O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 85 Compartilhado 57 Comentários

Nossos leitores elegeram: o processador é o item mais importante em um smartphone

Quais características de um smartphone são importantes para você? Resolvi levantar essa questão entre os leitores do site nos últimos dias, que puderam eleger os itens que consideram essenciais num smartphone. O resultado desta enquete nos revelou algo importante: ao invés de mais bateria, os proprietários de smartphones querem, na verdade, processadores mais potentes. Confira detalhes dessa pesquisa a seguir. 

68% - O clock do processador é muito importante

Já havíamos debatido aqui no site sobre a preferência dos nossos leitores pela performance, ao invés da autonomia de energia. Na época, o argumento maior era a experiência de uso que, segundo os participantes, não poderia ser comprometido em prol de algumas horas a mais longe do carregador.

E ao que parece, o processador continua sendo a preferência, com 1061 votos, ou seja: quanto mais rápido, melhor. Eis os comentários dos nossos leitores:

Andreu Vasconcelos

Pra mim quanto mais Hardware, melhor. Dou muito valor às especificações.

Robert Patrick Medeiros

Na minha opinião é o conjunto processador + RAM otimizado para o software, por isto estou com uma iPhone 6 sei que o preço é um roubo, porem preciso de um aparelho que não trave e que seu software esteja otimizado e os aparelhos da Apple assim como o windows phone trabalham desta forma, para o Android funcionar legar o sistema pede muito hardware coisa que nos concorrentes não é bem assim, super feliz com o sistema da Apple e pelo visto não volto para plataforma Android.

androidpit processadorenquete
© ANDROIDPIT

53% - O tamanho da tela é muito importante

Em um segundo momento, com 1065 votos, a tela foi eleita como um dos pontos principais entre nossos leitores. Em uma pesquisa recente, os tamanhos de 5,0 e 5,2 polegadas foram eleitos como as melhores proporções para um celular, segundo os usuários. Nesta nova enquete, ficou claro que a qualidade da tela se mantém como um dos principais quesitos. Abaixo, o comentário de alguns leitores:

Lipe M:

Tela de no máximo 5,2" e mínimo 32 GB interno. Tanto faz ter entrada de cartão ou não, tanto faz ser bateria fixa ou removível. Câmera não é o megapixel que importa, mas o conjunto e tem que ter controles manuais nativo. Tanto faz se for dual-chip, só vou usar um. A tela tem que ser resistente e que não trinca.

Anderson Carvalho:

Pra mim a tela é o mais importante. Tanto o tamanho, preferência por telas de 4.7 a 5.0, quanto uma boa resolução e principalmente o contraste.

androidpit telaenquete
© ANDROIDPIT

51% - A câmera é muito importante

Essa é uma tendência que cresceu ao longo dos últimos anos, e deve continuar sendo um dos principais requisitos para compra de um smartphone. Dentro dessa lógica, nossos leitores elegeram a câmera como uma das principais características de um celular. Não apenas a quantidade de megapixels foi lembrada, mas também a qualidade do sensor e sua capacidade para administrar diferentes tipos de situações, como selfies, fotos noturnas e HDR.

Abaixo, reuni alguns depoimentos:

Maicon Bruisma:

O que importa para mim mesmo é a qualidade da câmera, o tamanho da tela e o processador. São coisas que não podemos mudar ou remediar. A câmera tem de ser excelente, caso o aparelho seja caro, o tamanho da tela é imprescindível, pois consigo ver pixels numa tela HD de 4.3" com facilidade, ainda mais IPS. O processador tem de ver se vai aguentar uma tela Full HD para jogos, vai abrir a câmera rapidamente sem engasgar.

Ude Nascimento:

Câmera é o que eu mais analiso na compra de um smartphone.

androidpit cameraenquete
© ANDROIDPIT

43% - Expansão da memória através do microSD é muito importante

Quem não gosta de um belo espaço de armazenamento? Pois bem, pelo visto, 1.091 leitores também acham que a possibilidade de expansão da memória interna deve ser considerada na compra de um novo dispositivo. Abaixo, você confere o que alguns dos usuários comentaram sobre a expansão por microSD como característica essencial em um smartphone:

Johnnys17:

Cartão de memória e bateria influencia a minha compra. Já que eu não troco de smartphone anualmente e a bateria pode ser trocada facilmente quando perder a capacidade. Depois disso, a RAM e processador é a segunda fase na minha escolha.

Tiago Santana:

Expansão de Memória é extremamente importante! Algumas fabricantes dizem que isso atrapalha o desempenho do aparelho, não colocam o slot para cartão de memória e disponibilizam memórias ridículas nos telefones, hoje 32GB já não pode ser considerado muito é o mesmo caso da Memória RAM no Android, 2GB já esta se tornando pouco para muitos usuários. Então, se não querem colocar Memória ROM devido ao "custo", então coloquem o slot e deixe o usuário arcar com ele!

androidpit microsdenquete
© ANDROIDPIT

34% - Bateria removível não importa

Por fim, chegamos ao ponto que menos importa na opinião de 1.049 leitores do site. Já era esperado que essa característica fosse a menos votada, principalmente pela inviabilidade de troca da bateria de boa parte dos smartphones. E também por questões sistêmicas, visto que, atualmente, problemas com o SO podem ser resolvidos com a reinicialização do sistema pelos botões físicos ou através de comandos.

Abaixo, separei os principais comentários dos nossos leitores sobre essa característica:

Elivaldo Medvedev

O que mais pesa na minha compra é a potência e a durabilidade da bateria, seguido da memória interna, tamanho da tela, cor e preço.

Maurício Rodrigues

Bateria com alta capacidade, não precisa ser necessariamente removível, estilo Sony, ótimo gerenciamento de energia. O segundo ponto é poder de processamento.

androidpit bateriaenquete
© ANDROIDPIT

E quais características de um smartphone são importantes para você?

Os comentários favoritos dos leitores

57 Comentários

Escreva um comentário:
  • Em tops de linha eu acho a diferença de processadores não é muito importante. Já bateria varia mais.

  • CPU sem uma boa RAM não adianta, e Muita RAM sem um bom CPU, vai travar do mesmo jeito

  • Para quê ter um processador top, se não acompanha os restantes componentes do celular? Se esses mesmos componentes não acompanharem, o processador terá o seu desempenho máximo limitado, o que para mim não me serve de nada.

  • Existem muitos tipos de usuários, cada um avalia a importância dos itens de acordo com suas necessidades. No meu caso... 1-Dual Chip, 2-Bateria, 3-Ram/Precessador, 4-Camera, 5-Armazenamento Interno/MicroSD, 6-Tela

  • Para mim o Smartphone tem que ter um excelente processador,memória RAM,bateria enorme, tela de alta qualidade,armazenamento de 64 GB para cima e expansão via Micro SD e também Câmera boa.

  • Um bom smartphone começa por um processador competente, memória Ram farta, uma bateria abundante (com muito mAh), uma tela de no máxima 5,4", em full hd, ou quad hd e uma imensa memória interna, (acima dos 64 GB) e se tiver slot, ótimo, para expansão.

  • Sempre tento ver a melhor correlação entre desempenho, bateria e câmera na hora de comprar um Smart novo.

  • Acho que o processador e a RAM julga muito no no aparelho porem na minha opinião a memoria disponível para uso é o item mais importante de todos, do que adianta vc ter um top de linha como um Iphone 6 16Gb ( só Exemplo, ha vários outros ) e não poder instalar nada nele , na verdade cada atualização lancada na playstore ou na loja Apple estão ocupando cada vez mais a memoria se for jogos então nem se fala já vi jogos como GTA entre vários outros com 2,9 Gb de tamanho, então não adianta ter o processador mais veloz do mundo que que sem memoria não serve para nada. Finalizando para quem entende do assunto nada melhor que um conjunto Processador, RAM e muita memoria de Utilização.

  • Por enquanto satisfeito com meu humilde Note 4. Tem td que preciso, esse que é o bom.

  • pra mim processador e memória RAM são tudo num celular Android

  • Eu só quero Alta qualidade em tudo por um preço razoavelmente baixo, um grande exemplo disso foi o moto x 2014. Eu queria que a Motorola repetisse a receita de 2014 e lançasse um smartphone com processador atual, tela full hd(amoled), 32 de ROM, câmeras Boas e por menos de R$2000,00 reais

  • Excelente ideia de colocar os comentário Rui, parabéns. Eu votei, mas deixei minha opinião, na próxima vou deixar um comentário, quem sabe você publica.

  • O que me interessa é um conjunto satisfatório .

  • Para a leiga população o importante é ter um flash frontal ou m de Motorola atrás.😂

  • Toda a parte de hardware, em específico processador (SoC) e RAM são importantes. Por mais que de primeiro momento não seja algo relevante, vista a relativa fluidez do sistema, com atualizações de aplicativo e processos funcionando em segundo plano, engasgos podem ocorrer até mesmo em um hardware mais parrudo.

    A câmera pra mim é mais como "eye-candy", não faço tanta questão, mas se tiver um bom conjunto de câmera, certamente é um diferencial, mas não fator primordial.

    Acho que os únicos aparelhos que tive com bateria removível foi o Galaxy SII e o Lumia 535, então não é algo tão mandatório ter ou não bateria removível, mas sim, a miliamperagem da bateria é importante, para manter o "foguete da NASA" em pleno funcionamento.

    Memória externa é bom também, mas se fosse possível utilizar um aparelho com grande capacidade interna, sem depender diretamente de cartões de memória, também é algo de se ponderar.

  • Primeiramente a RAM depois o processador.

  • Ainda acho que RAM é mais importante que processador.........Pode ter até um processador potente mas sem RAM ele trava.

Mostrar todos os comentários
85 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi