O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 18 Compartilhado 5 Comentários

Galaxy Ace 3 em teste: o mid-range turbinado

A linha mid-range da Samsung chega à sua terceira geração com o Galaxy Ace 3. Temos aqui um dispositivo que conta com algumas funções de software do Galaxy S4, um detalhe que acrescenta valor ao aparelho médio. Veja aqui as outras qualidades (e algumas desvantagens) deste smartphone, e decida se vale a pena investir nele o seu dinheiro.

foto4
© AndroidPIT

Design e acabamento

A Sammy segue a sua linha visual com o Ace 3: parte traseira de plástico liso e brilhante, quinas arredondadas, borda de cromo e o home button da empresa abaixo da tela. Sua pegada é boa, mas alguma textura na parte traseira a faria ainda melhor (penso aqui num material emborrachado ou estriado).

LV1A0024
Alto-falantes, câmera e flash LED numa mesma linha. / © AndroidPIT

A parte traseira do aparelho conta com a câmera na parte superior central, o flash LED à sua direita e um discreto alto-falante à esquerda. Na parte inferior, temos a entrada para micro USB, na lateral direita o botão de energia e na esquerda, os de volume. A entrada para fones de ouvido fica na parte superior do dispositivo. Tudo bem convencional. Em time que está ganhando, a Samsung realmente não mexe!

LV1A0019
Borda de cromo e botão de volume: acabamento imaculado. / © AndroidPIT

Tela

O display do Galaxy Ace tem 4 polegadas e conta com a mesma resolução do ex-carro-chefe da Samsung, o S2, com 800 x 480 pixels. Isso resulta numa densidade de pixels de 233 ppi, o suficiente para exibir imagens nítidas, mas nada de excepcional.

LV1A0008
Display de LCD visível mesmo de ângulos inclinados. / © AndroidPIT

A "novidade" aqui é o material da tela. Ela é feita de LCD, e não de AMOLED, como vem sendo o padrão da empresa. Apesar desse detalhe, a tela é boa nos quesitos saturação e visibilidade inclinada. O contraste das cores também é estável, e apenas no brilho o Ace 3 deixa um pouco a desejar. Para quem já tem um smartphone de tela maior, além disso, voltar para o padrão de 4 polegadas pode ser um passo extremamente difícil.

Processador e performance

O Ace 3 vem com um processador de núcleo duplo a 1,0 Gigahertz e 1GB de RAM. Os bons dados técnicos não se refletem na performance, e muitas vezes na navegação tive de lidar com atrasos e engasgos ao passar uma página na galeria de aplicativos. De forma geral, contudo, o Ace 3 tem um bom desempenho, acima da média para um aparelho da sua classe. Nem por isso algumas falhas são aceitáveis, como a demora na ativação da câmera diretamente da tela de bloqueio.

ga1
Veja como se sai o Ace 3 no teste de Benchmark AnTuTu (à esquerda) e no Quadrant (à direita). / © AndroidPIT

Software

O dispositivo roda com a versão 4.2.2 do Android em combinação com a versão atual da polarizante TouchWiz, a qual traz algumas funções do Galaxy S4 para o Ace 3. Calma aí. Não pense que vai comprar software de high-end pelo preço de mid-range. O Ace 3 traz apenas uma escolha limitada das novas opções da Sammy.

E aqui estão elas: além do software de controle por voz S Voice, o dispositivo vem também com o tradutor S Translator e o famoso Smart Stay (a tela permanece ligada durante o tempo em que se olhar para ela) e o Smart Alert (o smartphone vibra em caso de mensagem, compromissos ou chamadas perdidas quando o usuário segura o aparelho).

ga334
As novas funções da Sammy no Ace 3. / © AndroidPIT

De resto, é a TouchWiz que todos nós conhecemos. Alguns gostam, outros detestam. O menu de configurações vem dividido em quatro categorias. Abaixando-se a barra de notificações, você acessa as configurações rápidas. Achei o fundo azul bastante agradável, e os ícones dos aplicativos são mais elaborados do que a nova tendência do Android puro.

ga3335
A TouchWiz e o atalho para as configurações rápidas. / © AndroidPIT

Câmera

A câmera do Ace 3 tem uma resolução de 5MP, e a qualidade de imagem é apenas aceitável. Em luminosidade média as fotos já carecem de nitidez. Vale, portanto, para fotos instantâneas em que só se tenha o smartphone à disposição.

ga23333
As fotos feitas pelo Ace 3 têm pouca nitidez... / © AndroidPIT
LV1A0008
... e também no modo Macro o Ace 3 não convence. / © AndroidPIT

A interface da câmera tem o mesmo layout do software do Galaxy S4 e outros dispositivos da Samsung lançados neste ano. A quantidade de opções foi porém bem reduzida. Mesmo assim temos 7 modos de foto, um deles inclusive com opção de configuração manual e o incomum formato de foto 5:3.

bobobobob
Os modos de fotos e o formato 5:3, pouco comum. / © AndroidPIT

Bateria

Com 1.800 mAh, a bateria do Galaxy Ace 3 é adequada para a potência do seu processador e as características das outras especificações técnicas. Comigo a bateria durou mais do que um dia de uso normal (jogos, internet, ligações de média duração), mas o aparelho da redação é novo. Seria razoável considerar o tempo de recarga de 1 dia.

ga2
O desempenho da bateria. / © AndroidPIT

Dados técnicos e preço

    Galaxy Ace 3
Sistema   Android 4.2.2, TouchWiz UI
Tela   4 polegadas, LCD, 800 x 480 Pixel (233 ppi)
Processador   1,0 GHz, Dual-Core
Memória   1 GB RAM, 8 GB de memória interna, microSD
Câmera   5 MP (traseira), flash LED; 0,3 MP (frontal) 
Conectividade    HSPA+, Wi-Fi b/g/n, Bluetooth 4.0
Bateria   1.800 mAh
Dimensões   121,2 x 62,7 x 10 mm
Peso   119,5 g
Preço   R$ 679,00 (Multistock, em 18/10/2013)

Conclusão

Eis o perfil de um potencial comprador deste aparelho, na minha opinião: você é uma pessoa prática, que não abre mão das inovações tecnológicas, mas não faz questão de uma performance de ponta (ou não está disposto a pagar o alto preço brasileiro por ela). Além disso, você não é uma pessoa que não faz muitas fotos com o celular, e quando faz, não se importa muito com a qualidade delas. Por fim, você gosta de uma tela nítida e com um bom contraste de cores, e não quer pagar muito por isso. Se você se identificou com esse perfil, este pode ser o seu próximo smartphone.

18 Compartilhado

5 Comentários

Escreva um comentário:
  •   28

    A tela é uma capacitiva TFT comum.

  • Obrigado, Wagner! Texto alterado.

  • O meu SII Lite travava por brincadeira, e olha que nem usava jogos, apenas ouvia música enquanto lia os e-mails, ainda sim, ele só fazia uma coisa por vez.. Dai o vendi, e com um desconto que obtive com a operadora que uso seu serviço, consegui comprar o S4.

  • só uma correção a CPU é uma Broadcom e não uma Qualcomm, além disso conta com gpu VideoCore IV que é uma boa GPU pelo preço sugerido

    @P.Castro, o Galaxy Ace 3 é vendido no Brasil com o nome de Galaxy SII duos TV pelo preço de 799, tv digital, dual chip, radio fm, GPU VideoCore IV (melhor que a adreno 305) e a CPU é uma Broadcom Cortex A9 dual core 1,0Ghz, com expansão via cartão microSD, 1 GB de memória Ram e 4 GB de armazenamento interno (que é um problema). NÃO HÁ CUSTO BENEFICIO MELHOR.

  •   29

    Galaxy Ace 3 é uma bela de uma cagada. Poderia ser muito melhor.. 1.2Ghz.. Adreno 305.. e preço de 899 por ai.. Porque desse jeito Ninguem derruba o Xperia L..

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi