O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
58 Compartilhado 22 Comentários

Golpe na Play Store: WhatsApp vira cúmplice involuntário

É lamentável, mas aplicativos com malwares ainda passam pelo filtro do Google e acham seu caminho até a Play Store. Uma nova leva de aplicativos mal-intencionados usa os dados que você forneceu ao WhatsApp para tirar o seu dinheiro.

artt1
© WhatsApp, Google, AndroidPIT

Por enquanto, os apps estão restritos à língua espanhola. Eles se chamam: “Peinados Fáciles”, “Dietas para Reducir el Abdomen”, “Rutinas Ejercicios para el Gym” e “Cupcakes Recetas”. Sem que você perceba, esses aplicativos o inscrevem num caro serviço de mensagens e enviam SMS premium com a sua conta depois de instalados. Normalmente, as operadoras fazem o bloqueio automático do acesso ao seu cartão SIM por parte de terceiros, para que esse tipo de problema seja evitado. E é aí que entra o app de mensagens mais popular do mundo: aproveitando-se de uma falha de segurança, os aplicativos com malware adquirem o seu número de telefone através do WhatsApp.

artt1
Não instale estes apps! / © Panda Mobile Security

Todos sabem que para a inscrição no WhatsApp precisamos fornecer o nosso número de telefone como verificador da conta. Exatamente nesse ponto falta uma proteção efetiva para evitar que outros softwares acessem tais dados. Fica o alerta para os aplicativos mostrados acima e para qualquer outro que exija uma confirmação ou aceite com letras miúdas antes de mostrar parte do conteúdo.

artt1
Nunca clique em "aceitar" se não puder ler os termos e condições. / © Clark Beggage/Panda Security
artt2
Apenas com o zoom na imagem o golpe pode ser descoberto. / © Clark Beggage/Panda Security

Você já foi vítima de um golpe semelhante? Sabe se já existem aplicativos em português com o mesmo esquema?

22 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi