Escrito por:

Galaxy S4 vs iPhone 5: como a Samsung aprimorou seu carro-chefe perante a Apple

Escrito por: Camila Rinaldi — 1/mai/2013

Ninguém tem duvidas sobre a importância do Galaxy S4 no atual mercado de smartphones mundial, certo? O aparelho vem em duas versões, embaladas pelos dois melhores processadores do momento, Exynos 5 Octa e Snapdragon 600, oferece recursos e funções que, por mais que você não as use, estão lá disponíveis. Já o iPhone 5... o que dizer... é o iPhone 5! Um smartphone compacto, sem muita opção de customização, com um ecossistema de aplicativos de qualidade e não oferece nada inovador. Abaixo, você confere um comparativo entre o hardware e o software do Galaxy S4 e do iPhone 5.

Galaxy S4 vs iphone5
Tanto a Samsung quanto a Apple ainda usam o botão físico para a "home". / © AndroidPIT

No mercado de tecnologia, infelizmente, a perda de valor sobre o produto começa a partir do momento em que você saiu da loja com ele, por isso, antes de decidir sobre qual smartphone comprar, por exemplo, uma série de informações podem ser colocadas na balança com o objetivo de evitar arrependimentos futuros. Por isso, aproveitando que tanto o iPhone 5 quanto o Galaxy S4 estão disponíveis no mercado brasileiro, antes de pagar uma fortuna por um ou pelo outro, acompanhe o que os torna únicos em cinco diferentes perspectivas: design, tela, software, câmera e desempenho.

Design

comparacao gs4 iphone5 tamanho
Em termos de tamanho, o Galaxy S4 engole o iPhone 5. / © AndroidPIT

Como já afirmei em artigos anteriores sobre o Galaxy S4, o grip do aparelho foi melhorado em relação ao Galaxy S3, o fato do aparelho ter 5 polegadas passa despercebido por causa das linhas arredondadas e do plástico cromado que contorna o dispositivo. 

Já o iPhone 5 vem com uma tela menor, de 4 polegadas, em alumínio e vidro, pode ser contornado por uma mão e o modelo que passou por este comparativo é negro como um puma, por isso, o limite entre o espaço da tela e as bordas é muito sutil. Com relação ao grip do atual carro-chefe da Apple, o material incomoda com relação a segurança, pois é mais escorregadio que o plástico.

Uma curiosidade sobre os aparelhos, o Iphone 5 pesa 112 gramas contra 130 gramas do Galaxy S4 e, ainda assim, o primeiro deixa a sensação de ser mais pesado que o segundo. Em termos de design, os dois dispositivos são completamente diferentes apesar de possuírem o mesmo botão físico para a "home" e os botões de volume do mesmo lado.

Tela

comparacao gs4 iphone5
Em alguns testes, a tecnologia AMOLED do Galaxy S4 supera a LCD do iPhone. / © AndroidPIT

Com relação às telas de ambos os dispositivos, devemos considerar que a Apple é líder na criação de telas há alguns anos. Porém, a Samsung vem diminuindo esta distância há algum tempo. O Galaxy S4 bate de frente com o iPhone 5 em termos de qualidade de display. Entretanto, é importante frisar que ambas as tecnologias utilizadas em cada um dos smartphones são diferentes, ou seja, temos o LCD versus o OLED nesta disputa.

A tela Super AMOLED do Samsung Galaxy S4 oferece cores brilhantes e um ótimo contraste. Um estudo realizado por Ray Soneira, proprietário do DisplayMate Technologies, divulgado nesta semana, mostra uma análise microscópica comparando o display do GS4 com o de outros smartphones disponíveis no mercado. O resultado mostra que o Galaxy S4 oferece muito mais brilho que seu antecessor. Por outro lado, os subpixels são equiparados com o do iPhone 5. Em telas PenTile, do tipo que você encontra no Super AMOLED, foram encontrados duas vezes mais subpixels vermelhos e azuis. Usando o modo "Movie" para a reprodução de vídeo, o resultado mostrou reflexo e cores melhores que as identificadas no iPhone 5.

A gama de cores no GS4 é menor que as encontradas no GS3, por exemplo, o que não é ruim, pelo contrário, pois o que se tem são imagens menos contrastadas e com menor perda de informações. Assim, o Galaxy S3 oferece uma gama de 139%, enquanto o Galaxy S4 possui 122% e, finalmente, vem o iPhone 5, com 104%. 

Outro ponto a se levar em consideração é o fato de que a tecnologia OLED é muito jovem e ainda tem um longo caminho a percorrer, porém, isso não tira o mérito de tempo de pesquisa da Apple para trazer uma tela de extrema qualidade ao mercado.

Software

software coparison gs4 iphone5
Ambos os dispositivos possuem a última versão do OS compatível com cada aparelho. / © AndroidPIT

Bom, em termos de software o Android dá um show no iOS. Possibilidade de personalização do OS, widgets, facilidade em obter acesso de administrador do aparelho e obter ROMs personalizadas, integração com diferentes dispositivos. Quando colocamos o Galaxy S4 ao lado do iPhone 5 vemos o quanto o primeiro deixa o segundo pequeno e essa também é a impressão que se tem em relação ao software de ambos os aparelhos.

O S4 tem instalado o Android 4.2.2 Jelly Bean, um sistema operacional avançado, seguro e altamente personalizável. Além disso, possui um conjunto de funções inovadoras reunidas em apenas um aparelho, um ponto bastante positivo visto que nenhum outro fabricante oferece o mesmo número de recursos de software. Porém, como já comentei anteriormente, na minha opinião a UI TouchWiz da Samsung não agrega valor nenhum ao aparelho, mas torna possível a execução das novas features.

Na questão de interface do usuário, tão pouco a Apple leva a melhor. Assim como outros dispositivos que carregam a marca da maça, o iPhone 5 é o reflexo da empresa e não do usuário, é um aparelho frio, limitado, com pouquíssimas funções e com uma gama de excelentes aplicativos, porém, caros.

A ideia da Samsung com o Galaxy S4 é o máximo controle possível do dispositivo através de gestos, desde movimentos à fala e, assim, tornar a operação mais fácil e mais intuitiva possível. Para tanto, temos as opções "SmartScreen": percorrer a tela com os olhos (SmartScroll), a orientação da tela se ajusta ao ângulo de visão do usuário (Smart rotation) ou interromper a reprodução de vídeo quando o usuário não estiver olhando para a tela (Smart Pause). 

Quando coloquei os assistentes de voz de ambos os aparelhos para trabalhar a Siri (iPhone) se saiu um pouco melhor que o S Voice (GS4), mas entre Siri e S Voice, eu fico com o Google Now, que está a um nível acima e é um dos únicos que está mais próximo de trazer o serviço em Português. 

Assim, pelo o conjunto da obra o Samsung Galaxy S4 leva a melhor em termos de software.

Câmera

comparacao gs4 iphone5 camera
A diferença está em número de Megapixels e extras. / © AndroidPIT

Assim como em software, em termos de câmera a Samsung leva a melhor também. O número de recursos extras é incomparável aos três recursos de câmera do iPhone 5, por mais que a lente da Apple tenha excelente qualidade, faltam possibilidades. Além disso, ao contrário do iPhone 5 que tem uma câmera de 8MP, o Samsung Galaxy S4 oferece 13MP. Entre os destaques do software de fotografia do GS4 está o Photo Blur, um recurso que permite ao usuário apagar pessoas ou objetos indesejados da foto, e o Dual Camera, que utiliza tanto a câmera frontal, quanto a traseira em uma mesma imagem ou vídeo.

A Samsung veio tão preparada para trazer uma câmera imbatível que você não sente a mínima necessidade de baixar aplicativos de terceiras para obter recursos de câmera. Porém, é precisdo dizer que a qualidade das imagens do iPhone 5 são tão boas ou melhores que as do Galaxy S4.

recursos camera
Galaxy S4 e sua infinidade de extras de câmera (esquerda); iPhone 5 e todos os seus recursos de câmera (direita). / © AndroidPIT

Desempenho

O Galaxy S3 foi o primeiro smartphone da Samsung a apostar em processadores de quatro núcleo, o que já havia deixado o carro-chefe de 2012 da sul-coreana a frente da Apple em termos de performance e desempenho. Quando comparamos o chipset do iPhone 5 com o do Galaxy S4 parece até covardia. Submetidos a análises de desempenho como a Geekbench 2, por exemplo, o Snapdragon 600 girando a 1,9GHz que embala o GS4 atinge 3.163 pontos no teste, já o iPhone 5, apenas 1.596. Ou seja, o Galaxy S4 é duas vezes mais veloz que o iPhone 5.

Além disso, o top de linha da Samsung não só tem o dobro da memória RAM do iPhone 5, mas também oferece a possibilidade de expandir a memória interna através de cartão microSD. Isso significa que oferece uma melhor função multi-tarefas, logo, executa vários aplicativos ao mesmo tempo e tem capacidade para ter múltiplas abas abertas no seu navegador. Para se ter uma idéia, quando testei o dispositivo para o artigo review do S4, em dado momento estava com 10 widgets e 5 aplicativos sendo executatos em segundo plano, bem como 3 abas do navegador abertas enquanto eu jogava "Dead Trigger" com seus gráficos super pesados, e o smartphone sequer engasgou, fluia perfeitamente.

Já no caso do iPhone 5, a opção multitask é um pouco mais limitada, visto que o Galaxy S4 tem o dobro da memória RAM do iPhone 5 e roda com o sistema operacional Android que oferece mais possibilidades que o iOS neste quesito. Além disso, alguns gestos multi-tarefas do aparelho são acessíveis apenas através de jailbreak, ato ilegal aos olhos da empresa gerida por Tim Cook. A Apple pode e precisa aumentar o poder da próxima geração do iPhone, porém, este é um comparativo entre o iPhone 5 e o Galaxy S4, logo, antes de fundamentar a sua linha de pensamento com a ideia de que o GS4 só pode ser comparado com o próximo smartphone da Apple, lembre-se de uma trecho muito popular da música "Dias de Luta", do Ira: "Se meu filho não nasceu, eu ainda sou o filho." 

Assim, em termos de hardware e desempenho, o Galaxy S4 leva todos os pontos. Neste quesito, aliás, muito importante é ressaltar a questão da autonomia da bateria. A capacidade de energia do GS4 é de 2.600mAh contra 1.440mAh do iPhone. Visto a capacidade de processamento dos dois smartphones, nem um deles está perto de satisfatório em termos de bateria, porém se mantêm na média dos aparelhos em suas categorias. 

Conclusão

Antes de finalizar este artigo comparativo, acho importante chamar a atenção para um ponto relevante, em fevereiro, escrevi um artigo sobre a minha experiência com o iPhone 5, naquela época, já tinha optado pelo Android em detrimento ao iOS e não estou falando da última versão do sistema operacional da Google, ficaria com um Android 2.3 ao iPhone 5 por uma questão de melhor adaptação ao software. Na época, um dos membros da nossa comunidade fez um comentário muito pertinente sobre a experiência com os dois aparelhos e seus respectivos sistemas operacionais e eu gostaria de compartilhar, confira:

Tem pessoas que foram feitas para o iOS, o Android foi feito para pessoas (de todos os tipos).

P. M.

Eu concordo com a opinião dele, pois é muito nítida a capacidade de adaptação do usuário ao software da Google por um simples motivo: o número de possibilidades que o OS Android oferece, agora some a isso a infinidade de extras que a Samsung trouxe ao mercado mobile e você terá o Galaxy S4. A maior diferença entre estes dois aparelhos é que o GS4 ferramenta o usuário, oferece mais recursos, torna a vida mais fácil e  corresponde bem a ideia de "life companion" (companheiro para vida). Já o iPhone 5 corresponde àquilo que você esperaria de um smartphone, possui pontos positivos como a qualidade de display, câmera e aplicativos, mas é um tanto quanto conservador.

Entre o iPhone 5 e o Galaxy S4, eu ficaria com qualquer smartphone Android! E você?

Jornalista nascida no Brasil, italiana por parte de pai, alemã por parte de mãe e cidadã do mundo por convicção. Mora em Berlim desde 2011 e vive em constante descoberta. Quer um Google Glass (que funcione) a todo o custo e espera que o problema da bateria dos smartphones seja solucionado por alguma fabricante asiática.

9 Comentários

Escreva um comentário:
  • Pedro Alves 17/mai/2013 Link para o comentário

    Eu gosto do android, mais ainda prefiro o iOS e digo o pq...
    Eu gosto de padrões!! Qualquer iPhone possui a mesma interface! Tudo funciona do jeito que deveria. É obvio que os usuários pagam por isso.
    Outra coisa que me prende ao iPhone é a qualidade dos apps. Mesmo os aplicativos grátis (existem muitos sim!)...são muito bem feitos, interfaces bem trabalhadas. Na App Store não existe tem tantos aventureiros a programadores como na play. O pessoal aprende lógica de programação e já vai fazer um aplicativo..(fica aquela coisa grotesca). Acho q isso tbm é por conta do preço (programar para iOS é bem mais caro).
    Eu tenho fé q isso mude um dia, pois eu gosto do android..mas assim é dificil.

    0
  • Matheus Rodrigues 16/mai/2013 Link para o comentário

    Eu prefiro um adroid odeio a aplee maca podre fedorenta aquele iphone e feio mas aquele adroid nem precisa falar de tom bom mais cada um faz sua escolha e prefiro adroid eeee e iso da mais bonito prova de quebramentos um dia meu tablet caiu de muito auto e nao quebrou e nem rachou meu irmao achou que quebro ele s gosta da quele ipad tijolao tablet e muito meno kkkk
    1.2.3.4muito mellhooorr adroiiiiddddd
    .
    .e tem muito mais cor e chanifire3D
    .
    E iso dai termino por aqui

    0
  • Foto do usuário
    Luiz Alexandre F. 15/mai/2013 Link para o comentário

    Eu estava com um S2, que é um jato, e comprei um S4 4g, é uma nave, além de ser muito bonito!

    0
  • Kiko 123 3/mai/2013 Link para o comentário

    Sem dúvida o Android satisfaz a um número maior de usuários na prática.
    Talvez o IOS possa até ser melhor , mas não para aquela maioria que amanhece nas filas em lançamentos. Estes estão comprando gato por lebre , em maioria , com certeza. Mas nem sabem disso e no final se satisfazem por possuir um aparelho "da marca", ou , "com a marca".

    Azar o deles.

    0
  • natan nunes 2/mai/2013 Link para o comentário

    a Samsung se destaca pois fabrica aparelhos que se adequa aos usuários, já a Apple faz o contrário! se a maçã mudar esse estilo, a Samsung terá uma grande pedra no sapato. ...

    0
  • Hugo Leonardo Nascimento 1/mai/2013 Link para o comentário

    Durante muito tempo fui totalmente Apple todos meu aparelhos sempre foram esses mais depois q comprei uma tv Samsung resolvi mudar para um telefone Samsung para ter mais interatividade com a tv e agora nunca mais quero um Apple aparelho muito limitado agora q comprei esse Galaxy S4 estou realmente impressionado com o aparelho o melhor smart q ja tive

    0
  • Sayonara Jankovski 1/mai/2013 Link para o comentário

    S4 .. com certeza .. vou ainda hj atrás do MEU!

    0
  • José Augusto Silva Nascimento 1/mai/2013 Link para o comentário

    Otima matéria ^_^

    0
  • Leonardo Melo 1/mai/2013 Link para o comentário

    "Entre o iPhone 5 e o Galaxy S4, eu ficaria com qualquer smartphone Android! E você?"

    S4, sem dúvidas.

    Comprei na Cissa Magazine. Paguei R$ 2.069,00 à vista, já incluso o frete e um cartão de memoria Kingston de 32GB.

    0