O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
152 Compartilhado 33 Comentários

Galaxy Note Edge: review do phablet de tela curva!

Há muito tempo se sabia que a Samsung estava trabalhando em uma tela curva: os primeiros protótipos nasceram em 2011, e em seguida, a empresa mostrou a tecnologia Youm na CES de Las Vegas. Mas ela ainda permaneceu restrita aos protótipos, longe de levar a uma verdadeira produção em massa. O review completo do Samsung Galaxy Note Edge revela o primeiro phablet de tela curvada, uma variante do Galaxy Note 4, com um preço muito peculiar.

Avaliação

Prós

  • Tela
  • Inovação
  • Performance

Contras

  • Preço
  • Falta de aplicativos específicos no momento

Samsung Galaxy Note Edge – Desenho & Qualidade de Construção

Armação de metal, tamanho relativamente grande, S Pen, super especificações técnicas de high-end... O Galaxy Note Edge se encaixa perfeitamente na série Galaxy Note. Sua tela curvada lhe confere um visual diferente, e devo admitir que não me desagrada.

samsung galaxy note edge s pen
Galaxy Note Edge: estilo e stylus. / © ANDROIDPIT

Apenas uma das duas bordas da tela é curvada, e o restante do Note Edge é semelhante em todos os aspectos ao Galaxy Note 4: mesma estrutura de metal, quase mesmo tamanho da tela, S Pen e, por fim, a mesma tampa traseira. Em suma, uma única diferença é notada, e você provavelmente já sabe qual é.

samsung galaxy note edge side screen
O painel lateral, a parte curvada do Galaxy Note Edge. / © ANDROIDPIT

O acabamento da parte curvada que compõe uma das laterais do Galaxy Note Edge é exemplar, sem qualquer problema de construção ou irregularidade, conferindo harmonia e unidade ao todo. Achamos uma entrada para cartão microSD com capacidade para até 128 GB, leitor de impressões digitais, sensor de frequência cardíaca e emissor de infravermelho.

samsung galaxy note edge back
Encontramos uma tampa de plástico imitando couro, mais discreta do que a do Note 3, por exemplo. / © ANDROIDPIT

A parte traseira removível do Galaxy Note Edge revela uma bateria substituível. A superfície é de plástico imitando couro. Mesmo se você não for um fã, vai perceber que a ergonomia é boa: o Edge tem uma ótima pegada.

Samsung Galaxy Note Edge – Tela

A Samsung não economizou na tela do Edge: ela é semelhante ao display do Note 4, com uma resolução de 2.560 x 1.440 pixels para uma diagonal ligeiramente menor (5,6 polegadas), baseada numa tecnologia Super AMOLED. A parte da tela curvada adiciona 160 pixels de largura no total.

No geral, a densidade de pixels é de 524 ppi: a Samsung acaba de lançar dois phablets que, de longe, têm a melhor tela do mercado. Somente o LG G3 pode competir com esses dois modelos.

samsung galaxy note edge curved display toolbar
A visibilidade em ângulos inclinados do Note Edge é excepcional. Raramente vi algo parecido. / © ANDROIDPIT

Contraste, luminosidade, ângulos de visão... a tela é simplesmente excepcional, e a parte curvada tem a mesma qualidade. 

Samsung Galaxy Note Edge – Características Especiais

A borda curvada (chamada Edge Screen Panel) tem várias funções: ela é um visor de notificações, barra de atalhos para aplicativos favoritos, barra de navegação ou Info Ticker. Tudo depende do seu uso (se estiver com um app aberto, na tela inicial, com o aparelho em standby, etc.). Além disso, essa barra também pode ser personalizada.

samsung galaxy note edge curved display closeup
O Edge Screen Panel confere ao Galaxy Note Edge quase uma segunda tela. / © ANDROIDPIT

Como tudo está interligado, falo mais das funções da tela curva na seção de software.

Samsung Galaxy Note Edge – Software

O Galaxy Note Edge tem um sistema idêntico ao do Galaxy Note 4: a Interface TouchWiz é exatamente a mesma, apenas a tela curvada tem algumas funcionalidades adicionais. Em primeiro lugar, os atalhos básicos: chamadas, contatos, mensagens, navegador e câmera migraram para o novo menu padrão. Utilizá-lo é conveniente e eficiente, bastando um curto período de adaptação.

noteedge1
A faixa à direita corresponde à tela curvada: à esquerda o menu, à direita uma régua. / © ANDROIDPIT

A borda inclinada da tela tem várias funções: com mais atalhos, ela pode ser usada como barra de notificações, barra de navegação, ou fornecer informações adicionais quando você estiver num aplicativo ou na tela inicial.

noteedge2
A tela de bloqueio é personalizável até na barra lateral. / © ANDROIDPIT

No que diz respeito à personalização, você pode adicionar uma mensagem, imagem, texto de rolagem, efeitos, etc ... Nós podemos personalizá-la e exibir efeitos divertidos.

noteedge3
Por enquanto, não existem apps compatíveis com o painel lateral do Note Edge. / © ANDROIDPIT

Pode-se exibir a previsão do tempo simplesmente tocando a parte curva, economizando muito a bateria e evitando ativar a tela em todos os momentos (em média, ativamos a tela dos nossos smartphones mais de 110 vezes por dia). Finalmente, o Twitter e as notícias (pelo Yahoo) estão bem adaptados a esta nova tela curva do Note Edge.

noteedge4
Personalizando o texto lateral. / © ANDROIDPIT

Por fim, quando o aparelho reproduz vídeos, o Edge Screen Panel muda a sua função, passando a centro de controle, com todos os comandos de “play”, “stop”, etc., não ocupando, assim, o espaço do vídeo em si. Em suma, a Samsung soube usar muito bem esse espaço extra, e esperamos que os desenvolvedores independentes também contribuam com mais apps funcionais.

Samsung Galaxy Note Edge – Performance

O Note Edge tem o mesmo hardware do Note 4 (confira suas especificações técnicas na tabela deste artigo). Durante o teste, tudo correu bem: nenhum atraso, bug ou outro problema. O aparelho dispõe de 3 GB de memória RAM, um Snapdragon 805 e GPU Adreno 420, garantindo a fluidez dos jogos mais pesados.

samsung galaxy note edge teaser01
O design do Galaxy Note Edge agradou aos nossos editores. / © ANDROIDPIT

 Como acontece com as criações premium da Samsung, sua conectividade também está entre as melhores: MHL 3, USB Host, Bluetooth 4.1, USB 2.0.

Samsung Galaxy Note Edge – Câmera

O sensor e o aplicativo da câmera são muito semelhantes aos do Galaxy Note 4: convido-os a conferir o review do Note 4 para mais informações. Nossos testes confirmaram que estamos diante de um dispositivo igualmente eficaz, as selfies são particularmente bem tiradas, e o reconhecimento de rostos é muito eficaz.

androidpit galaxy note 4 camera 11
Cores, detalhe, foco: o Galaxy Note 4 tem uma ótima câmera. / © ANDROIDPIT

Encontramos uma câmera digna de um carro-chefe da Samsung, com uma eficiência formidável para um smartphone, em ambientes em princípio com baixa luminosidade.

samsung galaxy note edge camera 2
O reconhecimento de rostos é eficaz. / © ANDROIDPIT

Samsung Galaxy Note Edge – Bateria

Ao contrário do Note 4, o Note Edge dispõe de uma bateria de 3000 mAh. Trata-se de 220 mAh a menos do que a  bateria do Galaxy Note 4, e, na verdade, a diferença é difícil de se detectar. O Galaxy Note Edge consumiu 20% de energia em 6 horas de uso intenso no teste.

samsung galaxy note edge battery
O Edge tem uma bateria removível de 3000 mAh. / © ANDROIDPIT

Preço e disponibilidade

O Galaxy Note Edge chegará ao Brasil em janeiro de 2015 e custará salgados R$ 3.299,00. Como todo premium, trata-se de um preço pouco convidativo e que limitará muito o seu público.

Samsung Galaxy Note Edge – Especificações Técnicas

  Samsung Galaxy Note Edge
Sistema Android 4.4.4, TouchWiz
Tela 5,6 polegadas, Quad-HD (2.560 x 1.440 + 160 pixels), 515 ppi
Processador Qualcomm Snapdragon 805, Quad-Core, 2,7 GHz
RAM 3 GB
Memória interna  32/64 GB (+ microSD até 64 GB)
Conectividade LTE, HSPA+, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.1, NFC, USB 2.0, MHL 3.0
Extras S Pen, sensor cardíaco, sensor de digital, infravermelho, barômetro, sensor UV
Câmera 16 MP, OIS (câmera traseira), 3,7 MP, f/1.9 (câmera frontal)
Bateria 3.000 mAh
Dimensões 151,3 x 82,4 x 8,3 mm
Peso 174 g
Preço/Disponibilidade R$ 3.299,00 / Janeiro 2015

Veredito Final

O Note Edge é provavelmente o aparelho mais interessante e o mais curioso do ano. Com o menos conhecido Yotaphone 2, é o único dispositivo que traz uma inovação técnica que enriquece a experiência de usuário. Ele combina a tecnologia avançada do Galaxy Note 4, a integração da S Pen e funcionalidades adicionais, tais como scanner de impressões digitais e o monitor de freqüência cardíaca, tudo em um formato muito original. A Samsung prova que ainda pode ser a primeira no campo da inovação, e desta vez não é decepcionante. Se você tem dinheiro suficiente, o Edge é um excelente investimento.

Os comentários favoritos dos leitores

  • Maiky Braga 3/set/2014

    Tosco e feio demais. Ta parecendo aquela fase pré-iPhone com modelos de todos os tipos possíveis. Daqui a pouco aparece um com tela redonda ou triangular.

33 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi