O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 121 Compartilhado 47 Comentários

O futuro das telas multitouch pode estar no Windows 10 Mobile

O Windows Phone virou uma espécie de zumbi do mundo mobile e o Windows 10 Mobile ainda é uma incógnita. Mas, curiosamente, o futuro das telas multitouch pode estar nas mãos da Microsoft. Isso porque ela desenvolvendo uma tecnologia que seria a evolução do 3D Touch, sendo que o usuário nem precisaria tocar no display para manusear o smartphone. Bem-vindos ao Pre-Touch!

A novidade ainda está em fase de desenvolvimento no Microsoft Research, laboratório de pesquisa e desenvolvimento da criadora do Windows. A diferença dele para o 3D Touch, popularizado pela Apple nos iPhones, é que a funcionalidade não exige o contato do dedo do usuário com a tela.  

O Pre-Touch promete uma nova forma de interação com sites e no manuseio de documentos

Isso porque a tecnologia é sensível ao calor das nossas mãos e consegue “antever” o movimento pretendido pelo usuário. Com isso, menus do smartphone, por exemplo, já poderiam ser acionados a partir da movimentação dos dedos em direção à tela. Além disso, o Pre-Touch pode sentir como você está segurando o smartphone e adaptaria o uso dos menus a essa “pegada”.

Veja o vídeo com a demonstração da funcionalidade logo abaixo:

Chega de toques acidentais

A capacidade de prever o movimento dos dedos antes de tocar na tela permitiria ainda ao Pre-Touch diminuir os toques acidentais que damos nas telas dos nossos smartphones, abrindo apps errados e comprometendo o seu desempenho. 

A Samsung  já conta com uma tecnologia similar, o Air View, mas que exige a caneta Sytlus e tem menos recursos

Além disso, no vídeo que você vê acima, a tecnologia permite a interação com vídeos e seus recursos de configuração, os movimentos de deslize (swap) em páginas de internet  e o manuseio de documentos do Office, por exemplo, com a possibilidade de copiar, compartilhar ou renomeá-los sem que você precise abri-los. 

O Pre-Touch pode indicar que o Windows 10 Mobile tem futuro?

É um tanto complicado prever isso nesse exato momento, uma vez que ainda estamos assistindo a polêmica migração do Windows Phone para o Windows 10 Mobile e não sabemos como ficará a (já pequena) base de usuários do sistema operacional mobile da Microsoft. O fato de que esta atualização contemplará somente a metade da base dos usuários do Windows Mobile não ajuda muito.  

WINDOWSPHONEDEVICES
A polêmica atualização do Windows Phone para o Windows 10 Mobile pode colocar o futuro do SO em xeque / © ANDROIDPIT

Mas, tudo indica que, caso o Windows 10 Mobile se consolide nos próximos meses, é um fato que os primeiros aparelhos a contarem com o Pre-Touch serão aqueles que contam com a plataforma da Microsoft. 

O Android pode ter algo similar?

A Samsung já faz uso de uma tecnologia similar, a Air View, mas com a diferença de que ela usa a caneta digital Stylus para os gestos mais básicos. No entanto, o Pre-Touch, além de usar os dedos ao invés da caneta, abre um leque  maior de recursos e possibilidades. 

No entanto, são grandes as chances de algo similar pintar no Android em breve. A tecnologia de Force Touch, por exemplo, já encontra suporte em diversos apps presentes no Google Play e modelos de smartphones como o Mate S, da Huawei. 

Enfim, o dia em que nossos smartphones terão mais interação e menos impressões digitais espalhadas pela tela está próximo. Aguardemos! 

E o que você achou do Pre-Touch? Compraria um aparelho que trouxesse essa tecnologia

47 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi