Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

Versões mais recentes do Android estão vencendo a corrida da fragmentação

Camila Rinaldi
10

Cada vez mais usuários Android contam com as mais novas funções do sistema operacional da Google, como o Google Now e o Photo Sphere, como posso afirmar isso? Com base nos dados divulgados pelo site Developer Android, a Jelly Bean já roda em 25% dos dispositivos com Android, 29.3% correm com Ice Cream Sandwich e apenas 39.8% são movidos pelo Gingerbread.

fragmentacao android
Dentro desta estatística, onde o seu dispositivo Android se encaixa? / © Developers Android

Para obter esta estatística, foram analisados os dispositivos que visitaram a Google Play Store nos últimos 14 dias. A novidade em comparação às análises anteriores está no fato de que a pesquisa agora é baseada nos dados coletados de cada dispositivo quando o usuário visita o market android. Anteriormente, as informações eram coletadas quando o dispositivo simplemente fazia o check-in no servidor da Google, quando um aplicativo era atualizado automaticamente, por exemplo.

O objetivo desta mudança é trazer dados que melhor ilustrem a relação o cenário Android para quem o desenvolve:

Nós acreditamos que os novos dados refletem com mais precisão aqueles usuários que estão mais engajadas no ecossistema Android e Google Play.

Sem surpresa, a imagem do ecossistema agora oscila de encontro com as pessoas que estão executando uma versão mais atual do Android. Provavelmente, esta forma de ver os usuários Android é mais útil para os desenvolvedores já que retrata fielmente as pessoas que realmente baixam os Apps.

Abaixo, você confere uma montagem (um pouco precária) com um comparativo mostrando a evolução da fragmentação do sistema operacional Android. No levantamento de julho de 2012, a Gingerbread era responsavél por 64% dos dispoditiovos que rodavam com o sistema operacional da Google. Em dezembro de 2012, o Android 2.3 era responsável por 50.8% da fragmentação Android e, nos últimos meses, esta participação foi diminuindo até chegar aos 39.8%.

fragmentacao android 01
Comparativo entre a fragmentação Android entre 2012 e 2013. / © AndroidPIT

O ideal seria diminuir para menos de 10% o número de dispositivos que rodam com a versão Gingerbread nos próximos dois meses, visto que em maio, possivelmente teremos o anúncio de mais uma versão do Android, no Google I/O.

E aí, você já conta com aplicativos como o Google Now? O que falta para o assistente de voz da Google brotar no seu smartphone? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

Tópicos relacionados

Comentários

Escreva um comentário:
  • Carlos Chalef 4/abr/2013 Link

    Essa pesquisa esta totalmente errada, se voce for na loja comprar celular vera que , de cada 10 celulares vendido nas lojas 9 são gingerbread 2.3 e 1 ice, jelly bean nem existe nas lojas ainda

    0
  • Foto do usuário
    Dan Bocchi 4/abr/2013 Link

    O JB tem tudo para disparar na frente, visto que algumas fabricantes estão implementando o SO em seus novos mid-end.
    E que quem esta com GB já tem opções otimas em custo benefício para troca e com a versão JB ainda por cima.

    0
  • Vinicius Almeida 4/abr/2013 Link

    essa pesquisa é global, mas mesmo no Brasil o Jelly Bean está ganhando espaço, e existem sim diversos dispositivos com ICS, que inclusive estão ficando mais baratos. Até os low-end estão começando a vir com 4.0 e 4.1 como o Galaxy Ch@t que ainda não ficou popular ou nem vai ficar, o L3 II que foi lançado primeiramente no Brasil, D1 e D3,e acredito que em breve serão lançados os Galaxy Young e Fame, e brasileiro ama trocar de celular então acredito que até junho esta fragmentação estará um pouco diferente, fora q a Samsung está atualizando vários dispositivos para JB Até o Ace 2 e o próprio Galaxy Ch@t( já citado). Go, go Android

    0
  • Foto do usuário
    Admin
    Camila Rinaldi 4/abr/2013 Link

    Pois é, Pessoal, acredito que as fabricantes começaram a se dar conta de que o usuário passou a pesquisar mais sobre o sistema operacional dos dispositivos antes de compra-los e, acima de tudo, elas se deram conta de que o sistema operacional do dispositivo interfere e muito na aquisição do aparelho pelo usuário. Já se fala mais em "versões do sistema operacional de um smartphone" que apenas "é android", "é iOS", "é windowsphone" e assim por diante.

    Claro que não se pode generalizar, mas existe sim uma mudança na mentalidade do usuário e, como bem lembrado pelo +Vinicius Almeida, "o brasileiro adora trocar de celular".

    0
  • Matheus Sá 4/abr/2013 Link

    Que isso? Meu Froyo está diminuindo cada mês?

    0
  • Foto do usuário
    Admin
    jefferson h. 4/abr/2013 Link

    eu vejo que a rescente onda de atualizações principalmente por parte da samsung e lg, colaborou para diminuir essa fragmentação, sem esquecer a colaboração independente da cyanogenmod e outros desenvolvedores que aumentaram o numeros de aparelhos que ele dão suporte com o jb, juntando tudo isso, acho que até o fim do ano,essa fragmentação será minima.

    0
  • Vagner Silverio Marley 5/abr/2013 Link

    Ainda Falta Muita Coisa Para Todos Usarem o " Sistema Operacional Android JB " Bem Que Poderia Começar a Atualizar Os Android Dos Galaxy's Pocket,Y,Mini,Ace,Fit Etc...

    0
  • Imar C.D.S 7/abr/2013 Link

    Essa pesquisa está louca !!!

    0
  • sartorello 16/jun/2013 Link

    pelomenos eu comcordo com esta pesquisa (pasei do gingerbread para o ice crem sandwinch e agora estou com jb)

    0
  • Romulo M. 4/jul/2013 Link

    Bom dia! Gostaria de saber se posso atualizar meu Tablet Android 4.0.3 para a nova versão Android 4.2, ou 4.3?
    Tablet MID genérico 7 polegadas, Modelo Q7B-A13ap, Coretex A8 1.2 GhZ, Gpu 400MhZ, RAM 512 MB e Memória interna: 4 GB (flash), com Android 4.0.3, Versão do Kernel 3.0.8. Número de Compilação / Fabricante: 4.12-20120601

    0