O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
14 Compartilhados 1 comentário

Novas funções do iOS 6: o Android pode fazer melhor!

Desde quarta-feira à noite, o iOS 6 está disponível para download. De acordo com a última versão, o sistema operacional móvel da Apple oferece mais de 200 novos recursos. Além dos meus dispositivos Android, também tenho um iPod touch de quarta geração para chamar de meu, já tenho instalado a última versão do iOS, e resolvi fazer uma comparação direta com o Android 4.1.

 

Apple Mapas

Muito barulho está sendo feito sobre a imprecisão do novo serviço de mapas da Apple. Na verdade, é um desastre, atormentado com problemas de navegação, informações imprecisas e um bando de gráficos 3D apocalípticos. Mas, o lado bom, é que a Apple finalmente oferece um sistema de navegação curva à curva, coisa que o Android oferece há mais de um ano.

Em nossos testes, nós preferimos o olhar do Google Mapas para Android, sem dúvidas! Não só os mapas mostram mais informações, mas a navegação está ao nível da rua, e não do ponto de vista de um pássaro - muito mais útil se você estiver perdido. Pior ainda (é claro): a Apple nos deu as direções erradas de um marco popular de Berlim: a Alexanderplatz. Na realidade, a entrada para o ponto de referência está no outro lado.

 

O mapeamento 3D também está em questão, a Apple criou algumas áreas tridimencionais impressionantes da cidade, mas isso não significa que cada bloco esteja disponível em 3D e até mesmo pontos famosos aparecem realmente ruins. Assim, a Apple precisa atualizar o seu serviço de Mapas o mais rápido possível! Por agora, não existe nenhuma dúvida: o Android é o vencedor em todos os aspectos.

Integração com o Facebook

Uma das características que a Apple está divulgando em seu novo iOS é a integração completa com o Facebook. Naturalmente, os proprietários Android provavelmente não ficarão muito animados com isso. Nós somos capazes de partilhar qualquer coisa em qualquer rede desde o Android 2.0. Mas é uma boa adição e a forma como o ícone do Facebook aparece em pop-up quando você quer compartilhar algo é muito bonito. Caso contrário, não há nada de novo aqui.

 

Devemos dizer, também, que os donos de Android podem compartilhar fotos e qualquer outra coisa não apenas o Facebook, mas também no Twitter, no Dropbox, via Bluetooth, no Picasa, no Skype e em centenas de outros aplicativos.

A Apple está na frente no quesito sincronia de contatos, uma vez que permitem aos usuários sincronizar seus contatos do Facebook com o seu livro de endereços. O Android 4.1 apenas oferece uma forma indireta de fazer isso. Você precisa baixar um aplicativo de terceiros para sincronizar sua conta do Facebook com o seu Android.

Loja de Aplicativos

Finalmente a Apple atualizou o visual de sua App Store. A atualização foi extremamente necessária, na minha opinião, pois a antiga loja estava longe de ser limpa e arrumada.

 

O novo design traz um olhar muito mais atraente, mas a navegação é realmente difícil. Talvez seja porque os ícones são muito grandes agora, mas parece que nem tudo se encaixa na tela. Na verdade, os ícones da extrema direita são quase sempre cortados. Graficamente, é muito bonita, mas sinto que algum espaço está sendo desperdiçado.

Claro, a Google Play Store está longe de ser perfeito. Os aplicativos não ficam tão brilhantes e atraentes e não há qualquer coisa bonita que possamos falar, mas pelo menos tudo se encaixa na tela.

Passbook

A ideia por trás do Passbook é simples e engenhosa: um aplicativo que pode organizar ingressos de cinema e concertos, vouchers e cupons. Para resgatar, você pode simplesmente mostrar o seu dispositivo. Mas isso não é tudo: o Passbook vai analisar o seu local e abrir o seu bilhete automaticamente quando você desbloquear a tela; útil se você já está distraído e tentando chegar ao seu vôo. O Passbook ainda vai notificá-lo caso hajam alterações de portão.

Em outras palavras, este é um serviço MUITO legal. Não há realmente nada para compararmos em relação ao Android.

Não Perturbe

Outro recurso simples, mas engenhoso presente no iOS 6 é o Apple "Não Perturbe". Isso permite que você defina momentos de silêncio para o seu iPhone quando ninguém deve ser capaz de perturbá-lo. No entanto, você ainda pode configurar o serviço para que amigos e entes queridos possam chamá-lo de qualquer maneira, ou até mesmo configurar o aplicativo para que, se alguém tentar ligar várias vezes da mesma linha, a chamada vai passar, para o caso de emergências.

O stock Android 4.1 não oferece esse recurso, mas certas ROMS como a CyanogenMod oferecem algo similar. Mesmo que o seu Android não seja “rooteado”, você pode encontrar uma série de aplicativos que permitem criar designs para momentos de silêncio no telefone.

Conclusão: quanto mais as coisas mudam, mais elas permanecem iguais

A Apple gostaria que você acreditasse que eles fizeram mais de 200 mudanças para iOS na última atualização. Na realidade, o número de atualizações que você vai realmente notar é muito pequena. Apesar de muitas destas mudanças serem extremamente necessárias, eles não vão além das expectativas razoáveis. O iOS evoluiu um pouco, mas a evolução é muito lenta, a home screen ainda tem a forma da primeira, criada há cinco anos. Não existem widgets e as notificações ainda não são interativas.

1 comentário

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi