O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 min para ler 37 Compartilhado 10 Comentários

Galaxy Note 3: vídeo e primeiro teste!

A Samsung apresentou o novo Galaxy Note 3 e eu pude testá-lo em primeira mão. Logo notei que a fabricante fez o seu dever de casa: o rei de todos os phablets oferece mais espaço de tela, melhor performance e mais funções para a S Pen. Quanto ao design, a Samsung reservou uma grande surpresa (que não deve agradar a todos). Assista ao vídeo e confira você mesmo.

flash
© AndroidPIT

Hands On Samsung Galaxy Note 3

Link para o vídeo no YouTube.

Design e acabamento

Apesar da tela maior (Note 3: 5,7 polegadas, Note 2: 5,5 polegadas) a Samsung conseguiu a façanha de fazer a carcaça mais fina do que a do predecessor. Além disso, os coreanos retornam às formas quadradas da primeira geração de Note.

Até aqui, tudo bem. A parte frontal do smartphone é realmente bonita. Ao virá-lo, contudo levei um susto ao ver sua parte traseira. Em vez do plástico esmaltado e brilhante, a Samsung usa agora couro artificial e padronizado, preso por uma costura contínua na tampa da bateria. Quando se tira e manuseia essa tampa, podemos notar forma que conhecemos da Samsung, muito fina e flexível.

gal3
O couro artificial da parte traseira não vai agradar a todos. / © AndroidPIT

Neste ponto não gostaria de fazer julgamentos. Design é sempre uma questão de gosto. Fora de questão, porém, é o fato de outros fabricantes chegarem a resultados sempre melhores, como a Sony com o Xperia Z Ultra.

Tela

A tela me faz esquecer qualquer problema de design. Ela vem finalmente com uma resolução Full HD (1.920 x 1.080 pixels) e é bem mais brilhante do que a do Note 2. É muito agradável ler na internet ou assistir a vídeos no YouTube (com a referida resolução). Pode-se comparar a tela do Note 3 com a do Galaxy S4, só que a primeira é quase uma polegada maior, e isso se nota!

HTC41
Bem mais brilhante: o Note 3 (esquerda) comparado com o predecessor. Ambas as telas estão configuradas com brilho máximo. / © AndroidPIT

Software e controle da S Pen

A Samsung acrescentou uma nova homescreen personalizada ao Note 3. Ela aparece quando se clica no botão de início, e grandes quadrados (ou telhas) são mostrados, com artigos de revistas da internet. Essas telhas podem obviamente ser personalizadas, e horizontalmente troca-se de tela com o deslize de dedo, mudando-se das notícias para os canais sociais. Tudo lembra muito o Blinkfeed da HTC e, para ser sincero, acho-o um tanto inútil.

Numa pesquisa feita entre os usuários do Note e apresentada pela Samsung durante o evento do Note 3, constatou-se que duas são as questões mais valorizadas no aparelho: as funções da caneta stylus e as opções multi-tarefas. Por isso foi-lhes dada ênfase especial no novo aparelho.

Quando se retira a S Pen do canto inferior direito, abre-se um novo Menu, chamado pela Samsung de “Air Command”. Não importa em que aplicativo se esteja no momento, um pequeno semi-círculo aparece oferecendo diversas opções. Descrevo uma a uma abaixo.

flash
"Air Command" / © AndroidPIT

Action Memo

Clicar e escrever, assim pode ser resumida essa função. Você tem a opção de editar as notas depois, no menu de contexto, enviá-las (por email, sms) ou conectá-las a outros aplicativos: um endereço é mostrado com um clique no ícone de “local” do Google Maps, um número de telefone leva diretamente ao menu de telefone. Em meu teste, um endereço em Berlim foi confundido com um local nos EUA, mas a função funcionou com os números de telefone.

A propósito: quando estamos no mapa ou no app de sms, temos sempre acesso à ação inicial através de um pequeno ícone sobreposto, que pode ser movido para qualquer lugar da tela.

atalho1
Action Memo é o novo app de notas, que permite interações de várias formas. / © AndroidPIT

Scrapbook

O “Scrapbook” permite ao usuário cortar conteúdos da tela, editá-los de informações extras e salvá-los. É possível, portanto, reunir informações de várias fontes de uma maneira inteligente. Um exemplo: estou numa página de uma produto, digamos uma câmera. Marco o nome do produto e a foto através da função do scrapbook e adiciono: “Conferir o preço”. E pronto.

atalho
O Scrapbook liga informações de muitas fontes. / © AndroidPIT

Screen Write

Faz uma captura de tela em que se pode escrever com a caneta e depois salvar a nota.

S Finder

Clicando no S Finder abre-se uma ferramenta de busca, e aqui a Samsung também criou uma nova função. A busca se dá não apenas na internet e no aparelho (inclusive nas configurações do sistema), mas também as notas e metadados de outras funções, por exemplo fotos.

Pen Window

Essa opção é encontrada na extrema direita do menu “Air Command” e permite a abertura de um segundo aplicativo, que se sobrepõe ao conteúdo de tela ativo. O tamanho dessa janela sobreposta é configurado pelo próprio usuário, ao arrastar seu canto direito com a S Pen. As possibilidades de emprego dessa opção são várias. Por exemplo, posso abrir a calculadora enquanto escrevo um email, ou assistir a um vídeo enquanto converso no Hangouts. Tudo muito prático.

atalho1
Pen Window: ler na internet e ao mesmo ter ver vídeos no YouTube. / © AndroidPIT

Processador e performance

As funções de multi-janelas também foram ampliadas pela Samsung. Agora é possível salvar séries de multi-janelas mais usadas, por exemplo email/galeria de fotos, e em seguida acessá-las através da barra no lado esquerdo da tela. Os conteúdos também podem ser facilmente transferidos entre telas por Drag and Drop: posso enviar uma imagem puxando-a de cima, na galeria de fotos, para baixo, na janela de email ou MMS.

Diante dessa ampliação de apps funcionando ao mesmo tempo, é válido perguntar se o processador é potente o bastante para manter o sistema Android rodando numa velocidade aceitável. A resposta depois do meu primeiro teste é um sonoro “Sim”. Sobretudo se o compararmos com o predecessor, o aumento de performance é visível: os aplicativos se abrem mais rapidamente na função de multi-janelas e o “Air Command” aparece sem travamentos.

atalho1
A função Multiwindow permite o Drag and Drop de arquivos. / © AndroidPIT

O Note 3 virá em 2 versões: uma 3G com o chipset da Samsung Octa Core Exynos 5420 (com 1,9 GHz) e uma versão 4G com Qualcomm Snapdragon 800 (com 2,3 GHz). Ambas possuem 3 Giga de RAM.  Testei um modelo Qualcomm.

Câmera e bateria, dados técnicos

A câmera e a duração da bateria ainda não pude testar. Por enquanto, devemos nos contentar com as especificações técnicas, aqui em comparação com o predecessor:

  Galaxy Note 3 Galaxy Note 2
Sistema Android 4.3, TouchWiz UI com S Pen Android 4.1.1, TouchWiz UI com S Pen
Tela Super AMOLED HD, 5,7 polegadas, 1.920 x 1.080 Pixels Super AMOLED+, 5,5 polegadas, 1280 x 720 pixels, 267 ppi
Processador Samsung Exynos 5420 Octa-Core, 1,9 GHz (3G) / Qualcomm Snapdragon 800 Quad-Core, 2,3 GHz (LTE) Samsung Exynos 4412, Quad-Core, 1,6 Ghz
RAM 3 GB 2 GB
Memória interna 32 GB, expansível por microSD 16 GB, expansível por microSD
Conectividade HSPA ou LTE, Wi-Fi, Bluetooth 4.0, HDMI (MHL), microUSB 3.0 HSPA, Wi-Fi, Bluetooth 3.0, HDMI (MHL), microUSB
Câmera 13 MP, S Orb 8 MP (traseira); 2 MP (frontal) 
Bateria 3.200 mAh 3.100 mAh
Dimensões 151,2 x 79,2 x 8,3 mm 151,1 x 80,5 x 9,4 mm
Peso 168 g 183 g

A câmera deve cumprir bem sua função e fazer fotos como um smartphone (com iluminação ruim é melhor deixar o Note 3 no bolso). Também a bateria deve durar um pouco mais do que no caso do Note 2.

atalho1
O Note 3 vem com uma entrada para USB 3.0. / © AndroidPIT

Merece destaque a entrada para USB 3.0. Em teoria, a transferência de dados será muito mais rápida (500 MByte/s em vez de 60MByte/s), bem como o tempo de carregamento (900 mA em vez de 500 mA). Ainda não podemos dizer de o Note 3 na prática cumpre essas promessas.

Nota: mesmo que a entrada pareça um pouco diferente, o Note 3 é compatível com todos os cabos de micro USB.

Disponibilidade

O Galaxy Note 3 estará disponível a partir de 25 de setembro em 149 países, inclusive no Brasil.

Conclusão

Tarefa cumprida, essa foi a minha conclusão sobre o Note 3. Ele poderia ser mais bonito, mas quando vejo a fantástica tela, combinada às inteligentes funções de software, penso que, no momento, nenhum outro fabricante pode oferecer algo semelhante. Mas também deve ser dito claramente: ainda há muitas possibilidades para melhora, e ninguém faz.

37 Compartilhado

10 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi