00:29:29 via Web

Também tenho a mesma finalidade, apesar que meu K20 Pro nem chegou ainda haha, aguardo a resposta também.

Responder
FPN1991
  • Posts no fórum: 1

22/08/2019, 18:56:20 via Web

Estou em duvida tambem sobre o Redmi Note 7, só encontro o M1901F7G a venda e somemente o M1901F7H suporta nativamente a B28. Mas esse M1901F7H é mais raro que pokemon lendário...

EDIT: Uma dúvida, se eu habilitar o acesso root por instalação do TWRP e Supersu/magisk, esse network guro já não funcionaria normalmente? Perdoe se for uma pergunta muito noob

— alterado em 22/08/2019, 19:08:43

Responder
fabio junior
  • Posts no fórum: 1

18/02/2020, 01:27:18 via Web

tenho xiome 7a e um 8aporem eles nao tem a b28, teria algum jeito de eu conseguir fazer isso.
se tiver poderia me ensinar ,

Responder
jraraujopi
  • Posts no fórum: 1

18/02/2020, 13:58:10 via Web

O kenxinda k20 usa processador mediatek 6750, teria algum procedimento que poderia fazer funcionar banda B7 ?

Responder