O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 17 Compartilhado 7 Comentários

Gadget da Semana: Cyber-shot QX10

Nós amamos gadgets, estes pequenos dispositivos que facilitam a vida ou simplesmente animam o cotidiano. Motivados por este sentimento, demos início à série Gadget da Semana. A minha dica hoje é a Cyber-shot QX10, a lente móvel da Sony que pode ser utilizada em conjunto com o seu smartphone.

sony qx10 4
Sony Cyber-shot QX10. / © AndroidPIT

O que é?

A Sony desenvolveu as Lens G: Cyber- shot DSC-QX10 e QX100, uma série de câmeras-objetivas que podem ser conectadas via Bluetooth ou NFC a um smartphone. A melhor parte de tudo isso é que ela é autônoma, ou seja, sem necessidade de permanecer fixa ao aparelho. A QX10 possui um botão obturador, memória on-board e controles de zoom. Além de NFC e Bluetooth, entre as especificações técnicas também estão wi-fi e suporte para cartão microSD.

QX10 App
Para utilizar a lente, você precisará baixar o aplicativo PlayMemories Mobile na Play Store. / © AndroidPIT

Para que a QX10 funcione propriamente, é necessário que o usuário baixe o aplicativo PlayMemories Mobile. No momento da compra de uma das Lens G, você receberá uma senha para uso da mesma. Somente lentes registradas podem ser usadas. 

Por que é tão legal?

Há uma série de razões pelas quais acho estas lentes "acopláveis" legais. A principal delas é a forma como são adaptáveis. Ou seja, caso você tenha um celular mid-range ou low-end, ainda assim pode ter excelentes imagens, sem ter que recorrer aos dispositivos high-end do mercado. A questão é que, além das lentes Cyber-shot da Sony serem muito melhores do que qualquer outra que venhamos a ter nos smartphones daqui para a frente, eles são gadgets autônomos.

Isso significa que se você trocar de telefone ou tiver outro dispsitivo móvel como um tablet, poderá ainda contar com uma excelente lente para a sua câmera. Isso faz com que o investimento de aproximadamente 250/500 dólares por uma dessas lentes seja mais fácil de engolir. O preço e a data de lançamento da QX10 ainda não estão confirmados no Brasil, mas a intenção é tê-los no mercado nacional até o final deste ano.

No início da semana, publicamos no nosso canal no YouTube um vídeo bem humorado falando sobre esta adaptabilidade das lentes portáteis da Sony. Abaixo, você confere alguns flagrantes capturados pelas lentes da QX10 envolvendo a equipe do AndroidPIT em um dia normal de trabalho:

Link para o vídeo no YouTube.

Conclusão

As oportunidades criativas no campo da fotografia foram ampliadas com a introdução das Lens G. Além disso, a Sony confirma que uma simples melhoria no tamanho ou na quantidade dos pixels não é suficiente para uma performance excelente da câmera. Se levarmos em consideração que estas lentes oferecem algo que as das câmeras dos smartphones provavelmente nunca serão capazes de alcançar, podemos dizer que este é o tipo de gadget que veremos mais e mais no mercado. Tal afirmação pode ser comprovada em um teste comparativo realizado há um mês pela nossa equipe. 

Ao contrário do Galaxy S4 Zoom, não é necessário carregar um tijolão o tempo todo para obter uma boa câmera. Se você quer apenas uma foto rápida, use o seu telefone, se você quiser uma foto real, é só sacar a sua lente incrível e obter o resultado desejado. 

Com os smartphones empurrando cada vez mais o domínio da fotografia digital, gadgets como a QX10 podem ser a válvula de escape desta batalha pelo dinheiro dos consumidores. E se você está insatisfeito com o desempenho da câmera do seu smartphone, esta pode ser a tecnologia pela qual você estava esperando. 

O que você acha da Sony QX10 Sony? Será que o futuro da fotografia em smartphones deve correr paralelo ao desenvolvimento do hardware dos mesmos? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.

17 Compartilhado

7 Comentários

Escreva um comentário:
  • Essa é show eu adiquiri uma recentemente, uso no dia a dia, muitos vão criticar mas esse gadget não é para uso profissional , se quer um dispositivo mais rapido com maoir qualidade invista um pouco mais, tenho uma Sony alpha a 900 profissional mas uso esta pequenina para fazer fotos e videos no dia a dia compensa, obrigado Sony

  • Uma sacada da SONY! Valoriza o gadget em si e o smartphone do usuário, cada vez mais a principal fonte de imagens no dia-a-dia. Com isso fica muito mais fácil investir no QX-10 ou 100, sabendo que irá valer a pena.

  • Muito bom! Quem tira bastante fotos e se preocupa em ter um celular com uma boa câmera e por causa disso fica trocando todo o ano, agora pode ter um acessório que permita tornar o investimento anual em algo um pouco mais durável.

  • uma maravilha de acessório,, tão logo veremos milhares de video caseiro no youtube com essas belezinhas...rsrs

  •   49

    Show

  • acho sensacional... acho que tudo que possa melhorar sem tirar a beleza e tudo construído até hoje (celulares finos, processadores excelentes...) deveria ocorrer como um hardware a parte, por exemplo a câmera, evoluir mas se quiser fotos excelentes um hardware a parte. Não fazer como a Nokia lança um celular grosso e feio sacrificando a estética para ter uma câmera razoável, não muito superior que as que temos nesses últimos celulares, z1, g2...
    O bom de tudo é saber que esse acessório não vai morrer quando vir outro ou quando você trocar de celular.
    Acho que deveriam investir nisso em coisas essenciais, funcionais, duradouras, como um hardware a parte, eu mesmo tenho algumas ideias...

  • master!!!!!

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi