O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 Compartilhados Sem comentários

Fragmentação Android: ICS 27.5% e Jelly Bean 6.7%

Todos os meses, o time de desenvolvedores do Android divulga a plataforma em números. Os números relacionados ao período de 14 de novembro à 03 de dezembro já estão disponíveis e, aos poucos, notamos que o Gingerbread vai, bem lentamente, sendo atacado em seu posto de liderança. Na tabela abaixo, você confere o Android em números, muita atenção para a Jelly Bean que já roda em 6.7% dos dispositivos que rodam com o sistema operacional da Google, o Ice Cream Sandwish está presente em 27.5%:

Os números desta tabela fazem parte da estatística de aparelhos Android que acessaram a Google Play Store durante o período mencionado acima. © Developer Android

No final de outubro, a versão Android 4.2 Jelly Bean foi lançada pela Google e liberada para os dispositivos da empresa como o Nexus 7, Nexus 4, Nexus 10 e demais smartphones Nexus (com excessão do Nexus S). Estas ações elevaram em 0.8% a distribuição desta versão entre os usuários Android.

Outro ponto a ser considerado, foi a atualização do GS3 para Jelly Bean, em todo o mundo. Entretanto, parece que apesar de todas as ações da Google para elevar a qualidade do seu sistema operacional ainda esbarram (e sempre irão esbarrar) no interesse das operadoras em difundir as recentes versões em detrimento a novos produtos no mercado.

Mais cedo, publiquei uma nota sobre a prometida atualização do OS do Galaxy S2 Lite. Neste caso, o aparelho nem chegou a sentir o gostinho do Ice Cream Sandwich e, ao que tudo indica, passará diretamente à Jelly Bean. Assim, este é um exemplo de dispositivo que, depois do update, terá novos recursos e funções, mas que não retornará lucro a mais para a fabricante ou operadora. Será que esta é mesmo a intenção de Samsung, HTC, Sony e companhia?

Na minha opinião, de nada adianta os números da Jelly Bean ou da ICS aumentarem, se não houver uma bruta diminuição da versão Gingerbread. Na metade do ano, a versão Android 2.3 rodava em mais de 60% dos dispositivos que acessavam a Play Store, agora, ao final do ano, o número passou a apenas 50%.

E você, o que pensa a respeito? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

Imagem: Developers.Android

 

Sem comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi