O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
357 Compartilhados 96 Comentários

Galaxy Note 5 vs. Galaxy Note 4: bonito, mas totalmente complementar

O Galaxy Note 4 foi lançado há quase um ano e, desde então, está no topo da nossa lista de melhores smartphones junto com o Galaxy S6. Na categoria de phablets, a linha Note é referência e, com a chegada do Galaxy Note 5, as opções nesse mercado ficaram mais interessantes. Confira nosso comparativo técnico entre o Galaxy Note 5 e o Galaxy Note 4.

Galaxy Note 5 vs. Galaxy Note 4: Lançamento

O Galaxy Note 5 foi anunciado durante o Samsung Unpacked 2015. Este ano, a empresa sul-coreana optou em separar o tradicional anúncio junto a IFA 2015, provavelmente para se antecipar em relação aos lançamentos da Apple que acontecem em meados de setembro. Nos Estados Unidos o aparelho estará à venda a partir de 21 de agosto. Desta forma, acreditamos que o Brasil possa e deva estar nos planos da fabricante para os próximos meses.

Galaxy Note 5 vs. Galaxy Note 4: Design

O Galaxy Note 4 não seguiu à risca a filosofia de design do Galaxy S5. Ao invés do acabamento em policarbonato, a Samsung aplicou no Note 4 bordas metálicas e uma textura que imita couro, tanto no visual quanto na pegada. O resultado foi um phablet confortável e elegante. Além do aspecto visual, a empresa realizou um ótimo trabalho em relação à parte frontal do dispositivo, preenchendo 75% de sua frente com o display. 

androidpit samsung galaxy note 4 24
Acabamento do Note 4 não lembra o Galaxy S5. / © ANDROIDPIT

O Galaxy Note 5, por sua vez, compartilha dos mesmos aspectos visuais encontrados no Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge. O dispositivo possui um corpo de alumínio em peça única (unibody), muito parecido com os atuais tops de linha da empresa, tirando o fato deste contar com a caneta S Pen acoplada em sua parte inferior. 

A tão criticada bateria fixa do Galaxy S6 e S6 Edge, está presente no Note 5. No entanto, essa não é uma grande surpresa, visto que dificilmente a empresa conseguiria entregar um dispositivo construído em alumínio e vidro com a tampa traseira removível. 

samsung galaxy note 5 speaker usb headphone jack
Galaxy Note 5 lançado durante o Unpacked 2015.  / © ANDROIDPIT

Galaxy Note 5 vs. Galaxy Note 4: Tela

O Galaxy Note 4 tem uma tela QHD (2560x1440) de 5,7 polegadas. O painel é extremamente brilhante, tem um excelente nível de detalhes (515 ppi) e oferece bons ângulos de visão. A tela AMOLED apresenta bons níveis de contraste e brilho, e a saturação característica dessa tecnologia se mostra mais equilibrada no Note 4. 

androidpit samsung galaxy note 4 28
Tela QDH do Note 4. / © ANDROIDPIT

O Galaxy Note 5 tem uma tela de 5,7 polegadas, com uma resolução QHD e usa tecnologia Super AMOLED. São 2560x1440 pixels e densidade de 518 pixels por polegada. Essas proporções são as mesmas encontradas no Galaxy S6 Edge Plus e na geração passada do Note 4. A qualidade da tela AMOLED é a mesma que encontramos nos dispositivos high-ends da companhia.

Galaxy Note 5 vs. Galaxy Note 4: Software e desempenho

O que diferencia o Galaxy Note 4 de seus concorrentes é sua caneta, a S Pen. As funções exclusivas da S Pen são úteis e elevam o nível de experiência do usuário com o software. A caneta presente no Note 4 trouxe ótimos comandos para o multitarefa, e a S Pen que acompanhará o Note 5 provavelmente dará continuidade a essas boas funcionalidades, com novos recursos de usabilidade e multitarefa otimizado.

samsung note 5 air command
Funções inteligentes da S Pen presente no Note 5. / © ANDROIDPIT

A S Pen que acompanha o Note 5 mantém os bons recursos de multitarefa e produtividade da versão anterior. Novas funcionalidades foram adicionadas, como por exemplo um comando que possibilita a criação de atalhos para aplicativos utilizados com mais frequência no menu flutuante da S Pen. 

Galaxy Note 5 vs. Galaxy Note 4: Especificações técnicas

A nova geração da linha Note sai de fábrica rodando com Android Lollipop 5.1.1, e a interface do usuário TouchWiz. As customizações de software são semelhantes em ambos os modelos, embora o Note 5 venha habilitado com o Samsung Pay, que realiza pagamentos utilizando a tecnologia NFC do dispositivo.

Na tabela abaixo, você pode conferir as especificações técnicas de ambos os modelos:

  Samsung Galaxy Note 5 Samsung Galaxy Note 4
Modelo: Ainda não disponível. SM-N910S
SM-N910C
Fabricante: Samsung Samsung
Dimensões: 153,2 x 76,1 x 7,6 mm 153,5 x 78,6 x 8,5 mm
Peso: 171 g 176 g
Tamanho da bateria: 3000 mAh 3220 mAh
Tamanho da tela: 5,7 polegadas 5,7 polegadas
Tecnologia da tela: AMOLED AMOLED
Tela: 2560 x 1440 pixels (515 ppi) 2560 x 1440 pixels (515 ppi)
Câmera frontal 5 megapixels 3,7 megapixels
Câmera traseira 16 megapixels 16 megapixels
Flash: LED LED
Versão do Android: 5.1.1 - Lollipop 4.4 - KitKat
Interface: TouchWiz TouchWiz
RAM: 4 GB 3 GB
Memória interna: 32 GB
64 GB
32 GB
Memória removível: Não disponível microSD
Chipset: Samsung Exynos 7420 Qualcomm Snapdragon 805 (SM-N910S)
Samsung Exynos 5 Octa (SM-N910C)
Número de núcleos: 8 4 (SM-N910S)
8 (SM-N910C)
Velocidade máx. 2,1 GHz 2,7 GHz (SM-N910S)
1,9 GHz (SM-N910C)
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1

Galaxy Note 5 vs. Galaxy Note 4: Bateria

A bateria do Note 4 possui 3.220 mAh e garante uma boa autonomia, mesmo com o alto consumo de energia ocasionado por sua tela QHD. O dispositivo também é compatível com a tecnologia de carregamento rápido, oferecendo 50% de energia em 30 minutos de carga, além de ser compatível com a tecnologia de carregamento sem fio.

Conforme mencionamos no tópico “design e acabamento”, o Galaxy Note 5 não permite a remoção da bateria. A capacidade do novo dispositivo é de 3.000mAh, um ligeiro retrocesso em relação ao modelo anterior. O dispositivo é compatível com a tecnologia de carregamento turbo, o que pode ajudar nas situações mais emergenciais. 

Galaxy Note 5 vs. Galaxy Note 4: Câmera

Ambos os dispositivos possuem a mesma resolução de câmera: 16MP. Entretanto, o sensor utilizado no Note 5 é o mesmo encontrado no Galaxy S6 e S6 Edge, de fabricação da Sony (modelo: IMX240). Mesmo com um sensor mais antigo, o Note 4 mantém um ótimo padrão de qualidade na captura de imagens.

Galaxy Note 5 vs. Galaxy Note 4: Conclusão preliminar

O Galaxy Note 5 é uma versão esteticamente melhorada do Note 4. O novo dispositivo traz 1GB de memória RAM adicional e alguns recursos extras para a nova S Pen, além do tradicional upgrade no processador. O Note 5 acompanha uma bateria menor e não permite a expansão do armazenamento através do cartão microSD. Para muitos usuários a escolha pelo Note 5 pode ser apenas complementar, visto que este lançamento não acompanha tantos extras e inovações como aconteceu do Galaxy Note 3 para o Note 4. Em minha opinião, a escolha pelo Note 5 é complementar e não necessária.

Este artigo será atualizado em breve com novas informações.

E aí, você acha que vale trocar o Galaxy Note 4 pelo Note 5?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Willian Belizario 14/ago/2015

    É vo ficar com meu Galaxy Note 4 pq nao ta valendo a pena um troca nao pq nao mudo nada.. é melhor pega o Oneplus :)

  • Wagner Sander Delmondes 14/ago/2015

    Legal a reportagem, o único equívoco é sobre o sensor da câmera do Note 4, ele usa o IMX240 também e assim como no S6 alguns aparelhos saíram de fábrica com o sensor Isocell da Samsung. Mas isso não alterou em quase nada a qualidade das fotos, houve uma pequena vantagem para o sensor Sony com maior intensidade de luz e o Samsung se saiu melhor com pouca luz, mas algo muito tênue. A principal diferença entre as câmeras do Note 4 para os top de 2015 está na abertura da lente, que é f2.2 no Note 4 e de f1.9 nos atuais e certamente alguma melhora no processamento.

  • Willian Belizario 7/ago/2015

    realmente não da pra fazer comparação de real com rumor... povo doido não espera nem sair as especificaçoes reais pra mostrar algo concreto e certo mds kkk

  • Cadu Ramalho 31/ago/2015

    O grande benefício do Note 5, foi tornar o Note 4 mais desejável ...rs

  • vackson souza 14/ago/2015

    concordo como foi dito o note 5 nao trouxe grandes vantagens em relação ao note 4 entao continuo com minha nota 4 que ganho mas

96 Comentários

Escreva um comentário:
  • Meu sonho de consumo sempre foi um Note 4. Todavia, preço altíssimo e muitas questões não resolvidas pela Samsung no site reclameaqui.com.br me fizeram esperar pelo Note 5. Decepção: belíssimo, mas sem slot SD, sem bateria removível parruda que custará uma fortuna para ser trocada, tô fora!. Agora vou esperar esse ótimo Note 4 cair bastante de preço para decidir por um com duplo micro SIM branco para presentear minha esposa, que adora o seu Gran Prime Duos. Continuarei com o meu desengonçado e excelente Galaxy K Zoom, com zoom de 20x, "full featured", excelente display HD Super Amoled, e bateria que dura uma semana com pouco uso.

  • Espero que a samsung reveja este conceito de ficar imitando a estrutura de telefones da APPLE, daqui a pouco a samsung vai criar um programa parecido com ITUNES e encher a PLAY STORE de bloqueios....

  • Sai da Apple e no momento tenho um note 4 e não pretendo trocar pelo note 5 justamente por causa da comodidade da expansão da memoria no sd card, acho que a samsung está ficando cada vez mais parecida com a APPLE e isso pode ser perigoso.

  • Não troquei meu note 3 pelo 4, esperando o cinco. Prefiro o 4. Na verdade não preciso trocar meu n3 pelo 4, é muito bom e me atende perfeitamente. Só troco se for por outro note, por enquanto, pois essa linha é a mais satisfatória e com melhor custo benefício. É tão bom que não precisa ficar trocando todo ano por não estar acompanhando seu novo ritmo, novos apps e jogos muito elaborados. Dá pra trocar a cada 2 anos tranquilamente. Sem dúvida a melhor linha de smart que existe.

  • Bonito o Note 5. Mas não vejo vantagem alguma em trocar o 4 por ele. Já todos os da linha note e todos eles me valeram a pena o upgrade. Mas acredito que desta vez não. Além do mais teno um óculos gear vr ao qual não funcionaria no novo note 5

  • O grande benefício do Note 5, foi tornar o Note 4 mais desejável ...rs

  • Sem slot micro sd e bateria não removível foi uma grande decepção. Note é o máximo

  • Não troco meu Note 4 por nada nesse mundo. Ele é otimo. Atende às minhas necessidades e com um micro sd de 128 ficou um espetáculo!

    • A bateria do note 5 é melhor que o do note 4 e já foi comprovado que dura mãos.
      O infracção vermelho não nada uma ferramenta da qual não possa viver ser sem ela já a entrada para o micro sd sim faz falta.
      O processador é melhor sem dizer que ouve um aumento de memória RAM de 3 para 4 gb.
      E tem a melhor tela do mundo inteiro que também foi comprovado.

  • O cara coloca dinheiro é pra gastar, também acho mais gasto com coisas que prestam, pagaria 6.000,00 num note 4 mais não dou 700,00 no note 5 pega trouxa ! sem Infravermelho, sem micro sd, menor bateria! pago para ter tecnologia e não para ter metal e vidro!

    • A bateria do note 5 dura bem mais a sua tela é a melhor do mundo inteiro o seu desempenho também é muito mais bonito.

      • Ruben para de defender aquilo que vc sabe que está errado, a tela pode ate ter uma qualidade um pouco superior, mas oque abrange toda essa page e a discussão nos comentários, e que nao vale a pena trocar seu note 4 pelo note 5, melhoram poucas coisas e cortam os melhores pontos, bateria removivel, slot cartão sd, isso matou tudo

      • a tela e a mesma cara pesquise pra você ver tamanho,ppi,resolução e proteção e tudo a mesma coisa.

    • Seu comentário foi feito a 8 meses e ainda sim tenho que concordar!É um absurdo pagar um preço desse num aparelho que é o sucessor do note 4 com falta de recursos hardware! Queria trocar meu note 4 mas essa porcaria do note 5 não merece meu dinheiro, como trocar um espetacular aparelho por um que só é bonitinho!!!!!!

  • Note 4 vai longe ainda

  • Tenho um sd 64gb ultra no meu note 4, nunca recebi aviso de memória, tenho instalado Modern Combat 5, Need for Speed no limits, Fifa 15, NBA2K 13, GT Racing 2, Asphalt 8, Real Racing3 e SBK15. Faço vídeos em 4k e não preciso apagá-los depois, Ou ficar escolhendo qual é o mais importante! Foi mal Kkkkkkk

  • apesar da bateria menor, pode ser que ela tenha um desemepenho superior já que o exynos 7 é bem mais eficiente

  • Para mim não vale
    Sem SD e sem infravermelho
    Preço alto.
    Pelo jeito meu Note 4 será para mim o último dessa linha.
    Mas o Note 4 continuará honesto e competente por muito tempo ainda.
    Estou decepcionado com o Note 5.

  • A Samsung parece aquelas fabricas de automóveis francesas com seus carros sem nome...só números

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi