O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 min para ler 121 Compartilhado 99 Comentários

Galaxy S5 em teste: nova interface e supercâmera! [atualizado]

A Samsung apresentou o Galaxy S5 e com ele confirmou quase todos os rumores. O novo carro-chefe da companhia vem com sensor de digital, uma câmera otimizada e uma carcaça à prova d’água. Verdadeira surpresa foi o sensor de pulsação - e uma nova interface de usuário que lembra, e muito, o iOS 7.

Eu realmente gosto de smartphones com tela grande.
O que você acha?
50
50
2028 participantes
galaxy s5 watermark 6
 © AndroidPIT

Interface: 2D é a tendência

Em junho de 2013, a Apple apresentou o iOS 7 e quebrou com todas as tradições desde o primeiro iPhone. A pioneira de smartphones se despediu do visual plástico em 3D, com seus efeitos de luz e sombra, até então usado meticulosamente para cada ícone do display. Em vez disso, apostou-se no visual 2D abstrato sem qualquer sensação de perspectiva. Os usuários Android conhecem há algum tempo esse design, sobretudo dos aplicativos do Google. Com o Galaxy S5, a Samsung passou a seguir a mesma linha.

galaxy s5 watermark 4
O novo menu de configurações: tudo plano. © AndroidPIT

As más línguas irão dizer que a Samsung passou a imitar interface da Apple, mas essa afirmação não é inteiramente verdadeira. Trata-se aqui de uma nova tendência, que se espalha por todo o mundo digital. E se alguém a inaugurou, foi a Microsoft com o Windows Phone 7.

galaxy s5 watermark 20
Também a barra de status adotou o visual 2D. © AndroidPIT

É preciso dizer que a Samsung falhou ao não oferecer uma experiência de usuário uniforme. A nova interface, sem dúvida bem feita e uma das melhores novidades que já vi no Android, aparece apenas em alguns lugares: no menu de configurações, nas apps da Samsung e na barra de status. Quando voltamos para a homescreen ou para a gaveta de aplicativos, somos atirados de volta para o colorido excêntrico mundo Android da Samsung, que não transmite em absoluto a mesma atamosfera minimalista, com símbolos planos e linhas finas.

galaxy s5 watermark 2
A gaveta de aplicativos e a homescreen vêm com o visual antigo do Android/Samsung. © AndroidPIT

A impressão que fica é irregular. Tecnicamente tudo está perfeito: o sistema reage de maneira rápida e fluida, sem a menor sombra de engasgos, mas o design parece imaturo. A diretriz está clara, mas no S5 a nova versão da TouchWiz lembra um campo de obras. Nessa história o Android também não é inteiramente isento de culpa. Por ser aberto, ele oferece uma variedade de linhas e possibilidades de design, especialmente no que diz respeito aos ícones dos aplicativos. A Samsung se move nesse terreno e não poderá se livrar totalmente dessa variedade visual - sistemas fechados também têm as suas vantagens.

Design: nada mudou, mas agora à prova d’água

Ninguém espera mais da Samsung surpresas revolucionárias no que se refere ao design, sobretudo para os seus carros-chefes. A companhia não mexe mesmo em time que está ganhando, e produz aparelhos como os seus clientes já conhecem. A Apple também faz isso há anos.

galaxy s5 watermark 16
A parte traseira é de policarbonato opaco. © AndroidPIT

O dispositivo é um pouco maior do que o S4, mas a diferença da tela é apenas de 0,1 polegada. A moldura ao redor do display ficou mais larga, o que não irá agradar a todos. Da mesma forma, a parte traseira de policarbonato opaco também encontrará seus críticos. Boas novas contudo traz o certificado IP67, o que torna o aparelho resistente a um mergulho relativamente longo.

A desvantagem dessa construção robusta é o peso: o dispositivo não é somente maior do que o antecessor, ele também é marcadamente mais pesado - 145 gramas contra 130 do S4.

Tela: nenhuma surpresa

Nada mudou na tela do mais novo dispositivo da Samsung. Ela aposta de novo na tecnologia AMOLED, dominada pela sul-coreana. Isso se faz notar nas cores intensas, contrastes precisos e nitidez impressionante. Um verdadeiro prazer visual para todo usuário de smartphone. Tudo, em resumo, que já encontrávamos no Galaxy S4.

galaxy s5 watermark 9
A câmera tem 16 megapixels. Ao lado do flash de LED pode-se ver o sensor de pulso. © AndroidPIT

Câmera: o destaque

Na minha opinião, a câmera em smartphones é subestimada. Ela não é somente mais uma função, e sim para muitos o motivo principal de compra de um aparelho. Em tempos de celulares baratos, é nela que uma fabricante premium pode acumular pontos extras para convencer o consumidor - e é exatamente isso que a Samsung faz.

Não pude fazer fotos de teste, mas mesmo sem elas fica claro que esse é o ponto forte do dispositivo. A começar pelo autofoco, extremamente rápido e preciso (segundo a Samsung, ele demora 0,3 segundos e com isso é mais rápido do que de qualquer outro smartphone) e culminando na prévia do modo HDR em tempo real. Para completar a boa impressão geral, vários modos de fotos e possibilidades de configuração enriquecem a experiência do usuário.

galaxy s5 watermark 23
A prévia de HDR em tempo real. © AndroidPIT

Scanner de digital multifunções

A Apple aperfeiçoou a tecnologia, a HTC a reproduziu e agora a Samsung traz o sensor de digital para as massas. Como no iPhone, ele foi integrado ao homebutton. Deve-se passar o dedo sobre ele para destravar o telefone. Em meu teste, o destravamento ocorreu de maneira rápida e sem erros, podendo se tornar uma alternativa válida ao PIN ou senha de padrão.

O sensor ainda tem outras funções. Existe, por exemplo, o chamado modo de segurança, com o qual se pode proteger determinados aplicativos ou documentos, só liberados com a digital do dono. Além disso, o dispositivo vem com suporte ao PayPal, e podemos autorizar pagamentos através do sensor de digital.

Especificações técnicas e extras

O medidor de pulso está localizado ao lado do fash LED. Basta colocar o dedo sobre ele e os dados serão coletados e reunidos no aplicativo S Health, que pretende ser uma ferramenta de monitoramento da saúde.

galaxy s5 watermark 5
Outra função nova: o Download Booster baixa paralelamente por LTE e Wi-Fi . © AndroidPIT
  Galaxy S5 Galaxy S4
Sistema Android 4.4.2 Android 4.4.2
Display 5,1 polegadas, Super AMOLED, 1.920 x 1.080 pixels, 432 ppi 5 polegadas, Super AMOLDED, 1.920 x 1.080 pixels, 441 ppi
Processador Snapdragon 801, 4 núcleos, 2,5 Gigahertz Snapdragon 600, 4 núcleos, 1,9 Gigahertz / Exynos 5 Octa, 8 núcleos, 1,2 Gigahertz
RAM 2 GB 2 GB
Memória Interna 16 / 32 GB + microSD 16 / 32 GB + microSD
Bateria 2.800 mAh 2.600 mAh
Câmera 16 megapixels / 2,1 megapixels 13 megapixels / 2,1 megapixels
Conectividade LTE Cat 4, HSPA+, Bluetooth 4.0 LE, IrDA, NFC, USB 3.0 LTE Cat 3, HSPA+, Bluetooth 4.0, NFC, USB 2.0
Dimensões 142 x 72,5 x 8,1 millímetros 136,6 x 69,8 x 7,9 millímetros
Peso 145 Gramas 130 Gramas
Extras Sensor de digital, HDR em tempo real, medidor de pulsação, à prova d'água (IP67)  

Conclusão: o Golf chega à próxima rodada

No mercado de automóveis, critica-se a Volkswagen por produzir carros um tanto monótonos. Isso procede apenas em certa medida, e mesmo assim a VW é uma das companhias mais bem-sucedidas do mundo, por ter alto padrão de qualidade, integrar muitos extras nos modelos de série e por agradar ao gosto médio da maioria dos clientes. A Samsung é a Volkswagen do ramo de smartphones.

Quase ouço já o coro de críticas a respeito do design monótono, da falta de surpresas, etc. Mas fato é que a Samsung dita o padrão pelo qual todas as outras fabricantes irão orientar-se. O Galaxy S5 é o novo standard, o Golf entre os Smartphones. Agora é esperar a resposta das concorrentes.

Link para o vídeo

Atualização em 26/02/2014

Disponibilidade e preço

O Galaxy S5 chegará às lojas de mais de 150 países no dia 11 de abril. O preço do aparelho na Europa será de 699 Euros (aproximadamente R$ 2.250,00). O valor do dispositivo no Brasil ainda não foi informado. Como no caso do Note 3, o S5 também será vendido com um seguro de 6 meses cobrindo especialmente a tela do dispositivo.

Os comentários favoritos dos leitores

99 Comentários

Escreva um comentário:
  • bem eu juntei uma grana e tanto esse ano...esse ano vou dr gradiente tegra.note..e experia z1....dois beneficios em 1 ...a sansung e a volks ondeeeee ...nunka sera....a voks e impecavel em acabamento ....não posso diser o mesmo da sansung que usa chapa plastica...se a sansung usar garrafa pet nos celulares que ela fabrica .vai perceber que fará um bom negocio...sabe por que....por que e barato..tem em todo canto do brasil...no chão da rua.no chão da. nossa casa.no valão da esquina...a sony e voluiu cresceu ,e mostrou, que, e capaz de fazer coisas decentes pelo preco que ela coloca..sempre fui um fan da sansung ..mas depois que eu comprei un galaxy player e a tela trincou e quando fui consertar me cobraram 300 reais sendo que o aparelho custou 600...eu mudei de empresa sai do meu conservadorismo passei a valorizar o pouco que eu ganho .agora sou mais sony lg com celulares caros ....mas decentes ...queremos o melhor já que pagamos caro ....sic

  • "Mas fato é que a Samsung dita o padrão pelo qual todas as outras fabricantes irão orientar-se."
    Discordo dessa parte.

  • nao sei porque tanta atençao para uma coisa que nao tem novidade sou mais o z2 e o lg g pro 2.

  • fizeram cagada e agr querem interrar kkkkkkk"

    #SamsungFail

  • Com certeza meu S4 4G vai demorar e muito nas minhas mãos. Não vi nada que justifique pagar algo em torno (especulação) de R$ 3.000,00 que deve ser o preço a mão armada que vai ser cobrado aqui. No mais o jeito é partir para um iphone ou uma outra linha de smart.

  • Mais comentários só depois que muitos teste por enquanto meu s4

  • Jordan Lima achobque você não leu a noticia de que o usuário que comprar a versão de 16 GB vai ter só 8, sim a Samsung continua enchendo o aparelho com lixo.

  • Como que a HTC "Reproduziu" o leitor de impressões digitais se já havia vazado a informação de que ele teria esse sensor antes mesmo do anúncio do 5S?

  • SÓ QUERIA SABER SE ELE CONSOME TANTA BATERIA COMO O S4 QUE É UMA NEGAÇÃO A DURABILIDADE DA CARGA......

    • Tenho um S4 4G e a bateria me satisfaz, mesmo assim eu comprei 2 baterias extras no ebay, que duram o mesmo tanto da original e o preço saiu por 5obamas cada

  • Ótimo aparelho! Não se pode construir uma estrada longa, sem corrigir o asfalto da porta de casa. Se a samsung enchesse de recursos que muita das vezes é desnecessário, muitos usuários reclamariam. Agora que ela resolveu arrumar a casa, reclamaram por falta de novidade. Gente, é melhor ter recursos aprimorados ao invés de vários recursos, onde os mesmos podemos adquirir de outros desenvolvedores.

  • estava lendo, percebi que não gosto de VW nem de Samsung fazer tal comparação apenas me fez gostar menos disso, ambos me parecem mal feitos, simplesmente não se encaixam nos meus parâmetros.

  • A Samsung não é a Apple do Android essa barra de notificações tava cheia antes a google tinha esvaziado "oque foi bom" e eles encheram de novo, essa carcaça nao é bonita não é elegante esse efeito de espuma é horrível. Cade o carregamento sem fio ?quem realmente entende e gosta de um bom smart quer praticidade, a procura é tao grande por essa tecnologia. E só pra ressaltar ele não é a prova dágua ele é resistente. As empresas deveriam investir em telefones mais robusto, com uma casca grossa e bonita, como o G2 por exemplo ou o LG Flex que é um excelente e bonito aparelho. Conclusão a Samsung faz aparelho para os usuários comprarem capinhas fofas.

  • Preço entre R$ 2500 e R$ 3000 enquanto o Xperia Z2 sairá no máximo R$ 2200

  • kkkkkkkkkkkkkk acho muito engraçado os comentários... #SamsungLixoOntemHojeESempre

  • decepcionado mesmo nao troco meu s3

  • Tenho um galaxy Nexus (Maguro) e não pretendo adquirir outro em muito tempo... porem acabo de adquirir um VW golf e adorei a comparação. rss.

  • Sinceramente, eu esperava mais da Sammy, esse era o momento que deveria ter sido aproveitado, pois Apple deu mole com os lançamentos que tb decepcionaram, essa era a hora de lançar um aparelho pra impactar o mercado, pois de acordo com os rumores, em Julho deste ano o iPhone sofrerá grandes mudanças que já são esperadas por fanboys da maçã! RIDÍCULO S5

  • Não sou defensor de marcas, afinal a concorrência é ótima para nós consumidores.

    Mas uma coisa tenho certeza, geral esta falando mal, esta decepcionado com o S5 (mesma conversa que ocorreu no lançamento do S4), mas mesmo assim o S5 vai vender muito.

    Eu mesmo adoro smart com configurações robusta e muitos recursos, mas depois não ultilizo metade do que o smart oferece, ou seja dinheiro jogado fora.

    Tenho um S4, mas hoje compraria fácil um Moto X que me atenderia muito bem e com um ótimo custo e benefício.

  • Faltou dizer se o processador é ou não é de 64 bits.

Mostrar todos os comentários
121 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi