X

Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

Galaxy Gear em teste: Meu mais novo "Bad Romance"

Camila Rinaldi
15

O Galaxy Gear chegou à redação do AndroidPIT na semana passada e pude testar o gadget por uma semana. O dispositivo é controverso: onde desenvolvedores e techie fans vêem possibilidades, usuários vêem frustrações. Por isso, coloquei lado a lado os prós e os contras do Galaxy Gear para que você ponha na balança se o primeiro smartwatch da Samsung é inovador ou pura balela. Confira abaixo.

O Galaxy Gear é um dos relógios inteligentes mais conhecidos pelo grande público, e muito disso se deve à propaganda que a Samsung fez do dispositivo. O Gear foi lançado com o Note 3, durante a IFA 2013, e apareceu como um gadget companion do híbrido da sul-coreana. Porém, na era dos dispositivos wearable - aqueles que "vestimos" - este relógio com tela de 1,63 polegada é funcional e carrega uma infinidade de possibilidades, mas é o usuário que deve reconhecê-las... por enquanto.

Sem dúvidas, o Galaxy Gear pode ser usado como uma extensão do seu smartphone, e muitas das críticas ao gadget estão relacionadas à limitação que a Samsung impôs ao software, mas você pode transpor tais restrições usando seu conhecimento. Abaixo, você confere uma lista com os prós e os contras do Galaxy Gear!

Galaxy Gear Samsung smartwatch
© AndroidPIT
3 ★★★☆☆

Avaliação

Prós👍
  • Design
  • Controle de mídias
  • Câmera
  • Modo Depuração
  • S Voice
  • Notificações
Contras👎
  • Pulseira com fivela de metal
  • Não é a prova d'água
  • Bateria
  • Aplicativos da Samsung
  • Compatibilidade
  • Preço

Desenho & Qualidade de Construção

Se colocarmos o Galaxy Gear ao lado de concorrentes como Sony Smartwach 2 e Pebble, a Samsung leva a melhor. Claro, design é algo bastante subjetivo, entretanto, a Sammy teve especial cuidado com a caixa de lançamento do aparelho, os acessórios e o projeto do Gear. Como todos sabem, a Samsung sempre foi criticada quando o assunto é o material dos seus dispositivos. Porém, o Galaxy Gear pode mudar esta reputação, visto que o aparelho vem com uma caixa metalica (isso mesmo, metal). Além disso, mesmo sendo de plástico, o desenho da pulseira dá uma ótima impressão e deixa o gadget bem compacto.

Galaxy Gear comparacao
Em termos de design, o Galaxy Gear é elegante e compacto! / © AndroidPIT

Digitar pode ser um problema quando estamos com o relógio, pois o auto-falante localizado na fivela do Gear é de metal e pode causar atrito quando em contato com o teclado ou mesmo a caixa do seu pc. Isso não acotence com meu atual relógio de R$ 21,00 comprado em uma escala com a Ibéria, porém, ele também é bem mais limitado.

Galaxy gear fivela comparacao
O auto-falante é um ótimo recurso, mas a fivela de metal atrapalha um pouco na hora de digitar no pc! / © AndroidPIT

Outra característica que deixa a desejar é o fato de que o dispositivo não é à prova d'água. O Gear é resistente à respingos e poeira, mas não pode ser imerso na água. Agora, se é para ter as cortinas usadas pela Sony nas aberturas dos seus dispositivos ultra resistentes, prefiro manter as coisas como estão.

Tela

A tela do Gear possui 1,63 polegadas e tecnologia Super AMOLED. A resolução para uma tela tão pequenina não poderia ser muito maior, por isso, a Samsung optou por uma quantidade de pixels não tão elevada, apenas 320 x 320. A qualidade das imgens é bastante satisfatória, mas não crie muita expectativa visto que a tendência são telas cada vez maiores no mercado.

Características Especiais

A tela do Gear possui 1,63 polegadas e tecnologia Super AMOLED. A resolução para uma tela tão pequenina não poderia ser muito maior, por isso, a Samsung optou por uma quantidade de pixels não tão elevada, apenas 320 x 320. A qualidade das imgens é bastante satisfatória, mas não crie muita expectativa visto que a tendência são telas cada vez maiores no mercado.

Software

O Galaxy Gear roda com um versão modificada do Android 4.2. Pontos para a Samsung aqui, que conseguiu fazer o que as outras fabricantes não fizeram, montar um OS para smartwatches com base no sistema operacional da Google. 

Controle de mídias

Um dos recursos que mais usei foi o Controle de mídias. Um dos motivos pelos quais meu cartão SD possui 64GB é para que eu possa carregar minhas músicas sem trabalho algum, para cima e para baixo. Passo algumas horas com meus fones de ouvido e ouvir música na rua é primordial para mim. Usando o Gear para aumentar e diminuir o volume do áudio e passar de uma música para a outra sem ter que tirar meu smartphone do bolso e desbloquear a tela, foi sucesso. Até entendo que para quem não tem o costume de ouvir música como eu, ache está função boba. Entretanto, eu vejo muitas possibilidades, como o fato de você controlar o sistema de mídias da sua casa, por exemplo.

Notificações

Acredito que o sistema de notificações do Galaxy Gear é o recurso mais polêmico do smartwatch da Samsung, e isso tem muito a ver com o "protecionismo" dos apps nativos da fabricante. Muitos sites especializados estão falando besteira por aí. Você pode acessar o conteúdo dos seus e-mails. Você pode verificar a sua time line no twitter, verificar tweets e menções na íntegra, bem como interagir retwittando. A grande questão aqui é que você terá que fazer isso usando os apps nativos do Gear e não os aplciativos oficiais destes serviços. Por isso, ver o conteúdo de suas redes sociais e serviços de mensagens instantâneas como o Hangouts ainda é uma ação que deve ser feita usando o seu smartphone.

Aplicativos da Samsung

O problema não é a capacidade do Gear, o problema é a incapacidade da Samsung. Assim como o smartwatch só é compatível com os dispositivos high-end da Sammy, os aplicativos nativos do Gear é que comandam o aparelho. Por exemplo, você não pode baixar o app do Twitter, você precisa baixar o app Tweet Quickview. Você não pode sincronizar o app do Gmail usando o Gear, você precisa sincronizar com o app nativo de leitura de e-mail da Samsung para ter acesso ao conteúdo dos seus e-mails.

Gear apps Samsung
Galaxy Gear Manager! / © AndroidPIT

Porém, a limitação pode ser superada através do modo depuração do Gear.

Modo Depuração

Os criadores do Gear sabem que para o dispositivo ter sucesso, precisa de desenvolvimento. Talvez por isso, ao contrário da maioria dos smartwatches presentes no mercado, usando o Gear você pode instalar o apk dos aplicativos que mais usa e ter uma experiência com os mesmo em um relógio. Para este teste, baixei apps como o Nova Launcher, YouTube, Fruit Ninja, Dots e Doodle Jump

Inspirada pela experiência do pessoal do Arstechnica, que também utilizou a possibilidade de download de apps de terceiros usando o debug mode, posso dizer que apesar das limitações de hardware, é muito legal poder contar com recursos do smartphone em um smartwatch. Na realidade, esta é a ideia básica de um smartwatch, certo?

Neste caso, o que mais limita o software do Gear é o hardware. Por exemplo, é possível baixar o app do YouTube, mas como não é possível conectar o Gear à internet, utilizando a conexão wi-fi do smartphone, não é possível ter streaming de vídeo através do app. Enfim, está a cargo dos desenvolvedores driblarem tais limitações para que o Gear seja ainda mais funcional.

S Voice

O assistente de voz da Samung suporta o idioma português-br e você pode dar comandos como "ligar", "ditar e enviar mensagens", "verificar horário" ou "verificar agenda". A resposta é rápida, o envio de mensagens e as chamadas ocorrem sem problemas. Através do Evernote, aplicativo nativo do Gear, você pode introduzir notas e compromissos usando o S Voice.

Microfone S Voice Galaxy Gear samsung
Existem dois microfones no Gear: um deles foi posicionado para o uso do relógio no braço esquerdo e o outro no braço direito! / © AndroidPIT

Ainda com relação ao uso do S Voice, seria inteligente por parte da Samsung adicionar um sensor ao hardware, capaz de reconhecer comandos de voz específicos e funcionar a partir da tela de bloqueio, como já é possível fazer usando o recurso no Note 3.

Performance

Um relógio, além da sua funcionalidade óbvia de informar o horário, também é um símbolo de status. O Galaxy Gear custa R$1.299,00, não é nada barato, porém oferece recursos que que um Tag Heuer de mesmo valor nem sonha em um dia oferecer. Logo, antes de justificar a compra em cima do preço, você deve se perguntar se quer bancar uma marca e permanecer dentro do quadrado ou se o fato das limitações atuais do Gear serem menos importantes que a capacidade inovadora do gadget.

A compatibilidade é o ponto contra aqui. Mesmo que você queira o Galaxy Gear, se não possuir um smartphone ou tablet da Samsung, não terá a chance de experienciar este smartwatch com outros dispositivos móveis. Até o momento, o Gear é compátivel com o Note 3, Tablet Note 10.1, Galaxy S4 e Galaxy S3 e Note 2 após atualização para a versão Andorid 4.3.

Segundo a Samsung, os smartphones Galaxy S4 Mini, S4 Active, Mega 5.8, Mega 6.3 e Galaxy S4 Zoom são os próximos aparelhos na lista de suporte ao Gear.

Câmera

A câmera é uma das principais legalzices do Galaxy Gear. Todas as pessoas que tem contato com o aparelho, em um primeiro momento, ficam facinadas com a possibilidade de ter um relógio que possa capturar imagens. A ideia de não ter que usar o seu smartphone para fazer fotos ou pequenos vídeos é funcional e a qualidade das mesmas é boa em comparação com os dipositivos low-end do mercado. Entretanto, espionagem à lá James Bond não é a única utilidade da câmera.

Aqui você confere uma imagem que ilustra um comparativo entre a câmera do Note 3 e a do Galaxy Gear.

Samsung Galaxy Gear Camera
A câmera é um recurso exclusivo do Galaxy Gear! / © AndroidPIT

Os 1,9MP do sensor da câmera do Gear também servem de apoio ao aplicativo DictionaryCam, um software que possibilita traduzir palavras em tempo real. Sem necessidade de consultar dicionários ou mesmo manter seu smartphone no bolso, você poderá ler o menu de um restaurante na China sem medo de pedir o prato errado.

Galaxy Gear tradutor
A possibilidade de usar a câmera para tradução pode parecer boba, mas se você estiver no aeroporto, na Rússia, vai agradecer a possibilidade de entender a diferença entre sal e açucar! / © AndroidPIT

Bateria

O tempo de vida da bateria, assim como nos smartphones, não está entre os melhores recursos do dispositivo. Assim como você pode drenar a energia em 12h, também pode economizar por até 48h, tudo vai depender da forma como usamos o Gear. Além disso, o carregamento não é lá tão simples.

A Samsung colocou na caixa do Gear um carregador e uma espécie de conector/dock, que liga o cabo ao smartwatch. Ambos, dock e relógio, são ligados a partir de uma fonte com cinco pinos, que se liga ao relógio para alimentar a bateria do dispositivo.

Além de funcionar como elo de carregamento, o dock também é a tag NFC que ativa o software de gerenciamento do Gear.

Especificações Técnicas

O tempo de vida da bateria, assim como nos smartphones, não está entre os melhores recursos do dispositivo. Assim como você pode drenar a energia em 12h, também pode economizar por até 48h, tudo vai depender da forma como usamos o Gear. Além disso, o carregamento não é lá tão simples.

A Samsung colocou na caixa do Gear um carregador e uma espécie de conector/dock, que liga o cabo ao smartwatch. Ambos, dock e relógio, são ligados a partir de uma fonte com cinco pinos, que se liga ao relógio para alimentar a bateria do dispositivo.

Além de funcionar como elo de carregamento, o dock também é a tag NFC que ativa o software de gerenciamento do Gear.

    • Tipo:
    • Smartwatch
    • Modelo:
    • Ainda não disponível.
    • Fabricante:
    • Samsung
    • Dimensões:
    • 36,8 x 56,6 x 11,1 mm
    • Peso:
    • 73 g
    • Tamanho da bateria:
    • 315 mAh
    • Tamanho da tela:
    • 1,63 polegadas
    • Tecnologia da tela:
    • AMOLED
    • Tela:
    • 320 x 320 pixels (278 ppi)
    • Câmera frontal
    • Ainda não disponível.
    • Câmera traseira
    • 1,9 megapixels
    • Flash:
    • Não disponível
    • Versão do Android:
    • Não disponível
    • Interface:
    • Não disponível
    • RAM:
    • 512 MB
    • Memória interna:
    • 4 GB
    • Memória removível:
    • Não disponível
    • Chipset:
    • Ainda não disponível.
    • Número de núcleos:
    • 1
    • Velocidade máx.
    • 0,8 GHz
    • Conectividade
    • Bluetooth 4.0

Veredito Final

O Gear é só o começo! A pergunta aqui é: você compraria o Galaxy Gear na atual versão? Minha resposta é sim. Eu pagaria R$1.299,00 por ele? Minha resposta é não. Quando novos e inovadores dispositivos chegam o mercado, normalmente chegam acima do preço e com grande potencial de desenvolvimento. Este é o caso do Galaxy Gear. Se a Samsung baixar o valor do aparelho para a metade do preço, não me importaria em tê-lo e fazer parte deste momento de apropriação de uma nova tecnologia. Inclusive, não teria nenhum problema em abrir mão da minha atual fabricante pela Samsung - Note 3 ou Galaxy S4.

Porém, essa é a opinião de quem quer vivenciar essa nova forma de tecnologia. 

Se você quer um smartwatch onde possa ler todo o conteúdo dos seus e-mails, assistir a vídeos usando o YouTube, contar com bateria por 7 dias, usar aplicativos como o Google Maps ou usar o relógio como controle remoto para a TV, o Gear não é uma opção para você neste momento. Porém, nenhum dos atuais smartwatches o é. Minha dica é que você aguarde pela segunda, ou mesmo, pela terceira geração da série Gear.

Neste momento, eu estou envolvida com o Galaxy Gear e ele é o meu mais novo bad romance! Ou seja, estou naquele relacionamento no qual todo mundo dá pitaco, que você sabe que não durará para sempre, mas mesmo assim se entrega à aventura porque é muito bom! 

ANdroidPIT camila galaxy gear
E foi amor à primeira vista: lançamento do Galaxy Gear durante o unpacked do Note 3! / © AndroidPIT

Atualizado dia 21.05.2014, às 06h30min - O membro da nossa comunidade Marcelo Tinoco, informa que existe uma Custom ROM chamada NULL, com a capacidade de transformar o smartwatch em um verdadeiro smartphone, com Google Play e outros serviços disponíveis para celulares Android.

Se você utilizar o software, por favor, deixe um comentário aqui no artigo com as suas impressõessobre a rom NULL.

Artigos relacionados

Notícias / Hardware
25 há 5 meses

Gear 2: Samsung anuncia a 2ª geração do seu smartwatch com Tizen

Notícias / Hardware
10 há 5 meses

Samsung pode lançar o Galaxy S5 no dia 24 de fevereiro

Notícias / Aplicativos
6 há 6 meses

CES 2014: Samsung promete sistema de conectividade para casa com o Smart Home

Notícias / Hardware
5 há 8 meses

Samsung vende 800 mil unidades do Galaxy Gear em dois meses? [Atualizado]

Notícias / Hardware
6 há 9 meses

Samsung expande compatibilidade com o Gear para Galaxy S3, S4 e Note 2

Notícias / Hardware
3 há 9 meses

Desenvolvedor mostra truque para rodar apps Android no Galaxy Gear

Notícias / Hardware
5 há 9 meses

Estrelando: Galaxy Gear - o futuro já está aqui!

Comentários

Escreva um comentário:
  • Antonio Júnior há 8 meses Link

    Bom, pena não ter GPS para utilizar em algumas corridas...

    0
    0
    • Foto do usuário
      Admin
      Camila Rinaldi há 8 meses Link

      Na realidade, Antônio, ele possui um recurso chamado "Pedômetro", no qual você confere o caminho percorrido e a perda de calorias nesta atividade. O que é uma tendência entre os novos dispositivos, um exemplo é o S Health. Mas o app pode ser bem chocante, pois facilmente te mostra o quanto você passa sentado durante o seu dia-a-dia... Eu percebi que passo muuuuuuuuitas horas em frente ao pc!

      0
      0
  • julio ferrari há 8 meses Link

    Caracas Camila! Arrebentou no post. Desde que o Andreas detonou o Gear na matéria de lançamento, ( ainda bem que a função dele não lhe permite escrever muito) que eu vinha pensando que a galera do AndroidPIT tinha abominado ele. Compartilho da mesma idéia que você. Acho o Gear muito caro ainda, mas se fosse pela metade do preço, compraria fácil. Gostaria muito de ter um para acompanhar meu s4, mas vou seguir o seu conselho e esperar a segunda versão, quem sabe vem com uma tela flexível hein!

    1
    0
  • Gilvano P.Silva. há 8 meses Link

    +Rainha da techno na sua opinião o que de fato falta a este smarthwatch da sami .Será possível atualizalo futuramente .sera ao Google Glass.

    0
    0
    • Foto do usuário
      Admin
      Camila Rinaldi há 8 meses Link

      Oi Gilvano, pois é, o que faz mais falta é a possibilidade de usar o Gear com apenas uma mão, através dos comandos de voz. Durante o evento de lançamento do Note 3, conversei com um desenvolvedor que estava lá a convite da Sammy. A ideia agora é colocar o máximo de devs trabalhando no gadget para torná-lo funcional no uso para games e, no futuro, interagir com outros dispositivos, um deles pode ser sim o Google Glass.

      0
      0
  • Thales Candido há 8 meses Link

    Acredito não demorar muito para o pessoal do XDA fazer o Gear ser compatível com qualquer smartphone como também quebrar as outras limitações.

    0
    0
    • Foto do usuário
      Admin
      Camila Rinaldi há 8 meses Link

      Pois é, o Gear ainda não foi rooteado, mas segundo a comunidade de desenvolvedores, "estamos caminhando para isso".

      0
      0
  • Ismael Pini Gonzales há 8 meses Link

    Sinceramente não gostei do aparelho, em nenhum sentido, mas concordo que ele tem um grande potencial (nas próximas versões).
    Considero um grande retrocesso esta decisão da Samsung em restringir a conexão de um aparelho tão caro aos smartphones dela. Esta ideia de "ecossistema fechado" me remete a Apple...

    0
    0
    • Foto do usuário
      Admin
      Camila Rinaldi há 8 meses Link

      Sim, Ismael, este protecionismo da Samsung é irritante, mas não podemos esquecer que apesar dos smartphones da Sammy rodarem com um sistema de fonte aberta, nosso mercado é capitalista e onde a Samsung ganha o $, não vai querer dividir. Mesmo que para isso, infelizmente, tenha que puxar o freio de mão da inovação. Infelizmente, as coisas funcionam assim.

      0
      0
  • Daniel Damasio há 8 meses Link

    Saiu muito caro, pena.

    0
    0
  • thiago moraes há 2 meses Link

    O meu gear não tem opção depuração! Alguém sabe pq?

    0
    0
    • julio ferrari há 2 meses Link

      Thiago, entra em Configurações e depois Informações, aperte seguidamente o botão Versão Software. Vai habilitar o modo Desenvolvedor. A próxima vez que vc acessar Informações vai aparecer a opção Depurar USB

      1
      0
  • Marcelo Tinoco há 2 meses Link

    Bom dia, Camila;
    Como uma pessoa que tem 34 anos só de experiência na área de tecnologia e que vem se decepcionando com muitos sites de tecnologia por aí, venho parabenizá-la pela matéria, haja vista sua coragem de ir na contramão de outros sites e comentaristas que falaram muita bobagem sobre este belo e promissor gadget chamado Galaxy Gear. Apesar de ter um grande futuro, principalmente na mão dos desenvolvedores (como eu mesmo o sou, no caso) e dos feras lá do XDA, desde seu lançamento já trazia funções de vanguarda, onde só um ignorante tecnológico não enxergou isso.
    Para finalizar, gostaria de deixar uma dica prá vc atualizar esta tua matéria ou até criar uma nova com estas preciosas informações: Já existe desde o primeiro mês do lançamento do Gear uma Custom ROM chamada NULL, onde a mesma transforma este smartwatch em um verdadeiro smartphone, com Google Play e tudo instalado, onde vc pode instalar qualquer app e usá-lo exatamente como um smartphone em quase 100% de suas funções. Eu mesmo não tiro mais meu Galaxy S4 do bolso, fazendo praticamente tudo que fazia com ele agora com o Galaxy Gear com a ROM NULL 23. Se vc quiser mais informações ou links do que estou falando, me avise que volto aqui para trazer o que vc precisar. Beijos e até a próxima...

    2
    0
    • Foto do usuário
      Admin
      Camila Rinaldi há 2 meses Link

      Obrigada pelo comentário e pela dica Marcelo! Vou atualizar o artigo sim.

      0
      0