Galaxy S5: leitor de impressões digitais é hackeado com truque simples

Galaxy S5: leitor de impressões digitais é hackeado com truque simples

Depois que a Apple lançou o primeiro leitor de impressões digitais embarcado no seu iPhone 5S muito se discutiu sobre a real utilidade do recurso e se ele representaria um aumento na segurança. O principal problema de sensores biométricos, como de impressão digital, é que, enquanto eles podem em teoria adicionar uma camada extra de proteção, eles não são maduros o suficiente e muitas vezes apresentam falhas graves de segurança.

galaxy s5 fingerprint
Galaxy S5: leitor de impressão digital pode ser burlado / © NextPit

Seguindo o exemplo do iPhone, primeiro, foi o HTC One Max que resolveu implementar o recurso, seguido pelo Galaxy S5. Este utiliza um leitor de impressão digital embutido no botão home e, aparentemente, é simples de se "hackear" utilizando uma impressão digital capturada.

O vídeo abaixo, da SRLabs, mostra como uma impressão digital falsa pode ser usada para obter acesso não autorizado ao Galaxy S5 utilizando-se uma marca de impressão digital registrada no aparelho. Uma vez que o invasor obtém o acesso, além de acessar os dados do aparelho ele também pode usar a impressão digital falsa para iniciar operações com Paypal, que utiliza o leitor do aparelho em seu aplicativo. Em uma situação hipotética, caso o aparelho seja roubado por alguém com conhecimento sobre a falha, ele terá acesso livre aos dados do dispositivo caso o método da impressão digital seja a única barreira de segurança configurada. 

Apesar de ser um risco relativamente baixo, você ainda se sente seguro em usar o leitor de impressão digital do Galaxy S5 (ou outros aparelhos com o recurso) ? Deixe seus comentários abaixo !

Ir para o comentário (64)
Felipe A. Gavazza de Souza

Felipe A. Gavazza de Souza
Editor freelancer

Apaixonado por tecnologia, busca contribuir para o mundo Android. É formado em Engenharia da Computação pela Unicamp, trabalha na área em Munique e pretende levar um pouco da expertise alemã para as terras brasileiras.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
64 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 2
    ddaawwyy 10/06/2016 Link para o comentário

    Prefiro o iPhone que bloqueia e ja era quero alguém no mundo desbloquear


  • 3
    adryan 31/01/2016 Link para o comentário

    MUITAS VEZES O LADRÃO BURRO NEM SABE QUE O CELULAR TEM LEITOR BIOMÉTRICO E OUTRA QUE O S5 SE ROUBADO ELE PODE FICAR INUTILIZADO IGUAL O IPHONE NÃO DESBLOQUEIA NEM COM O HARD RESET VAI PEDIR IMAIL E SENHA DO USUÁRIO.


  • 1
    Gustavo Marinho 17/07/2015 Link para o comentário

    Felipe A. , eu reparei a algum tempo usando o meu Galaxy S5 que o sensor biométrico pode ler a digital mesmo quando passo o dedo de baixo para cima. Isso representa algum risco?


    • 4
      Luiz Henrique 17/11/2015 Link para o comentário

      Não


  • 1
    Daniel Wanderson 08/06/2015 Link para o comentário

    Kkkk até parece que um estranho vai pedir pra vc passar o dedo na porcelana primeiro e depois roubar o seu galaxy s5 kkkk. Mds.. querem sempre por problema um problema na perfeição. Apesar de mostrarem que realmente existe esta falha.. Mais nas mãos de hacks sempre a verá uma falha.


  • Lukas A. 48
    Lukas A. 28/04/2014 Link para o comentário

    primeiro vc tem razão pra não pucha o saco da Samsung e segundo esse é o nome de quem é fã de alguma marca ou razão social.


  • Allan R. 9
    Allan R. 24/04/2014 Link para o comentário

    Ow vcs comédia... Vou falar a vdd.. virei fã (pq fanboy eh coisa de boiola) dos smartphones da Samsung, mas sinceramente não vejo pra q trocar meu S4 no S5.. o q eu queria do S5 eu já instalei e modifiquei no meu S4.. q foi o App watchon e algumas mudanças da TouchWiz... em relação a segurança? Não uso nenhuma pra desbloquear o meu, utilizo um app no qual eu decido o q deve ter senha ou não... pq se o ladrão realmente quiser levar meu cell e o meu polegar junto ele com certeza levará. E se eu ganhasse um lançamento da Samsung toda vez q eles lançassem. .. Aí sim eu defenderia com unhas e dentes...#jaquenao


  • Lukas A. 48
    Lukas A. 21/04/2014 Link para o comentário

    kkk


  • 20
    Conta desativada 20/04/2014 Link para o comentário

    Arlindo pi.... Huahua


  • 20
    Conta desativada 20/04/2014 Link para o comentário

    Se eu falar pega mal rs


  • Lukas A. 48
    Lukas A. 20/04/2014 Link para o comentário

    kkkk foi boa mesmo, mas voce ja ouviu alguma cantada popular com seu nome?


  • 20
    Conta desativada 20/04/2014 Link para o comentário

    Lukas com "k" foi foda kkkkkkk


  • 6
    arlindo prates 19/04/2014 Link para o comentário

    Lukas Andrade! Esse seu nome que fruto de piada. Tem ate o "k" de kkkkk de tao hilario. Concorde!!! Essa foi boa, hein!


  • Lukas A. 48
    Lukas A. 19/04/2014 Link para o comentário

    Alexsandro pense assim 2600 no Brasil, nos Estados Unidos o galaxy s5 está 350 dólares, ou seja um pouco mais que 720 reais e com plano pos pago voce leva quase de graça o s5, agora será que vale a pena pagar esse preço?


  • Alexsandro G. 18
    Alexsandro G. 19/04/2014 Link para o comentário

    Alguns aqui reclama em pagar 2.600,00 pelo leitor biométrico, e no final esquece do restante do hardware do aparelho, cpu melhorada da versão anterior, e gpu principalmente, tela maior mesmo que seja pouco, bateria também teve uma melhora, câmera com hdr em tempo real, sistema operacional entre outros. Devemos analisar o aparelho completo e não apenas eu vou chamar assim opcional. A única coisa que eu e todos reclamam com razão e ter uma bateria mais tempo de uso.


  • Lukas A. 48
    Lukas A. 19/04/2014 Link para o comentário

    kkkk arlindo esse seu nome é fruto de piada mas a seu comentário é exatamente isso que acontece


  • 6
    arlindo prates 18/04/2014 Link para o comentário

    Nao sei o q esse pessoal ficam trocando "alfinetadas" (Nooossa! Ficou meio boiola), por causa de marca, sendo q quando aparece um novo conceito de smart, independente de Marca, sendo do agrado (preco, design, hardware, software, etc), qualquer um muda de Marca. Imprecionante! Eu ja tive varias marcas e o q me importa e o momento. Quanto ao sistema de seguranca, o da samsung e inovador em relacao ao atrix, e nao novidade.


  • 20
    Conta desativada 18/04/2014 Link para o comentário

    Hiahauahauah

    Trágico kkkkkk


  • Lukas A. 48
    Lukas A. 18/04/2014 Link para o comentário

    kkkk é melhor vc começar a pensar na sua estratégia! Te ataco com um iphone 3GS seu Bluetooth que nem pega direito(agora peguei pesado)kkkkkkk


  • 20
    Conta desativada 18/04/2014 Link para o comentário

    Galaxy Y duos com capinhas intercambiáveis, eu escolho você!

    Comece a rezar Lukas kkk


  • Lukas A. 48
    Lukas A. 17/04/2014 Link para o comentário

    Marcio, olha o palavriado ofensivo alem de engraçado por parte, Relaxa nos se matamos mas sem palavrões.
    vo de S2 Lite kernel cocore 9.2 com overclock de 1.2 Stock ROM. humilhou esse seu nexus 5 kkkkk


  • 20
    Conta desativada 17/04/2014 Link para o comentário

    Que nível essa discussão hein kkk

    Vamos lá, mais meu Nexus 5 destrói qualquer um que foi comentado acima kkk

    Fight!


  • 4
    Marcio 17/04/2014 Link para o comentário

    Matheus Silveira , kkkkkkkk seu anus deve ter inveja das merdas q sai do seu dedo ! "só queria lembrar que a tela do é a parte do aparelho que abriga 96% de todas as impressões digitais" , ooh retardado mental, se é assim é a mesma coisa do bloqueio por padrão, vc olha a marca que a pessoa deixou e pimba, desbloqueia o celular ! kkkk Moto g é modinha apenas ,!


  • Lukas A. 48
    Lukas A. 17/04/2014 Link para o comentário

    eu gamho uns emails depois de passar alguns feedback, mas o teu caso que faz tanto ads pra LG vc deve ganhar alguns trocados ou algo parecido. sem duvida o LG G2 e o z1 sao otimos smartphones.


    • gilberto 36
      gilberto 17/04/2014 Link para o comentário

      voce esta enganado,apenas analiso ante de comprar porque tenho facilidade de pegar varios aparelhos,se voce e samsung vou falar uma dica para voce nao troca os s pelos note porque no conjunto os s ganha dos note principalmente na camera.


  • Lukas A. 48
    Lukas A. 17/04/2014 Link para o comentário

    serio gilberto me fala quanto vc ganha da LG pra puxa tanto o saco dela?


    • gilberto 36
      gilberto 17/04/2014 Link para o comentário

      o mesmo que voce ganhada samsung,so falei a verdade como moro no brasil aqui como eu ja disse prefiro lg e sony ja tenho o g2 e segunda feira recebo o meu z1,como tambem gosto da motorola minha esposa tem o moto g que e o melhor de 2 chip do momento.


  • Anderson Silva 11
    Anderson Silva 17/04/2014 Link para o comentário

    É isso que dá copiar descaradamente o recurso implementados pela concorrente, sem ao menos analisar os riscos que ele poderia apresentar.
    Não abro não do padrão de bloqueio, do PIN, nem da senha alfa numérica, bem mais seguros que a imitação "Samsung de inovação Apple".


  • Giovane Zanetti 19
    Giovane Zanetti 17/04/2014 Link para o comentário

    Me detendo ao assunto desse artigo,...vejo esses iten de "segurança" como uma maneira de dificultar o acesso ao Smartphone por "qualquer um" (sem conotação pejorativa) ....iria barrar os chatos que fuçam no seu celular quando tem a oportunidade de pegar ele....simples assim, nunca esperei algo muito seguro não. Que o marketing das empresas tentam vender essa ideia de inviolabilidade, isso é verdade, mas temos de ponderar. Agora, essa do vídeo é uma situação bem hipotética bem de SCI.


  • gilberto 36
    gilberto 17/04/2014 Link para o comentário

    a apple e a samsung colocam uma funçao que se dizem ser deles que o primeiro a colocar foi a motorola com atrix,voces acham que as pessoas sao besta de pagar tao caro pelo um aparelho que a unica inovaçao e essa,ta de brincadeira.


  • gilberto 36
    gilberto 17/04/2014 Link para o comentário

    os flaboy da samsung tao falando dos outros,tem muitos que nem conhece aparelho e fico falando besteira quem manda nao saber inovar.


  • 3
    luiz piovesana 17/04/2014 Link para o comentário

    Sou proprietário de um Moto G, mas tenho que concordar com uns comentários ai em cima. O povo chato esses donos de Moto G! kkkk
    Que o G é campeão absoluto em sua faixa de preço , tudo bem. Agora querer comparar a um smartphone de 2,6k, é muita fanboyzismo mesmo.

    Sarah Bahiana


  • Lukas A. 48
    Lukas A. 17/04/2014 Link para o comentário

    mas sobre o artigo, sempre tem um jeito de burlar segurança, não adianta sempre vai ter um, por exemplo, roteadores trabalham com códigos alfanuméricos, WEP, WPA/WPA2 etc, se VC quiser burlar um sistema o jeito mais fácil é a força bruta "force brute" q demora em torno de 4 a 10 horas para descobrir a senha de um roteador WiFi, agora se tivesse o mesmo sistema (não sei se tem) para smartphones nem adianta ter senha. mesmo assim alguns smartphones mesmo no boot você pode entrar em modo recovery ou download que ira formatar seu smartphone.


  • Lukas A. 48
    Lukas A. 17/04/2014 Link para o comentário

    Giovane exatamente ta mesmo enchendo o saco pior que fanboy da Apple, mas esqueceu de citar os usuários LG que são igualados.

    Sarah Bahiana


    • Giovane Zanetti 19
      Giovane Zanetti 17/04/2014 Link para o comentário

      Verdade,...essa é outra legião que está se formando....E pior que tenho os dois smartphones (LG G2 e Moto X)....mas pelo menos não ficou enchendo o saco.....hehehehehe


  • 5
    Mateus Oro 17/04/2014 Link para o comentário

    "hackeado com truque simples" = CSI


  • fabiano s. 23
    fabiano s. 17/04/2014 Link para o comentário

    agora é so colocar leitor de retina no futuro S6 kkkkkkkkkkkk resolvido


  • 3
    Chris Correa 17/04/2014 Link para o comentário

    Concordo com o Hozanan e o Márcio, quem teria a perícia pra retirar uma digital que é esfregada de cima pra baixo da tela do aparelho? E quem cederia suas digitais pra alguém fazer um molde?


    • 14
      Carlos Trentini 29/04/2014 Link para o comentário

      Chris, a tela é a parte mais utilizada hoje em dia em um smartphone...e a parte que mais fica impressão digital...não é só cena de filme; é deveras fácil pegar uma digital válida.


  • Douglas C. 14
    Douglas C. 17/04/2014 Link para o comentário

    Não sei porque dizem que esta inovação veio no IPhone. E o Motorola Atrix? Eu ainda tenho o meu, que veio com esta tecnologia de leitor biométrico para desbloquear o aparelho, e isso já deve ter os uns cinco anos!


    • gilberto 36
      gilberto 17/04/2014 Link para o comentário

      voce tem razao douglas,a apple e a samsung nao sabe inova e colocam uma funçao e o atrix ja teve.olha para o novo desbloqueio do lg g pro 2 isso sim que e inovaçao.


  • 20
    Conta desativada 17/04/2014 Link para o comentário

    Prefiro o leitor do iphone que dá até pra desbloquear usando os mamilos! Isso sim é tecnologia kkkk

    Carlos Trentini


  • Diêgo Siqueira 36
    Diêgo Siqueira 17/04/2014 Link para o comentário

    Também acho que podem inventar mil e uma maneiras de desbloqueio que nenhuma será tão eficaz como a bom e velho jogo de letras e números.


  • Geraldo de sales filho 8
    Geraldo de sales filho 17/04/2014 Link para o comentário

    A tecnologia funciona assim se coloca a digital arrasta ate a tecla home ja vai apagando sua digital entenderam se precisar eu desenho


  • Guto Revoredo 5
    Guto Revoredo 17/04/2014 Link para o comentário

    Pqp esses fanboys do Moto G enchem o saco

    Sarah BahianaBruno ScopelWellington MenezesRafael Netto


    • Giovane Zanetti 19
      Giovane Zanetti 17/04/2014 Link para o comentário

      Verdade, se formou uma legião de fanboys do Moto G e Moto X que são um saco. Quando estamos lendo um artigo logo aparecem com uma comparação ou assertiva descabida dizendo "..prefiro meu Moto G /Moto X....."....o povinho chato.

      Sarah BahianaBruno ScopelWellington MenezesRafael Netto


      • 29
        Denis Francis 17/04/2014 Link para o comentário

        Prefiro meu Moto X!


      • Wellington Menezes 4
        Wellington Menezes 17/04/2014 Link para o comentário

        Quando aparecer um bug igual ao do D1 e D3 que não pode restaurar a configuração de fabrica que endoida o leitor de chips, ai sim vão parar de encher o saco alheio.


  • Geraldo de sales filho 8
    Geraldo de sales filho 17/04/2014 Link para o comentário

    Tem cada absurdo que leio


  • 7
    Osmar José da Silva 17/04/2014 Link para o comentário

    Ja pensou em usar o dedo mindinho?


  • 3
    Domingos Assumpção 17/04/2014 Link para o comentário

    Como alguns já disseram, as chances são tão remotas que são praticamente as mesmas de um desbloqueio por padrão por exemplo. Alguns testes são feitos sem fundamentos, sempre haverá uma forma de burlar o sistema.

    Wellington MenezesMatheus Silveira


  • Alexsandro G. 18
    Alexsandro G. 17/04/2014 Link para o comentário

    Funciona sim, mas uma questão que foi levada a este detalhe. Em questão do preço está na faixa dos demais lançamentos da fabricante. Teve seus updates mas está com preço normal dos lançamentos.


  • 4
    Marcio 17/04/2014 Link para o comentário

    kkkkkkkkkk Adriano, tenta não comentar merda , pagar 600 reais num celular que segurando Home + Bloqueio vc consegue resetar? pelo menos com o Knox isso não é possivel ! e quais são as chances de alguem ter um molde da sua digital? imagina só "Com licença senhor, o senhor poderia molhar seu dedo na tinha e marcar a sua digital nesse papel? é que eu gostaria de roubar seu s5 e preciso de um molde da sua digital !"
    fora q o mesmo site fez o mesmo teste com o Iphone 5s e o resultado foi o mesmo

    Wellington Menezes


    • Matheus Silveira 9
      Matheus Silveira 17/04/2014 Link para o comentário

      Kkkkkkkkkkk Marcio, tenta não comentar merda, pagar 2600 reais num celular que tem leitor de impressões digitais que pode ser hackeado e invadido por outra pessoa? Pelo menos o Moto G não precisa passar esse mico. Oi, só queria lembrar que a tela do é a parte do aparelho que abriga 96% de todas as impressões digitais. ;-)


      • 2
        Victor Henrique 17/04/2014 Link para o comentário

        Matheus, você já viu alguém usando o polegar na tela do celular? Então você pode usa-lo pra desbloquear e ter bastante segurança... Para ladrões "comuns", você estará sempre a salvo usando impressão digital...


      • Mr Android 17
        Mr Android 17/04/2014 Link para o comentário

        Viva a APPLE!

        Thiago Barros


      • Danilo de Oliveira 8
        Danilo de Oliveira 23/02/2015 Link para o comentário

        Matheus Silveira vc é quem está falando merda antes da pessoa copiar a digital coisa que com certeza não vai conseguir fazer um molde com uma parcial de uma digital copiada da tela do celular mas digamos que a pessoa saiba fazer isso o dono do s5 entra no site find my mobile e rastrear o celular ou bloquear a tela com uma senha alfanumérica ou em último caso inutilizar o aparelho já seu moto G um simples reset e perdeu o celular ja o s5 se fizer reset e não souber o email e senha da conta samsung não consegue usar o celular agora chora só pq não pode comprar não precisa falar mau 😢😢😢😢


  • Sousa 23
    Sousa 17/04/2014 Link para o comentário

    Cosia de filme, sinceramente qual a chance de algum roubar meu celular e conseguir um molde da minha impressão digital? Claro ele pode pegar do meu aparelho alguma impressão digital minha a la CSI, mas vejo essa possibilidade tão remota que até considero descartada, uma vez que o individuo terá que ter acesso a um laboratório forense para tal feito

    Sarah BahianaWellington MenezesMathias Wrzesinski


    • Wallace Marques 42
      Wallace Marques 17/04/2014 Link para o comentário

      É verdade, mas acho um pouco hipócrita vender por tão caro um recurso que não funciona completamente... É uma vergonha.

      NestanderSarah BahianaCleiton SilvaMatheus Silveira


      • 2
        Victor Henrique 17/04/2014 Link para o comentário

        O funcionamento do sensor é perfeito, a implementação da Sammy é perfeita... Só que biometria por digital tem essa característica...Já ouviu falar de casos de funcionários batendo pontos uns pelos outros usando digital "falsa"? É um problema conceitual, mas se você for ver, até o Itaú ta usando digitais pra fazer saques na sua C/C sem usar cartão! Duvido que o leitor deles seja mais "avançado" que o de celular a ponto de detectar que a digital é falsa

        Wellington Menezes


      • 14
        Carlos Trentini 29/04/2014 Link para o comentário

        Victor, o leitor de digital do Itaú utiliza um recurso que permite apenas um dedo "vivo" (ou seja, com sangue/pulsação) utilizar o leitor. Ou seja, na teoria, se você cortar o dedo do "dono" não irá funcionar...


    • Danilo de Oliveira 8
      Danilo de Oliveira 22/02/2015 Link para o comentário

      Esse pessoal são loucos eles acham que copiar digital dos outros é assim.


  • Adriano Santos 5
    Adriano Santos 17/04/2014 Link para o comentário

    Pagar um absurdo em um aparelho que tem uma falha absurda de segurança?!?! Prefiro mil vezes meu Moto G

    Trillo da SilvaCleiton SilvaSamuel SerafimMatheus SilveiraWallace Marques


  • Getulio Andrade 16
    Getulio Andrade 17/04/2014 Link para o comentário

    Prefiro o bom e velho PIN! Nada de desbloqueio facial, por voz, padrão, deslizar o dedo na tela, impressão digital, etc...prefiro uma sequência alfanumérica. É o que eu sempre uso, inclusive em alguns aplicativos e para ter acesso as configurações.

    NestanderTrillo da SilvaSarah BahianaLiang Sek KingCleiton SilvaMatheus Silveira

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.