O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 97 Compartilhado 79 Comentários

Se depender do passado, o futuro da banda larga fixa já está decidido

Esta história das Teles querendo limitar a internet fixa parece um dèja vu macabro do que aconteceu no ano passado, quando o mesmo foi feito com a internet móvel. Na ocasião, as empresas levaram a melhor e conseguiram enfiar goela abaixo o bloqueio da conexão quando acaba a franquia de dados. E nessa história quem acaba perdendo somos nós, os consumidores.

O Galaxy S8 é o smartphone mais bonito que já fabricado.
O que você acha?
50
50
2724 participantes

O cenário no final de 2014 e início de 2015 era o mesmo que agora. De um lado as empresas dizendo que não era mais possível oferecer internet móvel ilimitada - antes a velocidade era reduzida, mas a conexão não era encerrada. Do outro, entidades de defesa do consumidor e sociedade civil em prol do #naomedesconecte. E a Anatel? Bom, vocês já podem imaginar.

Apesar da pressão, as operadoras venceram a guerra em 2015

Entre julho e agosto de 2015, quando efetivamente começou o bloqueio, houve uma verdadeira explosão de reclamações. A Secretaria Nacional do Consumidor registrou quase 340 mil atendimentos, um aumento de 13,4% em relação a 2014.

Apesar da pressão, as operadoras venceram a guerra. Hoje, todas elas - tirando alguns planos específicos - bloqueiam a internet ou limitam a velocidade quando a franquia de dados acaba.

AndroidPIT Apps 2
Um ano depois, a internet de banda larga pode ser limitada como foi a internet móvel / © ANDROIDPIT

Se pesarmos no histórico da internet móvel, o futuro da internet fixa não será dos melhores. Os argumentos usados pelas operadoras são até bem parecidos: não temos rede para todo mundo, internet ilimitada é um erro, vamos adotar o modelo utilizado em outros países. Isso tudo, claro, sempre com respaldo da Anatel.

Na época, a justiça suspendeu o bloqueio por algumas vezes. A Anatel também, dando um tempo para que a prática fosse discutida, da mesma forma como fez agora com o bloqueio da internet fixa.

Porém, a medida que os contratos antigos foram atualizados, a internet móvel ilimitada foi acabando ou com a velocidade reduzida a níveis inutilizáveis. Já vi relatos que algumas operadoras, como a Vivo, já está misteriosamente oferecendo planos de TV+Internet ‘deveras vantajoso’. Qual seria o intuito?

A internet como conhecemos está mudando. Querendo ou não vamos ter que nos adaptar. Felizmente algumas operadoras, como a Copel e a Live TIM, já se posicionaram dizendo que não vão limitar a internet. O problema é para quem não tem opções, como quem mora em cidades do interior.

A minha esperança é que no futuro quem for implantar a franquia pelo menos adote um limite justo, como já ocorre em outros países. Se 100 GB para uma conexão de 10 MB/s é de fazer chorar agora, imagine daqui a alguns anos?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Joao Paulo Santos 26/abr/2016

    Discordo desse post!
    O cenário agora é totalmente diferente!!!
    Antes, estava-se lutando por uma internet móvel reduzida, que na verdade era um lixo, uma vergonha!!! Eu mesmo nem fazia questão, não conseguia acessar quase nada por aquilo.
    Agora não! Estão querendo limitar uma internet de verdade, com argumentos fúteis que engana somente alguns tolos, que acham que a internet vai melhorar.

    Não é a toa que o Ministro das Teles já se mostrou contra, até mesmo o governo federal.
    Na realidade, isso é um verdadeiro golpe, pois todo mundo sabe que a qualidade não vai melhorar! O que eles querem é aumentar seus lucros, pois com isso além de cobrar mais caro pela velocidade podem também cobrar pelo tráfego de dados. Além disso, como muitos ficarão com receio de estourar sua cota antes do fim do mês consumirão muito menos, principalmente serviços de Streaming que está crescendo muito no país e vencendo a concorrência de pacotes de tv caros e com muitos canais inúteis. Sem falar que com essa medida fica muito mais favorável as operadoras a postergar investimentos em infraestrutura. Na minha rua por exemplo, a GVT/VIVO tinha 10 pontos disponíveis de internet até 15Mb e apenas 1 de 25Mb ou mais. Pela diferença de preço (10 reais) é óbvio que a maioria das pessoas adquirem o pacote com maior velocidade, o que demanda um maior investimento na infraestrutura local para aumentar o número de clientes, pois em termos de qualidade, minha internet nunca fica abaixo dos 25,4Mb e oscilação mínima (o gráfico parece até um retângulo no speed test copel).

    Cabe a nós continuarmos nos manifestando publicamente contra isso, seja nas redes socias, ou com postagens em blogs ou fóruns de grande visibilidade, ou até mesmo organizando movimentos com presença física nas ruas!

  • Leandro Marques 26/abr/2016

    Tomara que o estado islâmico exploda a anatel.... 👹

  • Phelipe B. 26/abr/2016

    Internet não é como energia elétrica que precisa de água para ser gerada (isso pq o governo não incentiva fontes alternativas [pq será?]), logo não tem lógica cobrar por dado trafegado.

  • Deivis Schuman 26/abr/2016

    "Circo Brasil"!
    Aqui somos os palhaços!

  • Francisco Lima 26/abr/2016

    Aquí em Portugal a Internet fixa não tem limite seja qual for o tarifário, não compreendo as desculpas das operadoras aí no Brasil. É mesmo para sacar o máximo de dinheiro do povo brasileiro.

79 Comentários

Escreva um comentário:
  • fico sem mas não pago

  • Operadoras te vendem banda larga em bits/s mas todo conteúdo da internet esta expresso em bytes
    Dai você tem 8 vezes menos velocidade do que pensa!

  • Sendo um serviço e consumo, imagino: Se gastar mais agua, a conta vem maior no final do mês. Se gastar mais luz, a conta vem maior no final do mês, se gastar mais gás, a conta também vem maior no final do mês. E pq nâo pagar a mais quando consome mais internet? Valores justos... é claro!
    Muitos reclamam e se apavoram mas sem sabem a diferença em MB ou GB. Muito menos qual é sua franquia mensal ou quanto realmente consomem. Claro que nossos orgões regulatorios, em particular a Anatel, peca em diversos aspectos... mas a real é que as operadoras estão vendo que o consumo aumentou muito e querem sua fatia.

  • Se o governo quiser ele corta. Tem dinheiro pra isso.

  • Gostaria de registrar isto! (estão tentando elitizar e cortar o aceso a internet)
    O problema de toda ideia boa para a nação, é que esta ideia sempre sera usada contra a própria nação.
    Penso no seguinte exemplo,se temos de forma gratuita facebook,whatsapp,gmail etc,etc.
    Qual seria o problema,em fornecer um sistema de informação de saúde onde o medico ao consultar via internet um banco de dados obtenha informações sobre seu paciente.
    Os benefícios seriam incontáveis,porem neste pais estas informações seriam vendidas para companhias de seguro e outras, nos sequer teríamos como contratar o tal seguro medico ou de vida.
    A internet foi um tiro no próprio pé da classe POLITICA que detêm os meios de telecomunicação!
    Através da internet estamos controlando, e colocando coleiras nos políticos e servidores públicos!
    OI cidadão CLARO que reagirão!!! o politico quer continuar VIVO !!!(da pra fazer mais graça,não vou)

  • Internet móvel até se entende porque realmente à infraestrutura para ser ilimitado é inviável, ahhhh mais num sei em que país da Europa é ilimitado num sei o que, mano aqui no Brasil temos cidades que dão uns três países europeus em tamanho.

    Agora Internet fixa é só implantar novas infraestruturas principalmente um cabo submarino que complemente o que liga o Brasil à Europa já que o atual para os padrões atuais tem uma largura de banda ridícula

  • São coisas diferentes. No caso da internet móvel, nos EUA muitos dos *próprios usuários* basicamente imploraram pelo fim dos planos ilimitados porque isso tornava a internet móvel inutilizável, mesmo dentro das grandes cidades.

    Você teria que colocar antenas a cada quarteirão de cada bairro para que internet móvel ilimitada fosse viável, e mesmo assim desconfio que haveriam problemas. Quando havia internet móvel ilimitada no Brasil ela era basicamente inutilizável.

    Internet fixa tem limitações de infraestrutura bem menores, em especial com uso de fibra óptica.

    • Toda a estrutura de telefonia celular(todas as operadoras) se apoia na rede fixa de telefonia existente.
      Das torres de telefonia até suas centrais controladoras o meio físico fibras e links de micro ondas etc
      são em sua grande maioria alugados isto encarece o serviço.
      Porem os lucros são altíssimos, e a parte que deveria ser destinada ao crescimento da rede não é compatível com os lucros!! Onde esta a anatel que deveria controlar isto e exibir os números a população ???

  • Queremos uma CPI contra a ANATEL já.

  • Graças a Deus, pelo menos a operadora que uso (local), até o momento, se pronunciou que é contra esse verdadeiro desrespeito ao consumidor. E se mantendo assim, não tenho do que reclamar. Entretanto, num país tão grande, nas mãos de apenas três empresas, é um absurdo, e é nesse reduzido número que os abusos ocorrem, principalmente com o aval do órgão que, em tese, deveria regular o mercado de banda larga, de forma equilibrada, que é o anacartel, e não ficar do lado das operadoras.

  • dias piores viram

  • Falem a verdade, é lindo, Vocês devem ter ereções a cada segundo, imaginem o que acontece na internet móvel, acontecendo na fixa, Sua internet está em 80% contrate um novo pacote! É exatamente isso o que querem, ficarem trilhardários, ganharem mais dinheiro do que dono poços de petróleo. Será um assalto se isso ocorrer, o usuário só vai perder e as operadoras só ganharem e MUITO.!

  • Se quiserem, podem até criar opções de planos limitados, de custo menor, o que não se pode aceitar é pegar os planos atuais e impor limite e manter o valor cobrado! Aí é muita colher de chá pras operadoras!

  • Tomara que não vingue isso dai

  • Tem que fazer igual a Venezuela... Pra quem está por fora, deem uma pesquisada!
    #medo

  • E um retrocesso enorme limitar a net fixa
    Na minha opinião as operadoras estão com medo do Netflix e querem explorar o cidadão com preços abusivos por um serviço de qualidade horrível


    Eu to ferrado pois baixo jogos e tbm jogo online e faço mtt pesquisa e tbm uso pra ouvir música e ver filmes e animes

  • Anatel e as operadoras são uns sacanas oportunistas e ladrões...
    Tudos farinha do mesmo saco 👎

  • internet banda larga limitada é ridículo e um absurdo... mas o ministério das comunicações está pressionando a Anatel ...a Anatel é outro órgão inútil

  • Única fuga de uma internet limitada, é usar internet via rádio ou migrar pra Copel ou Live Tim ;v

Mostrar todos os comentários
97 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi