O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
218 Compartilhados 67 Comentários

Saiba como se proteger do malware que já afeta 90% dos dispositivos Android

Um malware, de codinome Godless - que em inglês significa 'sem Deus' -, foi descoberto há um mês e vem afetando dispositivos Android através da Play Store. O número de aparelhos afetados já chega a mais de 850 mil atualmente. Confira neste artigo tudo sobre o Malware e saiba como se proteger.

O que é o Godless?

Vamos começar do começo. Godless é o nome de um código malicioso que vem rolando pelos dispositivos Android. Este malware é capaz de rootear o dispositivo assim que a tela é apagada, assim, o mesmo pode ser controlado remotamente, ou seja, o hacker controla o seu Android de longe. Depois desta etapa de rooteamento, o código malicioso instala a payload para que o malware não possa ser removido.

Como um aparelho é infectado?

O código malicioso conta com vários exploit kits que aumentam a possibilidade do aparelho ser infectado. Exploit kits é um conjunto de softwares projetados para rodar em servidores web, com o objetivo de identificar e explorar vulnerabilidades para carregar e executar códigos maliciosos em diversos aparelhos.

Apesar do malware Godless usar diversos exploit kits para analisar e infectar as vulnerabilidades dos dispositivos, dois deles são mais reconhecidos nos casos até o momento: o CVE-2014-3153 (utilizada pelo exploit Towelroot) e o CVE-2015-3636 (utilizada pelo exploit PingPongRoot).

AndroidPIT how to root 1
O Godless é capaz de rootear seu telefone e controlá-lo remotamente / © ANDROIDPIT

Estes malwares podem ser baixados pelo usuário na Play Store e, infelizmente, podem estar em qualquer aplicativo ou jogo. Eles comandam remotamente a rotina de exploração do aparelho. Aliás, o malware Godless pode ser ignorado pelas verificações de segurança da Play Store.

Segundo a empresa de segurança Trend Micro, que descobriu o código malicioso, o maior perigo é um aplicativo ser desenvolvido e colocado na Play Store como app seguro, mas, em seguida, ser atualizado pelo desenvolvedor com a inclusão de um malware.

Nível de infecção

De acordo com a empresa segurança Trend Micro, aproximadamente 90% dos aparelhos que rodam com o Android Lollipop ou versões anteriores já podem ter sido infectados com alguma versão do Malware. A empresa também liberou um gráfico com os países mais afetados pelo código malicioso. A Índia lidera o gráfico, seguido da Indonésia, Tailandia e Filipinas. Felizmente, o Brasil não está top 10 de infectados até o momento.

godless
Planilha dos países mais afetados pelo malware Godless / © Trend Micro

Como se proteger

Alguns passos básicos podem ser seguidos para evitar ter o seu aparelho infectado com um malware, são eles:

  • Sempre verifique as informações, classificações e reviews dos aplicativos que for baixar.
  • Preste atenção nos apps que tem pouca ou nenhuma informação na Play Store, ou até avaliações que são muito parecidas.
  • Sempre faça os downloads de aplicativos por fontes de confiança como a Play Store.
  • Tenha um aplicativo de segurança confiável instalado no seu dispositivo.
  • Faça análises periódicos no seu dispositivo e assim que perceber qualquer tipo de ação suspeita.

Os aplicativos encontrados infectados pelo malware já foram repassados ao Google pela empresa de segurança, Trend Micro, para que as devidas providências sejam tomadas.

E você, já teve seu dispositivo infectado por um malware? Se sim, como conseguiu se livrar dele?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Felipe Lima há 4 meses

    O que me vem na cabeça é: Que diabo de loja é essa que não consegue proteger seus próprios usuários? A partir do momento que um app da loja está infectado, a responsabilidade é totalmente do Google. Que melhorem esse sistema de verificação e não deixem passar apps infectados.

  • Steven Oliver há 4 meses

    Tem algo errado na reportagem. Os números não batem. Diz que 850 mil dispositivos foram infectados ao mesmo tempo que diz que 90% dos dispositivos Android estão infectados. Quer dizer que temos pouco menos de 1 milhão de aparelhos Android pelo mundo?

67 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi