O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
241 Compartilhado 99 Comentários

Galaxy S7 vs. Galaxy S6: vale a pena trocar um pelo outro?

Nesse domingo (21.2), durante a abertura do Mobile World Congress 2016, em Barcelona, a Samsung finalmente apresentou o seu tão esperado modelo topo de linha: o Galaxy S7 (além do Galaxy S7 Edge). Fizemos uma análise comparativa entre ele o Galaxy S6 e dizemos a você se vale a pena a versão 2015 (S6) pela 2016 (S7). 

Mas é importante frisar que essa avaliação foi feita a partir de uma análise preliminar do S7, já que ainda não temos o aparelho em mãos para um review mais detalhado (o que acontecerá em alguns dias). Mas, ainda assim, já podemos ter uma boa ideia do que o novo modelo da Samsung pode trazer em termos de novidades. Logo... 

Galaxy S7 vs. Galaxy S6: Câmera

Vale a pena trocar se você quer as melhores fotos. Ainda que termos de especificações a câmera do Galaxy S7 seja relativamente semelhante ao do Galaxy S6, é nos detalhes que essa funcionalidade do novo topo de linha da Samsung fará a diferença. 

AndroidPIT Samsung Galaxy S7 2
A câmera traseira do Galaxy S7 disse a que veio / © ANDROIDPIT


O novo sensor tem uma abertura de f/1.7 e estabilizador ótico de imagem. Além disso, utiliza a tecnologia Dual-Pixel (muito útil na otimização do foco), encontrada apenas em câmeras reflex. Até o momento, nenhum smartphone disponível no mercado possui tal recurso. 

Ainda que a resolução do Galaxy S7 tenha menos megapixels (16 MP contra 12 MP do S6), a Samsung assegura que o Galaxy S7 Edge faz fotos 95% mais brilhantes e com 56% mais luz. Durante a apresentação, foi feita uma demonstração de foco do smartphone em ambientes escuros, e a câmera do S7 focava de forma instantânea e muito mais rápido que a do Galaxy S6. E entre os recursos da câmera temos opções como vídeos em 4K, movimento rápido, câmera lenta e outros.

AndroidPIT Samsung Galaxy S7 vs S6 2
As câmeras do Galaxy S6 e S7 / © ANDROIDPIT

De quebra, a câmera frontal tem uma abertura de f/1.7 e 5MP e a protuberância da lente ficou praticamente invisível, com apenas 0,46mm, quatro vezes menor que o S6. 

Galaxy S7 vs. Galaxy S6: Capacidade de armazenamento

Em um aparelho com configurações topo de linha como é o caso do Galaxy S7, é de se esperar que o usuário queira armazenar grandes quantidades de dados no aparelho, entre fotos, músicas, jogos, apps, etc. E se no Galaxy S6 a Samsung havia banido o slot para cartões de memória, no Galaxy S7 ela ouviu o consumidor e trouxe o recurso de volta com o compartimento para cartões microSD. Com isso, além da memória interna, é possível expandir a capacidade de armazenamento para até 200GB, o que é um belo upgrade para guardar nossas coisas.  

GALAXY S
O Galaxy S7 volta a trazer o slot microSD/ © ANDROIDPIT

Galaxy S7 vs. Galaxy S6: Bateria

A Samsung também ouviu o usuário nessa questão e ampliou em 450mAh a capacidade da bateria do Galaxy S7. Agora, ele traz 3.000mAh, contra 2.550mAh. A princípio, isso pode não parecer muito (até porque o Galaxy S7 traz 3.600mAh), mas somado ao belo trabalho de gerenciamento da bateria proporcionado pelo sistema, podemos esperar um aumento considerável da autonomia. 

Além disso, mesmo com uma bateria maior, o S7 não ganhou em tamanho. Isso graças a uma nova tecnologia de moldagem por baterias, que não afeta as dimensões do aparelho. 

AndroidPIT Samsung Galaxy S7 vs S6 19
O Galaxy S7 traz bateria de maior capacidade, mas aumentar de tamanho/ © ANDROIDPIT

O Galaxy S7 ainda possui a tecnologia de carregamento rápido da Samsung e pode chegar a 100% da carga em 90 minutos. Com o carregamento sem fio este tempo aumenta para 120 minutos.

Galaxy S7 vs. Galaxy S6: Resistência à água

Se você é desastrado, uma troca vai valer a pena. O Galaxy S7 traz uma mais do que bem-vinda resistência à água e ao pó, coisa que o S6 não traz. O modelo traz o certificado IP68 e graças a ele, podemos submergi-lo durante 30 minutos até 1 metro e meio de profundidade. Este é um dos detalhes que faltou aos usuários do S6, (mas que estava presente no S5). A Samsung, mais uma vez, escutou o apelo do seu público.

Galaxy S7 vs. Galaxy S6: Desempenho

Não vale a pena a troca caso você procure por mais performance. Claro, o Galaxy S7 traz especificações mais parrudas se comparado ao S6. O novo processador, o Exynos 8890, possui oito núcleos, dos quais quatro possuem velocidade máxima de 2,3 GHz e os outros quatro de 1,6 GHz. A melhor parte de tudo isso, é ver que a Samsung apostou em 4GB de memória RAM para acelerar o desempenho do sistema. Já o S6 traz o Exynos 7420, com oito núcleos, girando a uma velocidade de 2,1 GHz, além de uma GPU Mali-T760 e 3GB de memória RAM. 

Além disso, durante a apresentação, a Samsung afirmou que esta CPU representa uma melhora de 30% em relação ao Galaxy S6; já em relação aos gráficos a otimização foi de 64% em comparação à GPU do antecessor do Galaxy S7. 

Samsung galaxy s6 Antutu
Será que a performance do Galaxy S7 significativamente maior que a do S6?/ © ANDROIDPIT

Mas, mesmo com tudo isso, ainda não tivemos a oportunidade de fazer uma avaliação verdadeira de performance do Galaxy S7. Mas, pelo menos em um primeiro momento, não recomendamos a troca do Galaxy S6 pelo Galaxy S7 se você buscar por diferenças consideráveis. Isso porque a configuração do S6 consegue rodar os jogos e apps pesados atuais com eficiência e deve manter o bom desempenho ao longo de 2016. Logo, por que não esperar pelo Galaxy S8?

Galaxy S7 vs. Galaxy S6: Design

O Galaxy S7 traz poucas mudanças no design quando comparado com o Galaxy S6. O smartphone mantém o tamanho em relação ao antecessor, são 5,1 polegadas de tela e a moldura é de alumínio. Tanto na parte da frente quanto na parte de trás temos o vidro Gorilla Glass 4.

Contudo, as poucas mudanças implementadas são significativas. O dispositivo avaliado era na cor prata, como você pode notar nas imagens, mas o curioso é que, dependendo da luz sob o aparelho, a cor mudava para dourada. Além disso, em nossa primeira impressão, pudemos notar que a qualidade e acabamento do  Galaxy S7 está ainda melhor que o Galaxy S6.

AndroidPIT Samsung Galaxy S7 vs S6 18
O design do Galaxy S7 está mais elegante e ergonômico / © ANDROIDPIT

Outra novidade visual do Galaxy S7 são as bordas traseiras que, a exemplo do Note 5, são curvas. Isos tornou o aparelho mais ergonômico, principalmente se notarmos que a protuberância da lente da câmera diminuiu significativamente e quase não notamos uma diferença de relevo. O smartphone fica totalmente reto sob qualquer superfície plana.

No mais, a distribuição de itens como botões, sensores de luz e movimento, câmera frontal, o alto-falante para chamadas,  além dos os botões de home e capacitivos não tiveram grandes mudanças em relação ao S6.
Resumindo: o Galaxy S7 está mais elegante e ergonômico, mas não vimos, pelo menos até o momento, algum fator tão decisivo assim que justifique a troca.

Galaxy S7 vs. Galaxy S6: Tela

Ambos os Galaxy, o S6 e o S7, possuem tela de 5.1 polegadas e resolução de 2.560 x 1.440 pixels. No entanto, o S7 traz tecnologia QHD, com densidade de pixels por polegada quadrada de pouco mais de 570 ppi e o Galaxy S6 conta com tecnologia QuadHD e densidade de pixels de 577 ppi. Em ambos os casos, para distinguir um pixel em ambas as telas seria necessário um microscópio. Além disso, o padrão do display de ambos continua a ser a SuperAMOLED, o que significa que o dispositivo mostra  a cor preta em alta qualidade e bom contraste. 

Durante o pouco tempo que ficamos com o Galaxy S7, tivemos a impressão de que a tela dele é a mais brilhante do mundo Android; inclusive, às vezes até demais, mas, felizmente, isso pode ser ajustado. Há também uma representação de cores estupenda, com cores vivas e pretos absolutos. 

GALAXYTELA 67 horz
A tela dos Galaxy S6 e Galaxy S7 são bastante similares / © ANDROIDPIT

Outro ponto contra: a tela do Galaxy S7 não traz as funções 3D Touch ou Force Touch, presentes no iPhone 6s e no Huawei Mate S, respectivamente. A Samsung não incluiu nada que se pareça com estes aparelhos e, infelizmente, obtivemos uma explicação da fabricante sul-coreana sobre os motivos da ausência da funcionalidade.

Em suma: a tela do Galaxy S7 é levemente superior a do Galaxy S6, mas, se levarmos em conta fatores como resolução, tecnologias embarcadas na tela e densidade de pixels, uma troca de um pelo outro não seria tão justificada, já que a visualização de apps e conteúdos multimídia afins não sofre grandes alterações. 

Confira as especificações técnicas de cada um e compare

  Samsung Galaxy S7 Samsung Galaxy S6
Dimensões 142,4 x 69,6 x 7,9 mm 143,4 x 70,5 x 6,8 mm
Peso 152 g 138 g
Bateria 3.000mAh 2.550mAh
Tela 5.1 polegadas 5.1 polegadas
Tecnologia da tela Super AMOLED Super AMOLED
Resolução de tela 2.560 X 1.440 pixels 2.560 X 1.440 pixels
Câmera Frontal 5MP 5MP
Câmera traseira 12 MP 16 MP
Flash LED LED
Sistema operacional Android 6.0 Marshmallow Android 5.0.2 Lollipop (atualizável)
Interface do usuário Touchwiz Touchwiz
RAM 4GB  3GB
Memória Interna 32GB 32GB 
Memória removível microSD até 200GB Não disponível
Processador Samsung Exynos 8890 Samsung Exynos 7420
Núcleos 8 8
Velocidade máxima 2.3GHz 2.1GHz
Conectvidade HSPA, LTE e Bluetooth HSPA, LTE e Bluetooth

Galaxy S7 vs. Galaxy S6: Veredito preliminar 

Trocar o Galaxy S6 pelo S7 - baseado em nossas primeiras impressões desse último - é recomendado se você quer um melhor desempenho para funções bem específicas como fotos e vídeos, ou quer um harware mais robusto para guardar dados, ou procura um smartphone mais resistente. 

No mais, o Galaxy S7 apresenta algumas (esperadas) evoluções em suas configurações, mas não há rupturas tão radicais que justifiquem gastar uma bela grana substituir o seu Galaxy S6. Mas, caso você tenha um Galaxy S5, a mudança pode ser considerada. 


E o que você esperava do novo Galaxy S7? Ele atingiu suas expectativas? Dê a sua opinião!

 

Os comentários favoritos dos leitores

  • Ronaldo Guedes 21/jan/2016

    Pra mim o S7 seria perfeito se:

    - Tivesse a proteção contra agua
    - Tivesse o novo USB Type C
    - Filmes em câmera lenta a 240 quadros por segundo com uma resolução Full HD.
    - Flash Frontal
    - Melhor a posição do som externo (2 saidas) pois no S6 se vc vai jogar vc tampa aquela saida e acabo o som.

99 Comentários

Escreva um comentário:
  • Estou com meu S4 Active que soh vou trocar quando pifar. Parei de gastar dinheiro com celular.

    • essa era meu pensamento tambem , e acabou quebrando por mal uso e durou 3 anos acho ele um execelente aparelho, hoje estou pesquisando sobre o galaxy s6 edge .

  • digo o seguinte vale a pena sim a troca por um s7, Samsung pegou jeito no início mas evoluio com o s7, ela entrega um conjunto muito equilibrium e pelo lançamento mais acessível q os outros concorrentes, tenho atualmente um s6 flat antes eu estava com um moto X style, e Samsung tem aparelhos mais bonitos e completo. Se vc tiver I'm bom plano consegue uma troca com troco na casa dos 1000 que é o mesmo q se vc fosse comprar um telefone median na loja.

  • eu ainda tenho o s3, funcionando perfeitamente, só vou trocar ele pq ganhei uns pontos na empresa e posso comprar um cel, vou comprar o galaxy s6, afinal, vcs realmente pagariam 2 mil reais a mais por causa de uma mínima diferença na câmera q dependendo do foco o do s6 ainda pode ser melhor visto em alguns sites.
    ou pelo simples fato de receber a certificação a prova d'água? afinal o iphone e o s6 não tem essa certificação, mas podem ser molhados que não estraga, e outra, hj todo mundo salva seus arquivos na nuvem, 32gb não são suficiente pra vc? mesmo não sendo, salve em um HD suas coisas, seu cel pode quebrar e vc perde tudo. então, na MINHA opinião não compensa pagar o dobro por esses 3 motivos que pra "MIM" não são tão significantes, apenas o que pesa é a questão da bateria, mas ja comprei o carregador portátil, eu podia escolher entre o flat e o edge, escolhi o flat, o edge caiu no chão não há capa nem película que protege ele.

    • Bom meu antigo Galaxy S6 Flat fui usar ele no chuveiro só pra testar, pois vi um vídeo no YouTube de um cara colocando o S6 e o iPhone 6 dentro de uma bacia com água e não estragou já o meu S6 usando no chuveiro me dei mal, o botão voltar parou de acender, a tela ficava toda cheia de tilt sumia e as vezes não aparecia imagem quando desbloqueada tinha que ficar bloqueando e desbloqueando a tela até ela aparecer alguma coisa.
      Fiquei durante duas semanas quando chegava no trabalho colocava ele atrás do meu Workstation depois de duas semanas a tela voltou ao normal e a macha embaçada que tinha na lente da câmera frontal e da câmera traseira também sumiram então proteção contra água e excepcional ter em um celular.

      Quanto a câmera eu concordo com você acho desnecessário pagar mais caro por conta de uma câmera melhor, até hoje ainda acho que a Samsung deveria investir em um modelo Gamer como por exemplo Galaxy S7 Gamer já que tem o Edge, daí poderia fazer um com uma câmera mais barata de produzir que não custasse muito ao valor final do celular podia ser uma igual do Galaxy S2 que eu já achava muitíssimo boa, incluir dois alto falantes para áudio estéreo, se possível vir com um controle para jogos ou um controle COVER deslizantes como o teclado do Blackberry passaport.


      E por último achar que 32Gb são suficientes é porque você não deve usar para jogos, pois se tem algo que come bastante espaço são jogos, e fora que o Touchwiz é uma bosta, pois dos 32Gb o meu Galaxy S7 possui apenas 23Gb pois o Touchwiz consome 7Gb, fora que além de tudo isso o Android sofre de um grande problema que eu não vejo acontecer no iPhone (é porque eu estava usando um iPhone 6 PLUS a bastante tempo então posso usar como comparativo), por exemplo quando você instalar vários jogos no Galaxy S7 ou S6 ou S5 (sim todos sofrem do mesmo problema), e ocupar 22Gb você já não conseguira instalar mais nada, então digamos que você queira desinstalar todos os jogos e instalar apenas um jogo ou seja se você tinha 22Gb e removeu tudo ele deveria voltar para os 22Gb correto? Só que ele não o faz, simplesmente você terá apenas entre 16Gb a 18Gb, pode passar CCLEANER, CM CCLEANER, CCLEANER MASTER que nada adianta, pode fazer ROOT e acessar as pastas acessíveis e procurar por lixo, procurar apk dos aplicativos instalados na partição do sistema e nem removendo os backups de apk instalado você conseguirá voltar para os 20Gb tão pouco os 22Gb (sim quando você instala um jogo ele faz uma cópia do mesmo na partição do Dalvik e otimiza para a Inicialização do sistema, é quase que um modo de indexar o que você instalou só que ridiculamente copiando o apk executável do jogo ou outro aplicativo qualquer, exemplo: Real Racing 3 o apk dele é 58Mb quando você baixa o jogo ele automaticamente extrai para diretório temporário, depois indexa, cópia para o Dalvik , depois faz outra cópia do apk de 58Mb para o diretório ANDROID/DATA na partição do sistema e por último uma cópia do apk na partição que conseguimos acessar aquela mesmo que você visualiza com qualquer explorador de arquivos a Android/Data), resumindo você perde os 22Gb e só consegue eles de volta se você Restaurar para os dados padrões de fábrica, ou se você fizer Root e instalar os aplicativos e jogos sempre no cartão SD.
      E é para chegar nesse ponto que eu quis escrever tudo isso, o Galaxy S7 não vem com o Adaptable Storage ativado por padrão no Android 6 daí existe um outro macete para resolver isso que é um comando para reativar a função Adaptable Storage e enfim conseguir instalar jogos e aplicativos no cartão SD como se fosse a memória interna do telefone.

      Enfim se você comprar um Galaxy S6 compre o de 64Gb no site boadica.com.br você consegue ver alguma loja que venda baratissimo já vi o Edge 64Gb por esse site por 2200 agora que lançou o S7 está bem mais em cont . Recomendo que você pesquise por lá claro isso se você morar no RJ do contrário ter que se submeter a alguma loja de shoping ou loja certificada da Samsung e tomar a facada que eles sempre vendem.
      (Claro a APPLE é pior ainda, eu sei disso rsrs)

      Por: Alexandre P. XStationBR

  • Tenho que admitir que fiquei na dúvida em comprar o S6 mesmo sabendo dos contras (Sem slot p/ cartão SD e sem certificação a prova d' água), agora com o lançamento do S7 vem a certeza de q eu fiz a escolha certa, esperar um smartphone como o S7 e trocar meu S5 esse ano.

  • Tenho o S6 Edge+ e estou muito satisfeito. Não existe motivo ou argumento que me faça trocar para o S7. Esse negócio de lançar smartphone todo ano é um tiro no pé.

    • Só não gostei de uma coisa no S6 Edge Plus, a falta de um modelo de 64Gb e ou uma entrada para cartão de memória isso acabaria com o problema da falta de espaço dos modelos de 32Gb o mesmo vale pro Note 5.
      Mas é um bom aparelho.
      Atualmente estou com o Galaxy S7 32Gb quando chegar meu SD de 128gb vou aplicar o comando para utilizar o SD como memória interna já que a Samsung removeu do Android 6 essa função, mas felizmente existe um modo de reabilitar essa função novamente.

  • O s7 so vale pra quem tem o s5.

  • Não vale a pena. O s6 ainda eh um mega smartphone, e sem falar que ele eh mais bonito que o s7.

  • A matéria é boa, mas não pude deixar de notar que ninguém revisa os textos. Há "nãos" faltando (ou não?) e muitas inversões de ideias. Para quem conhece fica mais fácil perceber, porém o que dizer daquele que está se aventurando pelo mundo android e vem pesquisar e se informar aqui?
    Alguns erros são normais acontecer entretanto, quando começa a afetar o contexto daquilo que se está tentando dizer, não podem ser "aceitáveis"!
    Acompanho as matérias da" ANDROIDPIT " e tenho percebido que isso vem ocorrendo com mais frequência do que o tolerável.

  • O S7 está ótimo, mas ainda acho o S6 Edge Plus melhor.

  • Não troco meu s6 pelo s7 mai nem fudendo kkk já achei caro pakas o s6... magina saporra aíw então kkk slk

  • Pra quem tem o S6 só vale a troca se tiver mto dinheiro sobrando!

  • pela falta de inovaçao ainda vale a pena ficar com S4

  • S7 é um "Requenteichon" do S6, não há razões para uma mente em sã consciência gastar muito dinheiro em uma troca que não justifica esse gasto, e melhor opção seria ou trocar de Flagship, ou continuar com o glorioso S6 que não deixa muito a desejar.

  • Jogada da Samsung, ela já tinha planejado isso desde do S6, fazer um upgrade sem novidades e sem custo elevado (A prova d' água + slot cartão SD) só pra alavancar as vendas do S7, pode ter certeza q vai ter muita gente fazendo esse upgrade ou saindo de algum aparelho de outra marca pra o S7, pois induz que ele está melhor que o S6, já q o mesmo não tinha essas duas configurações.

  • Fiquei triste apenas com a ausência do USB Type C.. o resto me agradou.. principalmente a proteção IP69.

  • A grande verdade é que nenhum dos dois vale a pena, a linha Note da Samsung ainda é inigualável

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi