X

Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

FTPSyncX Pro

Mauro Feola
0

O FTPSyncX Pro é um app muito flexível e simplifica o trabalho de muita gente de forma considerável. Há depoimentos de usuários que se empolgam com sua funcionalidade. Como a propaganda do app foi tão convincente, resolvemos testá-lo. Acompanhe o que nossa equipe tem a dizer do FTPSyncX Pro. 

4 ★★★★

Avaliação

Versão testada Versão atual
1.1.6.4 1.1.8.7

Funções & Utilização

Dispositivo: Motorola Milestone 2
Versão do Android: 2.2
Roda a partir do Android: 2.1
Root: Não

Os dados que transferimos parecem estar disponíveis por toda parte e para todos. Há pessoas que não se importam com isso. Porém, há usuários Android que não são satisfeitos com a ideia de compartilhar abertamente seus dados com outros servidores e preferem, com isso, uma "private cloud". E é justamente para esse tipo de usuário que o FTPSyncX Pro foi pensado.

De acordo com as necessidades de cada um, existem diversos protocolos de rede para fazer transferência de arquivos: FTP e FTPS (FTP cifrado). No ambiente *nix (Unix/Linux), o SFTP também é conhecido como SCP (Secury Copy) ou SSH (Secure Shell). Além dos recursos compartilhados do Windows conhecidos como Samba (SMB). Se além disso tivermos o suporte do FTPSync Pro, estaremos mais do que seguros.

O usuário pode configurar um ou mais servidores. O Pro Server pode ser utilizado para o conjunto de protocolos de rede (FTP, FTPS, SFTP ou SMB) junto com os dados de acesso (usuário e senha) e alguns detalhes opcionais. Podemos atribuir um nome para, depois, classificar o servidor.

Cada servidor tem um diretório de configuração no qual encontramos uma ajuda para configuração. E isso não se passa apenas em nível local, ou seja, a partir do Android, mas pode-se acessá-lo de forma remota também. Ou seja, diretamente do servidor. Assim, escolhe-se o diretório (pasta) desejado sem correr o risco de digitar incorretamente o caminho para ele quando se utiliza a opção de acessá-lo em nível local.

Falemos um pouco de sincronização. Primeiro, pode-se decidir em que momento ou fase a sincronização deverá ser feita. A primeira opção é configurar o intervalo e a conexão de rede em nível mundial. E tudo se passa somente por meio do uso do WiFi. Como se trata de alcançar um certo patamar de segurança em relação aos dados que estão sendo sincronizados, o aplicativo permite que você escolha quais redes WiFi podem ou não podem ser utilizadas para esse fim. Isso faz sentido sobretudo para as conexões com SMB. Usuários mais cautelosos querem, às vezes, excluir o uso de alguma WiFi desconhecida quando se trata de transferir dados mais importantes.

A sincronização automática pode ser desativada seja em nível mundial, por servidor ou por índice. Ela se encontra no menu contextual, mas a boa notícia é que tudo pode ficar ainda mais fácil, pois o aplicativo conta com widgets e acessos diretos.

O FTPSyncX também vem com o plugin Tasker, o que significa que tão logo o seu WiFi esteja disponível, um índice X será sincronizado e a sincronização automática com um servidor Z se ativará e será desativada tão logo você se desconecte do WiFi.

A sincronização pode-se dar em ambas as direções: os novos arquivos (ou alterados) podem ser transferidos do Android para o computador ou vice-versa. E o melhor é que esse processo funciona muito bem. Não foi constatado nenhum problema durante a fase de testes.

Conclusão:

O FTPSyncX Pro é daqueles aplicativos para se ter. Ele oferece sincronização bidirecional de dados, suporta todos os protocolos mais importantes, as opções de configuração são muito flexíveis e o aplicativo ainda suporta o Tasker. Não conhecemos nenhum outro aplicativo que ofereça tudo isso ao mesmo tempo.

A diferença entre a versão gratuita e a paga (Pro) é que a primeira só permite a configuração dois servidores, o que para muitos já será suficiente. Com a versão paga, não há um número limitados de servidores que podem ser configurados.

 

Tela & Controles

A interface de usuário do FTPSyncX Pro é funcional e intuitiva. O design é sóbrio. Afinal, ninguém quer um design deslumbrante para um aplicativo que deve se mostrar, acima de tudo, funcional. Uma vez que todas as configurações necessárias tenham sido feitas, não é necessário revisar o aplicativo o tempo todo. Os links já configurados aparecerão no painel de controle.

Velocidade & Estabilidade

Nada de crash, de lentidão ou de perda de dados. Durante a fase de testes, o FTPSyncX Pro funcionou perfeitamente, sem problema algum.

Relação Preço/Desempenho

A versão gratuita do FTPSyncX Pro (FTPSyncX) já é suficiente para muitos usuários. A versão paga, por sua vez, pode ser baixado no App Center do Android Market por 1,50 euros. E há que se dar o braço a torcer: vale a pena pagar isso pelo aplicativo. Um ponto positivo é que os desenvolvedores recebem com prazer as sugestões dos usuários. Aproveite que entre os dias 16 e 22 de janeiro, o aplicativo custa apenas 59 centavos!

 

Screenshots

FTPSyncX Pro FTPSyncX Pro FTPSyncX Pro FTPSyncX Pro FTPSyncX Pro FTPSyncX Pro

Apps semelhantes

Não conhecemos nenhum app semelhante. Caso você conheça algum, por favor, informe-nos.

Desenvolvedor

Christian A.

Syncoorp

Enviar e-mail ao desenvolvedor Perfil do desenvolvedor

Comentários

Escreva um comentário:

Author
7

Alguém descobriu alguma rom pro OPTIMUS F5?