O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
9 Compartilhados Sem comentários

Fragmentação Android: Jelly Bean roda em 10% dos dispositivos

Em oito meses, desde o meu primeiro dia no AndroidPIT, esta é uma das notícias que eu sempre quis escrever: Gingerbread roda em menos de 50% dos dispositivos que rodam o sistema operacional Android. Esta é a verdadeira notícia, o resto é consequência.

Os números desta tabela fazem parte da estatística de aparelhos Android que acessaram a Google Play Store durante o período mencionado abaixo. © Developer Android

Além do Ice Cream Sandwich começar a ganhar corpo, a Jelly Bean expandiu nos últimos tempos. A análise mensal do Android Developers, coletada com base nos aparelhos Android que acessaram a Google Play Store entre os 14 últimos dias do mês de dezembro até o dia 03 de janeiro, identificam que 47.06% destes dispositivos rodam com Android 2.3.X Gingerbread; 29.1% rodam com Android 4.0.X Ice Cream Sandwich; e, 10.2% rodam com o Android 4.1.X / 4.2 Jelly Bean.

Motivos para estas mudanças

É interessante fazer um comparativo entre a dramática trajetória do ICS, em relação a Jelly Bean, pois o Android 4.1 e 4.2 combinados passaram a marca de 10% alguns meses antes do Android 4.0.X, que aconteceu oficialmente próximo ao lançamento do Nexus 7, em julho (lembrando que o ICS veio à luz publicamente em outubro de 2011).

Outro ponto que devemos levar em consideração, foi a rápida aceitação da Jelly Bean no mercado, especialmente pela Samsung, que logo atualizou os smartphones carros-chefe da empresa para a versão mais recente do sistema operacional da Google.

Apesar da queda do Gingerbread abaixo dos 50%, não devemos cantar vitória antes da hora, já que, muitos dispositivos foram injetados no mercado por conta do Natal. Se bem que esta vitória não é de todo verdadeira, visto que a versão 2.3.X ainda roda em uma quantidade substancial de smartphoens e tablets Android.

Acompanhe a evolução do sistema operacional Android em novembro de 2012.

Sem comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi