O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 105 Compartilhado 81 Comentários

Funções clássicas do Orkut que gostaríamos de ver no Hello

Nesta semana, Orkut Büyükkökten - sim, o criador do saudoso Orkut - apresentou o Hello, sua nova rede social. A plataforma ainda não traz tantas informações sobre suas funcionalidades e estará restrita, inicialmente, a EUA, Canadá, Nova Zelândia e EUA (chega ao Brasil em agosto). Mas, segundo seu desenvolvedor, ela é "a primeira rede social construída através de amizades profundas, para ajudá-lo a conectar-se com pessoas que compartilham das suas paixões".

Ainda que esse tipo de declaração seja padrão de toda nova rede social, o fato é que é impossível olhar para o Hello e não lembrar do Orkut. E como Büyükkökten afirmou que esta plataforma “é a próxima geração do Orkut”, nós sugerimos aqui algumas funções clássiscas  - e divertidas -  da antiga rede do Google que poderiam migrar para o Hello. Confira! 

HELLO
Hello: um Orkut 2.0 segundo o seu criador / © Hello

As comunidades surreais

Essa sem dúvida era a coisa mais legal do Orkut – além de reencontrar aqueles amigos que você não via há séculos. As comunidades eram divertidíssimas, com um depoimento melhor que o outro, ainda que, na época, não fosse possível adicionar vídeos e GIFs, por exemplo. 

LINDOMAR
As comunidades eram a melhor coisa do Orkut / © Orkut

E a melhor coisa das comunidades eram os temas surreais de várias delas. Afinal, quem nunca fez parte de grupos clássicos como "Lindomar, o SubZero Brasileiro”,  “Anão vestido de palhaço mata 8”, “Cabras não têm muitas ambições”, “Tanque de Guerra tem buzina?” e “Eu abro a geladeira para pensar”, entre tantos outros?

Portanto Hello, traga de volta as comunidades no melhor estilo Orkut.

Regras são para os fracos

Uma das melhores definições sobre o Orkut foi feita pelo jornalista Rafael Capanema, do BuzzFeed. Segundo ele, “era como se a rede social fosse gerida pelo Sílvio Santos”.  Em outras palavras, as regras de uso do Orkut mudavam a toda hora, sem aviso prévio e as funcionalidades apareciam de uma hora para outra e a gente que se virasse para descobrir como usá-las. E o Google só avisava sobre as alterações dois meses depois.

SILVIOSANTOS
O Orkut era o SBT das redes sociais / © Instagram Patrícia Abravanel

Em suma: Hello, implante o caos na rede social. Muito mais legal! 

Seja dedo-duro

Uma das funcionalidades mais legais do Orkut  - e que só foi anunciada semanas depois de entrar em atividade – era a que “dedurava” ao dono sobre quem tinha visitado o seu perfil. Logo, algumas pessoas ficaram mais cautelosas ao visitar a página do “crush” e outras simplesmente disseram “dane-se” e “stalkeavam” o perfil alheio sem dó. 

DEDODURODEF
Hello, traga de volta a funcionalidade "X9" que havia no Orkut / © ESTADÃO

Logo, Hello, fica a dica: rede social é muito mais legal quando tem o recurso de "X9" (ou dedo-duro, se preferir). 

A Crush List

Antes de Tinder, Happn e afins, o Orkut já provou que estava na vanguarda dos apps de relacionamento. Isso porque ele trazia um recurso chamado “Crush List”, cuja funcionalidade era bem semelhante aos apps de relacionamento atuais. 

CRUSHLISTDEF
O Orkut já tinha um recurso de relacionamentos: a crush list/ © UOL Tecnologia / Quora.com

Para fazer  “rodar”, bastava adicionar as pessoas que você gostava na Crush List e se o objeto da sua paixão também te incluísse você na lista dela, o Orkut enviava uma mensagem para os dois, falando do interesse mútuo. 

Está atrasado, Tinder! Fica a dica Hello! 

As avaliações sobre a sua pessoa

O Orkut trazia pequenos ícones  que podiam ser clicados e permitiam aos amigos de um usuário avalia-lo. Eles podiam determinar o quão confiável, legal ou sexy você era.  Ah sim, no Orkut você não tinha seguidores. Tinha fãs mesmo. Outro patamar! 

AVALIACAOORKUT
Seus amigos podiam te avaliar no Orkut / © BuzzFeed

Portanto, Hello, traga de volta as “avaliações de popularidade” e te seguiremos por onde for. 

E que funções do Orkut você gostaria de ver no Hello?
 

105 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Luck há 10 meses

    Também eu lembro que tinha medalhas(Selo) no perfil, quando assistia orkut ao vivo ganhava tal medalha da banda ou do cantor... Era super bacana.

81 Comentários

Escreva um comentário:
  • Gostaria de apresentar a minha rede social "Penpaland" , comparando com orkut e aquelas que são famosas foi feito com poucos recursos ,desenvolvi sozinho. Idealizo ser um programador bom igual meu conterrâneo Orkut Büyükkökten.
    Penpaland é um site online gratuito de rede social que fornece correspondência, intercâmbio cultural, a aprendizagem de línguas estrangeiras, compartilhamento de fotos, arquivos e vídeos.

  • Rui, alguma novidade sobre o Hello.
    O lançamento no Brasil ocorreu no dia 19 /07
    Aguardando mais avaliações!

  • Nunca tinha ouvido falar dessa Crush List! Vivendo e aprendendo.

  • Curti a matéria desse redator que mal conheço mas já considero pakas 😁

  • Que venha como um orkut de novo, e com dose cavalar da zueira HueBR rsrsrsrs eu era o único que eu conhecia que tinha Orkut quando estava na Italia, e me sentia dentro do Brasil usando Orkut :-)

  • Somente falta ter sucesso esta nova rede social e vem Google querer comprar a Hello para encerrar a rede social novamente igual Orkut....

  • As comunidades eram demais

  • Comunidade Red hot chili peppers Brasil... Puts, era epico

  • As comunidades era realmente uteis.
    Na época a comu que mais acessava era a do Moto Rokr Z6, onde aprendi a instalar joguinhos java de 176x256 e sempre haviam os 'mitos' da epoca que disponibilizavam pacotes de imensos 150Mb cheios desses jogos que nao cabiam todos na memoria de 48Mb.
    Sdds...

  • Se for ter comunidades como o Orkut, já seria um grande motivo para testar.

  • Quero tudo de antes numa interface melhorada, porem simples. Não precisa ser outro facebook da vida, porem um pouco mais interessante que o antigo orkut.

  • O Orkut era reflexo de uma internet que não existe mais, aonde era possível haver discordar sobre qualquer assunto e não havia tanta bolha, culpa em grande parte daquele ralo de tempo que é timeline do Facebook.

    Acho que esses tempos não voltam mais, o Facebook contaminou o resto da internet.

  • Quando todos tinham Orkut e entravam lá para se divertir, apareceu o Facebook. Lembro que ninguém queria entrar no Facebook com medo de perder o Orkut e também pela chatice que era o Facebook. Nem se comparava na época isso. O top era o Orkut e ninguém, ninguém queria saber do Facebook.
    Quando o Orkut parou de ser atualizado e a funcionar 100% parece que ficou um vazio, que todas as nossas comunidades e amigos tinham se perdido para sempre.
    O Facebook só ganhou usuários e perfis em quantidade quando o Orkut fechou de vez. E até hoje sinto falta do velho e bom Orkut, pois se ainda existisse nunca teria uma conta no enjoado e cheio de regras idiotas do Facebook. Aqui no Brasil o Facebook deu é uma puta de uma sorte de o Orkut ter fechado.

    • Rapaz, nao sei bem qual era seu uso Facebook/Orkut mas nao foi beeem assim que ocorreu.
      O 'Boom' do facebook se deu quando passou a ser em pt-br. E boa parte dos usuários iniciais já não eram usuários do Orkut, ou pelo menos ja não eram usuários regulares.
      Quando o Orkut foi de fato desativado, o numero de perfis ativos no Facebook era praticamente o triplo dos perfis ativos do orkut - lembrando que ele era super popular no Brasil.
      Os números acabam por denunciar que o Orkut se tornou insustentável e sem muitas melhorias com o passar do tempo, ate chegar a fase do abandono.

      • Falou tudo que eu ia dizer. Lembro-me que estava na Italia no ano anterior, e o Orkut, que já não era popular lá, fechou as portas no ano anterior que no Brasil. Enquanto todos meus amigos já tinham Facebook na época, mas só usavam pra assuntos acadêmicos.

    • Nada a ver, metade dos usuários do orkut era de brasileiros. Todo mundo quis ir pro face há um tempão, demorou muito pra desativarem o orkut.

  • depoimentos. kkkkkk

  • Deve dar para acessar usando VPN...

  • as comunidades sem dúvidas

  • Com certeza as comunidades fazem mais falta. Tudo de bom que aprendi na internet partiu delas ou pelo menos grande parte. Site de torrents privados, dicas de Hardware e Software, entre outras coisas.

    obs: Deives, o Androidpit te paga man? kkkkkkkkk! Isso que é disposição.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi