O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 508 Compartilhado 190 Comentários

Por que o fracasso do Windows Phone seria ruim para todo mundo?

O jornalista Tom Warren, do The Verge, escreveu um artigo cujo tema é bem impactante: o Windows Phone está morto. E, para embasar essa constatação, ele divulgou alguns dados que indicam o porquê do sistema operacional mobile da Microsoft estar tão mal das pernas.

De acordo com Warrens, o Windows Phone:

- vendeu 4,5 milhões de dispositivos Lumia no último trimestre de 2015, contra 10,5 milhões no mesmo período de 2014. Uma queda de 57%;

GRAFICO NOKIA
A queda de venda dos modelos Lumia foi considerável / © Microsoft

- Microsoft e Nokia venderam 110 milhões de aparelhos em 2015; iOS e Android venderam 4,5 bilhões no mesmo período;

- segundo um recente relatório do IDC, 400 milhões de smartphones foram vendidos no último trimestre de 2015, sendo que apenas 1.1% pertenciam à categoria do Windows Phone; 

- empresas e desenvolvedores de grande porte têm desistido de criar / adaptar seus aplicativos para Windows Phone. Apps da própria Microsoft como o Photosynth e da linha MSN não serão mais atualizados para a plataforma. Até os apps mais populares, como Instagram, Skype e Office sofrem para ganhar atualizações. 

Porque o público perde com o fracasso do Windows Phone

Diante de todos esses dados é bem pouco provável que a Microsoft consiga ressuscitar o Windows Phone. Um rumor de que a empresa estaria desenvolvendo um Surface Phone tampouco empolgou o público. Mas, ao contrário do que os fanboys de iOS e Android querem fazer parecer, o desaparecimento de uma plataforma do porte do Windows Phone é ruim, muito ruim, para todo o mercado de smartphones e, claro, para o público.

Perda #1

Primeiro, porque isso limita as opções do público na hora de escolher um smartphone. Você já imaginou como seria ruim termos apenas duas opções de, digamos, cerveja, para escolher? Ou um chocolate? Ou roupa? Com os smartphones é a mesma coisa.

Uma boa variedade de aparelhos e plataformas pode atingir pessoas diferentes, atender necessidades diferentes e cada um escolhe o que for melhor para si. Concorrência faz bem para todo mundo e gera inovação.

Perda #2

Outro ponto ruim: caem as chances de aparecer um divisor de águas, um aparelho que revolucione o mercado. Se o iPhone fez isso em 2007 e o Galaxy S3 em 2012, por que não considerar que a Microsoft pudesse fazer isso com o Windows Phone em um futuro próximo?

NOKIA LUMIA
Qual será o fim do Windows Phone? / © Microsoft

Claro que Microsoft teria de resolver outros problemas mais urgentes antes (como um desempenho melhor na área de aplicativos). Contudo, com as patentes que a empresa tem da Nokia, sua experiência em bons hardwares (vide o Xbox) e com uma equipe de desenvolvedores redonda, isso teria boas chances de ocorrer. Agora essa possibilidade tornou-se quase nula.

Perda #3

Terceiro ponto: como ficarão os usuários que hoje têm um smartphone com o Windows Phone? Ainda que o market share da plataforma seja muito pequeno, estamos falando de milhões de pessoas que usam modelos com o sistema operacional e que esperam atualizações (de segurança e apps, principalmente) e o suporte de assistências técnicas para eventuais problemas. Temos aí uma questão que pode trazer problemas de confiabilidade para a marca.

Perda #4

Por último, podemos perder a chance de ver uma integração realmente eficaz de um mesmo sistema operacional em dispositivos diversos. Claro que a Apple já faz isso e até mesmo o Google, mas era a Microsoft quem vinha desenvolvendo essa sinergia com mais competência, em uma experiência de comunicação mais fluida entre um PC, o Xbox, um tablet e um smartphone.

Esse tipo de recurso podia ajudar uma boa parcela do público a utilizar melhor o potencial de seus aparelhos, na hora de se comunicar, trocar arquivos, executar funções multimídia, entre outros.  Enfim, só temos a lamentar o quase inevitável fracasso do Windows Phone. E torcer para que a Microsoft desenvolva outras soluções para o mercado de smartphones. Só temos a ganhar com isso. 

E o que você acha dessa derrocada do Windows Phone? Será que a Microsoft vai continuar lutando ou vai abandonar o barco de vez? Dê a sua opinião!

Via The Verge

Os comentários favoritos dos leitores

  • Leandro Marques 31/jan/2016

    A única coisa que chamava a atenção nesses Windows Phone e fazia vender, era o nome Nokia nos aparelhos. Aí tiraram e as vendas foram morro abaixo..... Que isso seja uma bela lição para a Lenovo em relação a Motorola.

  • Pedro Jr 30/jan/2016

    Enquanto as apps da Google não entrarem na Windows store é um sistema operativo sem interesse.

  • Raul Pereira 31/jan/2016

    Nunca amigo! o S3 foi o boom, eleito o smartphone do ano no meio do reinado do iPhone, derrubou o iPhone em vendas. O S3 foi o marco da Samsung. Foi aí que a Apple começou enxergar a ameaça.

  • Rafael Wolf 31/jan/2016

    Gente, vira o disco pelo amor de Deus, (Windows Phone é totalmente diferente de Windows 10 Mobile) e quando digo diferente não é pelo visual, é pela estratégia de mercado, eu sou desenvolvedor e acompanho bem de perto tudo que corre nessa história, pesquisem um pouco mais sobre o que o CEO da Microsoft tem em mente, e parem de escrever e falar tanta bobagem, e tem mais, o Windows 10 Mobile está em versão preview, ai o pessoal entra no programa Insider esperando tudo lindo e maravilhoso, enquanto ele serve justamente apenas pra quem entende um pouco mais da coisa e sabe que poderá encontrar problemas e então dar feedback. Em fim, está todo mundo matando o Windows Phone, enquanto na verdade ele trocou de nome, estratégia e não está tão perto assim de morrer.

  • Matheus R. 31/jan/2016

    Há controvérsias!! Quem é usuário e lê artigos de sites sobre o WP, essa notícia já é velha, pois o WP 8.1 realmente morreu (óbvio) para que o Windows 10 Mobile possa ser lançado. Para quem não sabe o WP 8.1 e o Windows 10 Mobile possuem propostas diferentes para públicos diferentes, coisa que a Microsoft não nega. A "morte" do WP 8.1 é uma queda mais que esperada, pois a Microsoft não lançou muitos aparelhos em 2015, não trouxe novidades para o público e claro isso fez com que os aparelhos defasados caíssem nas vendas e também atrasou a entrega do Windows 10 mobile... O ano de 2015 foi um ano de transição dentro da MS, onde toda uma equipe foi desfeita e vários projetos cancelados para o ano de 2016 a empresa possa se reestruturar na sua divisão de hardware e lançar aparelhos 'genuinamente' Microsoft. Enfim, realmente o WP 8.1 está "morto" pois não veremos aparelhos com esse S.O esse ano, tudo isso é especulação.

190 Comentários

Escreva um comentário:
  • quinta morte do wp :p kk

  • A própria Microsoft é o problema. Lançando 2 smartphones caríssimos e com o sistema operacional incompleto em 2015 só pra dizer que realmente lançou um um top de linha em 2015. E por conta disso talvez o WP não tenha morrido... ainda.

    Tenho um lumia e gostaria de trocá-lo por outro WP, mas fazer tenho certeza que não vai ser possível.

  • Eu mesmo já possuí dois smartphones da Nokia, e gostei muito deles. Porém (sempre há um porém)... Ainda não vi a prometida - tão cantada em verso e prosa - CORTANA para nós, da terra tupiniquim. Enjoado de esperar a promessa que nunca vem, comprei celular da linha motorola (Moto X Style) e estou muito satisfeito com ele. E a MS só perde com isso.

  • Infelizmente eu posso dizer que minha mulher empolgada comprou um lumia e vou te dizer em um ano de uso o microfone não funciona mais, simplesmente parou de funcionar que seria um item de muito uso porque nos enviamos mensagens de wats e face em audio e principalmente por que ela precisa usar o fone de ouvido com microfone para poder atender chamadas....o meu no caso é um Razr D3 que possuo a 3 anos e apesar de esquentar bastante ainda não deu pau nenhum, nunca travou nem nada, isso só aumenta as chances de comprar um moto x ou partir para um moto max.....por que motorola? simplesmente por que já estou acostumado com o sistema e se ocorrer o que quero ficarei com esse novo cel por mais 3 anos

    • Bem, quando eram produzidos pela Nokia, a qualidade era superior. Alguns aparelhos mais novos nem vieram com fone a caixa, me parece. A entrada de fone em muitos Lumias novos apresentaram problemas, fora o frita ovo do "top" 930. São muitos problemas pra resolver.

  • COMPREI UM LUMIA 535 E ACHEI BEM INTERESSANTE O SISTEMA. POR INCRÍVEL QUE PAREÇA USO SOMENTE UM APP, RADIO ON LINE NO ANDROID. QUANDO FUI PROCURAR NO WP E COMECEI A FAZER OS TESTES PARA VER COMO É, FIQUEI SURPRESO COM TAMANHA INCOMPETÊNCIA DOS CRIADORES. IMAGINEM USO SOMENTE UM APP E NÃO FUNCIONOU NO WP!!! JUNTEI TUDO E MANDEI DE VOLTA E PEGUEI UM ANDROID. MICROSOFT DEVERIA TER MAIS DEDICAÇÃO COM SEUS APPS. O PROBLEMA NÃO É O SISTEMA QUE É SHOW DE BOLA, AGORA OS APPS CRUZ CREDO. NOTA NÃO USO REDE SOCIAL, SOMENTE RADIO ON LINE E NÃO FUNCIONOU CORRETAMENTE. TINHA RÁDIO QUE DAVA ERRO, TINHA RADIO QUE TOCAVA E PARAVA, TINHA RADIO QUE NEM ENTRAVA.

    • São mais difíceis de desenvolver para Windows Phone. Durante um tempo era bem mais caro também, precisa ter profissional que entenda a plataforma. Ele vai conhecer algo específico. Vai querer ganhar mais. Mas as start-ups querem pagar menos. Aí pegs profissional capenga que não sabe nada. Sabe de informação de blog. O aplicativo 6tag é uma prova que pode ser muito bom. Veja, não agradou quem não liga pra rede social. Imagina pra grande massa que gosta muito? ficar sempre atrás nas novidades dos apps, quando vem. O Facebook é um lixo desenvolvido pela Microsoft até hoje.
      Outras empresas vão fazer app para funcionar no windows 10, notebook, PC. Se vai ficar bom mesmo, bem encaixado visivel tudo no wp, dane-se. Esta história de loja única é uma bobagem. O w10 mobile é a grande salvação. E eles não liberam porque sabe que vai dar pau em quase todos os wp antigos. Aí seria o fim mesmo.

  • Eu fui um dos primeiros a acreditar no WP. Tive um Android Racer da ZTE que tinha uma canetinha e uma tela resitiva. Era incrível mas travava em tudo. Sempre amei os Nokias, Comprei um Nokia 500 enquanto o mundo desejava os Androids. Fiquei com ele quase um ano, quando lançaram o Nokia Lumia 710 e o 800. Comprei o 710, adorava o aparelho as fotos, a tela, a disposição dos blocos. Sinceramente, eu gostei. Me pegou. Bem, veio a primeira decepção, o faz nada chamado windows phone 7.x continuaria assim, sem atualização para o 8. Teríamos que comprar aparelhos novo para ter os novos recursos. Logo o 710 foi ficando pra trás nos poucos apps que tinha. Fiz um contrato com a Vivo e peguei um dos primeiros aparelhos 4G no Brasil, podendo usar a tecnologia: o Lumia 800. Consegui aquela capa azul linda, chamava atenção pelo design. Era meio pesado, mas dava gosto ter o aparelho. As fotos com 8mpx eram excelentes. OK, sabíamos que não era tão popular quanto o android, mas ele tinha o nome nokia e o sistema windows. Como algo iria fracassar com estas duas fortalezas em conjunto? Mesmo tendo entrado com atraso, falamos de uma das empresas com maior tecnologia em aparelhos e a maior desenvolvedora de software do globo.
    Tinha que dar certo!
    Bem aí foi uma c*gada atrás da outra. Aplicativos como o Facebook e Twitter tinham que ter sido desenvolvido para WP desde o início. Isto porque a MS tem ações do Facebook. Mas não. Apostaram em uma central chata de Pessoas que nunca deu muito certo. E os desenvolvedores de app não tinham nenhum interesse em desenvolver para um sistema que era mais difícil e tinha poucos usuários, sem demonstrar franco crescimento. Me lembro da proposta do Elop ao ler no blog falecido Nokiatividade: 12% do mercado em 2016. Se tiver 1,5% é muito, isto porque deu sorte de que o Bberry morreu e a Nokia parou de investir em Symbiam, este ainda teria uns 5% de mercado se ainda tivesse investimento da Nokia.
    Mataram o nome Nokia e deixaram o WP como o aparelho pra coisas importantes, não coisas legais.
    No Android o povo instalava um app e usava uma semana. Na outra tinha outro. Superficialidade? E daí? O Windows Phone era apenas sistema coloridinho e chato, capaz apenas de fazer passar o tempo trocando os blocos de lugar da tela, visto que até hoje o Instagram é um app Beta. Se não for mais, deixou de ser há pouco tempo.
    Mas aí veio algumas melhorias. quais? poder controlar o som das notificações, diferente do som geral do tom de toque. NOSSA QUE EVOLUÇÃO!!. Dãããã;
    Aí começou que a MS percebeu, o iOS e o Android dão lucro, esta coisa não.
    Começou a ter sua equipe de desenvolvimento de software melhor para estes concorrentes que pra seus aparelhos.
    Aí matou a pau quem tinha um pouco de amor próprio. Eu não gostava de sofrer.
    Fui pra um Moto X primeira geração. o 820 virou aparelho para o chip da empresa.
    Que espetacular estava o Android!!!
    Tudo era possível e as cosias microsoft, office 365, outlook que eu prefiro estavam ótimas lá.
    Não se iludam. A MIcrosoft está fingindo que gosta do WP. Ela quer apenas estar com seus softwares nos Androids. Já conseguiu OneDrive e Office nos Samsungs. Mataram os apps da Google que tem que vir nativos. Eu queria um dual chip 4G. A Microsoft demorou muito pra lançar. Talvez ainda voltasse para o Lumia, porque a foto do Moto X era um fraca, mesmo tendo mais pixels que o Lumia 820. Escolhi um Galaxy A7, não me adaptei com o tamanho e migrei para um Galaxy S5 New Edition. Estou bastante contente, mas fico triste por constatar que o que eu suspeitei desde o ano passado fosse mesmo acontecer.
    O Windows Phone vai acabar. Não vejo capacidade do win10 de resgatar sua má fama, mesmo com loja única.
    Demoraram demais.
    Perderam o bonde.

    • Rapaz, parabéns pelo excelente comentário! Chegou a ser mais fluído e detalhado que a própria notícia......hehehe

      E tmb fico triste pela quase certa morte do windows nos celulares, mas ao meu ver, essa morte foi sistematicamente iniciada quando a Microsoft matou a marca Nokia nos aparelhos......

      Infelizmente, só quem aposta no windows mobile são os poucos usuários (como eu, até a metade do ano passado) pois a própria Microsoft já abandonou o barco há tempo.......triste fim!!

      • E se a Nokia voltar em 2016 com aparelhos com design avançado, ainda que com Android e produzidos por outra empresa sob licença da marca, boa amantes de windows phone vão ter um choque ao perceber que são apenas órfãos da Nokia, independente do sistema.
        Vai ter um bando de gente deixando o Lumia pra comprar "Nokia".
        Ah, grato pelo elogio. Foi um livro, mas quis dividir minha experiência.

  • É lamentável! O Windows Phone é bom, mas peca pela muito pequena quantidade de apps. Se não fosse isso, até eu compraria um smartphone com um.

    • Acho que, pior que a quantidade, é a qualidade de seus apps. Até o final do ano passado eu tinha um Galaxy S4, que foi roubado. Acabei ganhando um Microsoft Lumia 535 de presente, e até hoje xingo minha filha, que foi quem escolheu o celular rsrs. Os aplicativos para WP são simplesmente horríveis. O Facebook, por exemplo, mostra a atualização do feed com umas 7, 8, 10 horas de atraso, sem contar VÁRIOS outros problemas e/ou limitações. Além disso, vários apps nem existem pra WP, como o Prip. Estou realmente muito insatisfeito não com o aparelho, mas com o S.O. Na primeira oportunidade (leia-se sobra de dinheiro) voltarei para o Android.

  • Antes de falar sobre o WP procura saber primeiro meu caro posta coisa pra aparecer mt feio isso

  • Lamento informar mas quem é usuário windows não pensa assim. Este site já cansou de matar o windows fone.

  • Eu tive dois aparelhos recentementes da Microsoft: Lumia 630 (4 meses) e Lumia 640 XL (6 meses)... Bom fiquei com eles até onde deu, a falta de suporte aos app's e como a Microsoft trata o sistema são a gota d'água para a própria morte. Parece que falta interesse e não há uma posição estratégica em alavancar o SO.
    Antes eu tinha Android (Galaxy S3) e resolvi migrar para o WP pela estabilidade que disseram que tinha, porém a realidade não é essa, a demora para lançamento de correções nos aplicativos e no sistema operacional é algo crítico e eu não aguentei os diversos bugs e voltei para o android.
    Estou satisfeito com o meu Moto Maxx e aguardo a atualização para o Android Marshmallow, vamos ver no que vai dar!
    Pra mim a morte do WP não será tão impactante, pois a própria Microsoft já não demonstra tanto interesse em deslanchar a plataforma, tão menos os fabricantes de hardware e software.

  • Hoje, o windows phone não conta com market share que importe. O último suspiro vai ser o Windows 10 Mobile. Se a MS encaixar um sistema liso e atraente PRO CONSUMIDOR, talvez dê certo. Usei WP por 3 meses, foi horrível! Nem tanto pela falta de apps, mas sim pelo sistema em si - na minha opinião confuso e feio.

  • Tive o Lumia 930 o Top da Nokia.
    Acho que nunca vendi um celular tão rápido e desvalorizou tão rápido.
    Vai na OLX e só tem Nokia Vendendo menos da metade do preço.
    Ainda bem que consegui vender e voltar para Android.
    Só volto para o windows se um dia valer a pena, hoje não vale.

    • Vc que ja teve o lumia 930, qual celular android que tem um câmera tao boa quanto o 930?
      Quero um android porém quero um com uma boa câmera. Tenho um lumia 830 e a câmera é ótima.
      porém nao é android.
      se vc puder me indicar um eu te agradeço.
      apesar que so a nokia tem as melhores câmeras em smartphone.

Mostrar todos os comentários
508 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi