O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 322 Compartilhado 192 Comentários

Samsung Galaxy A3 e a longa fila de atualização para o Android 6.0 Marshmallow

O último update oficial do Galaxy A3 foi para o Android Lollipop 5.0.2 liberado em abril de 2015. O dispositivo já está na lista para receber o Android 6.0 Marshmallow. Confira aqui as últimas notícias sobre as novas atualizações do Android para o Galaxy A3.

Versões do Android 4.4.4 5.0.2 5.1 6.0
Samsung Galaxy A3 Sim Sim n.a. Em andamento

Galaxy A3 - Atualização para Android 6.0 Marshmallow

Segundo o site Phone Arena, o update da última versão do OS para o Galaxy A3 está confirmado pela Samsung. No entanto, os esforços atuais da empresa estão voltados para os smartphones topos de linha, como o Galaxy Note 5, que recebem atualizações prioritariamente. 

Num segundo momento é esperado que a Samsung leve os intermediários da marca para o Marshmallow, o que inclui a linha Galaxy A, que é considerada intermediária/premium. Segundo um documento obtido pela mesma fonte, o update já foi confirmado pela equipe interna de desenvolvedores da Samsung e está aguardando a aprovação final para início da fase de testes. Confira abaixo:

Samsung Android 6 0 Marshmallow update documento
Documento com datas do lançamento do update dos smartphones da Samsung. / © Phone Arena

Enquanto o update não estiver aprovado será impossível prever em qual mês os usuários receberão o software final. Tudo indica que o Galaxy A3, assim como os demais modelos da linha Galaxy A, receberão o update durante o segundo trimestre de 2016. 

Iremos atualizar este artigo com novas informações que surgirem sobre o update do Galaxy A3.

Galaxy A3 - Atualização para Android 5.1  Lollipop

Aparentemente a Samsung pularia a atualização do Galaxy A3 para o Android 5.1 Lollipop e passaria a atualizar o dispositivo diretamente para o Android 6.0 Marshmallow.

Galaxy A3 - Atualização para Android 5.0.2 Lollipop

Lançado com Android KitKat 4.4.4 de fábrica, o Galaxy A3 nacional (SM-A300F) já pode ser atualizado oficialmente para o Lollipop 5.0.2. A atualização foi distribuída aos poucos OTA (Over The Air), mas também poderá ser instalada através do programa Kies.

O primeiro país que recebeu o update foi a Rússia, e em poucos dias ele chegou às outras partes do mundo. Para verificar se a atualização está disponível para o seu Galaxy A3, basta ir até: Configurações > Sobre o telefone > Atualização de software.

Como instalar o Android Lollipop 5.0.2 no Galaxy A3

Se você ainda não recebeu a notificação do update, aproveite o tutorial abaixo para instalar manualmente o OS em seu dispositivo. O tutorial é válido para a variante SM-A300F dual-SIM.

  • O download do ODIN 3 pode ser feito nesse link,
  • Localize a versão do seu Galaxy A3 e faça o download do firmware aqui;
  • Download do software Samsung Kies + drivers do dispositivos aqui;
  • Abra o Odin3 v3.09;
  • Ligue o aparelho no modo download (pressione e segure home + reduzir volume + power);
  • Conecte o aparelho no computador e espere até o status no Odin ficar azul;
  • Adicione o arquivo AP no campo AP, BL no campo BL, MODEM em CP e CSC no campo CSC;
  • Certifique-se de que "Re-Partition" não está marcada;
  • Clique no botão start e espere alguns minutos;
  • Se você encontrar algum problema, desligue e ligue o aparelho com boot em modo de recuperação (home + energia + aumentar volume);
  • Escolha limpar / reset de fábrica;
  • Em seguida, escolha reboto e aguarde o reinicio do dispositivo.
Samsung Galaxy A3 1
Galaxy A3 já roda com o Lillipop 5.0.2. / © ANDROIDPIT

Quando o update OTA chega para o seu Galaxy A3

A primeira coisa que você deve ter em mente é que a disponibilidade das atualizações por conexão sem fio depende do seu país e/ou da operadora. Para conferir se o seu Galaxy A3 já pode receber o update, acesse: Configurações > Sobre o telefone > Atualizações de software> Atualizações do sistema.

E aí, seu Galaxy A3 está rodando com qual versão do Android? Comente aqui.

322 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Rafael Rodrigues 24/abr/2015

    A Samsung me surpreendeu. Eu esperava que os dispositivos Galaxy A3, A5 e A7 fossem atualizados em algum momento, mas com essa notícia do A3, acredito que os outros dois logo serão atualizados também. Parabéns a Sammy!

192 Comentários

Escreva um comentário:
  • Prefiro um muito mais A3 no lollipop do que aquelas aberrações da linha J no MM e Nougat (J7 Prime é excessão), celulares que até o fim de 2016/comecinho desse ano usavam processador spedtrum mais chinês que o pastel da esquina, GPU Mali 400MP2 de nada menos que 9 ANOS (os galaxys S2 e S3 usaram as implemetações MP4 -duas vezes mais fortes que a MP2 - dela, e mesmo naquela época já era meio ultrapassada apesar de rodar os jogos), corpo de plástico de baixa qualidade(e quando usa plástico bom ou alumínio fajuto vc tem q pagar AINDA MAIS), tela """""""amoled"""""""(pior amoled que já vi, até a amoled do antgo Razr i era melhor) que toma pau de muita IPS intermediária, câmera com um milhão de MP mas baixa qualidade... tudo isso com uma bateria no máximo razoável e por preço de Lenovo K5/K6 e Moto G3/G4/G5, que são celulares MUITO superiores

  • Possuo um galaxy A3 A300H(comprado na costa rica) e até hoje ele está no 5.0.2... era pra ir pro 6 em algum momento de 2016... estamos em maio de 2017 e nada...

    CAV

  • Esse A3 parece ser um bom dispositivo.

    • Ele e bom mesmo tenho um é não troco por nada

    • É sim, não pela potência, afinal o snapdragon 410 não chega nem a ser intermediário, e sim básico. Porém a qualidade de construção, tela e câmera(Sony Exmor R IMX 219) do A3 é surpreendente, e, apesar do hardware fraco ele tem um ótimo desempenho no sistema, reflexo da rom bem otimizada pela samsung(parece até ironia né), de qualquer forma, acho que o bixinho podia ir até o 6 pelo menos, mas a Samsung pelo visto discorda.

  • Ridiculo!enquanto alguns aparelhos já estavam atualizando para o marshmallow,eu estava atualizando para o lollipop no A3...

  • Eu usei por quase 4 anos um aparelho com Android 2.3, e me desfiz dele tem 3 meses e funcionava perfeitamente. Com whatsapp e tudo. Tenho amigos com android 4.1 usando há mais de 2 anos e sem problemas. Acredito que SO mais modernos possam influenciar em aparelhos mais topes que são usados para funções bem específicas, mas para uso comum, emails, redes sociais, internet, não acho que influencie.

    • Concordo com você tinha um 2.3 TB a diferença que notei foi só na formatação de sites de um pro outro

    • o 2,3 já está muito old, vários apps não o suportam, alguns sites nem abrem nele! mas do 4.4 em diante não tem diferença pro usuário comum (jogos, suporte a sites, etc... tudo igual)

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi