O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
1.198 Compartilhados 415 Comentários

Como solucionar os principais problemas dos Samsung Galaxy S6 e S6 Edge

Atualizado: Solução para bugs nas chamadas de voz e microfone

Nenhum dispositivo é perfeito, nem mesmo os carros-chefe anteriores da Samsung e dois dos melhores smartphones de 2015. Reunimos neste artigo os problemas mais comuns relatados pelos usuários do Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge e as suas soluções. Confira as soluções para dois novos problemas nas seções: "problemas com as chamadas de voz" e "problemas com o microfone".

Pegue um atalho para solucionar o problema do seu Galaxy S6

Problemas com as chamadas de voz

Várias usuários relataram problemas com as chamadas de voz do aparelho. Os problemas variam entre, não receber chamadas e não conseguir realizar chamadas. As soluções variam dependendo do problema. Confira algumas abaixo.

Soluções

Se você não está conseguindo realizar chamadas de voz, as seguintes soluções podem te ajudar:

  • Pode ser que, os números de discagem fixa estejam ativados. Para desativá-los clique em Telefone > Mais > Configurações > Mais configurações > Números FDN > Desativar.
  • A rede selecionada não está disponível ou tem uma falha. Para selecionar outro tipo de rede vá em Configurações > Redes móveis > Seleção de banda.
  • O bloqueio de chamadas pode estar ativado, por isso você não consegue realizar chamadas. Para desativar o mesmo, vá em Telefone > Mais > Configurações > Mais configurações > Restrição de chamadas > Chamada de voz > Desativar.
  • Se você não está recebendo, ou conseguindo realizar chamadas, confira se o seu dispositivo não está no modo avião. Basta ir em Configurações > Modo avião > Desativar.

Pode parecer banal, mas, desligar e religar o dispositivo, pode resolver o seu problema.

Problemas com o microfone

Ultimamente, foram relatados muitos problemas com o microfone do Galaxy S6, onde o receptor da chamada não ouve quem está ligando. Mesmo fazendo o reboot do aparelho, as chamadas não funcionam.

Soluções

Reinicie o dispositivo no modo de segurança, seguindo o passo a passo abaixo.

  • Desligue o aparelho, logo segure o botão de ligar/desligar, e solte a mesma assim que o nome do dispositivo aparecer na tela;
  • Imediatamente depois, pressione o botão de abaixar o volume, até que o dispositivo tenha finalizado seu início;
  • Você verá que está no modo de segurança no canto esquerdo da tela, logo deixe de pressionar o botão de abaixar volume;
  • Se o microfone funcionar no modo de segurança, comece desinstalando aplicativos de terceiros que podem estar prejudicando o uso do microfone.

Desconecte qualquer tipo de acessório do seu dispositivo, ou seja, fones de ouvido, ou acessórios conectados por bluetooth. Os mesmos podem estar impedindo o microfone de funcionar corretamente.

Tente gravar uma mensagem, usando um gravador de voz e ouvi-lá. Caso não consiga ouvir nada, você saberá que se trata de um problema de hardware e deverá levar o dispositivo à uma assistência técnica.

E claro, limpe o microfone do seu aparelho usando um pano que solte fiapos. O melhor mesmo é uma flanela de microfibra. A Scotch-Brite tem uma específica, custa em torno de R$ 10.

Se nenhuma das opções acima funcionar, tente um factory reset, que voltará seu galaxy S6 aos padrões de fábrica. Contudo, este procedimento eliminará todos os dados do seu dispositivo, portanto, lembre-se de fazer um backup, antes de começar o processo de restauração.

Problema de gerenciamento de RAM

O maior problema encontrado nos novos dispositivos Samsung Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge é o de gerenciamento de memória RAM. Apesar de o modelo contar com 3 GB de espaço, os usuários apontam que o mesmo atua de forma agressiva, o que significa que os aplicativos em segundo plano ou abas de navegadores têm que ser recarregados frequentemente ou simplesmente deixam de funcionar depois de abertos, o que também poderia impactar na duração da bateria.

Solução

O problema foi reconhecido pela fabricante e foi eliminado com a atualização de software que chegou no meio deste ano, portanto basta atualizá-lo para resolver o gerenciamento da RAM.

Problema de falha na abertura da câmera

Após vários dias usando a câmera normalmente, a mesma apresenta a mensagem "Atenção: A câmera falhou ao abrir" e para de funcionar. O problema não desaparece ao fazer o reboot do sistema ou restaurar o sistema ao original de fábrica.

Soluções

  • Reiniciar o dispositivo pode solucionar o problema muito facilmente ;
  • Limpar o cache e os dados: Configurações > Gerenciador de aplicativos > Câmera > Forças Parada > Limpar dados >Limpar cache ;
  • Limpar partição do cache. Desligue o aparelho, segure e pressione os botões de ligar, início e aumentar volume ao mesmo tempo. Libere todos os botões e espere a tela de recuperação de sistema do Android. Destaque apagar a partição de cache usando o botão de diminuir volume e pressione o botão de ligar para selecionar a opção.

Se nenhuma dessas soluções funcionou no seu Samsung Galaxy S6 ou Samsung Galaxy S6 Edge, é recomendado entrar em contato com a Samsung ou a loja onde comprou o seu dispositivo.

Problema de descolamento do vidro traseiro

Este é um modelo de teste que recebemos da Samsung na Alemanha (SM-G920F) e apresentou o problema nos últimos dias. Também não posso afirmar se este é um defeito exclusivo da variante que tenho aqui, de um lote específico ou se é realmente um defeito que todos os modelos do Galaxy S6 irão sofrer.

Apesar do Galaxy S6 e do Galaxy S6 Edge terem sido os primeiros smartphones fabricados pela Samsung com vidro, o fato da empresa submeter seus dispositivos a todos os testes de durabilidade me faz acreditar que este seja realmente um problema isolado. Contudo, esta não é a primeira vez que vemos o aparelho apresentando problemas de fabricação.

AndroidPIT samsung galaxy s6 back taking off 12
Galaxy S6: Tampa traseira e tela do aparelho descolam com facilidade / © ANDROIDPIT
AndroidPIT samsung galaxy s6 back taking off 10
Sem nenhuma ação externa a tampa traseira do Galaxy S6 descolou da carcaça metálica / © ANDROIDPIT

É preciso dizer que o nosso modelo de testes não caiu, não foi exposto à água de nenhuma forma ou permaneceu muito tempo sob a luz direta do sol. O que chamou a minha atenção e a de outros editores do AndroidPIT é que o problema parece ter começado próximo ao alto-falante, onde o vidro demonstra sinais de desgaste, como você pode ver na imagem abaixo:

AndroidPIT samsung galaxy s6 back taking off 14
O problema parece ter começado próximo ao alto-falante do dispositivo / © ANDROIDPIT

Anteriormente, na Coreia, um proprietário do novo carro-chefe da Samsung recebeu o aparelho e ao tirá-lo da caixa percebeu que a tela e a tampa traseira estavam grosseiramente descoladas da carcaça metálica. De acordo com o que foi divulgado pelo canal SamMobile, a bateria do celular inchou e acabou forçando a abertura do dispositivo. Este, contudo, não foi um problema exclusivo do Galaxy S6, visto que pode ocorrer com qualquer dispositivo eletrônico alimentado por uma bateria.

AndroidPIT samsung galaxy s6 back taking off 11
A tela do Galaxy S6 também mostra sinais de que está descolando lentamente da carcaça / © ANDROIDPIT

Declaração oficial da Samsung sobre o problema

Em declaração ao AndroidPIT, a divisão da Samsung na Alemanha informou que desconhece qualquer tipo de problema relacionado a tela do aparelho ter descolado sem influências externas:

12 de Junho de 2015

Até esta data, não fomos informados de casos em que a tampa da bateria tenha se soltado sem influências externas. Contamos com a sua compreensão para o fato de que, apenas com a foto enviada e sem um exame detalhado ou mais informações sobre o aparelho, não podemos dar um parecer sobre as causas do problema.
Tão logo o exemplar em questão e mais informações sobre as condições exatas do caso sejam disponibilizados, realizaremos uma investigação minuciosa para apurar a causa do dano.

É uma questão central para a Samsung oferecer a seus usuários a melhor experiência possível com seus produtos. Dessa forma, a Samsung faz questão do alto nível de qualidade de seus produtos, para garantir um alto índice de satisfação de seus clientes. Antes da introdução de novos produtos no mercado a Samsung Electronics realiza diversos testes de resistência. Eles se baseiam padrões estabelecidos pela Samsung Electronics bem como pelas empresas globais de telecomunicações. Todos os dispositivos móveis da Samsung Electronics, entre eles também o Galaxy S6, são submetidos a esse rigoroso controle de qualidade, para atender aos mais altos padrões do ramo.

Contatada pela nossa equipe, a Samsung Brasil também emitiu a seguinte declaração:

A Samsung Eletrônica da Amazônia informa que age de acordo com as leis Brasileiras vigentes de direitos do consumidor, segundo as quais as empresas têm 30 dias para resolver eventuais falhas apresentadas em um produto por meio de conserto ou troca. Caso não seja possível solucionar o caso, o cliente pode optar por ressarcimento, produto novo ou abatimento na compra de um produto similar. Em compras feitas pela Internet existe ainda o prazo de uma semana para que o consumidor avalie o aparelho adquirido e desista da compra, sem custo adicional ou multas.

Atualização (10/07): Com base no comunicado oficial da Samsung, retornamos o dispositivo para a divisão correspondente da empresa na Alemanha, para que uma análise sobre os motivos deste descolamento da tela fosse realizada. Tal análise do Galaxy S6 que mostro no vídeo acima realmente comprovou que o modelo de teste que nos foi enviado teve um problema na pastilha da bateria, como a própria Samsung nos informou por e-mail:

10 de julho de 2015

Obrigada novamente pela pesquisa e retorno do seu Galaxy S6. Depois de testar o Galaxy S6 no nosso laboratório, verificamos que a causa para o descolamento da parte traseira do seu Galaxy S6 foi uma  expansão mínima das pilhas da bateria.

A expansão da bateria ocorreu de forma bastante rara durante a pré-produção. O defeito foi corrigido antes mesmo da produção em série do Samsung Galaxy S6.

Como podemos ver, este não foi um caso isolado e tenho recebido e-mail de outros proprietários do aparelho relatando que o mesmo problema está acontecendo com eles. Contudo, é um alívio saber que apenas um pequeno lote do Galaxy S6 deve ter sofrido com tal problema e não que isso seja consequência de uma má escolha de materiais para o novo smartphone da série Galaxy S. Mesmo com este tropeço, ainda consideramos o Galaxy S6 o melhor dispositivo de 2015.

Solução

Por enquanto, levando em consideração que tal problema não tenha sido motivado pelo usuário, indicamos que o mesmo entre em contato com a Samsung caso o aparelho apresente tal defeito de fabricação, ou procure uma assistência técnica autorizada e verifique a possibilidade de troca do dispositivo.

E você, teve mais algum problema com o seu Galaxy S6 ou Galaxy S6 Edge?

Os comentários favoritos dos leitores

415 Comentários

Escreva um comentário:
  • Meu Samsung S6 modelo: SM-G920I Não liga mais só a luz azul do led pisca de vez em quando, eu comprei a sete meses em uma loja autorizada da própria Samsung, paguei quase 3 mil reais para ficar na mão, já que eu dependo do celular para trabalho. Resumindo fiquei decepcionada com o aparelho que se dizia ser o melhor, só que pelo visto de bom não tem nada, só vejo uma enxurrada de reclamações, a Samsung está ficado desacreditada eu não recomendo este tipo de aparelho nem pro meu inimigo.

  • O meu aparelho não carrega, mesmo deixando várias horas na tomada, o mesmo não consegue elevar a carga, chega no máximo a 30% e começa a descarregar novamente, mesmo com o carregador plugado. O mesmo também não surte efeito nem um ao conectar o USB no PC, é como se não tivesse executado a ação. Não é que o PC não reconheça o telefone, e sim, não acontece absolutamente NADA, apenas fica carregando o celular. Eu até poderia tentar reinstalar o android, mas como farei isso se nem um PC reconhece o celular? E como a Samsung faz a droga de um celular com bateria não removível sabendo que o mesmo poderia apresentar problemas futuramente e ficaria impossibilitado o teste de outra bateria por parte do usuário?

  • Tenho um galaxy s6, recentemente ele começou a apresentar problema no thouch, quando está aceso fica piscando as teclas iniciais e o thouch não responde corretamente. Nas primeiras vezes que aconteceu, deixei o aparelho desligado por algum tempo e voltou ao normal, mas agora o problema se agravou e não adianta mais desligar. O que devo fazer?

  • Hmm... será por isso que atualmente o preço do S6 caiu tanto? - R$1553,68- Submarino.com.br- 28/09/2016 - Vale a pena correr o risco? Especificações que durariam anos, mas o material parece que não aguenta mais que um... :-(

  • Apareceu um linha roxa na vertical, bem no meio da tela, alguem sabe se é possivel consertar sem trocar o display?

  • O meu S6 edge apresentou problemas na placa principal! O telefone funciona normalmente, porém a imagem sumiu, ficou preta! Aconteceu isso cm mais alguém??? Abraços

  • O meu Samsung S6 trincou a tela de proteção da câmera sem nem ter caído no chão. Uso pelicula e capa de proteção, sou bem cuidadosa. Vi que aconteceu o mesmo com muitas pessoas mas ainda não sei como proceder.

  • Meu s6 flat, as luzes das tecla do lado do home não param de piscar . Alguém me ajuda

  • Não escuto som nenhum quando recebo uma chamada telefônica no Samsung S7. Nada sugerido funcionou. Alguma solução?

  • Eu tô cm problemas na chamada as nenhuma das soluções oferecidas a cima resolveram alguém sabe como resolver?

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi