O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 7 Compartilhado 3 Comentários

Desenvolvedor mostra truque para rodar apps Android no Galaxy Gear

O Galaxy Gear foi lançado juntamente com o Galaxy Note 3 e muitos veem o dispositivo como um simples acessório do phablet da Samsung. Apesar do smartwatch ter chegado ao mercado com opções bastante limitadas, com pouquíssimos aplicativos projetados para o relógio, o pessoal do Arstechnica divulgou uma maneira de rodar aplicativos normais do Android  usados o gadget.

Galaxy Gear Apps Android
Que tal rodar aplicativos Android no Galaxy Gear como em um smartphone? / © Arstechnica

O Gear roda com Android 4.2.2, tem uma velocidade de clock de 800 megahertz e 512 megabytes de memória RAM. Ou seja, o suficiente para rodar aplicativos simples. O truque é até que simples. A partir das configurações do smartwatch, é possível ativar a depuração USB. Depois que ela estiver em funcionamento, é só ligar o gadget ao computador e então será possível usá-lo através do ADB, a ponte para a depuração Android, o que significa ter o SDK Android instalado no seu computador.

Para instalar o app desejado, o usuário precisará do arquivo APK do mesmo. Usando o comando adb install <nomedoarquivo>  você estará apto a instalar o app no Gear. Da mesma forma, ele também funcionará com arquivos de mídia, como vídeo. O comando é adb push <Arquivo>, exemplo: adb push breakingbad.avi/sdcard/movies.

scre1en 640x315
A ideia mostra o potencial de uso do Gear, mas jogar Candy Crush em uma tela de 1,63 polegadas pode não ser lá uma brastemp! / © Arstechnica

Prós

  • Rodar aplicativos como o Candy Crush ou o lançador Nova a partir do gadget.
  • Executar mídias de áudio e vídeo.
  • Usar o gadget para multiplas finalidades: jogos, ouvir música, assistir vídeos, customização da UI e acessar mais conteúdo.

Contras

  • Aplicativos que exigem acesso à internet não funcionam porque o próprio equipamento não pode se conectar à internet, como o Google Glass.
  • Devido ao hardware relativamente limitado e a tela pequena, muitos aplicativos são incompatíveis. Aqui, o lema será tentativa e erro.
  • Ainda não existe o root do Gear, por isso, é impossível instalar aplicativos como o Gmail, o YouTube ou qualquer outro app da Google, visto que os mesmos vem junto com o pacote do dispositivo, de modo que os aplicativos dependem de vários APKs presentes na pasta do sistema para o funcionar.

Link para o vídeo.

Há poucos dias, assisti a um documentário da BBC sobre o cérebro humano e a criatividade, o qual veio diretamente à minha memória após ver este teste. Um pesquisador mostra um tijolo para uma pessoa e pede para ela enumerar funcionalidades para ele com o objetivo de fazê-la usar a sua capacidade criativa. Aqui, a situação me parece a mesma: Por que criar novas possibilidades para o Gear? Para responder a pergunta, vou usar as palavras do autor do vídeo:

Muitos podem achar este projeto paralelo bobo e se perguntar 'para quê?' Eu diria que é muito mais divertido perguntar: "por que não?

Sou uma entusiasta destes gadgets que funcionam como uma extensão dos nossos smartphones, acredito que a Samsung colocou um Gear no mercado para que desenvolvedores mundo afora possam "ver" possibilidades nele e parece que as coisas estão começando a aparecer.

E aí, você também é um admirador dos relógios inteligentes? Deixe-nos saber sua opinião sobre os smartwatchs nos comentários abaixo.

Fonte: Arstechnica

7 Compartilhado

3 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi