O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
OPINIÃO 715 Compartilhados 151 Comentários

A chegada do Google Allo e a preguiça do usuário em sair da zona de conforto

Na última quarta-feira (21.9), o Google finalmente lançou o Allo, o seu novo representante na briga dos messengers. Criado para competir com WhatsApp, Telegram e afins, ele traz como principal recurso a integração com o Assistant, um upgrade do Google Now, dotado de inteligência artificial para aprender e interagir conosco, a partir dos nossos hábitos. Mas a reação do público com a chegada do comunicador mostra como o usuário, por vezes, é preguiçoso e pouco afeito a sair da sua zona de conforto. 

Antes de começar a apanhar de todos os lados (o que vai acontecer de qualquer forma), explico: nós – público e imprensa especializada – sempre reclamamos que falta inovação por parte das empresas de Tecnologia, sejam elas fabricantes de smartphones ou desenvolvedoras de aplicativos e ferramentas online. Reclamamos que elas, ou apresentam mais do mesmo, ou trazem apenas pequenas melhorias em seus produtos. E isso, em grande parte das vezes, é verdade. 

No entanto, vale notar que, enquanto reclamamos tanto, desaprendemos também a observar quando uma empresa traz algo, de fato, inovador. O que é o caso do Google Allo. 

A integração do Assistant ao novo messenger é algo revolucionário. Não pelo uso da Inteligência Artificial em si, coisa que o Telegram e o Facebook Messenger já fazem. Mas pelo fato de que a base de dados para buscas e interação é ninguém menos que o Google, uma plataforma que usamos para quase tudo, em boa parte do nosso dia. É um movimento gigantesco e vai mudar a forma como interagimos com nossos amigos e com a Tecnologia em si. 

ASSISTANT
O Assistant pode mudar a forma como interagimos com os messengers e até os smartphones / © ANDROIDPIT

Claro que não sou louco em dizer que o Assistant e o Allo são as respostas definitivas para os nossos problemas. O primeiro vem com falhas, como o fato de chegar ao grande público com suporte apenas ao inglês, o que pode frustrar a experiência dos mais empolgados. E seu processo de aprendizado leva algum tempo. Sem contar a questão (séria) da privacidade. Já o Allo em si é um messenger simpático e fácil de usar, mas que não traz nenhuma inovação grandiosa que os outros já não tenham. Com a limitação extra de (ainda) não realizar troca de arquivos. 

Queremos uma revolução no mundo da Tecnologia. Mas sem que nada mude

No entanto, a união Allo + Assistant resulta em algo poderoso. Resulta no uso da Inteligência Artificial de uma forma que só víamos em protótipos de universidades, mas que agora estará em nosso dia-a-dia antes do que imaginamos. Resulta em uma conversa mais interativa e prática com nossos amigos e familiares, com mais rapidez em encontrar informações e soluções para aquilo que precisamos. É algo realmente – para usar um termo da moda -  disruptivo. 

A reação do público 

No entanto, devo confessar que foi meio frustrante ver a reação de boa parte do público ao Allo: os comentários eram os de praxe “Ah, mas não tem ninguém usando” (claro que não, o app chegou há dois dias), “ah, mas o WhatsApp é grande demais para ser derrubado” (partindo desse princípio, vamos apenas fazer buscas no Google, usar smartphones da Samsung e Apple e usar o Windows para o resto da vida, já que todos são também gigantes do setor) ou “Ah, já estou acostumado com o WhatsApp / Telegram/ Messenger / ICQ / MSN Messenger” (Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzz...). 

AndroidPIT best messenger apps new hero
Não precisamos ficar presos sempre no mesmo messenger / © AndroidPIT

Ou seja, reclamamos da falta de inovação, mas nos negamos a experimentá-la quando ela ameaça a nossa zona de conforto. Procuramos defeitos para justificar a preguiça em testar algo novo, mesmo sabendo que ela tem potencial para se tornar uma coisa legal. E assim continuamos a fechar a porta para coisas legais. Queremos uma revolução, sem precisar mudar nada.

Eu me sinto totalmente à vontade para defender o Allo, porque também já critiquei o Google aqui no AndroidPIT em diversos artigos. Eles erram a mão em várias coisas, na mesma medida em que acertam. Mas que os fãs do WhatsApp, Telegram e Facebook Messenger me perdoem: mas esses messengers ainda estão longe de alcançar o que o Allo fará em pouco tempo. 

Que tal sairmos da mesmice e darmos espaço para algo novo?
 

Os comentários favoritos dos leitores

  • Yure S. há 2 meses

    Eu achei esse aplicativo sensacional, muito bom mesmo, vale a pena o uso, se querem derrubar o whatsapp comecem divulgando ele para seus amigos, vizinhos e parentes, só assim

  • Bruno há 2 meses

    kkkkkkkk é bem isso que vc falou mesmo.
    tô gostando do app tbm.

    o que a galera tem que se perguntar é o seguinte: O whatsapp já veio do jeito que está? e o telegram tbm ja veio pronto?
    sabe, o app lançou aqui ontem, nenhum app chega pronto e a Google já falou que vai implementar melhorias.
    já cheguei a conclusão que a maioria de usuários gostam mesmo é de mimimi.

151 Comentários

Escreva um comentário:
  • Até agora, mais um app de mensagens!!! Pra ser sincero, fiquei decepcionado com Google Allo. Na verdade, esperava bem mais. Até o presente momento, é apenas mais um aplicativo de mensagens, e até com deficiências imperdoáveis, como não enviar arquivos!!! O assistente não é tão eficiente. Ele chega até a encontrar alguma coisa, mas na hora de anexar, sempre abre uma página do buscador do Google. Se inserir algo da net, preciso abrir o Google, deixo de utilizar o assistente e vou direto ao Google. Apenas para ninguém pensar que estou exagerando, o Telegram tem o recurso e assistente e funciona muito bem...se insere diretamente no Telegram sem abrir nenhuma página no navegador. Bom, desejaria utilizar o Google Allo, e espero que ele fique mais completo e eficiente.

  • Instalei o Telegran a um bom tempo,mas cade o pessoal?fala sério...
    Agora baixei o Allo e to ai insentivando a moçada do pedaço,afinal saber um pouco mais não faz mal a ninguem...kkk
    To na torcida,mas ainda não ta rolando...

  • Não é só preguiça, esse Allo não tem nenhum diferencial que justifique.

  • O Google Allo reflete para mim o futuro dos mensageiros, o futuro de como iremos falar via mensagem.

    Muito interessante, chega é doloroso o quanto a zona de conforto está presa com a maioria dos usuários, isso é muito ruim, muito ruim... O smartphone precisa ser algo em constante mudança em ordem de ser produtivo.

    Ponto para quem escreveu esse artigo, concordo plenamente.

  • A meu ver, o "problema" é que o Google (e outras empresas também) tá entregando funções além do que precisamos para uma simples conversa. Eu prezo pela facilidade e objetividade de uma conversa no Whatsapp, não preciso de stickers, gifs, edição de fonte etc, por isso acabo não usando nada disso. Estão complicando algo simples. E junta o fato do Google chegar muito tarde num mercado já dominado, já é de esperar que seu sucesso não seja assim tão fácil. E claro, não adianta querer usar o Allo se tá todo mundo no Whatsapp, o mesmo para o G+ se tudo acontece no Facebook.

  • Falta muita coisa no Allo, mesmo com o Google Assistant, parece um produto não finalizado ainda. Sem falar que o recurso do Duo poderia muito bem estar no Allo, faz falta e seria um grande diferencial.

  • Seria muito bom se ele funcionasse também sem depender do celular. Aí fica show...

  • Preguiça e leiguice

  • Acho legal o app Allo, só que vai levar tempo para ser conhecido em público, embora ainda não tenho a opção de mudar o idioma...

  • Eu adorei e meus parente e amigos quem não usar vai ficar sem falar comigo.

  • Até acho q tem um pouco de razão qdo fala q as pessoas tem medo do novo, mas no nosso caso essa afirmação não é justa afinal falamos português e não somos obrigado a dominar outro idioma. Talvez qdo formos respeitados como povo, quem sabe o nosso comportamento mude?

    • Eu concordo, mas bom, se o problema de as pessoas não migrarem para o Allo fosse apenas a troca de idioma, estaria bom demais, porque logo logo ele irá vir em Português. O problema é que as pessoas são acomodadas; a Google deveria fazer alguma campanha de marketing para torna-lo popular, se não é agora, então é quando?... isso é muito lamentável.

  • Fiz um teste, instalando e desinstalando o Allo. E mesmo depois, o recurso "Mensagens de Visualização de Apps", em Configurações do Google, manteve o Allo [ x ] conectado. Pelo que li, será disponibilizado para outros Apps. Acho...

  • enquanto ele não estiver em português (o assistente), muitos ainda não vão utilizar (incluindo eu).

  • Eu acabei de testar e estou achando muito bom só pelo Assist.

  • Muitos apps e pouca memoria: Google +, Hangouts, Messenger, Allo, Duo, Telefone Hangouts, Spaces... só falta o Google Código Morse...

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi