O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
46 Compartilhado 7 Comentários

Gadget da semana: BitLock, a tranca inteligente

Nós amamos gadgets, estes pequenos dispositivos que facilitam a vida ou simplesmente animam o cotidiano. Motivados por este sentimento, demos início à série Gadget da Semana, e a minha dica hoje é o BitLock, a tranca de bicicleta inteligente que se conecta ao seu smartphone. Depois dela, chave vai ser coisa do passado.

androidkitkat09
A tranca sem chave. / © Mesh Motion Inc.

O que é?

O BitLock é a primeira tranca de bicicleta que pode ser controlada pelo seu dispositivo Android. Graças ao Bluetooth, você não precisa nem tirar o seu celular do bolso. Um clique no botão da tranca basta para fechá-la ou abri-la. E como se não bastasse, você ainda pode localizar a sua magrela por GPS e, o mais legal, participar de um programa de compartilhamento de bicicletas, pois o aplicativo que acompanha a tranca permite que mais de um celular tenha a chave.

O gadget está na fase de coleta de recursos no Kickstarter, e a sua equipe já obteve a metade dos 120.000 dólares pedidos. Como ainda faltam 24 dias para o fim da campanha, é bastante provável que ele saia do papel.

Confira o vídeo promocional do gadget:

Link para o vídeo

Especificações técnicas

  BitLock
Bateria:  2,4 Ampere/hora, não recarregável
Duração da bateria: 10.000 trancamentos (5 anos de uso médio)
Durabilidade da bateria: 20 anos
Dimensões: 10,2 x 20,3 cm
Peso: 1,09 kg
Diâmetro da tranca: 12 mm
Material: Aço reforçado
Cilindro: Camadas de aço reforçado
Material da cobertura: PVC
Smartphones compatíveis: Samsung: Galaxy S3, S4, Note 2, Note 3
HTC: One, Droid DNA, EVO
Motorola Droid: Moto X, Droid RAZR MAXX, M
Google: Nexus 4, 5
Apple: iPhone 4S (iOS 6 e 7), 5, 5C, 5S



O BitLock é composto de uma tranca em U de aço de 12 mm conectada a um cilindro impermeável, onde toda a tecnologia e a bateria são inseridas. O aplicativo avisa quando a bateria deve ser trocada, mas em princípio ela deve durar 5 anos. Em seu smartphone deve ser instalado o app que se comunica com o BitLock por Bluetooth. A tranca reconhece o seu celular nas proximidades, e você pode abri-la apenas apertando um botão ou diretamente digitando um PIN criado por você pelo smartphone.

O componente social

O mais legal da ideia, contudo, são as outras funções dessa tranca inteligente. Com o aplicativo você pode saber quantos quilômetros andou, qual caminho tomou, onde você deixou a sua bicicleta, e todos os serviços geralmente relacionados ao GPS do seu celular. Além disso, ele calcula a quantidade de gás carbônico que você poupou à atmosfera e quantas calorias queimou ao pedalar. Mas não é só isso. Há também um componente de rede social. Você pode criar um grupo de amigos no app que possuirá a “chave” da sua bicicleta, podendo inclusive trocar mensagens com eles. Forma-se, assim, uma comunidade em torno do saudável e ecológico hábito de andar de bicicleta.

A campanha do BitLock no Kickstarter pode ser vista aqui.

O que você achou dessa ideia? Você compraria uma tranca dessas?

7 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi