O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
24 Compartilhado 5 Comentários

O que esperar da versão 4.5 do Gmail?

Como a atualização oficial do Gmail está demorando mais do que eu imaginava, a solução foi baixar mesmo o APK do aplicativo, disponibilizado pelo pessoal do Android Police. À primeira vista, posso dzer que os desenvolvedores do aplicativo realmente resolveram facilitar a vida dos usuário. A nova versão do Gmail para dispositivos móveis traz a possibilidade de esvaziar pastas como "lixeira" e "spam" de uma só vez e ações rápidas como "deletar", "salvar" ou "marcar e-mail como (não) lido" ficaram muito mais visuais.

gmail update teaser
Gmail atualiza para a versão 4.5-694836 e fica bem mais funcional. / © AndroidPIT

Interface do usuário mais visual

A primeira mudança que pode ser notada de cara é que a UI está muito mais colorida e, como consequência, mais visual. Agora, cada e-mail é identificado com a letra inicial do nome do remetente ou, caso o vivente tenha um perfil no Google+, esta caixa é ilustrada com o avatar do mesmo na rede social. Outro detalhe que vale a pena mencionar aqui é o fato de que, quanto mais pessoas estiverem em cópia na mensagem, mais "ladrilhos" conterá a mensagem.

Se compararmos com a versão 4.3.1, podemos dizer sem medo que temos um novo aplicativo nas mãos.

Gmail atualizacao 4 5 novas funcoes
A UI como foi apresentada nesta última versão do app do Gmail denota a pobreza da versão anterior. / © AndroidPIT

Ícones de edição na parte superior

Para alguns usuário, a mudança dos ícones de edição como "deletar", "salvar" ou "marcar e-mail como (não) lido" para a parte superior do aplicativo causou certo estranhamento, mas, sinceramente, me adaptei bem a mudança e não vejo problema com isso. Clicando sobre a imagem ou letra que acompanha a mensagem, o usuário acessa estes botões úteis e pode selecionar um número maior de e-mails.

Limpeza instantânea

Até que enfim podemos deletar todos os e-mail em "Spam" ou "Lixeira" de uma só vez. Ainda não acredito que tivemos que chegar até a versão 4.5 para obter esta melhoria. Deletar e-mail ou arquivá-los, continua sendo através do ato de jogá-los para uma das laterais, com a diferença de que agora possui um design muito mais bonito.

Atualização das mensagens

Ao em vez do ícone feio de atualização, agora, para verificar e-mails recentes, basta deslizar o dedo de cima para baixo para atualizar a caixa de entrada. Esta ação não é novidade, pois já vinha sendo utilizada há algum tempo em aplicativos de redes sociais como Facebook e Twitter, a equipe do Gmail apenas trouxe este recurso ao app.

Gmail atualizacao 4 5
Além de mais visual, a atualziação trouxe recursos modernos ao app do Gmail. / © AndroidPIT

Acesso ao menu

Para navegar entre contas, optar por filtros, pastas ou marcadores, os usuários agora possuem um menu lateral. Ao clicar no ícone do aplicativo, na parte esquerda superior da tela, uma "aba" se abre sobre a tela principal. Uma curiosidade, se você achar um saco ter que clicar no ícone para abrir esta "aba", basta deslizar o dedo da esquerda para a direita, como se acionasse a função multi view.

Novo sistema de triagem

Neste final de semana, escrevi um artigo sobre as atualizações que ocorreram na semana passada e, entre elas, o anúncio do update do Gmail. Confesso que terei que morder minha língua, pois critiquei o sistema de categorias do novo aplicativo. Porém, ainda em tempo, os filtros vieram super para o bem, na minha opinião de usuária que recebe um camalhaço de e-mails de redes sociais e promoções, o sistema economiza tempo e faz um filtro antes que eu precise pensar em fazê-lo. Poder encontrar e-mail prioritários em um só lugar e ter o que realmente importa em "Principal", funcionou como um leque para mim.

As categorias se dividem em "Principal", "Social", "Promoções", "Atualizações" e "Fóruns". Para ativá-las é bem simples, basta acessar a sua conta de e-mail através de um desktop, clicar no ícone da engrenagem no canto superior direito e selecionar a opção "Configurar caixa de entrada".

Existem centenas de milhões de usuários do Gmail e o plano da Google é liberar lentamente a atualização ao longo das várias semanas. Entretanto, ae você ainda não recebeu a atualização oficial e não quer mais esperar para entrar no "novo mundo de Gmail", baixe agora o APK do aplicativo. E depois disso, comente aqui o que você achou da atualização do App.

Na minha opinião, o aplicativo obteve um salto em termos de usabilidade e trouxe muito daquilo que a Google parece querer integrar aos seus serviços: simplicidade e intuição. Ou seja, um mix perfeito para quem procura facilidade nos dias atuais.

5 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi