O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 min para ler 142 Compartilhado 53 Comentários

Galaxy S5 vs. Xperia Z2: A Sony foi melhor em 2014!

A Sony e a Samsung colocaram no mercado os seus novos carros-chefes para 2014. Sem muita firula, é bastante claro que as duas fabricantes optaram por trazer recursos que melhoram a experiência de uso de um smartphone, mas sem inovar no campo das tecnologias móveis. Confira o comparativo entre o Galaxy S5 e o Xperia Z2, e tire suas conclusões sobre qual deles é o melhor smartphone Android atual.

teaser galaxy s5 xperia z2
Galaxy S5 (esquerda); Xperia Z2 (direita). / © Sony, Samsung, AndroidPIT

Design

  Samsung Galaxy S5 Sony Xperia Z2
Dimensões 142 x 72,5 x 8,1 mm 146,8 x 73,3 x 8,2 mm
Peso 145 g 158 g
Material Plástico, resistente à água (IP67) Cristal, resistente à água (IP58)

Tanto a Sony quanto a Samsung se mantiveram conservadoras com relação ao design das suas flagships. Podemos dizer que ambas as fabricante resolveram dar um melhor polimento àquilo que já possuiam. O Galaxy S5 continua envolto por plástico e o Xperia Z2 traz a mesma placa de cristal conhecida por ser um ímã para digitais.

Porém, a Sony já carrega nas costas alguns anos de experiência com a certificação de resistência à água e, sabiamente, integrou o botão de gatilho e ativação da câmera à lateral do dispositivo, assim, mesmo embaixo d'água, os usuários poderão acionar a câmera apartir da tela de bloqueio.

galaxy s5 watermark 17
A parte traseira do Galaxy S5 foi desenvolvida usando plástico emborrachado. / © AndroidPIT

Também é preciso dizer que o S5 é mais leve, aliás, se retirarmos a bateria, é possível que a carcaça voe com o vento. Assim, o Xperia Z2 oferece uma pegada mais robusta, mas nem por isso perde a elegância. Mas se existe uma coisa que a Sony precisa melhorar em termos de design, é o aproveitamento da parte frontal para a tela, pois as bordas (superior e inferior) são ainda muito amplas. Neste sentido, o Galaxy S5 oferece melhor experiência.

Além disso é preciso dizer que a mudança dos alto-falantes para a parte da frente do aparelho, em duas colunas, foi a decisão mais acertada da Sony.

Tela - AMOLED vs. LCD

  Samsung Galaxy S5 Sony Xperia Z2
Dimensões 5,1 polegadas 5,2 polegadas
Resolução 1.920 x 1.080 pixels, 432 ppi 1.920 x 1.080 pixels, 424 ppi
Material Super AMOLED LCD com tecnologia Triluminos e X-Reality

Aqui, uma coisa é certa: a Sony melhorou a qualidade da tela da linha Z. E, para ser sincera, não parece que temos um verdadeiro vencedor neste quesito. Além disso, estamos tratando aqui de duas tecnologias diferentes, uma é a AMOLED e a outra a LCD. O Galaxy S5 usa o AMOLED, que oferece melhor contraste e cores mais vivas, mas que sob luz solar direta não oferece a mesma nitidez que o LCD retroiluminado do Xperia Z2. Já mostramos essa diferença em vídeo aqui no AndroidPIT.

Apesar da Samsung ter inserido um contraste especial para o display do Galaxy S5, que é ativado automaticamente quando o usuário está em uma sala iluminada, isso não é suficiente para alcançar o efeito de um brilhante LCD. Mas claro, isso vai do gosto de cada um, e confesso que é difícil comprovar essa impressão. No entanto, o uso da tecnologia Triluminos na tela do Xperia Z2, que combina as três cores primárias: vermelho, verde e azul, dá realmente um efeito mais vívido às imagens, sem ter perda de brilho.

sony xperia z2 design 2
A tela do Sony Xperia Z2 é LCD e combina a tecnologia Triluminos, que entrega uma experiência melhor que a AMOLED em ambientes mais claros! / © AndroidPIT

Câmera

  Samsung Galaxy S5 Sony Xperia Z2
Resolução de imagens 16 Megapixels 20,7 Megapixels
Resolução de vídeos 4K (3.840 x 2.160 pixels) 4K (3.840 x 2.160 pixels)
Extras HDR em Tempo real, auto-foco em 0,3 segundos Timeshift, Estabilizador de imagem para vídeo, desfoque do fundo da imagem, cancelamento de ruídos

Tive a oportunidade de usar ambos os aparelhos durante o MWC 2014, em Barcelona, e posso garantir que tanto o Galaxy S5 quanto o Xperia Z2 possuem uma câmera excelente. E, apesar da rapidez do foco automático do smartphone da Samsung ou do estabilizador de imagens para vídeo do Z2, o que realmente me chamou a atenção foram as possibilidades do software de reprodução do carro-chefe da Sony. Em relação à qualidade da gravação, os dispositivos não possuem diferenças significativas.

Os dois gadgets high-end entregam vídeos com resolução 4K e, apesar de muitos acreditarem ser apenas marketing, é inegável que quando assistimos às gravações em uma TV compatível, a qualidade das imagens é superior. Mas a função de apróximar e afastar a imagem ou mesmo mover-se por ela enquanto o vídeo é reproduzido, foi realmente algo novo para mim. E tem bastante sentido, quando a intenção é focar nos detalhes da cena. Se não me engano, o Galaxy S5 não possui tal função. Porém, possui HDR em tempo real. 

galaxy s5 watermark 9
Tanto o sensor da câmera do Galaxy S5 quanto o do Xperia Z2 podem capturar vídeos em 4K! / © AndroidPIT

Performance

  Samsung Galaxy S5 Sony Xperia Z2
Chip Snapdragon 801 Snapdragon 801
Propriedades 4 núcleos, 2,5 GHz, 2 GB RAM 4 núcleos, 2,3 GHz, 3 GB RAM
Sistema Operacional Android 4.4.2 com TouchWiz UI Android 4.4.2 com Xperia UI

Como você já percebeu, os dois dispositivos são embalados pelo mesmo chipset da Qualcomm, o modelos high-end Snapdragon 801. Esta é uma versão modificada da variante 800, com uma frequência maior e memória flash mais rápida (eMMC 5.0). A parte curiosa, é que o dispositivo da Sony é identificado com uma freqüência um pouco menor, mas, na prática, esta diferença não é perceptível. É impossível afirmar que um é melhor que o outro. 

Posso dizer que os motivos pelos quais existe esta diferença não são bem claros, mas na minha opinião das duas, uma: ou a Samsung fez um trato com a Qualcomm para ter uma frequência um pouco acima das demais fabricantes, ou a Sony diminuiu um pouquinho o clock para economizar bateria e o aquiecimento da mesma.

sony xperia z2 design 3
© AndroidPIT

Porém, apesar de ambos os aparelhos usarem o mesmo processador, a Sammy limitou-se a entregar uma memória RAM de 2 G, enquanto a Sony elevou a sua para 3 GB. Além disso, apesar da Samsung ter trazido melhorias para a UI do seu carro-chefe, os aplicativos nativos da Sony oferecem melhor experiência de uso e mais gabarito. Porém, sem querer tirar o corpo fora, é preciso dizer que aqui o gosto pessoal desempenha um papel muito importante e pode servir como um argumento contra ou a favor dos recursos de software da Samsung ou da Sony.

Conectividade e extras

  Samsung Galaxy S5 Sony Xperia Z2
Conectividade LTE Cat 4, HSPA+, Bluetooth 4.0 LE, IrDA, NFC, USB 3.0, Wi-Fi UMTS HSPA+, LTE, Bluetooth 4.0, NFC, Wi-fi, USB 2.0
Extras Leitor de digital, medidor de pulso, Download-Booster (LTE y Wi-fi simultâneos) Fones de ouvido MDR-NC31EM e microfone stereo STM10 para cancelamento de ruídos
Armazenamento interno 16 GB + microSD 16 GB + microSD

A Samsung não poupa em extras. A prova disso é que traz uma variedade de recursos padrão como adicionais. Ninguém pode vencer os coreanos neste campo, pelo menos não a Sony. Embora a japonesa tenha trazido um dos melhores recursos extras desta comparação (os fones de ouvido com capacidade de cancelamento de ruídos externos), não é o suficiente para chegar ao nível das funções da Samsung. Basta dar uma olhada na tabela acima para entender o que quero dizer.

galaxy s5 watermark 25
Assim como o Note 3, o Galaxy S5 também possui slot para microUSB 3.0! / © AndroidPIT

Bateria

  Samsung Galaxy S5 Sony Xperia Z2
Capacidade 2.800 mAh 3.200 mAh
Duração (de acordo com a fabricante) 21 h / 390 h 19 h / 880 h
Removível sim não

A bem da verdade é que os dois dispositivos possuem um grande número de recursos, e um hardware que exige muita energia dos aparelhos. Apesar da bateria do Galaxy S5 ser removível, possui uma capacidade menor do que a do concorrente. E você pode ter certeza de que não importa o quanto você otimize o software para melhorar a vida útil da bateria, não é fácil competir com uma diferença de 400 mAh.

galaxy s5 watermark 16
Apesar de ser à prova d'água, a bateria do Galaxy S5 continua sendo removível! © AndroidPIT

Conclusão

Revendo quesito por quesito, não tenho dúvidas de que a Sony fez um trabalho melhor em 2014. A prova disso é que se compararmos o Xperia Z1 com o Galaxy S4, não tenho dúvidas de que o carro-chefe da Sammy chegaria em primeiro lugar, mas o contrário não é verdadeiro. Quando colocamos o Xperia Z2 ao lado do Galaxy S5, o primeiro dispositivo se sobressai ao segundo.

Mas uma coisa é certa: nenhum dos dispositivos é inovador. Tudo o que as fabricantes optaram por entregar aqui já havia de certa forma no mercado. Existem novidades nos aparelhos? Existem, mas não inovação. Porém, quando olhamos os recursos de software de perto e analisamos as funções por mais tempo, é claro que podemos dizer que os novos smartphones são superiores aos seus antecessores.

Para finalizar, tenho que concordar com meu editor-chefe quando diz que estamos em um ponto em que parece que ninguém dá grandes saltos para a frente. Todas as grandes fabricantes jogam com cautela e apostam naquilo que é seguro, seguindo a linha da Apple. Pois se a competição é dura, os erros serão punidos severamente no mundo da tecnologia.

53 Comentários

Escreva um comentário:
  • Morro de rir com lovers e haters. Galera, a gente não ganha 1 centavo defendendo apaixonadamente uma marca e malhando a outra. Se atende às necessidades e expectativas, e se não maltrata nosso bolso, então essa é a marca. Marca de eletrônicos está parecendo time de futebol, muito sem noção isso. Daqui a pouco sai briga de torcida organizada! Menos, galera. Menos.

  • O pessoal acha que o leitor de impressões digitais tem como principal função dar mais segurança ao usuário, enquanto os tolos acham isso, o governo americano monta um banco de dados da população atravez das impressões digitais fornecidas pela Apple e Samsung, e você aí, tolo, tendo falsa sensação de segurança...

  • A Sony conseguiu fazer um aparelho ainda mais bonito, enquanto a Samsung faz aparelhos cada vez mais feios!! Além da TW!
    Deixa a Samsung ficar dorminho no ponto pra ver, com Sony e LG melhorando nesse ritmo. Eu que estava em duvidas quanto a linha Z, foi amor a primeira vista com o Z1, juntamente com o G2 (Com exceção UI, é claro)

  • fora do brasil ja estar vendendo o xperia z2 que vai ser o melhor smartphone de 2014 junto com o g3.

  • Galaxy S5 ficou muito abaixo das expectativas em relação ao antecessor, S4. Ao contrário do que aconteceu com o Z2, já que os usuários do Z1 reclamavam de qualidade de tela, a Sony resolveu esse problema , assim como updates de câmera e specs dignas de um flagship , que o Z1 já carregava.

  • Sony bem melhor.

  • Tinha um s4 que dei para meu irmão. Pensando em adquirir um s5 mais optei pelo note 3 e estou muito satisfeito

  • A samsung ficou para traz o z2 e melhor

  • Se possivel, quero um tutorial detalhado de como instalar Android no lumia 520.. Tipo um desafio!..

  • Sony xperia z2 > Samsung galaxy bandaid 5

  • tem gente que so fala bestera,alem de puxa saco

  • A parte de trás do s4, s5 parece aqueles bondes que aparecem no Subway surfers rs. Eu acho que a samsung menosprezou a Sony e agora perdeu E só não perdeu antes por causa do ângulo de visão da tela...

  • O desenho do Samsung é muito mais harmonioso e muitíssimo mais bonito. a Samsung dá show a a Sony agora que está aprendendo, está no caminho certo, mais vai demorar muito para chegar aos pés da Mestre Samsung, que dá de 200 a zero é sem comparações!!!

  • concerteza e o z2 alem de ter bateria melhor tambem e mais rapido e as camera da sony sao excelente,meu amigo tem o note 3 e camera e muito decepçao.

  • Ainda não alcançaram ppi do HTC one . Lá vem o one 2 perfect

  • Depois do Knox, adeus Samsung, falta de consideração com os consumidores; imaginem, tenho o aparelho na garantia mas ao mesmo tempo sem garantia, é, é isso mesmo, não há cristão que consiga retirar warranty bit 01; acessei mais de 500 fóruns e fiz tudo que ensinaram mas o maldito continua lá, portanto, Samsung adeus; segundo tenho lido o LG Optimus G é o melhor em custo benefício, custa menos que R$1.000,00 mas com hardware e recursos quase semelhantes ao S4. Isso que o S4 oferece como movimentar a tela pelo olhar, atender ao colocar o fone no rosto é porcaria, só atrapalha, portanto, vamos todos em um esforço conjunto esfriar a euforia da Samsung comprando outros aparelhos, como por exemplo: Z2, LG pro, iphone 5S e outros que no momento não me recordo.
    Abs

  • Ansioso pelo HTC ONE M8. Assim como o One, certamente será o celular que trará as melhores inovações do ano!

  • Sou fã da Samsung. Mas dessa vez adeuuusss....

  • Ainda curto o zq; na espera pela baixa de preço do z2 ;-)

Mostrar todos os comentários
142 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi