O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 min para ler 332 Compartilhado 73 Comentários

Samsung Galaxy Gran Prime Duos vs. Asus Zenfone 5 vs. LG Volt: comparativo de especificações

A Samsung lançou o  Galaxy Gran Prime Duos pouco tempo após o Asus Zenfone 5, lançado em novembro de 2014, e logo no início de 2015, a LG apresentou o LG Volt. Todos esses dispositivos concorrem no tumultuado segmento intermediário com preços semelhantes. Hoje, resolvemos comparar o modelo da Samsung, o da LG, com o dispositivo da Asus para descobrir qual entrega o melhor desempenho para os usuários. Confira detalhes no artigo abaixo.

Galaxy Gran Prime Duos vs. Zenfone 5 vs. LG Volt: Desenho e construção

O Galaxy Gran Prime Duos lembra bastante o Galaxy S5, assim como o Galaxy Win 2 Duos. O acabamento do dispositivo é feito a partir de policarbonato liso em todas as suas partes, somente a parte traseira possui um toque levemente cerâmico. O dispositivo não é uma obra prima do design, mas ao menos não possui características inspiradas em outros dispositivos.O manuseio do Galaxy Gran Duos Prime é agradável, e seu acabamento em policarbonato confere uma boa ergonomia ao modelo.

O dispositivo da Asus possui acabamento levemente emborrachado (soft touch), com bordas salientes, e uma placa em alumínio escovado posicionada na parte inferior do dispositivo. A ergonomia ao manusear o dispositivo é ótima, mas o uso das duas mãos é imprescindível. O Zenfone 5 é lepidamente maior do que o Galaxy Gran Prime Duos, no entanto, seu acabamento é mais refinado.

partedebaixotodoscomp
Parte inferior: LG Volt (acima) Galaxy Gran Prime Duos (meio) Zenfone 5 (abaixo). / © ANDROIDPIT

O LG Volt é um dispositivo muito ergonômico, e seu acabamento em policarbonato glossypode ser facilmente confundido com alumínio escovado em alguns momentos. A parte traseira abriga o logo da LG, saída de áudio, câmera com flash de LED e o famoso Smart Button. Todos os botões físicos encontram-se na traseira do dispositivo, e receberam texturas diferentes para que o usuário possa diferenciá-los durante o manuseio do LG Volt.

lateraldetodoscomp
Tamanho: LG Volt (acima) Galaxy Gran Duos Prime (meio) Zenfone 5 (abaixo)./ © ANDROIDPIT

Entre os dispositivos do nosso teste, o LG Volt se mostrou mais bem acabado que com demais. O cuidado com a aparência no modelo da LG chama atenção. O Zenfone 5 um acabamento bonito, no entanto, peca pelo excesso de bordas ao redor da tela. E na lanterna, o acabamento do Galaxy Gran Duos, que embora seja satisfatório, suja facilmente e não demostra o mesmo refinando dos modelos anteriores.

acabamentotodoscomparativo
Detalhes da traseira: Zenfone 5 (esquerda) LG Volt (meio) e Galaxy Gran Prime Duos (direita). / © ANDROIDPIT

Galaxy Gran Prime Duos vs. Zenfone 5 vs. LG Volt: Tela

O LG Volt e o Zenfone 5 possuem tela com resolução HD (1280 x 720), e compartilhar a mesma tecnologia de tela: LCD IPS. O dispositivo da Asus possui 5 polegadas de tela (294 ppi), enquanto o modelo da LG entrega 4,7 polegadas (312 ppi). O Galaxy Gran Prime Duos está abaixo de seus concorrentes no quesito tela, e entrega uma resolução WVGA de 540x960 pixels. 

frontalcomptodos
Telas: Zenfone 5 (esquerda) Galaxy Gran Prime Duos (meio) LG Volt (direita)./ © ANDROIDPIT

Obviamente, a tela do LG Volt entrega o maior nível de detalhes devido ao seu tamanho menor e mesma resolução do Zenfone 5. No entanto, o dispositivo da LG consegue superar seus concorrentes com cores mais precisas e vibrantes. O modelo da Asus também agrada na exibição de cores, mas não impressiona como o LG Volt. Em ambientes mais iluminados, todos os dispositivos desse comparativo se mostraram reflexíveis, principalmente o Galaxy Gran Prime Duos. Através da imagem abaixo podemos observar o comportamento das telas em ambiente com iluminação natural.

partefrontaldetodoscompp
Galaxy Gran Prime Duos (esquerda) LG Volt (meio) e Zenfone 5 (direita). / © ANDROIDPIT

Galaxy Gran Prime Duos vs. Zenfone 5 vs. LG Volt: Software

Todos os dispositivos desse comparativo possuem interfaces proprietárias, ou seja, são versões do Android que recebem customizações de seus fabricantes. O LG Volt sai de fábrica com o Android Lollipop 5.0.1 e interface do usuário LG UI, com as mesmas características visuais encontradas no LG G3, inclusive os papeis de parede. O software é fluido, mas é possível observar animações mais lentas entre as transições de menus. O LG Volt possui os clássicos Knock On/Off, Knock Code e funções com gestos, entre as quais se encontra a possibilidade de tirar uma selfie com um movimento de mão

telalgvolt
LG Volt rodando com o Android Lollipop e interface LG UI. / © ANDROIDPIT

O Galaxy Gran Prime Duos roda com Android KitKat 4.4.4 e interface do usuário TouchWiz. O dispositivo ainda não tem previsão de atualização para o Android Lollipop, mas tudo indica que isso deverá acontecer em breve. O consumo de RAM ocasionado pela interface proprietária da Samsung ainda é alto, e algumas lentidões são notadas durante a usabilidade do dispositivo. 

homegranprime
Galaxy Gran Prime Duos com interface TouchWiz e Android KitKat 4.4.4. / © ANDROIDPIT

De fábrica o dispositivo vem com a versão 4.1.2 Jelly Bean, porém ao conectá-lo no Wi-Fi pela primeira vez é exibida a notificação com a atualização para o Android Lollipop 5.0.2. As cores utilizadas pela Zen UI e a formatação dos layouts de páginas e menus, lembram e muito o Material Design. Em minha opinião a interface da Asus se mostrou melhor do que a TouchWiz da Samsung, principalmente pelo design e fluidez.

todososappszenlolli
Zenfone 5 rodando com Android Lollipop 5.0.2 e interface Zen UI. / © ANDROIDPIT

Galaxy Gran Duos Prime vs. Zenfone 5 vs. LG Volt: Desempenho

O Zenfone 5 é embalado pelo processador Intel Atom  Z2560 dual-core de 1.2GHZ e 2GB de RAM. O processador dual-core utilizado no Zenfone 5 possui seus méritos, principalmente pelo uso da tecnologia Hyper-Threading da Intel. A tecnologia usa os recursos do processador com mais eficiência, permitindo que múltiplos threads sejam executados em cada núcleo. A virtualização dos núcleos otimiza a produtividade do processador, melhorando o consumo de bateria e o desempenho do software em geral. De fato, o dispositivo possui uma perfomance acima da média, mesmo após a atualização para o Android Lollipop.

O LG Volt (H4220) é embalado pelo processador Mediatek MT6582 quad-core de 1,3 GHz e 1GB de RAM. Os gráficos são processados através da GPU Mali 400, capaz de rodar títulos como Sonic Dash, Angry Birds e Aslphalt 8 com efeitos especiais reduzidos. O Android Lollipop 5.0.1 roda sem atrasos ou congelamentos no LG Volt, nota-se um pequeno atraso durante a abertura da gaveta de aplicativos.

O Galaxy Gran Prime Duos é embalado pelo processador Snapdragon 410 quad-core de 1.2GHz, com 1GB de memória RAM. Os gráficos são processados pela GPU Adreno 206, capaz de rodar diversos títulos disponíveis na Play Store. A usabilidade do sistema não é comprometida, e nota-se apenas pequenos atrasos durante a transição de efeitos da interface.

Galaxy Gran Prime Duos vs. Zenfone 5 vs. LG Volt: Especificações técnicas

 

Samsung Galaxy Gran Prime Duos

Asus Zenfone 5

LG Volt

Modelo

SM-G530BT

ASUS_T00J

H4220

Dimensões

144.7 x 72.4 x 8.6 mm

148,2 x 72,8 x 5,5 mm

133,3 x 66,1 x 9,9 mm

Peso

152 gramas

145 gramas

145 gramas

Bateria

2600 mAh

2050 mAh

2100 mAh

Tamanho da tela

5" LCD TFT

5" LCD IPS

4,7" LCD IPS

Resolução

540x960 (112ppi)

1280 x 720 pixels (294 ppi)

1280 x 720 pixels (312 ppi)

Câmera frontal

5 MP

2 MP

1 MP

Câmera traseira

8 MP

8 MP

8 MP

Flash

LED

LED

LED

Versão do Android

Android KiKat 4.4.4

Android Lollipop 5.0.2

Android Lollipop 5.0.2

Interface

TouchWiz

Zen UI

LG UI

RAM

1 GB

2 GB

1 GB

Armazenamento

8 GB

8GB

8GB

Memória removível

microSD

microSD

microSD

Processador

Snapdragon 410

 Intel Atom Z256

Mediatek MT6582

Núcleos

4

2

4

Velocidade

1,2 GHz

1,2 GHz

1,3GHz

Conectividade

Bluetooth/3G/GPS/Wi-FI

3G/Bluetooth/3G/GPS/Wi-FI

LTE/Bluetooth/3G/GPS/Wi-FI

Galaxy Gran Duos Prime vs. Zenfone 5 vs. LG Volt: Conclusão

Se você procura por um dispositivo com conectividade dual-chip, todos os modelos testados entregam essa opção. A TV digital também está presente nesses dois últimos modelos mencionados. No entanto, o Zenfone 5 entrega o melhor desempenho de hardware e software principalmente por contar com 2GB de memória RAM. O dispositivo da Asus entrega a melhor experiência para jogos mais pesados e multitarefa, mesmo após a atualização para o Android Lollipop. Em segundo lugar coloco o LG Volt, que entrega um design elegante, configurações satisfatórias e tela nítida. O dispositivo da Samsung figura em terceiro lugar devido ao seu custo/benefício geral, sendo a alternativa ligeiramente menos interessante entre os modelos testados.

E aí, você possui algum dispositivo do nosso comparativo? Qual é o seu favorito?

332 Compartilhado

73 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi