Como solucionar os principais problemas dos Samsung Galaxy S6 e S6 Edge

AndroidPIT samsung galaxy s6 back taking off 12
© nextpit

Nenhum dispositivo é perfeito, nem mesmo os carros-chefe anteriores da Samsung e dois dos melhores smartphones de 2015. Reunimos neste artigo os problemas mais comuns relatados pelos usuários do Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge e as suas soluções. Confira as soluções para dois novos problemas nas seções: "problemas com as chamadas de voz" e "problemas com o microfone".

Pegue um atalho para solucionar o problema do seu Galaxy S6

Problemas com as chamadas de voz

Várias usuários relataram problemas com as chamadas de voz do aparelho. Os problemas variam entre, não receber chamadas e não conseguir realizar chamadas. As soluções variam dependendo do problema. Confira algumas abaixo.

Soluções

Se você não está conseguindo realizar chamadas de voz, as seguintes soluções podem te ajudar:

  • Pode ser que, os números de discagem fixa estejam ativados. Para desativá-los clique em Telefone > Mais > Configurações > Mais configurações > Números FDN > Desativar.
  • A rede selecionada não está disponível ou tem uma falha. Para selecionar outro tipo de rede vá em Configurações > Redes móveis > Seleção de banda.
  • O bloqueio de chamadas pode estar ativado, por isso você não consegue realizar chamadas. Para desativar o mesmo, vá em Telefone > Mais > Configurações > Mais configurações > Restrição de chamadas > Chamada de voz > Desativar.
  • Se você não está recebendo, ou conseguindo realizar chamadas, confira se o seu dispositivo não está no modo avião. Basta ir em Configurações > Modo avião > Desativar.

Pode parecer banal, mas, desligar e religar o dispositivo, pode resolver o seu problema.

Problemas com o microfone

Ultimamente, foram relatados muitos problemas com o microfone do Galaxy S6, onde o receptor da chamada não ouve quem está ligando. Mesmo fazendo o reboot do aparelho, as chamadas não funcionam.

Soluções

Reinicie o dispositivo no modo de segurança, seguindo o passo a passo abaixo.

  • Desligue o aparelho, logo segure o botão de ligar/desligar, e solte a mesma assim que o nome do dispositivo aparecer na tela;
  • Imediatamente depois, pressione o botão de abaixar o volume, até que o dispositivo tenha finalizado seu início;
  • Você verá que está no modo de segurança no canto esquerdo da tela, logo deixe de pressionar o botão de abaixar volume;
  • Se o microfone funcionar no modo de segurança, comece desinstalando aplicativos de terceiros que podem estar prejudicando o uso do microfone.

Desconecte qualquer tipo de acessório do seu dispositivo, ou seja, fones de ouvido, ou acessórios conectados por bluetooth. Os mesmos podem estar impedindo o microfone de funcionar corretamente.

Tente gravar uma mensagem, usando um gravador de voz e ouvi-lá. Caso não consiga ouvir nada, você saberá que se trata de um problema de hardware e deverá levar o dispositivo à uma assistência técnica.

E claro, limpe o microfone do seu aparelho usando um pano que solte fiapos. O melhor mesmo é uma flanela de microfibra. A Scotch-Brite tem uma específica, custa em torno de R$ 10.

Se nenhuma das opções acima funcionar, tente um factory reset, que voltará seu galaxy S6 aos padrões de fábrica. Contudo, este procedimento eliminará todos os dados do seu dispositivo, portanto, lembre-se de fazer um backup, antes de começar o processo de restauração.

Problema de gerenciamento de RAM

O maior problema encontrado nos novos dispositivos Samsung Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge é o de gerenciamento de memória RAM. Apesar de o modelo contar com 3 GB de espaço, os usuários apontam que o mesmo atua de forma agressiva, o que significa que os aplicativos em segundo plano ou abas de navegadores têm que ser recarregados frequentemente ou simplesmente deixam de funcionar depois de abertos, o que também poderia impactar na duração da bateria.

Solução

O problema foi reconhecido pela fabricante e foi eliminado com a atualização de software que chegou no meio deste ano, portanto basta atualizá-lo para resolver o gerenciamento da RAM.

Problema de falha na abertura da câmera

Após vários dias usando a câmera normalmente, a mesma apresenta a mensagem "Atenção: A câmera falhou ao abrir" e para de funcionar. O problema não desaparece ao fazer o reboot do sistema ou restaurar o sistema ao original de fábrica.

Soluções

  • Reiniciar o dispositivo pode solucionar o problema muito facilmente ;
  • Limpar o cache e os dados: Configurações > Gerenciador de aplicativos > Câmera > Forças Parada > Limpar dados >Limpar cache ;
  • Limpar partição do cache. Desligue o aparelho, segure e pressione os botões de ligar, início e aumentar volume ao mesmo tempo. Libere todos os botões e espere a tela de recuperação de sistema do Android. Destaque apagar a partição de cache usando o botão de diminuir volume e pressione o botão de ligar para selecionar a opção.

Se nenhuma dessas soluções funcionou no seu Samsung Galaxy S6 ou Samsung Galaxy S6 Edge, é recomendado entrar em contato com a Samsung ou a loja onde comprou o seu dispositivo.

Problema de descolamento do vidro traseiro

Este é um modelo de teste que recebemos da Samsung na Alemanha (SM-G920F) e apresentou o problema nos últimos dias. Também não posso afirmar se este é um defeito exclusivo da variante que tenho aqui, de um lote específico ou se é realmente um defeito que todos os modelos do Galaxy S6 irão sofrer.

Apesar do Galaxy S6 e do Galaxy S6 Edge terem sido os primeiros smartphones fabricados pela Samsung com vidro, o fato da empresa submeter seus dispositivos a todos os testes de durabilidade me faz acreditar que este seja realmente um problema isolado. Contudo, esta não é a primeira vez que vemos o aparelho apresentando problemas de fabricação.

AndroidPIT samsung galaxy s6 back taking off 12
Galaxy S6: Tampa traseira e tela do aparelho descolam com facilidade / © ANDROIDPIT
AndroidPIT samsung galaxy s6 back taking off 10
Sem nenhuma ação externa a tampa traseira do Galaxy S6 descolou da carcaça metálica / © ANDROIDPIT

É preciso dizer que o nosso modelo de testes não caiu, não foi exposto à água de nenhuma forma ou permaneceu muito tempo sob a luz direta do sol. O que chamou a minha atenção e a de outros editores do AndroidPIT é que o problema parece ter começado próximo ao alto-falante, onde o vidro demonstra sinais de desgaste, como você pode ver na imagem abaixo:

AndroidPIT samsung galaxy s6 back taking off 14
O problema parece ter começado próximo ao alto-falante do dispositivo / © ANDROIDPIT

Anteriormente, na Coreia, um proprietário do novo carro-chefe da Samsung recebeu o aparelho e ao tirá-lo da caixa percebeu que a tela e a tampa traseira estavam grosseiramente descoladas da carcaça metálica. De acordo com o que foi divulgado pelo canal SamMobile, a bateria do celular inchou e acabou forçando a abertura do dispositivo. Este, contudo, não foi um problema exclusivo do Galaxy S6, visto que pode ocorrer com qualquer dispositivo eletrônico alimentado por uma bateria.

AndroidPIT samsung galaxy s6 back taking off 11
A tela do Galaxy S6 também mostra sinais de que está descolando lentamente da carcaça / © ANDROIDPIT

Declaração oficial da Samsung sobre o problema

Em declaração ao AndroidPIT, a divisão da Samsung na Alemanha informou que desconhece qualquer tipo de problema relacionado a tela do aparelho ter descolado sem influências externas:

12 de Junho de 2015

Até esta data, não fomos informados de casos em que a tampa da bateria tenha se soltado sem influências externas. Contamos com a sua compreensão para o fato de que, apenas com a foto enviada e sem um exame detalhado ou mais informações sobre o aparelho, não podemos dar um parecer sobre as causas do problema.
Tão logo o exemplar em questão e mais informações sobre as condições exatas do caso sejam disponibilizados, realizaremos uma investigação minuciosa para apurar a causa do dano.

É uma questão central para a Samsung oferecer a seus usuários a melhor experiência possível com seus produtos. Dessa forma, a Samsung faz questão do alto nível de qualidade de seus produtos, para garantir um alto índice de satisfação de seus clientes. Antes da introdução de novos produtos no mercado a Samsung Electronics realiza diversos testes de resistência. Eles se baseiam padrões estabelecidos pela Samsung Electronics bem como pelas empresas globais de telecomunicações. Todos os dispositivos móveis da Samsung Electronics, entre eles também o Galaxy S6, são submetidos a esse rigoroso controle de qualidade, para atender aos mais altos padrões do ramo.

Contatada pela nossa equipe, a Samsung Brasil também emitiu a seguinte declaração:

A Samsung Eletrônica da Amazônia informa que age de acordo com as leis Brasileiras vigentes de direitos do consumidor, segundo as quais as empresas têm 30 dias para resolver eventuais falhas apresentadas em um produto por meio de conserto ou troca. Caso não seja possível solucionar o caso, o cliente pode optar por ressarcimento, produto novo ou abatimento na compra de um produto similar. Em compras feitas pela Internet existe ainda o prazo de uma semana para que o consumidor avalie o aparelho adquirido e desista da compra, sem custo adicional ou multas.

Atualização (10/07): Com base no comunicado oficial da Samsung, retornamos o dispositivo para a divisão correspondente da empresa na Alemanha, para que uma análise sobre os motivos deste descolamento da tela fosse realizada. Tal análise do Galaxy S6 que mostro no vídeo acima realmente comprovou que o modelo de teste que nos foi enviado teve um problema na pastilha da bateria, como a própria Samsung nos informou por e-mail:

10 de julho de 2015

Obrigada novamente pela pesquisa e retorno do seu Galaxy S6. Depois de testar o Galaxy S6 no nosso laboratório, verificamos que a causa para o descolamento da parte traseira do seu Galaxy S6 foi uma  expansão mínima das pilhas da bateria.

A expansão da bateria ocorreu de forma bastante rara durante a pré-produção. O defeito foi corrigido antes mesmo da produção em série do Samsung Galaxy S6.

Como podemos ver, este não foi um caso isolado e tenho recebido e-mail de outros proprietários do aparelho relatando que o mesmo problema está acontecendo com eles. Contudo, é um alívio saber que apenas um pequeno lote do Galaxy S6 deve ter sofrido com tal problema e não que isso seja consequência de uma má escolha de materiais para o novo smartphone da série Galaxy S. Mesmo com este tropeço, ainda consideramos o Galaxy S6 o melhor dispositivo de 2015.

Solução

Por enquanto, levando em consideração que tal problema não tenha sido motivado pelo usuário, indicamos que o mesmo entre em contato com a Samsung caso o aparelho apresente tal defeito de fabricação, ou procure uma assistência técnica autorizada e verifique a possibilidade de troca do dispositivo.

E você, teve mais algum problema com o seu Galaxy S6 ou Galaxy S6 Edge?

Ir para o comentário (429)
Lia Martos

Lia Martos
Editora

Apaixonada por tudo que é novo, tecnologia, cultura e por este mundão. Tropeçando pelo mundo desde 2009 e curtindo cada momento. Viciada em Youtube e tutoriais e aprendendo todos os dias um pouco mais sobre o amplo universo Android.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
429 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Karina Cardoso 1
    Karina Cardoso 09/04/2019 Link para o comentário

    Estou com problema nos botões de atalho para os aplicativos e o voltar.
    Eles não funcionam, tentei resolver com o app que a Samsung disponibilizou, mas não é compatível com o android 7.0, alguém teve e conseguiu resolver este problema?


  • Nathalia 1
    Nathalia 29/04/2018 Link para o comentário

    Minha câmera fronta está uma merda. Já fiz tudo que estava ao alcance. Limpei cachê, forcei parada,restaurei padrão de fábrica, formatei celular, e nada... O pior é que creio que não seja um problema no app câmera porque a imagem continua ruim em outros apps que tiram foto (como instagram, wpp). A imagem não foca, fica embaçada. Não sei mais o que fazer. Comprei um celular desse preço pela câmera frontal e agora estou sem câmera frontal.


  • Erick Araujo 1
    Erick Araujo 28/04/2018 Link para o comentário

    Meu s6 flat sempre que eu ligo os dados móveis da operadora, ele começa a esquantar bastante perto do botão Power, e fora isso os dados móveis estão péssimos, o celular da rede normal, vai até o 4g mais não acessa em nada, vez ou outra que consigo atualizar as conversas no WhatsApp.
    E tem vez que ele nem tá aparecendo o símbolo dos dados ligados lá em cima tais como : H+, ou 4g tá horrível.


  • 1
    Paulo Ricardo 03/12/2017 Link para o comentário

    Alguem conseguiu espelhar o S6 Edge com android 7.0 na Central Multimidia, pois consegui espelhar todos os celulares menos o meu, quando coloco ele pisca a tela como fosse aparecer algo mas nao aparece, já habilitei a opção do desenvolvedor, já depurei Usb e nada....


  • Rafael Apolinário 1
    Rafael Apolinário 21/02/2017 Link para o comentário

    Alguém que possui o galaxy s6 edge tem ou teve o problema da linha verde ou linha da morte como chamam? Se souberem como resolver, me ajudem por favor?? Adquiri um ontem, gastei um dinheiro que não podia e fui surpreendido com isto..


  • 14
    Eduardo Tuelho 12/02/2017 Link para o comentário

    meu note 5 com 18 meses de uso e sem garantia também deu esse problema, uma merda mesmo. samsung pisando na bola


    • 3
      Priscylla Amaral 13/02/2017 Link para o comentário

      Vc conseguiu solucionar o problema ?


  • Wesley Fontes 1
    Wesley Fontes 02/02/2017 Link para o comentário

    Eu tenho um samsung galaxy s7 mais ele é (REPLICA) ai eu ligo ele ai aprece escrito android pequeno depois ele escrito branco e nao inicia mas so fica assim oq eu faço ?


  • 3
    Priscylla Amaral 01/02/2017 Link para o comentário

    To muito frustrada com o meu s6. Desde outubro ele vem apresentando defeito e ja foi 4 vezes para garantia e cada vez volta pior. Primeiro ele estava aquecendo. Foi enviado duas vezes por causa desse defeito. Desde que voltou ele nao faz e nem recebe ligacoes e tb nao tem sinal 3g/4g. Ja enviei ele mais duas vezes por esse motivo e ele sempre volta assim. A samsung disse que era problema no meu chip, mas so se for em todos os chips que coloquei nele para testar. Ja foram 4 diferentes e o defeito permanece. Ja tentei todas as soluções que vi na Internet e nda resolve meu problema. O meu belo top de linha nao passa hj de um tablet que possui apenas conexao Wi-Fi

    Thamyres Silva


    • Thamyres Silva 1
      Thamyres Silva 28/02/2017 Link para o comentário

      Estou com o mesmo problema de não conseguir receber e fazer ligações. Conseguiu resolver?


  • Raphael Faulstich 1
    Raphael Faulstich 22/01/2017 Link para o comentário

    Boa noite, possuo o modelo Galaxy S6 da Samsung. Hoje ele parou de funcionar. Antes disso, a bateria estava em 60% e o coloquei para carregar e completar a carga. Depois que tirei o aparelho do carregador, o coloquei em cima da cama. Ele não caiu e nem molhou. Alguns minutos depois peguei o aparelho e ele não ligava mais. Tentei reiniciar, mas não funcionou. Comprei o aparelho há 3 meses no site da Submarino. Vou entrar em contato com a Submarino e também com a Samsung para resolver esse problema. Me sinto prejudicado por ficar sem comunicação para trabalho.


    • 3
      Priscylla Amaral 01/02/2017 Link para o comentário

      Esse foi o primeiro dos muitos defeitos que o meu apresentou depois de ir r vezes para garantia


  • Neide Oliveira 1
    Neide Oliveira 06/11/2016 Link para o comentário

    Meu Samsung S6 modelo: SM-G920I Não liga mais só a luz azul do led pisca de vez em quando, eu comprei a sete meses em uma loja autorizada da própria Samsung, paguei quase 3 mil reais para ficar na mão, já que eu dependo do celular para trabalho. Resumindo fiquei decepcionada com o aparelho que se dizia ser o melhor, só que pelo visto de bom não tem nada, só vejo uma enxurrada de reclamações, a Samsung está ficado desacreditada eu não recomendo este tipo de aparelho nem pro meu inimigo.


    • Augusto César 2
      Augusto César 16/11/2016 Link para o comentário

      o meu tbm dava isso mais apertei tecla home , volume pra cima e tecla desligar e reiniciei, nunca mais voltou aacontecer


  • José Romário 1
    José Romário 30/10/2016 Link para o comentário

    O meu aparelho não carrega, mesmo deixando várias horas na tomada, o mesmo não consegue elevar a carga, chega no máximo a 30% e começa a descarregar novamente, mesmo com o carregador plugado. O mesmo também não surte efeito nem um ao conectar o USB no PC, é como se não tivesse executado a ação. Não é que o PC não reconheça o telefone, e sim, não acontece absolutamente NADA, apenas fica carregando o celular. Eu até poderia tentar reinstalar o android, mas como farei isso se nem um PC reconhece o celular? E como a Samsung faz a droga de um celular com bateria não removível sabendo que o mesmo poderia apresentar problemas futuramente e ficaria impossibilitado o teste de outra bateria por parte do usuário?


  • Lorena Coquito 1
    Lorena Coquito 06/10/2016 Link para o comentário

    Tenho um galaxy s6, recentemente ele começou a apresentar problema no thouch, quando está aceso fica piscando as teclas iniciais e o thouch não responde corretamente. Nas primeiras vezes que aconteceu, deixei o aparelho desligado por algum tempo e voltou ao normal, mas agora o problema se agravou e não adianta mais desligar. O que devo fazer?


    • Gabriel Costa 2
      Gabriel Costa 09/11/2016 Link para o comentário

      Minha amiga estou com este mesmo problema no meu s6 , voce conseguiu resolver o seu? e como? desde ja obrigado.


  • 8
    Hugo Heiki H. 28/09/2016 Link para o comentário

    Hmm... será por isso que atualmente o preço do S6 caiu tanto? - R$1553,68- Submarino.com.br- 28/09/2016 - Vale a pena correr o risco? Especificações que durariam anos, mas o material parece que não aguenta mais que um... :-(


  • 1
    Leo Pagotto 26/09/2016 Link para o comentário

    Apareceu um linha roxa na vertical, bem no meio da tela, alguem sabe se é possivel consertar sem trocar o display?


    • Henrique Sant'anna 1
      Henrique Sant'anna 18/01/2017 Link para o comentário

      O meu ta igual! E agora?

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.